Autor Tópico: DSLR pra durar  (Lida 6785 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:15:00
Acho que não conseguimos concordar com nada se a gente juntar todas as pessoas que fazem esse tipo de pergunta no mesmo saco. Eu, com o pouco tempo que tenho de fórum, diga-se a verdade, já consegui distinguir alguns tipos diferentes:

1 - Fotógrafo casual endinheirado: Esse cara tem muita grana, aí fez fotos no seu iPhone, gostou e acha que pode fazer coisas até melhores. Não tem a menor vontade de ser fotógrafo, mas quer uma câmera que seja muito boa para fazer fotos melhores dos seus passeios, filhos etc.

2 - Fotógrafo casual liso: Esse cara não tem muita grana, mas queria não comprar uma tekpix da vida

3 - Amante liso - O cara acha isso o máximo, quer virar fotógrafo amador, então junta seu dinheirinho, que é pouco e quer ver o máximo que consegue com aquilo, acha que o equipamento é o ponto de partida, não sabe o que é preciso para cada coisa.

4 - Amante endinheirado - O mesmo que o acima, só que quer logo comprar a mais fodona e acha que o ponto de partida é o equipamento.

5 - quero ganhar uma grana - Para ele fotografar não é la complicado, acha o trabalho leve e quer gastar pouca grana e começar a ganhar dinheiro porque tem gente que paga só por isso e, foto é foto, só isso, e um pente é um pente.

6 - quero ser pro e quando começo!? - Tem pouca grana ou muita, acha que o equipamento é o ponto de partida, mas quer mesmo aprender e vai na medida de suas possibilidades ir comprando o que precisa.

7 - o aluno ainda por lapidar - Tem pouca ou muita grana, vem de uma cultura familiar de gente que tinha boas câmeras e sabia o que fazia, pode não ter conhecimento, mas sabe o tamanho da encrenca e está disposto a aprender.

Acho que todos merecem resposta, e para alguns indicar cursos estudos etc. Só o 5 me incomoda.


Em tempo, sou o 7 liso ;)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #31 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:52:50
Então vai lá:
Estou pensando em adquirir um Back digital para minha Mamyia; estou em dúvida entre um Phase One P21 ou um Leaf Aptus II 22. Ou seria melhor eu ir para o sistema Hasselblad?


Nunca usei nenhum dos 2. Não posso ajudar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:06:27
Hyde,

É complicado uma fórmula, uma receita, mesmo dentro de parâmetros estreitos, na escolha de equipamento pra quem tá começando, aliás: é MUITO mais difícil recomendar um equipamento câmera/lente(s) pra quem tá começando porque:
- Não sabe ainda direito o que gosta de fotografar, então quer uma "coisa" que sirva pra retrato + paisagem + foto noturna + vida selvagem ao ar livre + preço bom + dê status + ...

Sabe o que eu acho que economizaria - não digo nem anos, diria décadas de aprendizado em fotografia? Uma câmera pelada tipo uma caixa selada com obturador e seletor de velocidade de disparo com sensor P&B tipo aquelas M9 B&W só que baratas + lente sem autofocus nem zoom com vidro excelente, como milhares manuais vendidas a preço de banana e um fotômetro de mão + uma impressora boa pra fotos P&B.

Eu acordo todo dia e olho pra minha 7D e dou graças a Deus de ter vivido numa época onde o processamento analógico mandava, porque é muito, mas muito mais difícil APRENDER a fotografar num ambiente digital. É mais facil fazer fotos: mas isso até um chimpanzé consegue.

Sobre o que eu falei lá encima sobre o niilismo na fotografia é a perda de valor do todo, do equilíbrio do conjunto em favor da parte. Sobre o valor que a plebe rude dá à cobertura do bolo fotográfico sem nem saber e nem querer saber o que tem dentro - e isso é culpa sobretudo dos profissionais que tem entre sí um acordo tácito de calar ante o plágio alheio sabendo que ele também é plagiário, um acordo intra-muros do calar no uso do efeito fácil contanto que venda, que saia na "Vejinha"... De se considerar "profissional" e de achar que por ele conseguir ganhar 5 paus por mes fotografando ele é "a nata" da fotografia brasileira, e tem muitos por aí assim.

Sei lá, é o que eu acho, dentro dos meus modestos 33 anos fotografando numa dezena de países e tentando me desafiar todo santo dia, nunca me deixando deitar comodamente nos louros da "vitória",

[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:07:40
Então vai lá:
Estou pensando em adquirir um Back digital para minha Mamyia; estou em dúvida entre um Phase One P21 ou um Leaf Aptus II 22. Ou seria melhor eu ir para o sistema Hasselblad?

Quem te disse que voce não pode usar um back digital Phase One numa Hassel???

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #34 Online: 11 de Dezembro de 2012, 07:45:28
Quem te disse que voce não pode usar um back digital Phase One numa Hassel???

[]s,

RSalles
Até a H3 dá... Da H4 em diante não - somente backs Hasselblad!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #35 Online: 11 de Dezembro de 2012, 07:46:24
Nunca usei nenhum dos 2. Não posso ajudar.
To de sacanagem, como eu tenho a Mamiya estou negociando um Back Phase One usado...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #36 Online: 11 de Dezembro de 2012, 08:05:07
Voltando o assunto do tópico, eu iria de Nikon D-7000, pela robustez e durabilidade que conheço da Nikon.

Sem mais,

Michel


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2012, 08:30:10
Voltando o assunto do tópico, eu iria de Nikon D-7000, pela robustez e durabilidade que conheço da Nikon.

Sem mais,

Michel

Por todas as dificuldades citadas no fórum por fotógrafos experientes sobre o sistema de focagem da D7000 eu não recomendaria esta cÂmera a um iniciante. Aqui não estou faazendo nenhum juízo e valor sobre a cÂmera em si, mas lembrando que como muitos não se adaptaram ao sistema de foco, isso seria mais uma dificuldade para alguém que ainda está começando.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2012, 16:59:14
Por todas as dificuldades citadas no fórum por fotógrafos experientes sobre o sistema de focagem da D7000 eu não recomendaria esta cÂmera a um iniciante. Aqui não estou faazendo nenhum juízo e valor sobre a cÂmera em si, mas lembrando que como muitos não se adaptaram ao sistema de foco, isso seria mais uma dificuldade para alguém que ainda está começando.
Perfeito Carcarah!!! Muito bem colocado.
Voltando o assunto do tópico, eu iria de Nikon D-7000, pela robustez e durabilidade que conheço da Nikon.

Sem mais,

Michel
Hoje, até as máquinas entry-level como D3200 e T3i, apresentam essa robustez e durabilidade. Principalmente se for para uso de hobby ou eventos em ambientes convencionais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Zarastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 29 de Dezembro de 2012, 12:58:53

Meus 2 centavos...

Já que se fala em equipamentos "para durar", nunca é demais lembrar um conselho que um colega deu há tempos e que hoje sigo à risca: "compre um corpo básico e lentes top, sempre que possível".


Os corpos vêm e vão e são obsoletados em função de meses... Como usuário Alpha (com câmeras Maxxum 7 de filme. 5D e A700), sinto isso na pele, toda vez que vejo anúncios da A77 e da novíssima A99. Por outro lado, as lentes raramente ficam obsoletas - dependendo dos corpos, são capazes de possibilitar a obtenção de imagens cada vez melhores já que as tecnologias de sensor se aprimoram cada vez mais.


Em função disso, não penso muito hoje em dia em atualizar minhas câmeras - pois a qualidade de imagens que consigo com o meu conjunto de lentes é mais do que suficiente para minha utilização.


Outra coisa: lentes top não implicam lentes caras, muitas vezes. Uma das lentes à qual estou mais afeiçoado hoje em dia é uma lente de plástico que funciona bem só com sensores cropados: a Sony SAM-35F18. No preço que ela é vendida (US$ 200), seu desempenho é simplesmente imbatível.