Autor Tópico: Alta Velocidade  (Lida 3814 vezes)

Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Abril de 2006, 15:12:56
Algumas fotos da galeria de Andrew Davidhazy.

Fotos de coisas explodindo com tiros, splashs, estroboscópicas, etc...

Uma delas:


[ ]s
- Rodrigo -


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2006, 16:19:06
Rodrigo, gostei das fotos, seria legal transferir o tópico pra galeria, tem mais a ver com o tema.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2006, 16:44:45
Citar
Rodrigo, gostei das fotos, seria legal transferir o tópico pra galeria, tem mais a ver com o tema.
Na Galeria tem que ser fotos proprietárias não? :)
Jack db - Floripa


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2006, 16:48:16
Não Jack, quaisquer fotos, ali a gnete acaba discutindo as fotos em si, não precisa ser proprietária não.  :thmbup: Só é bom dar o crédito...rs é que opessoal entra lá pra ver foto
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2006, 18:14:36
Nossa, como será que ele fez essa foto?  :denken:

De qualquer modo,  :clap:  :clap:  :clap:  


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2006, 18:17:36
Citar
Não Jack, quaisquer fotos, ali a gnete acaba discutindo as fotos em si, não precisa ser proprietária não.  :thmbup: Só é bom dar o crédito...rs é que opessoal entra lá pra ver foto
Legal Alex, valeu...

Qual será a velocidade para parar uma bala??? 1/30.000?
Jack db - Floripa


Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2006, 15:20:50
Pensei que ele utilizasse aquele esquema do Splash Box:

- Dispara a câmera com longa exposição (local escuro)
- Um som (no caso, o tiro) aciona o sensor do circuito
- O circuito dispara o flash, iluminando o objeto em questão, e congelando a cena

Em alguns casos pode ser que tenha feito isso... mas se foi, qual o método utilizado nessa foto abaixo?


[size=8]Legenda da foto: Series of individual 1/1,000,000 second exposures showing shotgun firing shot & sabot separation[/size]

Se fosse uma única esposição, as fotos ficariam sobrepostas...
Se fosse um único disparo, a câmera teria que ter uma velocidade de abertura estupidamente rápida.

Imagino que ele possa ter utilizado a ténica que falei acima, mas fazendo vários disparos, aumentando o delay do circuito em cada disparo, capturando momentos diferentes da explosão do projétil...
Pela legenda da foto, não seria isso... diz que são sequências de fotos individuais com exposição de 1/1.000.000!!

Será? :denken:  
- Rodrigo -


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2006, 16:05:17
eu acho esse tipo de fotografia expetacular.. o problema é que é MUITO complicado (e caro) comprar um flash de alta velocidade. Não existem fabricantes, e é uma luta para conseguir um de segunda mão. Imagina no Brasil.

Então eu estou estudando junto com um amigo q é engenheiro eletrônico maneiras de fazer um flash que seja suficientemente rápido. Estamos visando uma eficiência similar. Conseguir o máximo de velocidade com potência suficiente...
Por enquanto estamos na pesquisa de componentes e materiais ainda...

quem sabe um dia não saia umas unidades dessa...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2006, 16:17:33
Citar
eu acho esse tipo de fotografia expetacular.. o problema é que é MUITO complicado (e caro) comprar um flash de alta velocidade. Não existem fabricantes, e é uma luta para conseguir um de segunda mão. Imagina no Brasil.

Então eu estou estudando junto com um amigo q é engenheiro eletrônico maneiras de fazer um flash que seja suficientemente rápido. Estamos visando uma eficiência similar. Conseguir o máximo de velocidade com potência suficiente...
Por enquanto estamos na pesquisa de componentes e materiais ainda...

quem sabe um dia não saia umas unidades dessa...
Muito legal!  :thmbup:  
Jack db - Floripa


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2006, 20:22:53
Na verdade, a sequencia abaixo não foi bem uma "camera fotografica".

O esquema é o seguinte: é muito dificil abrir e fechar um obturador numa velocidade tão alta, além de ter algo como um motor puxando o filme (o motor iria rasgar o filme puxando unuma velocidade tão alta), então eles usam um filme ultrasensivel, que fica todo encostado na parede de uma camera circular, e ao inves de puxar o filme, eles giram o espelho, que reflete a imagem do obturador no filme.

Então eles não fotografam, mas filmam em alta velocidade, só que ao inves de rodar o filme rodam esse espelho.

Não sei se me fiz explicar direito... :denken:

Eu vi isso num documentário sobre essas filmagens de alta velocidades.

A camera tem o formato de 1/4 de circulo, com um raio de mais de 1m, e o filme fica encostado na circunferencia, com o espelho no centro.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2006, 21:20:37
Citar
Na verdade, a sequencia abaixo não foi bem uma "camera fotografica".

O esquema é o seguinte: é muito dificil abrir e fechar um obturador numa velocidade tão alta, além de ter algo como um motor puxando o filme (o motor iria rasgar o filme puxando unuma velocidade tão alta), então eles usam um filme ultrasensivel, que fica todo encostado na parede de uma camera circular, e ao inves de puxar o filme, eles giram o espelho, que reflete a imagem do obturador no filme.

Então eles não fotografam, mas filmam em alta velocidade, só que ao inves de rodar o filme rodam esse espelho.

Não sei se me fiz explicar direito... :denken:

Eu vi isso num documentário sobre essas filmagens de alta velocidades.

A camera tem o formato de 1/4 de circulo, com um raio de mais de 1m, e o filme fica encostado na circunferencia, com o espelho no centro.
Não.. acho que esse processo é inviável para estas velocidades...

Neste caso são diferentes disparos fotografados com um delay diferente. É simples. Prende-se a arma em um lugar firme o suficiente para não se mover com os disparos e faz uma foto por disparo, a cada novo disparo acrescenta-se x milisegundos de delay no sensor, fazendo que o flash dispare em diferentes estágios do tiro.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2006, 22:26:38

É mais facil vc fazer isso no 3D Studio :)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2006, 22:47:30
Citar
Na verdade, a sequencia abaixo não foi bem uma "camera fotografica".

O esquema é o seguinte: é muito dificil abrir e fechar um obturador numa velocidade tão alta, além de ter algo como um motor puxando o filme (o motor iria rasgar o filme puxando unuma velocidade tão alta), então eles usam um filme ultrasensivel, que fica todo encostado na parede de uma camera circular, e ao inves de puxar o filme, eles giram o espelho, que reflete a imagem do obturador no filme.

Então eles não fotografam, mas filmam em alta velocidade, só que ao inves de rodar o filme rodam esse espelho.

Não sei se me fiz explicar direito... :denken: %
O problema é que nesse caso que você disse seriam multiplas exposições.

Sabe o que fotografavam com a tecnica que falei? Dezenas, quase centenas de quadros de 1 unica explosão de uma bomba. Dava pra ver quadro a quadro a bomba esfarelando....

Eu videos onde só da bala saindo da arma e da fumaça começando a espandir eram uns 5 ou 10 quadros. Tem que ter um delay muito, mas muito menor que milissegundos...
« Última modificação: 27 de Abril de 2006, 23:36:45 por Matheus »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2006, 23:29:09
anyway..
ele diz no site que são multiplas exposições de 1/1000000 =)
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2006, 23:56:59
A muito tempo atras eu vi um documentário sobre como o cara tirava essas fotos, mas já não lembrava mais como era.
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com