Autor Tópico: [TUTORIAL] Calibrando monitor e configurando cores no PS CS2  (Lida 52389 vezes)

gguimaraes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Abril de 2006, 02:23:45
Como muitos no fórum não tenho grana sobrando para investir em equipamentos e softwares caros para calibrar o monitor e manter uma relação perfeita entre o que se vê na tela e o que é impresso. Para colegas de fórum como eu que tentam a maior qualidade com o menor custo possível tá ai uma dica que vai ajudar bastante. Claro que não é o ideal, mas é melhor que nada!!!..rsss

Texto Adaptado da Revista Fotografe Melhor Número: 112

Configurando a cor no Photoshop CS2
Procure inicialmente o Color Settings (Cofigurações de Cores) – (Edit (Editar) => Color Settings (Cofigurações de Cores), mas varia de menu, conforme a sua versão do Photoshop). Ative a opção More Options (ou Advanced Mode) (Mais Opções). Salve o perfil com seu nome e a data.
Sua Configuração deverá ficar como a imagem abaixo:


Target:
Providenciado a Configuração de cor, é necessário um arquivo de referência, conhecido como Target. Você vai precisar do arquivo no seu computador e na versão impressa (do seu seu laboratório de preferência ou até mesmo de sua impressora, isso depende de onde você revela suas fotos) no papel que você costuma usar.

Você pode baixar o Target  em um dos links abaixo:



Baixar do Site Europanet (Editora Europa)

Importante: Peça ao cara do minilab que não faça nenhum tipo de alteração no arquivo, pois isso alterará o Target. Com o Print nas mão siga os passos da calibração.

Calibrando o monitor

Coloque o target impresso ao lado do monitor e abra o arquivo Target no Photoshop.
IMPORTANTE: ao abrir, surge a janela Missing Profile (Perfil Ausente). Escolha excepcionalmente a opção Don't color Manage (Deixar como está (não efeturar o gerenciamento de cores)) - a primeira das três opções.


Vá em Painel de Controle => Adobe Gamma e Selecione a opção: Passo a Passo (Assistente). Avançar.


A janela 1 provavelmente partirá de sRGB, ou do perfil nativo do seu monitor. Mas pode-se clicar em load (carregar) e carregar o AdobeRGB (1998).


A janela 2 pede apenas o seguinte: deixe o contraste do monitor no máximo (100%), depois mexa no brilho até que o quadrado cinza, no centro do quadrado preto, seja muito sutilmente visível. Mas no nosso caso, como temos um Target em mãos, vamos ajustar para ficar parecido com o print. Como você já percebeu, a tela do Adobe Gamma não deve cobrir a imagem do Target no Photoshop. senão simplesmente não vemos o que estamos fazendo.


A janela 3 se refere ao tipo de fósforo do seu monitor. A princípio, deixe em P22-EBU. Se você tem monitor Sony, Apple ou Mitsubishi, pode escolher Trinitron.


A janela 4 representa o melhor recurso que temos neste caminho amador. É importante desmarcar o New Single Gamma Only (Visualizar Somente Gama Único). A idéia é mexer nos triângulos até que os quadrados de dentro se confundam com os de fora. Mas o que faremos é mexer neles até que as cores se pareçam com o nosso Target. Preste atenção nas fotos em p&b. Se conseguir um bom neutro, está no caminho certo.
O Gamma, a princípio, transita entre 1.8 e 2.2 (quanto maior, mais escuro). Mas você pode escapar um pouco desses valores.
Não esqueça que você pode fazer ajustes complementares nos botões de Brilho do seu monitor, o que é até preferível.


A janela 5 diz respeito ao Ponto de Branco do monitor. Apenas deixe em 6500K.


A janela 6 também deve ser deixada em 6500K. Muito raramente. escolher um outro valor pode se aproximar do Target, mas a princípio. deixe como está.


A janela 7 (penúltima) serve para você aferir o antes e depois. Clique rápida e alternadamente entre uma e outra para sentir o resultado. Se não estiver satisfeito. volte e refaça alguns passos.


A janela 8 solicita que você nomeie o seu perfil de monitor (já é um ICC Profile,  ainda que a extensão seja .icm). Escreva seu nome e a data em que fez o perfil. Isso será útil posteriormente. pois é preciso refazer periodicamente o perfil. Afinal, o monitor envelhece e uma cor vai se esvaindo antes da outra. E você vai aprimorando o olhar também.


Este Perfil de Cor. Ou ICC Profile, refere-se ao sistema operacional. Ou seja, em tese. todos os programas tentarão mostrar as cores da mesma forma. No Photoshop. é provável que você ainda veja a imagem um tanto quanto saturada. Normal. É hora de acionar, se quiser. o Calor Settings Configurações de cores no Photoshop) e ativar a função Desaturate Monitor Colors (Remover Saturação de Cores do Monitor Por:).  Quanto maior a porcentagem. mais "lavado" fica o monitor.

Fonte: Revista Fotografe Melhor (Editora Europa)
Matéria por: Marcos Kim


Espero ter ajudado.

Comentem...
« Última modificação: 27 de Abril de 2006, 17:40:59 por Matureman »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2006, 11:54:04
Somente acrescentando que esse método não é eficiente e nem preciso o suficiente, em mutios casos esse método é pior do que usar o perfil original do monitor no modo de temperatura de cor especificado no monitor.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2006, 11:58:56
Citar
Somente acrescentando que esse método não é eficiente e nem preciso o suficiente, em mutios casos esse método é pior do que usar o perfil original do monitor no modo de temperatura de cor especificado no monitor.
Então por que os caras da Adobe se deram ao trabalho de fazer o Adobe Gamma?
 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2006, 12:11:01
Para quebrar galho de quem não tem alternativa ou de quem tem monitor velho para ficar menos ruim, porque nada garante que primeiro a impressão que você tem está corretamente na escala pantone, segundo que nada garante que seu olho irá interpretar corretamente cores de iluminância e de luminância quando colocadas lado a lado.
Nesse caso vc teria uma calibragem bem mais ou menos para um dado lab, mas não seria garantia de calibragem de dispositivo, que você poderia usar para mandar refazer 1000 fotos se quisesse, pois a obrigação dos labs é manter os dispositivos calibrados em escala pantone.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


gguimaraes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2006, 13:25:18
Citar
Somente acrescentando que esse método não é eficiente e nem preciso o suficiente, em mutios casos esse método é pior do que usar o perfil original do monitor no modo de temperatura de cor especificado no monitor.
Como disse no tópico é um método impreciso, mas para quem não tem grana para um monitor profissa e para um colorímetro como eu...essa é uma opção razoável.

Testei esse método usando o Target e minhas impressões passaram a ser bem mais equilibradas de acordo com o que eu vejo no meu monitor... Como sou um entusiasta da fotografia como muitos do fórum não um profissional, achei bem aceitável (com certeza bem melhor que antes), mas cada caso é um caso.

Façam seus testes, pois não custa quase nada (apenas a impressão do Target) e a calibração é reversível. Depois cada um comente seus resultados de acordo com a sua necessidade, dai faremos um apanhado se vale mesmo a pena ou não.

No meu caso positivo.

Quem não tem cão caça com gato...rsss
« Última modificação: 27 de Abril de 2006, 19:10:47 por Matureman »


alexandre luna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2006, 23:40:18
Citar
Citar
Somente acrescentando que esse método não é eficiente e nem preciso o suficiente, em mutios casos esse método é pior do que usar o perfil original do monitor no modo de temperatura de cor especificado no monitor.
Como disse no tópico é um método impreciso, mas para quem não tem grana para um monitor profissa e para um colorímetro como eu...essa é uma opção razoável.

Testei esse método usando o Target e minhas impressões passaram a ser bem mais equilibradas de acordo com o que eu vejo no meu monitor... Como sou um entusiasta da fotografia como muitos do fórum não um profissional, achei bem aceitável (com certeza bem melhor que antes), mas cada caso é um caso.

Façam seus testes, pois não custa quase nada (apenas a impressão do Target) e a calibração é reversível. Depois cada um comente seus resultados de acordo com a sua necessidade, dai faremos um apanhado se vale mesmo a pena ou não.

No meu caso positivo.

Quem não tem cão caça com gato...rsss

MIAUUUUU!!!

Abraços

 
Alexandre Augusto de Maia Luna
Cirurgião Dentista

dentistaalexandre@globo.com
maialuna@globo.com
Minhas Fotos
Meu filho


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2006, 02:16:11
"Miau"???    :ph34r:







Bom, é o seguinte:
Sou absolutamente VERDE de conhecimento sobre equipamentos de calibragem, colorímetro, etc. Há alguns meses o Guss me falou um pouco sobre isso no MSN, mas eu sou burro e esqueci quase tudo, e são 2:10 da manhã e ele não deve estar por ali.

hehehe

Enfim, queria pedir aí pra quem souber qualquer coisa sobre o assunto, dar uns toques aí.
Como funcionam? Onde comprar? Qual o preço médio (no Br)? Quanto tempo dura? Etc etc etc. O que me disserem é lucro. Sei nada nada, e quero muito, já há algum tempo, ter uma maneira de regularmente calibrar esse monitor aqui onde trabalho minhas fotos.   :bye1:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Paulo Sassarrão

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
    • http://www.paulosassarrao.com.br
Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2006, 11:44:05
Citar
Para quebrar galho de quem não tem alternativa ou de quem tem monitor velho para ficar menos ruim, porque nada garante que primeiro a impressão que você tem está corretamente na escala pantone, segundo que nada garante que seu olho irá interpretar corretamente cores de iluminância e de luminância quando colocadas lado a lado.
Nesse caso vc teria uma calibragem bem mais ou menos para um dado lab, mas não seria garantia de calibragem de dispositivo, que você poderia usar para mandar refazer 1000 fotos se quisesse, pois a obrigação dos labs é manter os dispositivos calibrados em escala pantone.
Cara fiz esse processo no meu e saiu uma CACA,quase me queimei com uma agencia.No monitor deles as cores das fotos ficaram totalmente diferentes .
~Também não aconselho.
Paulo Sassarrão
CANON
São Paulo- S.P
F:(011)98366-0003/(011)7786-3826  ID 125*89962
paulo@paulosassarrao.com.br
www.paulosassarrao.com.br


cristofaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2006, 16:31:04
Realmente o método não é o mais eficiente, mas pode ser útil.

Imprimi uma cópia no lab (sem qualquer filtro ou efeito) e depois comparei a versão impressa e o arquivo digital no photoshop.... tem muitas cores básicas que não consigo ver no monitor (Samsung 793DF). É incrível a diferença, o magenta, vermelho, ciano, todas apresentaram alterações!

O Marcos Kim escreveu mais 2 artigos na revista Fotografe Melhor, agora utilizando método profissional, confira nas edições: 112 (artigo atual), 115 e 118. Segundo ele ainda falta mais um, talvez na edição 121.
 


invasor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
    • http://www.inva.com.br
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2006, 12:00:11
É como o Leo falou, é um quebra-galho.

Bom mesmo é ter uma pantone em mãos para assegurar a cor. Mesmo assim se o feliz da gráfica carregar mais magenta na hora de imprimir, sua escala vai pelo ralo.

Sugiro que você, já que não quer gastar com uma empresa de calibragem, calibre pelo adobe gamma mesmo. Vai ficar mais ou menos. Depois imprima um boneco e mande junto o boneco para a gráfica.

Lá, eles tentam ajustar a impressora para que imprima de acordo com seu boneco.

Tela igual impressão, nunca vais conseguir. Uma coisa é luz e outra é tinta.

O jeito é se conformar e convencer o cliente que há uma pequena variação de cor.
By Invasor

msn/email: inva@realmidia.com.br
site: www.inva.com.br


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2006, 16:55:54
Eu NAO RECOMENDO esse método. Mesmo com targets, e essas baboseiras todas, eu tinha sempre problemas com a calibração x fotos que saíam do lab. A coisa é vc ter um colorímetro. O bom é que sempre vejo o target do lab. e tá sempre calibradinho!

Digo a vocês que o melhor é ter um calibrador!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


invasor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
    • http://www.inva.com.br
Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2006, 17:11:58
Citar
Digo a vocês que o melhor é ter um calibrador!

Abraço,
Fernando
O Problema é o preço!!!

Nem todo mundo pode gastar com isso.
E já que fica parecido também, é uma solução a custo zero.

Perfeição não existe.
Veja sua impressão anoite e veja durante o dia....

Veja em um dia de sol, e depois veja em um dia nublado...

O certo mesmo é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Ou também um calibrador.. colorímetro, etc....
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 17:13:17 por invasor »
By Invasor

msn/email: inva@realmidia.com.br
site: www.inva.com.br


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2006, 10:07:06
invasor,

Depende... Confesso pra vc que depende.
Um calibrador básico custa uns 350,00/400,00. É o preço de uma lente vagabunda.

Claro que se vc usa despretenciosamente, não tem necessidade. A medida que vc vai ficando exigente, não tenha dúvida que faz uma grande diferença.

O preço de uma empresa pra fazer essa calibração é quase o preço do calibrador.

Mta gente investe indiscriminadamente em lentes sem utilidade e mtas vezes não investe em ferramentas que são tão importantes quanto.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


invasor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
    • http://www.inva.com.br
Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2006, 10:15:26
COM CERTEZA!

Principalmente se você não é o dono da empresa!

Até na minha, eles investem em um monte de coisa, mas quando pedi mais memória ram pro meu mac, eles ficaram fazendo biquinho... Disseram que já investiram alto no computador e agora ele não tá bom?? euheuhe fazer oq se veio com 512Mb de RAM...

As vezes é difícil convencer! Que bom se todos chefes investissem em colorímetros, monitores precisos, impressoras de provas e lentes boas.

Mas, o tópico é para as alternativas de calibragem sem investimento algum...

Espero poder ajudar quando necessário com meus humildes conhecimentos.

 :giveup:  
By Invasor

msn/email: inva@realmidia.com.br
site: www.inva.com.br


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2006, 23:12:48
Oi pessoal,

Acabei de calibrar o meu computer e tô besta de ver como tudo mudou !
Por exemplo, o degradê ali em cima, onde está o logo Mundo Fotográfico aqui mesmo nessa página... só agora vi que é degradê!!!!
Tô até com medo de abrir minhas fotos no PS agora....  :blue:  :denken:  :laughing:
Tenho sorte, na minha escola posso usar o calibrador deles.
Mas acho que é um investimento fundamental prá quem não quer passar apuro na hora de mandar um arquivo pra ser visto na tela do cliente....
()s
GuiGui