Autor Tópico: Você fecha o outro olho quando usa o viewfinder?  (Lida 7841 vezes)

Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 26 de Junho de 2012, 18:24:00
Fotografo só com o olho esquerdo e tem que ser o esquerdo... acho ruim fotografar com o direito. Prefiro ficar só com um aberto... assim me concentro só naquilo que realmente interessa. Acho que devo forçar bastante a vista mesmo, porque chego a apertar mesmo o olho que fica fechado. Isso até me incomoda um pouco, porque quando abro sinto a vista embaçada. Mas não tem jeito... na minha câmera só consigo fotografar assim.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2012, 11:14:34
Simmmm
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #17 Online: 27 de Junho de 2012, 13:14:34
Fiz umas tentativas aqui. Meu hábito é usar o olho direito no view e fechar o esquerdo. Sem perceber eu fecho tão apertado que quando abro dá até flare...   :shock:  :hysterical:
Tentei o olho direito no view com o olho esquedo aberto, muito estranho nem acho o assunto desse jeito. Ver o view com o olho esquerdo e manter o direito aberto é possível e até confortável, mas é muito difícil acostumar. Teria que praticar muito  :ponder:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 27 de Junho de 2012, 16:10:53
Fiz umas tentativas aqui. Meu hábito é usar o olho direito no view e fechar o esquerdo. Sem perceber eu fecho tão apertado que quando abro dá até flare...   :shock:  :hysterical:
Tentei o olho direito no view com o olho esquedo aberto, muito estranho nem acho o assunto desse jeito. Ver o view com o olho esquerdo e manter o direito aberto é possível e até confortável, mas é muito difícil acostumar. Teria que praticar muito  :ponder:
Idem
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #19 Online: 27 de Junho de 2012, 16:19:33
Eu fecho sim.

Sempre utilizo o olho esquerdo pra fotografar. Técnica passa por um fotógrafo pois aumenta o "apoio" e da mais firmeza nas fotos, já que não tem que dobrar o pescoço pra olhar o viewfinder

Realmente, notei essa diferença quando comecei a utilizar o olho esquerdo.

Abcs

Já eu, tenho que parar de usar o olho esquerdo. Vou ficando velho e a vista já não é mais a mesma.
Notei que minhas fotos com o olho esquerdo estão ficando desfocadas. Chato isso, preciso procurar um oculista depois de 30 anos sem usar óculos :(
Mas no geral, sempre fechei o olho direito. De uns tempos pra cá, por conta dessa queda da visão, estou testando deixar o olho direito aberto.  É mais difícil se concentrar no assunto dessa forma, mas acho que cansa menos a vista e como já foi dito, melhor pra "achar" a ação.
Portifólio: www.banionis.com


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2012, 16:19:42
Fiz umas tentativas aqui. Meu hábito é usar o olho direito no view e fechar o esquerdo. Sem perceber eu fecho tão apertado que quando abro dá até flare...   :shock:  :hysterical:
Tentei o olho direito no view com o olho esquedo aberto, muito estranho nem acho o assunto desse jeito. Ver o view com o olho esquerdo e manter o direito aberto é possível e até confortável, mas é muito difícil acostumar. Teria que praticar muito  :ponder:

X3
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


p.lamana

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #21 Online: 27 de Junho de 2012, 16:43:00
O correto seria deixar os dois olhos abertos. Quando se fecha um olho, há distorção e menor visão de detalhes. Isto é válido, por exemplo, para microscópios, oftalmoscópios e outros aparelhos ópticos. Abç.

é isso ai!
Paulinho Lamana
Jundiaí - SP
Msn: paulinho.lamana@gmail.com
------------------------------
Canon © Canon © Canon ©
------------------------------


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #22 Online: 15 de Abril de 2018, 00:07:40
Sou novo na fotografia com DSLR, e tive a mesma dúvida.
Tenho dificuldade de fechar um olho só sem usar as mãos, deve ser falta de prática. Então tentei usaar o direito com o esquerdo aberto. Percebi que enxergo uma imagem sobreposta a outra, uma em foco sempre e outra fora de foco, que é a imagem do viewfinder. A medida que vou focando, as duas imagens se tornam iguais. Mas chega uma hora que é difícil você ter certeza que são iguais, que realmente focou corretamente. Entao resolvi trocar olhando o viewfinder com o esquerdo mantendo o direito aberto. Melhorou, pois o direito não vê a imagem real assim devido ao restante da camera e a mão atrapalhar, e eu consigo ver somente o viewfinder que é como se um olho estivesse fechado. Melhora, mas ainda assim é mais fácil visualizar com um olho fechado (mas como disse só consigo com uma mão, reduzindo as habilidades).
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 15 de Abril de 2018, 12:29:09
Em sessao de fotos com modelos ou paisagens costumo fechar os olhos, pq me ajuda a ver o resultado final da foto.

Mas em foto de rua as vezes fico com os dois olhos abertos, principalmente quando a camera esta na vertical, pa assim eu posso ver toda a cena e nao apenas o que esta no enquadramento.


andy.anderson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Abril de 2018, 14:09:58
Não sou profissional e não fotografo muitas horas seguidas, não sei dizer ao certo. Porém vi um fotógrafo falando que sentia a visão do olho direito muito cansada e também o fato de fechar o olho esquerdo enquanto usava o viewfinder causava um incômodo depois de um tempo fotografando. Ele disse que solucionou isso usando o olho esquerdo no viewfinder e mantendo o olho direito aberto. Fiz isso pra pra testar e parece que realmente força menos a visão, mas o difícil é acostumar!! rsrsrs

 :ok:
Vdd... Após ler sua postagem, tentei e também achei melhor de ficar, de fato parece menos cansativo.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

Canon 70D | Lente 18-55m |


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Abril de 2018, 19:14:56
Sou do-contra. Fecho o esquerdo e fotografo com o direito 95% do tempo. 5% do tempo mantenho esquerdo aberto, mas ainda fotografo com o direito.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Abril de 2018, 19:57:23
Eu fotografo com o direito. As vezes fecho, mas quando é muita ação acontecendo e preciso me movimentar com a camera no rosto eu fico de olho aberto pra não esbarrar em nenhum convidado ou cadeira, sempre tem uma maldita pra dar uma tranca a gente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 15 de Abril de 2018, 20:44:36
O correto seria deixar os dois olhos abertos. Quando se fecha um olho, há distorção e menor visão de detalhes. Isto é válido, por exemplo, para microscópios, oftalmoscópios e outros aparelhos ópticos. Abç.

Depende. Isso só se o fator de ampliação for o mesmo, senão é tremendamente incomodo. Por exemplo, o visor tem 0.75x e o outro olho 1x. Vai ser horrivel.
O normal é usar o olho dominante e fechar o outro.
« Última modificação: 15 de Abril de 2018, 20:45:23 por AFShalders »


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Abril de 2018, 11:49:44
Manter os dois olhos abertos é muito útil quando se esta a registrar cenas mais dinâmicas. Às vezes perdemos um grande momento que estava a acontecer bem ao nosso lado somente porque estávamos com um dos olhos fechados e não percebemos.

Por outro lado, mais que fotografar com o olho esquerdo ou direito, é necessário fotografar com o olho que lhe oferece a melhor visão. Quem usa óculos sabe que seus olhos possuem graus diferentes de limitação. E por tal motivo é importante lembrar de ajustar a dioptria do viewfinder sempre que alterar entre um olho e outro.

Eu, por exemplo, sempre fotografo com o olho esquerdo por conta do posicionamento do viewfinder da Lumix GX7, mas às vezes fico com os dois abertos para ter uma melhor visão do todo. Mas se quero fotografar com o olhos direito, tenho que mudar o ajuste de dioptria, senão não enxergo nada. :no:

De resto, sem estresse. :ok:

Grande e forte abraço a todos.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #29 Online: 16 de Abril de 2018, 13:33:31
Alguém já fechou os dois olhos na hora do clique?

No ultimo parto que fotografei (Cesariana), em vários momentos fechei os dois olhos, foram vários cliques de olhos fechados, talvez pode ser porque era da minha sobrinha, sei lá.

Em outro partos fico com os olhos bem aberto, por que no primeiro que fotografei, na hora que o médico furou a bolsa, saiu um esguicho de liquido aminótico bem na minha direção, se eu to com o olho fechado tomava uma "lavada", dei um pulo de lado e o médico "cascou" o bico.