Autor Tópico: Você fecha o outro olho quando usa o viewfinder?  (Lida 7839 vezes)

michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Online: 26 de Junho de 2012, 11:50:08
Tenho uma curiosidade...

Alguém já ouviu dizer de fotógrafos que ficaram com algum tipo de sequela por usar o viewfinder demasiamente?(metade da vida praticamente)

Podemos reparar que "forçamos a vista" naquele olho que estamos utilizando para enxergar atravéz do viewfinder...isso será que ocasiona "problemas" como o tempo?

Abraços,

Michel


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2012, 11:54:36
A pergunta é:

Você fecha o outro olho quando usa o viewfinder?

Pois é...a questão é que já vi fotógrafos que não fecham o outro olho pra fotografar! reparei estes dias!

Acredito que isso deve ser como dar "tiro de fuzil", no TG, aprendi a mirar com os dois olhos para poder estar "sempre alerta" heheee

Mas e com a câmera? é melhor fechar o outro olho?

Abraços,

Michel


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2012, 11:58:19
Não sou profissional e não fotografo muitas horas seguidas, não sei dizer ao certo. Porém vi um fotógrafo falando que sentia a visão do olho direito muito cansada e também o fato de fechar o olho esquerdo enquanto usava o viewfinder causava um incômodo depois de um tempo fotografando. Ele disse que solucionou isso usando o olho esquerdo no viewfinder e mantendo o olho direito aberto. Fiz isso pra pra testar e parece que realmente força menos a visão, mas o difícil é acostumar!! rsrsrs

 :ok:


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2012, 12:02:18
Depende.

Quando estou fotografando uma ação, algo em movimento, ficou com o outro olho aberto para poder acompanhar melhor o assunto.

Quando estou fotografando algo não tão rápido ou mutável, e quando estou mais preocupado com o enquadramento, fecho o outro olho.


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2012, 12:04:43
Sequela eu não sei, mas que dá uma raiva quando o viewfinder engordura toda a lente do óculos, isso dá  >:(


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2012, 12:14:12
Hoogle, verdade, não tinha pensado dessa maneira ainda, acho que é por isso que sempre perco os momentos de "ação" ahuahuahau


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2012, 12:23:40
Eu fecho sim.

Sempre utilizo o olho esquerdo pra fotografar. Técnica passa por um fotógrafo pois aumenta o "apoio" e da mais firmeza nas fotos, já que não tem que dobrar o pescoço pra olhar o viewfinder

Realmente, notei essa diferença quando comecei a utilizar o olho esquerdo.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2012, 12:26:15
Achei que era loucura minha, mas fico feliz que não seja!

Sempre fotografo com os dois olhos abertos! Um preocupado com o enquadramento e outro observando o restante da cena, para não perder tempo!

Abraço,


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2012, 13:08:53
Hoogle, verdade, não tinha pensado dessa maneira ainda, acho que é por isso que sempre perco os momentos de "ação" ahuahuahau
2x
Eu usou um olho só.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2012, 14:01:06
Eu costumo usar os dois abertos, e o mais esquisito: Não tenho "olho fixo".
Asvezes, uso mais o esquerdo, outras, mais odireito...



gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2012, 14:03:49
realmente, eu uso so o olho esquerdo.. direito fechado, mais é involuntário.. as vezes abro o direito, é mais confortável, mais por automacão fecho depois....!


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2012, 14:05:50
O correto seria deixar os dois olhos abertos. Quando se fecha um olho, há distorção e menor visão de detalhes. Isto é válido, por exemplo, para microscópios, oftalmoscópios e outros aparelhos ópticos. Abç.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2012, 14:09:47
O correto seria deixar os dois olhos abertos. Quando se fecha um olho, há distorção e menor visão de detalhes. Isto é válido, por exemplo, para microscópios, oftalmoscópios e outros aparelhos ópticos. Abç.

uai, bom saber ! vlw Bretas.


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2012, 14:21:44
Realmente isto é interessante, estou tentando fotografar com os dois olhos abertos, mas tenho a impressão de estar errando o alvo! não sei o porque dessa sensação, acho que é falta de costume!

Abraços,

Michel


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2012, 17:50:46
O correto seria deixar os dois olhos abertos. Quando se fecha um olho, há distorção e menor visão de detalhes. Isto é válido, por exemplo, para microscópios, oftalmoscópios e outros aparelhos ópticos. Abç.

Legal..... não havia reparado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales