Autor Tópico: Canon 60D X Nikon D7000  (Lida 10584 vezes)

fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2012, 15:11:44
Fvanzela, both, esse é um engano bastante comum em relação à 60D e D7000.

Primeiro, porque qualquer DSLR tem robustez necessária para 99,9% dos usuários. Ou alguém já viu uma DSLR partida ao meio ??? Bem, eu já ouvi falar lá no Digiforum, e casualmente foi uma D90 e não uma Rebel. Mas deve ser um caso em um milhão.

Segundo, a D7000 tem o chassi todo de plástico, inclusive o local onde é presa a baioneta da lente, esta feita de alumínio. Neste chassi de plástico, existem duas placas de magnésio, uma no topo, outra na traseira, para segurar eventual "pancadas".

A 60D tem o chassi todo de alumínio, inclusive o local onde é presa a baioneta da lente. Cito isso porque uma vez um usuário disse que não teria coragem de colocar uma 300mm f/4.0 em uma 60D porque era de "plástico", quando na realidade, todo o suporte é de metal e a D7000 é que tem alumínio sobre plástico no suporte da lente. Sobre esse alumínio da 60D, existe um revestimento de policarbonato.

Em resumo, a D7000 é mais resistente a pancadas localizadas. A 60D é mais resistente no geral, mas em teoria pode quebrar a carcaça de policarbonato (mas não o corpo) em uma pancada mais forte. Digo teoria porque é altamente improvável, já que o policarbonato é um material muito, muito resistente mesmo, usado em aviação por exemplo.

E ambas tem robustez mais que necessária para provavelmente qualquer um deste forum. Portanto, esse papo de robustez para mim não faz muito sentido.

Oi AlexnadreS, obrigado pelo esclarecimento, sobre o chassi da 60D eu já sabia, não sabia sobre esses detalhes da D7000. Acho que vou aproveitar essa baixa de preço que a 60D vai ter nos próximos meses com o lançamento da 70D, e acabar não vendendo tudo que tenho da Canon, apenas algumas lentes, já pensando em lentes melhores. ao invés de várias lentes EF-S de entrada.

Eu me lembro desse ocorrido no Digiforum, não me lembro exatamente o ano, mas foi perto de quando eu estava pesquisando uma DSLR para substituir minha EOS 30 que isso ocorreu, em 2008 ou 2009 se não me engano. E isso reforçou o motivo para eu ir de Canon, inclusive, além dos equipamentos que eu já tinha.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2012, 15:24:43
Na realidade, vou retificar meu post. Da maneira como foi colocado, parece que a D7000 é uma câmera frágil, o que não é verdade. Os plates de magnésio compõe toda a parte traseira e superior, então ela é muito resistente. Apenas não é uma câmera totalmente de liga de magnésio como muitos pensam e sim, leva plástico na composição do chassi.

Aqui, uma foto da parte traseira onde fica evidente a área de magnésio


E aqui uma da parte frontal, onde mostra o chassi


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #17 Online: 27 de Junho de 2012, 20:47:22
Mas acho que até nós canonzeiros temos que admitir que falta um "60D" com qualidade de construção mais robusta, não?

Meu camarada.. Isso é uma forma de justificar uma aparente vantagem. Até uma T1i aguenta pancada pra caramba. Imagina a 60D com o corpo que tem.

Quer ver uma vantagem real que a maioria não comenta?

Faça fotos com a D7000 sem ter que tirar o olho do visor e ao mesmo tempo ajustar velocidade, iso e abertura e ainda usando apenas uma mão. Claro, antes de ter que reprogramar os controles da D7000. A Canon optou por menos botões porque sabe que você não precisa um monte de controles e ajustes para acertar uma foto em um ambiente único. Você precisa na verdade é de simplicidade. Se quiser controles mais avançados, mesmo assim você consegue em um único botão "Q".


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2012, 09:21:50
Marcelo, na boa, vá na loja e experimente (pegue e ao menos finja que vai fotografar) vários modelos das duas marcas, que tem ergonomia distintas. Vaj qual te agrada mais e vá nela. A única coisa que normalmente se mantém (ou muda menos) nas marcas com o passar do tempo é a ergonomia. Qualidade e durabilidade, as duas, ou quaisquer outras dslr destas marcas lhe darão em quntidade maior que você vai usar durante o tempo que estará com elas. Principalmente por ser iniciante. Se não gostar da fotografia como um hobby definitivo, as duas serão demais para teu uso. Se ficar apaixonado pelo hobby, com alguns anos (e não vão ser muitos), vai quere coisa mais nova e mais potente... daí, nenhuma das duas lhe atenderá. Portanto, relaxa. Vê com qual pegada você fica mais feliz.

Ah! E se você se apaixonar mesmo, essa questão de preço de lentes também é besteira. Lentes Canon são mais baratas que Nikon em linhas de pior qualidade (mais básicas)... quando você vai para as lentes top, é tudo caro e com preço próximos. Quanto ao chassis mais resistente da D7000, outra coisa irrelevante, para o uso de hobbysta, qualquer uma tem resistência mais que suficiente.

Boa sorte na sua escolha.  :ok: (que não é sorte, e só ver qual gosta mais mesmo, decisão pessoal ao extremo)


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Junho de 2012, 14:14:28
Marcelo, na boa, vá na loja e experimente (pegue e ao menos finja que vai fotografar) vários modelos das duas marcas, que tem ergonomia distintas. Vaj qual te agrada mais e vá nela. A única coisa que normalmente se mantém (ou muda menos) nas marcas com o passar do tempo é a ergonomia. Qualidade e durabilidade, as duas, ou quaisquer outras dslr destas marcas lhe darão em quntidade maior que você vai usar durante o tempo que estará com elas. Principalmente por ser iniciante. Se não gostar da fotografia como um hobby definitivo, as duas serão demais para teu uso. Se ficar apaixonado pelo hobby, com alguns anos (e não vão ser muitos), vai quere coisa mais nova e mais potente... daí, nenhuma das duas lhe atenderá. Portanto, relaxa. Vê com qual pegada você fica mais feliz.

Ah! E se você se apaixonar mesmo, essa questão de preço de lentes também é besteira. Lentes Canon são mais baratas que Nikon em linhas de pior qualidade (mais básicas)... quando você vai para as lentes top, é tudo caro e com preço próximos. Quanto ao chassis mais resistente da D7000, outra coisa irrelevante, para o uso de hobbysta, qualquer uma tem resistência mais que suficiente.

Boa sorte na sua escolha.  :ok: (que não é sorte, e só ver qual gosta mais mesmo, decisão pessoal ao extremo)

x2... é igual Palmeiras X Corinthians, cada um tem sua preferência e se ficar falando muito sobre o assunto sai briga!  :fight:
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2012, 21:12:52
Diante da loteria que é o sistema de foco da D7000, acho mais seguro ir de 60D. Vai que vc da azar e pega uma amostra com foco bixado, se for comprada aqui vc troca, mas se vier de foca ta lascado.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2012, 21:28:28
Diante da loteria que é o sistema de foco da D7000, acho mais seguro ir de 60D. Vai que vc da azar e pega uma amostra com foco bixado, se for comprada aqui vc troca, mas se vier de foca ta lascado.

Leo, não entenda mal o que vou te dizer, até porque quando comprei a minha câmera, eu fui contra todos os reviews, e por sorte a minha avaliação foi corretíssima.

Mas acho que consigo entender o seu sentimento em indicar uma 60D ao invés da D7000, pois tenho acompanhado os seus comentários sobre o problema de foco da D7000.
Gostaria de lembrar que muitos reviews apontavam a Nikon com melhor sistema de foco, sendo um dos pontos positivos contabilizados naquelas reviews que indicavam grande pontuação para a Nikon e pequena para a 60D.

Mas eu sempre acreditei e disse que o sistema de foco da Canon não precisa ser igualado ao da Nikon para dizer que é igual ou superior. Cada uma tem a sua tecnologia, e se a Canon chegou a conclusão que o menor número de pontos da 60D atendia, é porque atendia. E não é esse tipo de comparação que deve ser feita, e sim a de uso prático, afinal, o papel aceita tudo.

De qualquer forma tenho certeza que a D7000 continua sendo uma câmera fantástica, e acredito que você vai acabar encontrando um meio termo para a sua D7000. E digo mais, todo equipamento tem seus limites. Cabe a nós encontrar seus limites a aprender a respeitá-los.


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2012, 11:19:16
Oi Hector,

assim tbm espero... que em breve eu consiga entender esse foco maluco... :shock:

Mas pra alguém que está na duvida entre cameras muito parecidas na prática, se temos um modelo que tem problemas declarados num quesito essencial, pra mim não resta dúvida de qual modelo escolher.

Pelo que tenho visto nos reviews da 60D eu daria ganho de causa fácil pra D7000, mas na prática o foco não está sendo uma simples limitação que todo equipamento tem, mas praticamente uma inviabilidade de uso. Por exemplo, uma limitação que tenho tido com a D7000 que me incomoda, é o fato de não conseguir deixar o jpeg entregue pela camera pronto para exibição, mas isso é uma limitação e me acostumo/contorno, agora o foco... :ponder:

Utilizei a Nikon D50 por 6 anos, e aprendi a lidar com suas limitações, a D7000 veio pra suprir praticamente todas as limitações que eu via na D50, mas hj se eu tiver que fazer um trabalho profissional, provavelmente vou de D50, pois com a D7000 nunca saberei quando o foco dela vai errar, entende? não é questão de ser melhor, mas sim de ser confiável, coisa que até a D3100 parece ser, e a D7000 não é, pelo menos a minha.

Alguns afirmaram que esse problema aconteceu nos primeiros modelos lançados, mas a minha foi comprada mes passado numa loja confiavel (fnac). Infelizmente eu acabei comprando de supetão baseado em Reviews que não diziam nada sobre este problema de foco de alguns exemplares, somente depois da compra é que vi o problema e comecei a pesquisar sobre isso.

Mesmo que esse problema seja questão de se acostumar pra minimizar, ele é inaceitável, cameras mais baratas e mais caras que ela não tem esse problema, e isso a Nikon nunca admitiu porque seria uma perda muito grande de dinheiro num momento difícil economicamente, assim penso eu.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #23 Online: 01 de Julho de 2012, 11:57:25
Oi Hector,

assim tbm espero... que em breve eu consiga entender esse foco maluco... :shock:

Leo, um mês de uso pode ser pouco tempo para você testar todas as possibilidade.
Por exemplo, levei muito tempo para compreender melhor como evitar o tom mais quente da minha 7D. Descobri que posso evitar isso controlando a fotometria e sempre deixando expôr um pouco mais e evitando expôr de menos. Isso, usando as lente que já tenho. Mas não sei como seria com outras.

Mas você está certo em usar o bom senso ao invés da emoção. Boa sorte.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2012, 13:03:51
Olha, já foi provado que a D7000 não tem problema de foco, o problema é quem está no comando dela.

Eu tenho uma D7000, onde trabalho tenho uma D7000, e o meu amigo tem uma.

Nenhuma delas tem problema de foco, é questão de saber usar.

Ela tem sim, uma dificuldade de focar em baixa luz, mas nada que atrapalhe.


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #25 Online: 01 de Julho de 2012, 15:14:30
Carlos, onde está essa prova? Me passe esse link, mas não basta o cara dizer que testou a dele e que ficou tudo bem, tem que mostrar uma lógica de trabalho que evite esses erros. Se vc comprou a sua e seu conhecido também e não tem problemas, então agradeçam. Não parece ser um problema generalizado(que todas tem), são "alguns" exemplares, mas esses "alguns" é uma quantidade que foge de qualquer média razoável pra considerarmos como um problema pontual, pois no mundo todo vemos pessoas reclamando disso. Eu só utilizo AF-s com ponto central único, e vira e mexe ela não foca onde tem que focar.

Um outro problema no foco que citei em outro tópico: Sem flash externo a regulagem do AF Tune fica em torno de -15, assim que coloco o SB-600 em cima da camera o AF tune com a mesma lente tem que ser regulado pra +5 pro foco ficar cravado, se mantiver em -15 como era antes de plugar o flash, o foco sempre ficará fora. Pelo menos ate onde percebi essa alteração tem sido constante, portanto, se eu lembrar de alterar a regulagem ao colocar o flash não terei problemas com isso.

É claro que se falarmos de aberturas menores o problema praticamente desaparece, mas em f2.8 ou ate mesmo em f4.0 dependendo da milimetragem da lente essa diferença na regulagem fina de foco afeta bastante o resultado final.

A camera veio com capacidades fantásticas, como: Iso alto limpo, Range Dinamico, resolução real altissima, visor grande, entre outros, tanto é que se fosse por essas caracteristicas eu colocaria ela até acima da 7D, mas o problema de focagem que a MINHA camera e a de muitos outros usuários tem tido ultrapassa a tolerancia para um equipamento desse preço, por isso não tenho a indicado pra ninguém.

Obviamente que minha experiencia prática não é um veredito, é apenas da minha experiencia com esse equipamento, se puderem me ajudar a resolver isso, agradeço, mas não posso ignorar os fatos e ficar apenas vangloriando minha nova aquisição sendo que estou decepcionado com um quesito fundamental de sua aplicabilidade.

Se tivesse comprado no Brasil certamente iria tentar troca-la. Vou utiliza-la mais um tempo e se não conseguir me acertar com esse problema enviarei a Ttanaka para uma avaliação.
« Última modificação: 01 de Julho de 2012, 15:26:49 por leoduzzi »
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #26 Online: 01 de Julho de 2012, 16:20:52
Carlos, onde está essa prova? Me passe esse link, mas não basta o cara dizer que testou a dele e que ficou tudo bem, tem que mostrar uma lógica de trabalho que evite esses erros. Se vc comprou a sua e seu conhecido também e não tem problemas, então agradeçam. Não parece ser um problema generalizado(que todas tem), são "alguns" exemplares, mas esses "alguns" é uma quantidade que foge de qualquer média razoável pra considerarmos como um problema pontual, pois no mundo todo vemos pessoas reclamando disso. Eu só utilizo AF-s com ponto central único, e vira e mexe ela não foca onde tem que focar.

Um outro problema no foco que citei em outro tópico: Sem flash externo a regulagem do AF Tune fica em torno de -15, assim que coloco o SB-600 em cima da camera o AF tune com a mesma lente tem que ser regulado pra +5 pro foco ficar cravado, se mantiver em -15 como era antes de plugar o flash, o foco sempre ficará fora. Pelo menos ate onde percebi essa alteração tem sido constante, portanto, se eu lembrar de alterar a regulagem ao colocar o flash não terei problemas com isso.

É claro que se falarmos de aberturas menores o problema praticamente desaparece, mas em f2.8 ou ate mesmo em f4.0 dependendo da milimetragem da lente essa diferença na regulagem fina de foco afeta bastante o resultado final.

A camera veio com capacidades fantásticas, como: Iso alto limpo, Range Dinamico, resolução real altissima, visor grande, entre outros, tanto é que se fosse por essas caracteristicas eu colocaria ela até acima da 7D, mas o problema de focagem que a MINHA camera e a de muitos outros usuários tem tido ultrapassa a tolerancia para um equipamento desse preço, por isso não tenho a indicado pra ninguém.

Obviamente que minha experiencia prática não é um veredito, é apenas da minha experiencia com esse equipamento, se puderem me ajudar a resolver isso, agradeço, mas não posso ignorar os fatos e ficar apenas vangloriando minha nova aquisição sendo que estou decepcionado com um quesito fundamental de sua aplicabilidade.

Se tivesse comprado no Brasil certamente iria tentar troca-la. Vou utiliza-la mais um tempo e se não conseguir me acertar com esse problema enviarei a Ttanaka para uma avaliação.


Olha eu testaria denvo com os charts certinho, na mesma angulação como tem que ser mesma lente

Açho dificil ter toda essa descrepância no AF-TUNE. Tu ta setando qual configuração de focagem? Outra coisa, o AF-TUNE configura por lentes independentes e não pra toda camera.

O problema que existe mesmo na D7000 e ninguém cita é o relacionado com a sujeira do sensor... o espelho jorra óleo em cima do sensor e fica muito sujo. E esse problema existe realmente e a Nikon não faz nada.

Volta e meia eu tenho que limpar o meu sensor, onde eu trabalho e a do meu amigo sofrem do mesmo problema.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #27 Online: 01 de Julho de 2012, 22:04:38
:ponder: :ponder:  Além da loteria que é o sistema de foco da D7000 (basta olhar os inúmeros posts sobre isso na área das Nikon ou em qualquer outro fórum), a 60D tem o foco muito mais rápido, principalmente em ambiente com pouca luz.

Alexandre,

Eu sei que os nove pontos de foco da 60D são crosstipe.
Só uso o central e recomponho.
Você achou o sistema de foco da 60D NO GERAL muito melhor do que o da sua 450D?
Vale a pena o upgrade?
Estou passando a minha T3i para meu irmão e vou atualizar meu corpo reserva.
Titubeando entre a 60D e a 5D1.
Abraços,
Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #28 Online: 01 de Julho de 2012, 22:22:38
Adam, lembrando duas coisas:

- A 60D tem os 9 pontos cruzados, mas o central é duplo-cruzado, sendo que o par em "X" também é acionado se vc usa lentes f/2.8 ou mais claras.
- Focar e recompor com lentes muito claras não é uma técnica muito aconselhável em virtude do deslocamento do plano focal. Tem uma artigo aqui pelo MF falando sobre isso e também um white-paper da Canon explicando porque não se deve usar este método com lentes claras.

Eu particularmente achei um bom incremento no sistema de foco da 60D, até porque sou acostumado a usar todos os pontos de foco, e aí a diferença é mais significativa. Outra coisa interessante é o link entre o ponto de foco e o sistema de fotometria, que mesmo em medição matricial dá mais peso a área ao redor do ponto de foco escolhido, que não existia no sistema de fotometria anterior.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #29 Online: 01 de Julho de 2012, 22:26:17
Vou colar o link de um "tutorial" pra quem tem dificuldade em usar o sistema de foco da D7000.

É bem útil, e explicado.

http://www.pixelfinesse.com/_docs/D7000_AF_Explained.pdf