Autor Tópico: Canon 60D X Nikon D7000  (Lida 10619 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #30 Online: 02 de Julho de 2012, 10:51:15
Carlos, o problema do AF da D7000 é, segundo alguns sites, de assentamento de espelho. Assim como o foco pode estar 100% OK, daqui a pouco o espelho não assenta corretamente e ela passa a apresentar back ou frontfocus. Vc regula o desvio via AF Tuning e ela fica ok de novo. Mais um tempo, o espelho volta a assentar corretamente e vc tem que desfazer o AF tuning. Aqui no MF tem dezenas de relatos de foristas que tem que ficar regulando o AF Tuning de tempos em tempos, assim como de outros que nunca tiveram o problema e outros que acabaram vendendo a camera por não conseguir um resultado satisfatório. E isso é recorrente em praticamente todos os sites de fotografia, não apenas aqui. E convenhamosm, achar que fotógrafos experientes com anos de profissão estão "se perdendo" porque o sistema de AF é complexo, é no mínimo estranho. Se fosse assim, ninguém fotografaria de 7D.


« Última modificação: 02 de Julho de 2012, 10:53:47 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 02 de Julho de 2012, 11:10:43
Olá não utilizo D7000, mas estaria entre um futuro upgrade.
Uma dúvida.... esse lance do foco é um problema ou um defeito????
Pq tem relatos que algumas apresentam isso
Se for defeito... vc comprou na Fnac... é só mandar arrumar.
Ou é senso comum... todos sabem que tem um problema.... mas a fábrica não assume?
Abs.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #32 Online: 02 de Julho de 2012, 11:17:24
Paulo, as respostas vc pode encontrar nos fóruns. Não sou usuário da marca, mas pelo que já li não existe um padrão.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #33 Online: 02 de Julho de 2012, 11:55:47
Carlos, o problema do AF da D7000 é, segundo alguns sites, de assentamento de espelho. Assim como o foco pode estar 100% OK, daqui a pouco o espelho não assenta corretamente e ela passa a apresentar back ou frontfocus. Vc regula o desvio via AF Tuning e ela fica ok de novo. Mais um tempo, o espelho volta a assentar corretamente e vc tem que desfazer o AF tuning. Aqui no MF tem dezenas de relatos de foristas que tem que ficar regulando o AF Tuning de tempos em tempos, assim como de outros que nunca tiveram o problema e outros que acabaram vendendo a camera por não conseguir um resultado satisfatório. E isso é recorrente em praticamente todos os sites de fotografia, não apenas aqui. E convenhamosm, achar que fotógrafos experientes com anos de profissão estão "se perdendo" porque o sistema de AF é complexo, é no mínimo estranho. Se fosse assim, ninguém fotografaria de 7D.


Eu sei desse problema do AF tuning, a minha câmera eu tenho cada lente regulada de acordo com o desvio. Atualmente com uns 10K de cliques, não acredito que o espelho possa "voltar" ao lugar.
E tu pode acreditar que eu li muito sobre esse problema, em vários fóruns principalmente lá fora, e o pessoal que tem dificuldade é aquele que faz upgrade de DSLR pra D7000 e não ta acostumado com o sistema de AF complexo que existe nas D300 / D700 / D3 (MULTICAM 3500FX/DX) etc. O Sistema de foco da D7000 é o mesmo que dessas, porém com 39 Pontos e não 51 e é claro com menos pontos cruzados: 9. (MULTICAM 4800DX)

Então em 90% dos casos, se o cara sabe fazer o AF-Tune certinho, com o chart, na angulação correta etc e ainda assim tem problemas, falta saber como funciona o sistema de AF. Pra isso nada melhor que uma boa leitura e muitos cliques.

Ainda existe o problema que em algumas câmeras, o AF-Tune não consegue calibrar porque ainda falta "números" dos 20 pra ficar em foco. Nesses casos extremos o cara devolve a câmera ou manda pra assistência.


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #34 Online: 02 de Julho de 2012, 12:59:42
Obrigado Carlos  :ok:, vou ler o material e depois retorno com os avanços que conseguir.

Paulo, a minha foi comprada na Fnac, mas em Paris, portanto, acredito que a garantia no Brasil não tenha validade.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


jose roberto seixas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #35 Online: 02 de Julho de 2012, 13:24:49
AlexandreS em sua resposta ao Adam ontem voce disse que não é recomendavel focar e compor qdo se usa lentes claras F 2.8 ou mais claras , aonde posso encontrar topicos que esclareção isso , tenho uma T3I  e uso muito uma 24-70 , e faço muito de focar e compor e as vezes não fico satisfeito com o resultado Obrigado.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #36 Online: 02 de Julho de 2012, 14:03:53
AlexandreS em sua resposta ao Adam ontem voce disse que não é recomendavel focar e compor qdo se usa lentes claras F 2.8 ou mais claras , aonde posso encontrar topicos que esclareção isso , tenho uma T3I  e uso muito uma 24-70 , e faço muito de focar e compor e as vezes não fico satisfeito com o resultado Obrigado.

José Roberto, isso se deve ao fato de, ao movimentar a câmera o foco estar dimensionado para uma distância na hora da focagem e outra depois da composição, pois o fato de você mover a câmera ja altera a distância calculada pelo foco, quando utilizamos aberturas muito altas(geralmente mais que f/4) o ideal mesmo é fazer a composição e depois a focagem em um dos pontos selecionando na câmera. Assim o foco fica dimensionado exatamente para a distância já correta.
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #37 Online: 02 de Julho de 2012, 15:59:01
José Roberto, é isso aí mesmo. O plano focal é realmente "plano", ou bem perto disso, e não esférico como muitos pensam. Quando vc foca com o ponto central e movimenta a câmera para recompor, está movimentando também este plano. Os desenhos abaixo foram extraídos de um documento do Canon Learning Center, mas não lembro mais o nome do original.

Aqui o fotógrafo usa o ponto de foco central e foca nos olhos do modelo:



Se for utilizada uma abertura grande, e dependendo também da distância, a área em foco ao redor do plano focal pode ser de poucos mm's.

Aí o fotógrafo recompõe para pegar o corpo inteiro.



O plano focal inclina-se também e a área em foco vai dos olhos às orelhas. Se a abertura for pequena, normalmente f/2.8 ou menor, ou se a distância for grande, a área em foco é suficientemente espessa para continuar deixando os ohos em foco. Mas se a abertura for grande ou a distância pequena, as orelhas estarão em foco e os olhos desfocados.

O mesmo vale para recomposições horizontais, como as feitas para deixar a pessoa em um dos lados do quadro. Nestes casos, o ideal é sempre que possível já utilizar o ponto de foco mais próximo da posição final para que o reenquadramento seja o menor possível.

Como curiosidade, algumas lentes tem este plano focal "curvado", minha Tamron 17-50 F/2.8 VC (e a versão não VC também) é uma das que o plano focal é levemente curvado para trás. Com esta lente, focar com o ponto central e recompor para os lados em f/2.8 é quase garantia de foto soft, já que o problema da alteração da distância do plano focal é potencializada.

« Última modificação: 02 de Julho de 2012, 16:00:10 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


thiagojrn

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 253
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 02 de Julho de 2012, 16:21:00
Eu iria de d7000.

Mas como já disseram, vale a pena pegar na mão e sentir a que mais agrada. :ok:
Polaroid Colorpack 80 - Grip - 35mm - 85mm - 18-135mm - 70-300mm - 70-200mm  - filtros - sb910.


jose roberto seixas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #39 Online: 02 de Julho de 2012, 22:08:15
AlexandreS obrigado pelo seu esclarecimento , no meu caso ( T3I ) a camera só possue o central cruzado os 8 restantes são lineares o que nem sempre conseguem um foco perfeito pra fazer a sua sugestão ou então ligar os nove ptos e ficar esperando a maquina executar o foco no pto que eu quero . Eu entendi errado ?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #40 Online: 03 de Julho de 2012, 10:53:46
José Roberto, realmente na T3i os pontos periféricos são lineares, o que faz com que o foco as vezes seja mais difícil e demorado do que usando o ponto de foco central. Essa é a grande incoerência, se é que dá para dizer assim, do sistema de foco. O melhor é usar todos os pontos, mas o que foca com mais facilidade é o central, tanto nas xxxD quanto nas xxD, já que nesta última o ponto central é composto de quatro sensores.

Eu diria para vc testar. Em ambientes razoavelmente iluminados, ou até mesmo com a luz de AF dos Speedlights, os pontos de foco laterais costumam funcionar a contento. Até porque normalmente este tipo de foto é posada, e aí uma pequena demora para a câmera encontrar o foco não vai fazer muita diferença. Mas se estiver realmente com pouca luz e precisa focar rapidamente, aí não tem jeito, o central é a melhor pedida.

E nunca deixe a câmera escolher o ponto de foco. Vc pode escolher o ponto de foco pressionando o botão correspondente (o bem à direita, atrás) e rodando o dial. Depois de acostumar, vc faz isso rapidamente, sem tirar o olho do viewfinder. Na 60D vc pode escolher o ponto de foco pelo multicontroller na traseira, mas acostumei de tal forma a usar o botão e o dial quando tinha a XSi que quase sempre uso esse método até hoje :)



« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 10:54:08 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 03 de Julho de 2012, 11:18:38
Usei nikon a vida inteira e já tive duas d7000. Atualmente migrei para a Canon por causa da incapacidade da Nikon em suprir o mercado (até hoje não recebi a d800).
Não posso falar pela 60d, mas a d7000 é fantástica. O sistema de foco, ao contrário do que foi dito em outros posts, é muito confiável e rápido.
O que me irrita nela é uma certa falta de nitidez nas imagens que me obrigava a usar um processo de sharpenning muito invasivo. Especulações apontam para o uso de um filtro AA ou uma redução de ruído prévia aplicada no RAW.

Hoje eu uso uma 5dII. A nitidez não se compara, mas o sistema de foco é uma carroça. A d7000 riria dele por horas.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Rafa Cabral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #42 Online: 14 de Setembro de 2012, 09:07:17
Vou colar o link de um "tutorial" pra quem tem dificuldade em usar o sistema de foco da D7000.

É bem útil, e explicado.

http://www.pixelfinesse.com/_docs/D7000_AF_Explained.pdf

Primeiramente gostaria de agradecer ao Carlos por disponibilizar este texto sensacional! Comprei minha primeira DSLR anteontem e estava pensando  numa D90 mas por oportunidade peguei essa D7000 usada com 11 mil cliques e uma lentinha nikon 24-70 f3.5 e estava tendo dificuldades com o AF da camera tambem, mas depois de ler este texto tudo se resolveu, aprendi a usar o AF dela e estou maravilhado com a velocidade e precisao do deste.
O camarada q me vendeu ela trabalha com canon, tive a oportunidadede usar uma das 60D dele e dei alguns cliques, na situacao em que estavamos, de dia no quintal da casa dele, n notei nenhuma diferenca entre o AF delas.
Tambem sempre tive cameras Canon, a minha primeira digital foi uma Powershot A310 (momento nostalgia) e a minha atual era uma mais nova, mas n me recordo o modelo pq dei pra minha noiva. Estou maravilhado com a qualidade da D7000, especialmente em ambientes com pouca luz, como n sou muito fa de flash, vou no manual e regulo para ficar um pouco subexposto e iso 1600 e fica bem legal!

No mais, fico feliz em ser o mais novo membro desde forum e poder contribuir com minha humilde opiniao.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 09:08:21 por Rafa Cabral »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #43 Online: 14 de Setembro de 2012, 09:44:18
Primeiramente gostaria de agradecer ao Carlos por disponibilizar este texto sensacional! Comprei minha primeira DSLR anteontem e estava pensando  numa D90 mas por oportunidade peguei essa D7000 usada com 11 mil cliques e uma lentinha nikon 24-70 f3.5 e estava tendo dificuldades com o AF da camera tambem, mas depois de ler este texto tudo se resolveu, aprendi a usar o AF dela e estou maravilhado com a velocidade e precisao do deste.
O camarada q me vendeu ela trabalha com canon, tive a oportunidadede usar uma das 60D dele e dei alguns cliques, na situacao em que estavamos, de dia no quintal da casa dele, n notei nenhuma diferenca entre o AF delas.
Tambem sempre tive cameras Canon, a minha primeira digital foi uma Powershot A310 (momento nostalgia) e a minha atual era uma mais nova, mas n me recordo o modelo pq dei pra minha noiva. Estou maravilhado com a qualidade da D7000, especialmente em ambientes com pouca luz, como n sou muito fa de flash, vou no manual e regulo para ficar um pouco subexposto e iso 1600 e fica bem legal!

No mais, fico feliz em ser o mais novo membro desde forum e poder contribuir com minha humilde opiniao.


Estamos ai!

Seja bem vindo.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #44 Online: 14 de Setembro de 2012, 11:58:58
Usei nikon a vida inteira e já tive duas d7000. Atualmente migrei para a Canon por causa da incapacidade da Nikon em suprir o mercado (até hoje não recebi a d800).
Não posso falar pela 60d, mas a d7000 é fantástica. O sistema de foco, ao contrário do que foi dito em outros posts, é muito confiável e rápido.
O que me irrita nela é uma certa falta de nitidez nas imagens que me obrigava a usar um processo de sharpenning muito invasivo. Especulações apontam para o uso de um filtro AA ou uma redução de ruído prévia aplicada no RAW.

Hoje eu uso uma 5dII. A nitidez não se compara, mas o sistema de foco é uma carroça. A d7000 riria dele por horas.

Cara, muito bom o seu relato. Recentemente tive que ouvir bobagens de um colega de fórum pois tentei repassar experiências e conhecimentos que obtive acompanhando discussões e testes exaustivamente ao longo do tempo. Em nenhum momento falei mal de equipamentos, pois vejo que cada empresa escolhe um rumo, uma forma de agradar os seus clientes. E de fato cada cliente se sente mais à vontade com determinado sistema sem entrar no mérito de qual é melhor.

Quanto ao sistema de foco da 5Dmk2, de fato, parece uma carroça se comparado com a sua maior concorrente na época: a D700. Imagina com sistemas mais novos de hoje. Mesmo assim é um sistema que atende muito bem para o social.