Autor Tópico: Comparação T4I e 60D  (Lida 25388 vezes)

MonicaMaldaner

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 27 de Junho de 2012, 02:38:45
Olá pessoal,
Estive dando uma olhada nas câmeras que a Canon lançou e conheci a Canon EOS Rebel T4I (sucessora da T3I), pesquisei então uma comparação com a 60D (que é a que eu tenho), pra ver se tem muita diferença; mas não encontrei nenhuma já pronta, então fui dar uma pesquisada (vi algumas diferenças breves), mas gostaria de ter uma comparação mais concreta, entende (até pra eu entender melhor :P).

Obrigada desde já (:
« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 02:40:54 por MonicaMaldaner »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2012, 05:01:57
Olá Monica. Não entendi o motivo da comparação, seria pra trocar ou está pensando em adquirir mais uma câmera? Apesar de a T4i ser um modelo mais novo, ela ficaria um degrau abaixo da 60D nas "escala" das Canons.

Talvez você colocando qual seria sua necessidade ou curiosidade o pessoal possa ajudar melhor  :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2012, 09:56:58
Monica,

A 60D foi um downgrade enorme na linha xxD. A 650D tem muitas vantagens sobre ela (até pq a 60D é "antiga").
Acho que a as maiores diferenças são físicas mesmo. Sugiro você pegar as duas e comparar pessoalmente (se nao achar uma t4i, compare com a t3i que é quase a mesma coisa). A pegada é diferente, os controles são diferentes, a 60D tem o LCD superior, etc.

Vou dar minha opinião pessoal: eu tenho uma 20D (sim, véinha!) e tenho que migrar. Minha opção natural seria a 60D, mas acho que ela tem desvantagens em relação à t4i. Nao vejo vantagens em esperar uma eventual 70D e a 7D é muita areia$$ pra mim. Vou abdicar da pegada melhor das xxD para ter mais recursos da 650D.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2012, 10:16:31
http://snapsort.com/compare/Canon-Rebel-T4i-vs-Canon_EOS_60D

http://camerasize.com/compare/#333,100

NMHO as vantagens da T4i em relação à 60D são o foco contínuo para vídeo (sim uma grande vantagem!), o touch screen (se é que isso é vantagem) e o processador DIGIC5 (DIGIC4 na 60D - relatos não indicam mudança sensível na latitude).

O sensor CMOS e sistema de foco (numero de pontos e pontos cruzados) são os mesmo.

Para quem se preocupa com a ergonomia, a T4i é bem mais leve e menor, mas a 60D tem uma pegada melhor.

Fora isso, a 60D é igual ou melhor (viewfinder com pentaprisma, dois dials, LCD superior, maior FPS).

São câmeras parecidas, mas eu particularmente resolvi ficar com a 60D. Queria mesmo a 7D mas a diferença de preço é muito grande...
fkuhne.tumblr.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2012, 11:55:12
Dizer que a 60D foi um downgrade em relação à 50D é bobagem, e não é porque eu tenho uma 60D. As únicas features significativas em que a 60D é pior que a 50D é o corpo (totalmente em magnésio na 50D e alumínio com policarbonato na 60D, coisa que não faz a menor diferença para 99.9% dos usuários) e no microajuste de foco, que na linha Canon dificilmente é utilizado principalmente se vc usa lentes da própria marca. Mesmo assim, considero este o único downgrade significativo. Muitos falavam da falta de contato PC, mas existem no ebay sapatas TTL com contato PC por 8 dólares (eu tenho uma e funciona bem), então não dá para dizer que é downgrade.

No inverso, a 60D tem o novo sistema de fotometria dual layer de 63 zonas com o controle de exposição integrado ao ponto de foco, enquanto a 50D tem o sistema antigo de layer único de 35 zonas não integrado. Só isso já é um avanço e tanto. Tenho também uma XSi que usa o sistema antigo e posso dizer que em determinadas situações, a 60D calcula a exposição de maneira muito mais uniforme e precisa.
O sistema de foco também é mais rápido e eficiente, e a cam controla flash's externos via pop-up.

Quanto à comparação entre T4i e 60D, a T4i incorporou várias features da sua irmã maior, como o sistema de foco e fotometria (que passa a ser melhor, portanto, que o da 50D por exemplo). E incorporou também a capacidade de autofoco contínuo com lentes STM, como a nova 18-135mm, coisa inexistente na 60D. De resto, a 60D continua sendo uma câmera superior, mais resistente (o que não quer dizer muita coisa também, nunca vi ninguém quebrar uma Rebel no meio), com pentaprisma ao invés de pentamirror, dois dials, acesso mais rápido a algumas funções, bateria de duração muito mairo.  Em relação ao sensor, existem rumores de uma melhora no tratamento de ruído na saída JPG, mas isso só faz diferença se vc fotografa em JPG. Se a vantagem for somente essa, para mim por exemplo não faz diferença.

Mas não dá para negar, a T4i se tornou uma excelente câmera de entrada. Perde para as Nikon de entrada no quesito latitude, mas no geral, talvez seja a melhor do segmento.

« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 11:57:30 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2012, 12:21:34
Dizer que a 60D foi um downgrade em relação à 50D.....

A mesma balela de quando a 60D foi lançada. Duvido que alguém que tenha a 60D iria querer trocar pela 50D. E tenho certeza que muitos que têm a 50D consideraram a troca pela 60D.

A Canon acertou em cheio com a 60D. Não falta nada nela. Nem o sistema de foco, que tantos dizem que a concorrente Nikon tem melhor, a gente encontra comentários negativos.

O que pode acontecer é Canon na evolução da 60D fazer algo acima das expectativas. Talvez fosse isso que muitos queriam com a sucessora da 50D.


MonicaMaldaner

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2012, 13:21:42
Olá Monica. Não entendi o motivo da comparação, seria pra trocar ou está pensando em adquirir mais uma câmera? Apesar de a T4i ser um modelo mais novo, ela ficaria um degrau abaixo da 60D nas "escala" das Canons.

Talvez você colocando qual seria sua necessidade ou curiosidade o pessoal possa ajudar melhor  :ok:

Na verdade é só por curiosidade mesmo, comprei a minha 60D este ano (antes eu usava uma D90 da Nikon, mas ela morreu afogada =/). Não quero trocar de câmera, só saber se a tecnologia da nova T4I é superior a da minha 60D.

Obg pela resposta (:


MonicaMaldaner

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2012, 13:27:32
http://snapsort.com/compare/Canon-Rebel-T4i-vs-Canon_EOS_60D

http://camerasize.com/compare/#333,100

NMHO as vantagens da T4i em relação à 60D são o foco contínuo para vídeo (sim uma grande vantagem!), o touch screen (se é que isso é vantagem) e o processador DIGIC5 (DIGIC4 na 60D - relatos não indicam mudança sensível na latitude).

O sensor CMOS e sistema de foco (numero de pontos e pontos cruzados) são os mesmo.

Para quem se preocupa com a ergonomia, a T4i é bem mais leve e menor, mas a 60D tem uma pegada melhor.

Fora isso, a 60D é igual ou melhor (viewfinder com pentaprisma, dois dials, LCD superior, maior FPS).

São câmeras parecidas, mas eu particularmente resolvi ficar com a 60D. Queria mesmo a 7D mas a diferença de preço é muito grande...

Sim, foi o que encontrei tbm. Ainda estou convencida tbm que a 60D é mais viável para mim, não faço videos e não preciso de touch :P
E sem dúvida em relação a T3I/T4I em questão de pegada eu prefiro a 60D, dá uma estabilidade melhor.

Obg pela resposta ^^


MonicaMaldaner

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2012, 13:39:04
Obrigado a todos pelas respostas, me esclareceram mta coisa! E sem dúvida cheguei a conclusão que a minha 60D é mais viável (pelo menos pra mim).

Obg pessoal ^^


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2012, 17:00:08
Dizer que a 60D foi um downgrade em relação à 50D é bobagem, e não é porque eu tenho uma 60D. 
 

Falei downgrade na linha xxD, não em quesitos pontuais em relação à 50D

As mudanças que você apontou + a troca por cartões SD fizeram com que ela não fosse mais uma escolha tão óbvia em relação às irmãs menores como era antigamente com as 50D, 40D, etc da vida.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2012, 19:02:20
Discordo novamente. As diferenças importantes entre as duas linhas, principalmente a diferença no sistema de foco e nos controles, permaneceram. E normalmente é isso que define na maior parte do usos se alguém vai optar por uma xxD ou xxxD já que a imagem gerada é a mesma, tanto no caso de T1i/50D quanto no caso de T2i/T3i/60D/7D.

Quando a cartão SD, eu particularmente prefiro SD a CF, as velocidades alcançadas pelos SD são mais que suficientes para filmar e fotografar, são mais baratos e se encontra mais facilmente. O mercado de CF's está se reduzindo drasticamente, já que as câmeras novas, com exceção da 1Dx, estão trazendo dual slot's com CF e alguma outra coisa, CF e SD no caso da 5D Mk III e CF e XQD no caso das Nikon, apontando para uma transição.

A 60D parece que será um meio termo para algo significativamente melhor, se a 70D vier mesmo com o sistema de foco que hoje é usado na 7D. Aí acho que teremos duas câmeras "de transição" por assim dizer. A 50D, que não acrescentou quase nada à 40D e que, na verdade, se considerarmos a Rebel lançada pouco depois que é a T2i, é inferior em vários aspectos (fotometria, high ISO), e  a 60D, que embora tenha melhorado em vários aspectos, provavelmente será a última xxD da linhagem dos 9 pontos de foco cruzados.
« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 19:07:55 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2012, 20:38:45
Sobre a qualidade da imagem em si ainda não tem material bom pra comparar mesmo, pelo menos até onde eu procurei ontem
tudo que tão postando como "samples" em outros fóruns por ai são redimensionadas de jpg com redução de ruído
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2012, 20:41:09
Pois é, a Canon não indicou se é realmente o mesmo sensor da T3i e outras, ou se o sensor de 18Mp recebeu algum tipo de melhoria física que possa resultar em uma imagem RAW de maior qualidade.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2012, 20:56:02
Pois é, a Canon não indicou se é realmente o mesmo sensor da T3i e outras, ou se o sensor de 18Mp recebeu algum tipo de melhoria física que possa resultar em uma imagem RAW de maior qualidade.

Alexandre, quem trabalha com eletrônica sabe que com um software (neste caso um firmware) alguns resultados podem ser melhorados. A 60Da dizem que recebeu uma melhoria na redução de ruído para as fotografias de astro-física. Isso já é um indício.



Flavio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
    • http://www.itaboraiweblist.com.br
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2012, 09:44:42
Sai da 40D para 60D,

usei a 60D 6 meses e passei para 5DMKII, pois eu esperava mais a nivel de ruido da 60D, o ruido em iso alto não me agradou, embora seja muito melhor que a 40D,
e agora acabei trocando minha 40D de reserva em uma 50D com pouco uso,

na minha opinião 60D não aprovou, prefiro CF e corpo como da 40D, 50D, 5D.
Para quem usava 50D o upgrade lógico seria 7D ou 5DMKII, nunca uma 60D.

Hoje estou satisfeito com a 5DMKII e com a 50D de reserva.

abç
Flavio