Autor Tópico: Leica M9: ela pertence a qual categoria????  (Lida 2185 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 27 de Junho de 2012, 08:51:55
As Leicas eram chamadas de rangefinders, assim como a Trip 35 e outras cameras de filme compactas e sem espelho.

O termo rangefinder ainda eh usado? Se aplica a q tipo de cameras? E as mirrorless de hj, seriam as rangefinders de ontem? :ponder:

Nunca entendi bem o conceito de rangefinder. Eram compactas de filme com lentes intercambiaveis, como as Leicas de filme e as mirrorless de hj?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2012, 09:01:27
Sim...

Ainda é uma rangefinder.

O sistema de foco chama-se rangefinder. Rangefinder tem espelhos e mais algumas outras coisas que auxiliam no foco.

As mirrorless são mirrorless.

Rangefinder é o sistema de foco.

From the web
Citar
Rangefinder cameras are those that focus using some sort of coincident-viewing distance-determination mechanism, called a rangefinder.

Abcs
« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 10:02:37 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2012, 09:38:29
a trip 35 não tinha rangefinder, era um visorzinho fixo só p/ enquadramento.
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2012, 09:43:59
e respondendo ao mad666, o rangefinder é um esquema de assistência p/ foco manual, é 'amarrado' mecânicamente com o anel de foco da lente, e funciona por sobreposição da imagem... tipo se tá fora de foco é que nem bêbado, vê tudo dobrado, quando 'junta' é porque cravou o foco... rsrs
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2012, 14:02:22
e respondendo ao mad666, o rangefinder é um esquema de assistência p/ foco manual, é 'amarrado' mecânicamente com o anel de foco da lente, e funciona por sobreposição da imagem... tipo se tá fora de foco é que nem bêbado, vê tudo dobrado, quando 'junta' é porque cravou o foco... rsrs

Entendi agora!!!! Um cara disse a frase "as mirrorless de hj sao as rangefinders de ontem" e aih fiquei com isso na cabeça. Nunca usei uma mirrorless ( soh uma NEX 5 ) e uma Leica, para comparar.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2012, 23:19:25
e respondendo ao mad666, o rangefinder é um esquema de assistência p/ foco manual, é 'amarrado' mecânicamente com o anel de foco da lente, e funciona por sobreposição da imagem... tipo se tá fora de foco é que nem bêbado, vê tudo dobrado, quando 'junta' é porque cravou o foco... rsrs

Desculpe minha ignorância no assunto, mas então se eu trocar o focusing screen por um visor bipartido minha câmera pode ser considerada uma rangefinder?
É porque já vi algumas pessoas que utilizam apenas objetivas de foco manual fazendo isso...


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2012, 23:28:07
Se são rangefinder ou mirrorless pq a gente comenta sobre elas na sessão de SLR, que é pra tratar de câmeras com espelho??  :ponder: :ponder:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2012, 07:29:10
Pedro, vc esta confundindo as coisas.

As rangefinders tem uma série de espelhos e mecanismos que calculam a distância para fazer o foco. A mesma imagem entra por dois lugares diferentes e são levadas ao viewfinder pra vc fazer o foco.
As SLR serão sempre SLR não importa como é o visor. Elas têm um espelho que precisa levantar pra expor o filme/sensor, coisa que não é feita nas rangefinders. Por isso essas são mais silenciosas, tremem menos e têm tamanho reduzido.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2012, 13:21:00
Esse vídeo explica bem como funciona o foco em uma M9

http://youtu.be/Z7NK5k9I6Ew