Autor Tópico: Pensando num negócio - Scanner pra filmes 35mm e outros  (Lida 8997 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 27 de Junho de 2012, 12:12:13
Alguém já pensou em comprar um scanner desse tipo e botar pra trabalhar na cidade?

Particularmente imagino que possa ser vantajoso comprar um desse e oferecer serviços de escaneamento para fotos e negativos antigos..

MAAAAASSS ... será que tem mercado pra isso? Aqui na minha cidade não encontrei nenhum scanner desse a serviço da população e imagino que deva ter cliente pra esse tipo de trabalho, afinal moro numa cidade com 100 mil habitantes!

Alguém conhece alguém que trabalhe com isso? Quanto se cobra por esse serviço??

Estou pensando em comprar um, mas quero ter uma certa segurança de conseguir clientes para pelo menos pagar o investimento...



dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2012, 12:23:53
Fala Luciano!

A idéia é excelente cara, só precisa ter em mente que o scaneamento de negativos envolve, também, a pós das imagens geradas como ajuste de cores, contraste, limpeza de seujeiras e riscos e assim vai.

É bem trabalhaso e gasta-se certo tempo por fotograma.

Já vi alguns serviços desses aqui em Campinas, mas não sei quanto cobram.

Já que não tem ninguém que faça, eu meteria as caras fácil, fácil. Não precisa nem sair de casa pra fazer.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2012, 15:18:45
Fala Luciano!

A idéia é excelente cara, só precisa ter em mente que o scaneamento de negativos envolve, também, a pós das imagens geradas como ajuste de cores, contraste, limpeza de seujeiras e riscos e assim vai.

É bem trabalhaso e gasta-se certo tempo por fotograma.

Já vi alguns serviços desses aqui em Campinas, mas não sei quanto cobram.

Já que não tem ninguém que faça, eu meteria as caras fácil, fácil. Não precisa nem sair de casa pra fazer.

Abcs

Estou pensando nisso... preciso conversar com mais gente aqui na cidade, levantar mais informações.. o investimento é relativamente baixo e pode ser que dê certo..

Mas pra ajudar a decidir preciso saber se alguém tem um trabalho desse em sua cidade, quanto se paga na digitalização, etc..


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2012, 15:21:29
Estou pensando nisso... preciso conversar com mais gente aqui na cidade, levantar mais informações.. o investimento é relativamente baixo e pode ser que dê certo..

Mas pra ajudar a decidir preciso saber se alguém tem um trabalho desse em sua cidade, quanto se paga na digitalização, etc..

Se não me engano, aqui em Campinas o serviço de revelação + digitalização sai por R$14,00.
Não sei só a digitalização
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2012, 15:23:57
Se não me engano, aqui em Campinas o serviço de revelação + digitalização sai por R$14,00.
Não sei só a digitalização

Mas aí é negativo novo e o cara não tem se dado ao capricho de tratar as fotos.

Pelo que entendi, o Luciano vai digitalizar negativos antigos e tratar pra entregar pro cliente.

Pensei melhor e capaz que eu sei onde fazem esse tipo de trabalho :ponder:  Vou levantar a info pra vc e já respondo.

Edit: acabei de ligar num lab grande e das antigas aqui de Campinas. Negativos 135 eles cobram R$15,00 e 120 R$35,00. Com limpeza básica de sujeiras e fungos.
Tratamento é outro serviço e será cobrado a parte.


Abcs
« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 15:32:54 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2012, 15:32:58
achei um foto aqui da cidade que faz esse serviço..

nem especulei muito porque quero ir lá pessoalmente depois..

digitalização com saída baixa resolução R$15,00 36 poses
digitalização com saída alta resolução R$50,00 36 poses

« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 15:35:32 por Luciano.Queiroz »


paularesende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2012, 13:31:44
dimigobbo,
será que você pode me informar qual é esse lab que você mencionou em Campinas?

Muito Obrigada!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2012, 13:39:26
Tem o Waldir Foto e a Bella Foto.

Esse segundo é melhor.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2012, 15:44:56
Alguém já pensou em comprar um scanner desse tipo e botar pra trabalhar na cidade?

Particularmente imagino que possa ser vantajoso comprar um desse e oferecer serviços de escaneamento para fotos e negativos antigos..

MAAAAASSS ... será que tem mercado pra isso? Aqui na minha cidade não encontrei nenhum scanner desse a serviço da população e imagino que deva ter cliente pra esse tipo de trabalho, afinal moro numa cidade com 100 mil habitantes!

Alguém conhece alguém que trabalhe com isso? Quanto se cobra por esse serviço??

Estou pensando em comprar um, mas quero ter uma certa segurança de conseguir clientes para pelo menos pagar o investimento...

Um amigo meu aqui de Porto Alegre cobra R$10 pela digitalização em alta resolução de um rolo (não importa se é 12, 24 ou 36).

Ele entrega um cd com os arquivos em TIFF crus, sem edição alguma. Até onde eu sei ele não faz esse serviço pra quem não pretende manipular depois. Mas posso ver e trazer o preço.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2012, 10:59:15
Esse seu amigo ta cobrando barato para fazer um serviço bem feito... aqui revelando o filme e escaneando sai por 20, e com escaneamento de 72dpi, ridiculo... e ainda os quimicos da maquina de revelação estão vencidos... vou mandar em outro lugar...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2012, 16:15:55
É que ele não vive disso. Ele tem o scanner e faz na parceria. O valor é só pra amigo, obviamente.


PauloMRadicchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2012, 16:58:53
Comprei um scanner de 35mm para uso pessoal ano passado, não posso dizer que estou arrependido, mas também não o uso tanto como achei que o usaria, o motivo é o trabalho que dá para 'scanear' os negativos. Por isso sugiro que pense bem e coloque na equação complexidade do serviço, que não é pouca.
Se realmente decidir seguir com a sua idéia, faça em um lugar extremamente limpo e de preferência com algum tipo de filtragem de ar, pois filme+poeira = dor de cabeça!

Outra coisa que pode ajudar aumentar a lucratividade do seu futuro negócio e conseguir um scanner que também aceite filmes de médio formato, tem pouca gente que oferece esse tipo de serviço.

Este é um bom scanner (tenho um igual), mas não tem suporte a médio formato: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240759272-scanner-de-filme-35-mm-minolta-dimage-scan-dual-iv-_JM


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2012, 23:23:10
Olá!
Rs, parece que não foi só eu que tive a ideia de tirar um trocado com o scanner que pretendo comprar.
Bem eu pensei em comprar um modelo que digitalize filme 135 e 120, para fazer as minhas digitalizações e oferecer esse serviço, a fim de pelo menos cobrir o investimento do equipamento e tirar dinheirinho para os filmes e revelações (enquanto não começo a minha revelação em casa).
Pensei em oferecer o trampo para conhecidos e depois se der certo expandir para demais interessados. Quanto ao preço, não sei quando cobraria, mas revelação+scaneamento em uma boa loja boa aqui no Rio de Janeiro não sai por menos de R$: 25,00.

abs,
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2012, 14:10:39
Olá!
Rs, parece que não foi só eu que tive a ideia de tirar um trocado com o scanner que pretendo comprar.
Bem eu pensei em comprar um modelo que digitalize filme 135 e 120, para fazer as minhas digitalizações e oferecer esse serviço, a fim de pelo menos cobrir o investimento do equipamento e tirar dinheirinho para os filmes e revelações (enquanto não começo a minha revelação em casa).
Pensei em oferecer o trampo para conhecidos e depois se der certo expandir para demais interessados. Quanto ao preço, não sei quando cobraria, mas revelação+scaneamento em uma boa loja boa aqui no Rio de Janeiro não sai por menos de R$: 25,00.

abs,

EXATAMENTE A MINHA IDÉIA .. rs ..

não quero "ganhar dinheiro" com isso... pagando os custos já fico contente.... se escanear 1 filme por semana ao custo de R$15,00 já pago o scanner.. o que vier além disso é lucro..
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 14:11:03 por Luciano.Queiroz »


bira2006

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2012, 16:40:49
Luciano,

Pense no tempo gasto em cada fotograma, seja negativo ou positivo.

Já pensei em fazer isso comercialmente também para pagar o custo do scanner, mas achei que gastaria muito tempo.

Experimente fazer um esquema de como seria seu workflow para saber quanto tempo gastaria.
Exemplo:
1- Receber os negativos
2- Estão cortados ou estão em rolo ( não são todos os scanners que aceitam rolo)
3- Qual a resolução a ser utilizada
4- Utilizar melhoramento de imagem automático
5- Utilizar remoção de riscos via infra-vermelho?
6- Tratamento da imagem após scaneamento?
7- Gravação de CD com as fotos? Em qual resolução?

Depois de estabelecer seu workflow siga-o rigidamente para não perder tempo tentando descobrir o que fazer. É muito fácil começar a viajar nas imagens querendo melhorar o resultado e também se perder na quantidade de arquivos.

Eu, particularmente, achei melhor utilizar o Software Vuescan pois o mesmo permite gravar as fotos em formato sem perdas, para depois fazer alguns ajustes e o processamento de remoção de ruído e risco. Assim, escaneio todos os negativos um atrás do outro sem me preocupar muito com o resultado, para depois partir para a parte mais demorada que é tratar as imagens.

Scanner para consumidores são extremanente lentos quando comparados aos encontrados nos mini-labs comerciais. Enquanto voce escaneia um slide em 3 minutos em um scanner da nikon como o Coolscan V, um scanner de mini-lab faz o mesmo serviço em 2 segundos! Tudo bem que a resolução é menor, mas a qualidade não deixa a desejar, principalmente se o slide ou negativo tiver muitos riscos.

Outra coisa muito importante, é preciso saber o que seu cliente quer: Converter os negativos para uma mídia com maior durabilidade como a melhor qualidade possível. Ou converter os negativos em fotos digitais para postar no facebook?
Isso é muito importante para precificar seu trabalho e também saber quanto tempo vai(pode) gastar.

Minha maior preocupação foi o tempo gasto. Se o mini lab cobra R$ 15 para escanear um rolo de 36 poses, eu teria que cobrar R$ 150. O mini lab faz o serviço num piscar de olhos. Eu levaria pelo menos 1 hora só para escanear.

Detalhe, a qualidade do minilab é ótima para a maioria das pessoas. O restante que não gosta da qualidade do mini-lab, *compramos* o próprio scanner.