Autor Tópico: Pensando num negócio - Scanner pra filmes 35mm e outros  (Lida 9040 vezes)

vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2012, 17:11:23
Eu já acho que tem que haver uma flexibilidade nisso...

Se o cara tem dezenas de negativos guardados e quer digitalizar para ficar mais facil o armazenamento das imagens, o serviço precisa ser rapido, para não tomar o seu tempo, ou não perder muito tempo com serviço barato. Aqui o rolo de 36 com resolução de 72dpi e no CD sai por mais ou menos 8 reais, se for em alta que nem sei quanto é esse alto, sai por 15 reais o rolo de 36 poses. Mas veja bem, 72dpi é muito baixo, isso é rapido pra camramba, da para fazer um rolo desses em questão de minutos, eu escaneio as fotos 10x15 em casa em 1200dpi e consigo fazer em meia hora já fazendo os ajustes no photoshop. Em 72dpi é muito rapido, acho até que para fazer resolução baixa, para grandes quantidades, vale comprar aqueles scanners que puxam a fita do rolo, e automaticamente vai gerando os frames, da para fazer até com resolução maior.
A maioria dos labs aqui da cidade considera 72dpi bom para foto 10x15... eu já achohorrivel, pra mim tem que ser 300dpi... mas é como disseram para a maioria é ótimo...

Agora cliente que quer restauração, ou ampliar, aí é outra coisa, e é um serviço BEM mais caro... esses dias eu estava na loja de um conhecido, e uma senhora pediu para que ele ampliasse uma foto de 35mm que foi revelada no processo de contato, quando nem tinha ampliador no brazil, ele ampliou e tirou uns defeitos da foto, ele cobrou 30 reais, em uma unica foto... é o preço...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2012, 12:22:30
Sobre oferecer serviço de digitalização,

Depois que peguei o epson v330, estou pensando seriamente em oferecer serviço de scnan de negativo e fotos antigas. Acho que o trabalho para um rolo de 36 sai em menos de 1 hora no modo automático (correções por conta do scanner) e gravação da mídia em tamanho 10x15 em resolução de 600 dpi (um pouco melhor que as oferecidas pelos minilabs).
Acho que por esse serviço cobraria uns R$: 15,00.

Já pensei também em oferecer scan de fotos antigas, pois, o v330 no automático mesmo, scaneia e eliminar algumas tonalidades de fotos antigas e os resultados que obtive em fotos com quase 30 anos, foram bons mesmo em modo automático. Joguei no meu álbum do facebook como um pré-teste e muitas pessoas da minha rede, (a maioria usuários comuns), gostaram bastante dos resultados.
Pelo scan de 36 fotos cobraria R$: 20,00 (dá um pouco mais de trabalho que o scan de negativo).

Acredito que muitas pessoas gostariam de ter fotos antigas e negativos passados para o formato digital, principalmente para ter esse material mais compactado e poder subir em álbuns virtuais. Pode ser interessante... Ainda estou pensando, sobre o assunto.

abs,
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2012, 12:49:01
Bábara, já que está fazendo esses scans, poste algumas fotos pra gente ver, na galeria.

É sempre bom poder ver as fotos antigas e, certamente, terão algumas jóias.

Quanto ao serviço: se eu tivesse tempo e um scanner, com certeza ofereceria o serviço.
Tenho tios e tias que, com certeza, gostariam de ver as fotos digitalizadas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #18 Online: 13 de Agosto de 2012, 11:48:24
Bábara, já que está fazendo esses scans, poste algumas fotos pra gente ver, na galeria.

É sempre bom poder ver as fotos antigas e, certamente, terão algumas jóias.

Quanto ao serviço: se eu tivesse tempo e um scanner, com certeza ofereceria o serviço.
Tenho tios e tias que, com certeza, gostariam de ver as fotos digitalizadas.

Abcs

É isso aí, pensei mesmo em oferecer para família e amigos primeiro, e depois se for o caso ir ampliando as possibilidades.
Vou postar na galeria algumas, um abraço
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #19 Online: 13 de Agosto de 2012, 15:11:24
Barbara!

Não sei se aqui (em Juiz de Fora - MG) o lab que utilizo escaneia os negativos por R$3,00 em pendrive e R$5,00 se for para gravar em CD,(deles, incluso). (36 poses)

As digitalizações vem em 72dpi mesmo, mas como não preciso de scans de alta resolução, me agrada bem. Aliás, acho talvez que caso eu peça em maior resolução eles não irão cobrar mais por isso (ainda não arrisquei, mas sou freguês fiel).

Não sei, talvez você esteja pecando por excesso, apesar de um scanner muito bom adquirido, diria para você ir devagar e não assustar seus "futuros clientes". Comece por baixo. Por exemplo, oferecendo pacotes mais acessíveis... pois quem tem mais de 4 álbuns em casa e deseja digitalizar seus negativos não vai animar pagar quinzão por cada rolo, para digitalizar todo o acervo de infância seriam centenas de reais!

A não ser que você esteja focando digitalizar pra gente bem exigente, que quer ter suas fotos em alta quali, acho meio caro esse preço! Um dos diferenciais do serviço oferecido pode ser o preço mais em conta (já que não há pessoa jurídica envolvida, impostos, aluguel, etc)  :ok:

Caso eu venha a adquirir um scan legal mais pra frente, essa será minha visão para tentar cobrir os gastos (SE eu animar de oferecer esse serviço, que convenhamos, deve ser bem trabalhoso e sem dedicação deve ficar bem fraco)

Que acham? pesamento bonzinho demais?  :shock:

abraços


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #20 Online: 13 de Agosto de 2012, 17:05:22
Barbara!

Não sei se aqui (em Juiz de Fora - MG) o lab que utilizo escaneia os negativos por R$3,00 em pendrive e R$5,00 se for para gravar em CD,(deles, incluso). (36 poses)

As digitalizações vem em 72dpi mesmo, mas como não preciso de scans de alta resolução, me agrada bem. Aliás, acho talvez que caso eu peça em maior resolução eles não irão cobrar mais por isso (ainda não arrisquei, mas sou freguês fiel).

Não sei, talvez você esteja pecando por excesso, apesar de um scanner muito bom adquirido, diria para você ir devagar e não assustar seus "futuros clientes". Comece por baixo. Por exemplo, oferecendo pacotes mais acessíveis... pois quem tem mais de 4 álbuns em casa e deseja digitalizar seus negativos não vai animar pagar quinzão por cada rolo, para digitalizar todo o acervo de infância seriam centenas de reais!

A não ser que você esteja focando digitalizar pra gente bem exigente, que quer ter suas fotos em alta quali, acho meio caro esse preço! Um dos diferenciais do serviço oferecido pode ser o preço mais em conta (já que não há pessoa jurídica envolvida, impostos, aluguel, etc)  :ok:

Caso eu venha a adquirir um scan legal mais pra frente, essa será minha visão para tentar cobrir os gastos (SE eu animar de oferecer esse serviço, que convenhamos, deve ser bem trabalhoso e sem dedicação deve ficar bem fraco)

Que acham? pesamento bonzinho demais?  :shock:

abraços

Por isso que é barato. 72dpi é pouco. Pode ser o suficiente para "guardar lembranças", mas certamente não é para quem quer manipular a imagem e imprimir ela depois.

A digitalização em um bom laboratório aqui em Porto Alegre custa R$15 (arquivo TIFF, 1800x1200) o rolo de 36 poses. Essa é a minha base.

Ou seja, R$15 para escanear em 600dpi pode ser um preço que varie de "ok" pra "muito caro", depende da localidade e do trabalho que será empregado.

Se as correções serão feitas pelo scanner (o trabalho será resumido a colocar os negativos no scanner e iniciar ele), se será escaneado em 600dpi (qualidade OK) e depois gravado em um cd, eu acho que entre uns R$7 a uns R$10 seja o preço justo.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2012, 17:29:37
"Alta Resolução" de escaneamento para mim, é 3200DPI... abaixo disso não é mais alto, 1200DPI é médio, e 600DPI é baixo... eu considero assim... 72DPI é ridiculo... isso é ofensa... E as pessoas dizem que para foto 10x15 é suficiente... o narizão delas... se for 3x4 sim... pra 10x15 tem que ser no minimo 1200DPI...
Se pega uma foto que foi imprimida de um escaneamento do negativo em 72DPI e escanear o 10x15 com 600DPI já começa a notar a perda de qualidade, e o pior não é só isso, a imagem perde muito o contraste e a definição... Por isso que é MUITAS VEZES melhor ter o escaner em casa... Brasil só quer saber de $$$$, antigamente as fotos eram qualidade maxima hoje é minima, e se quiser alguma coisa melhor eles te empurram uma resolução mediana dizendo que é alta... e te cobrando a mais por isso... sendo que antigamente o valor para ampliação 10x15 era o mesmo do escaneamento porco de 72DPI....
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2012, 23:06:35
Pessoas,
Então, andei pensando em cobrar por frame/foto. O fato é que em um negativo de 36 nem todos os frames estão bons... Fiz uns cálculos de 0,30 por frame scanneado em resolução 1200 dpi, sem tratamento de imagem + gravação de CD. Pensei em cobrar a mesma coisa pelo scan de fotos.  Ex. negativo de 36 x 0,30 = R$: 10,80 (Com CD incluído).
O que acham?
abs,
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #23 Online: 16 de Agosto de 2012, 09:12:56
Comparando com o valor aqui na minha cidade, ta barato...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #24 Online: 17 de Agosto de 2012, 15:52:13
Bom... Não resisti e comprei o scaner Epson V500. Chegou antes de ontem em casa. Fiz até agora somente um teste com ele de um negativo preto e branco e gostei do resultado.

Aqui na minha cidade os únicos 2 locais que achei pra digitalizar cobraram (pasmem!!  :eek: :eek: :eek:) R$2,50 por frame. Um dos locais pediu R$3,00... isso daria R$90,00 por filme 36... e o cara ainda teve a cara de pau de dizer que não fica muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!

Ou seja, não sei se tem procura demais e por isso cobram isso, o que não acredito, ou o escaner deles não presta, dá trabalho demais e cobram isso pra não fazer o serviço.

Pelo teste que fiz aqui acho que vou cobrar R$20,00 36 poses... são 3 passadas do escaner se o negativo estiver cortado a cada 6 frames.. se não for assim vou ter trabalhinho extra pra ficar reposicionando..

Vou pegar umas fotos velhas final de semana e testar os filtros pré-programados de remoção de manchas e amassados que tem aqui..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #25 Online: 17 de Agosto de 2012, 15:56:14
Pessoas,
Então, andei pensando em cobrar por frame/foto. O fato é que em um negativo de 36 nem todos os frames estão bons... Fiz uns cálculos de 0,30 por frame scanneado em resolução 1200 dpi, sem tratamento de imagem + gravação de CD. Pensei em cobrar a mesma coisa pelo scan de fotos.  Ex. negativo de 36 x 0,30 = R$: 10,80 (Com CD incluído).
O que acham?
abs,
Bárbara

Bárbara, por R$10,80 eu nem atendo o portão de casa! A não ser, claro, que o cara te traga um monte de negativos.. aí acho justo dar um bom desconto.

Mas 10,80 não paga nem a energia elétrica e depreciação do equipamento! Muito menos a dor de cabeça de uns chatos que sempre aparecem! Acho que o mínimo pra isso é R$15,00... menos que isso eu prefiro fazer de presente pra alguns amigos, e só!
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, 15:59:03 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #26 Online: 18 de Agosto de 2012, 11:39:44
pronto.. já tô no mercado.. rs...
Se ajudar a pelo menos pagar o scanner tá valendo!



dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 18 de Agosto de 2012, 12:18:28
Boa Luciano!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #28 Online: 23 de Agosto de 2012, 11:17:55
Bárbara, por R$10,80 eu nem atendo o portão de casa! A não ser, claro, que o cara te traga um monte de negativos.. aí acho justo dar um bom desconto.

Mas 10,80 não paga nem a energia elétrica e depreciação do equipamento! Muito menos a dor de cabeça de uns chatos que sempre aparecem! Acho que o mínimo pra isso é R$15,00... menos que isso eu prefiro fazer de presente pra alguns amigos, e só!

Luciano,
Acho que estou chegando a um preço... Fiz uns scans de negativos 135mm p&b com resolução de 1200dpi e deu um trabalhinho. Tive que cortar o filme de 6 em 6 frames e em média levou uns 15 minutos para cada tira (foram 6 no total). Tipo uma hora e meia só de digitalização + trabalho e cuidado de cortar o filme, encaixar as tiras e limpar a poeira... Umas 2 horas que levei fazendo isso, não cobrei pq era um amigo meu e quis fazer mesmo um teste.

Estou pensando em cobrar pela digitalização básica R$: 0,50 por cada frame em uma resolução de 600dpi, o que daria R$: 18,00 por rolo de 36. Caso a pessoa quisesse uma resolução maior (talvez em alguma foto específica) ai cobraria um valor maior,ainda a ser estudado.

Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #29 Online: 23 de Agosto de 2012, 11:52:31
pois é... agora deu pra ter uma idéia... e ter certeza que não dá pra ser menos que isso mesmo.

eu fiz só uns testes isolados aqui e não consegui acertar esses cálculos igual vc fez.. ainda não fiz um filme inteiro de uma vez pra calcular o tempo.

Semana que vem devo revelar 3 filmes.. faço os três em seguida, tiro uma média de tempo e depois conto aqui...