Autor Tópico: Curso de fotografia do Senac no Rio  (Lida 18288 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Março de 2008, 00:30:16
Falam muito bem do Ateliê da Imagem :)

Fiz o curso de fotografia básica do SENAC (não lembro, mas acho que de 40hs, sei que durou 3 meses)...
Sinceramente eu não aprendi quase nada porque eu já lia muitooo aqui no fórum. Praticamente tudo que foi falado eu já tinha conhecimento. Mas mesmo assim valeu muito a pena pela troca de experiências, pelo contato com pessoas novas, olhares diferentes, essas coisas :)


latreitel

  • Trade Count: (38)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #16 Online: 31 de Março de 2008, 09:00:52
Aconselho ir direto pro digital. O filme seria didático mas a cada dia ele cai em desuso.

A tecnologia digital cresce a passos largos e quanto antes começar melhor. A idéia de laboratórios com revelação e banhos quimicos é coisa do passado.



Barone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
    • http://www.barone223.multiply.com
Resposta #17 Online: 31 de Março de 2008, 15:12:01

Fiz um curso aqui no Rio chamado trilharte, é um curso que mistura aulas praticas em trilhas do rio e museus etc e teoricas dentro de um estudio. Me agradou demais o curso e algumas pessoas estavam fotografando com filme sem nunca terem usado o equipamento e acabei concordando com eles pelo seguinte, com o filme vc seleciona muito mais as fotos, não sai clicando tudo que ve pela frente, vc acaba se tornando mais seletivo e observador. Tudo bem que vc não ve na hora, mas acho que com a pratica aposto que se torna muito mais seguro em fotografar, e depois quando for pra uma digital, nem vai dar aquela olhadinha basica no lcd  pra ver se a fotometria foi aquilo que imaginou.
abcs
Pentax K10d
Pentax SMC P-DA 18-55mm f/3.5-5.6


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 31 de Março de 2008, 19:02:41
Concordo que o filme é mais bonito, acho que a opção do Francisco é ótima, e eu também tenho boas experiências com negativo escaneado (e tenho más também, quando fazem cagada).

Na questão do aprendizado, eu concordo com o Luzio. Fazer, ver e testar, isso tem enorme valor. Não existe nenhum benefício para o aprendizado em esperar para ver o que sai. Quem fotografa com filme o faz porque gosta das cores do filme, da sua curva de contraste, não porque tem de esperar. Eu gosto, assim como gosto de determinadas lentes e câmeras que são de filme.

Infelizmente, a praticidade da digital é muito maior, porque isso termina nos obrigando a usá-la e a abandonar o filme.

Aprendizado depende de prática e é diretamente proporcional à intensidade da prática.


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #19 Online: 01 de Abril de 2008, 18:30:35
Estou quase decidido a fazer o curso no Ateliê da Imagem, mais especificamente o "Foto Digital I - Nível Básico". Já tenho uma DSLR de entrada então acho que este é o melhor para mim. A ementa do curso pode ser vista no link:

http://www.ateliedaimagem.com.br/cursos/ementa.php?c=85

Obrigado pelas opiniões!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2008, 19:07:30
Eu só fotógrafo com filme e só trabalho com negativos escaneados. Como o negativo tem uma latitude incrível e a revelação em minilab é bem neutra para se ter mais liberdade de ajustes na ampliação, tenho um controle incrível sobre a exposição e liberdade para corrigir cores e contrastes.

Fala serio... :shock:
Alguém avisa pro Francisco que estamos no século 21  :ponder: :D
O homem já chegou na lua e não existe mais o muro de Berlim...  :assobi:

Você tem razão em parte, Pictus. Apreciar a curva de resposta de um bom negativo ou de um cromo é como saber apreciar um bom vinho, não é para qualquer paladar. Mas concordo que o digital em termos de praticidade e definição, comparando mídias do mesmo tamanho (como filme 135 e mesmo digital APS), o digital se sai melhor sem sombra de dúvidas. Recentemente, senti necessidade de uma câmera digital para luz artificial. Se eu tivesse um flashmeter guardado no armário, acho que eu ainda me viraria por mais um bom tempo só no filme 135.

Não é nem questão de preciosismo, a Kodak não me patrocina, muito menos a Ilford, e hoje tenho uma digital para não dizer que eu torço para esse ou aquele time. O prazer de ver um filme escaneado e recuperar texturas que não aparecem no monitor não tem preço. As diferenças vão bem além disso a ponto de definirem estéticas diferentes, em que uma não consegue simular a outra.

Falei no filme porque às vezes vale mais a pena ler um livrinho que vale o básico de fotometria, dof e composição e gastar 250,00 numa K1000 com uma 50mm f2. É muito mais fácil levantar essa verba do que 1500,00 na dslr mais barata. Sem falar que a necessidade vai fazer você ler mais antes de clicar. Mas sei lá, é o que eu penso. Eu tive uma A60 "com todos os controles manuais" e acho que não era tão didática como a minha AE1...
« Última modificação: 01 de Abril de 2008, 19:07:46 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Gili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 01 de Abril de 2008, 22:43:36
Eu to catando curso tbm, mas como fotografia nao é minha principal atividade e moro em Nova Iguaçu ( longe de tudo e todos ) nao tenho escolha a nao ser curso nos finais de semana ou on line ( quase certo de fazer o do Leo Terra ).

Se por acaso alguem descobrir e for fazer algum curso SÓ nos finais de semana podem me avisar que é praticamente certa a minha presença.

abs
Bruno Gili
Nova Iguaçu, RJ
Flickr


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #22 Online: 01 de Abril de 2008, 23:12:44
O Ateliê da Imagem tem turmas que são só aos Sábados. Vai abrir uma agora para Fotografia digital 1. Eu prefiro durante a semana à noite.

Como é este curso do Leo Terra, é no Rio?


Andréa Campos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2008, 13:43:09
Eu acabei agora o curso do SENAC, de 05 meses, no Centro do Rio de Janeiro, e posso assegurar que ele é um dos melhores do estado. Claro que sempre depende mais do aluno, pois se vc não se aplicar, nenhum curso vai te tornar um bom profissional.
Ah, e tem turmas somente aos sábados tbém.


maryares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #24 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:39:31
Atelie da imagem e senac sao as melhores opções com certeza.  Tambem acho que vc deve ir direto para digital.  Vc pode comprar uma nikon d70 por 1000 reais ou menos. Vale muito a pena. Um conselho é comprar a câmera primeiro e começar as aulas  levando ela.


aliceglass

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #25 Online: 20 de Junho de 2016, 22:50:41
Sei que é uma postagem antiga, mas decidi responder pro caso de alguém pesquisar se vale a pena.
Fiz o curso de Introdução a Fotografia Digital no SENAC (RJ) e não recomendo a ninguém. Eles colocaram uma professora mais perdida que os alunos, mesmo quem não tinha noção nenhuma percebia que ela falava várias coisas erradas. No primeiro dia de aula ela meio que disse que quem tinha Canon ia ter que se virar, porque ela só tinha prática com Nikon (??) daí os que usavam Canon foram compartilhando informações (lê-se coisas que aprendiam na internet durante a semana), porque ela mal se dava o trabalho de pesquisar. Sem contar que nas 4 horas de aula ou ficava conversando sobre coisas aleatórias ou passava vídeos tirados do youtube (vídeos ensinando o que ela deveria ensinar, de canais como: Zona da Fotografia e Letra na Foto - que inclusive recomendo) o intervalo que era pra durar 15 minutos durava quase 1 hora. Dava pra perceber que ela pesquisava umas coisas na internet, anotava e levava pra escrever no quadro. Quando fazíamos perguntas ela enrolava e nunca respondia. As externas eram mal planejadas, chegávamos nos lugares e ela mandava a gente sair clicando coisas aleatórias (ou ficar tirando fotos dela). Quando fui questionar a coordenação, disseram que nada poderiam fazer pois a instrutora alegou estar seguindo o cronograma e que não poderiam me mudar de turma pois era um curso livre (investi 914 reais). Várias pessoas desistiram no meio do curso e no fim a maioria nem sabia o básico (ISO, diafragma, exposição, etc..) os que sabiam alegaram ter aprendido na internet. Um horror, me arrependi de ter investido meu dinheiro. Pode ser que em outras unidades tenha profissionais mais qualificados e que eu não tenha tido sorte. Me arrependi de não ter feito no Ateliê da Imagem  :(

conclusão: mais vale ficar em casa assistindo vídeos no youtube (ou fazer o curso numa escola de fotografia competente)