Autor Tópico: Curso SENAC  (Lida 6999 vezes)

anjucas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Junho de 2012, 17:53:32
Então galera, aproveitando que estava fazendo uma pesquisa no site do SENAC para a minha esposa, resolvi pesquisar também se havia algum curso de fotografia, e aí encontrei esse aqui.

Introdução à Fotografia com Equipamento Digital

Carga Horária: 36 horas (09 sábados de 08:00 às 12:00h)

Conteúdo:

- Fotografar, manuseando adequadamente equipamentos, acessórios e materiais fotográficos necessários para produção de imagem digital;
- Produzir imagens digitais observando as diferenças de luminosidade;
- Fazer registros fotográficos, utilizando princípios de composição de imagem, fotometria e luz;
- Capturar imagens, manuseando adequadamente bateria de câmera, cartão de memória, leitor de cartão e CD;
- Realizar registros fotográficos com linguagem fotográfica pessoal;
- Criar, produzir, finalizar projeto fotográfico;
- Produzir e montar exibição de trabalhos em fotografia digital.

Material didático:

Livro: Fotografia | Da analógica à digital, de Nelson Martins

Valor: R$ 545,00


Alguém recomenda?

E esse livro, é interessante?

Tenho uma conhecida que fez um curso aqui no RJ com o fotógrafo Hélcio Peynado, mas não tenho conseguido contato com ela para saber o valor.

Alguém do fórum que seja do Rio conhece e recomenda?

Valeu galera.
“Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você... E o que os outros pensam, é problema deles.” - Albert Einstein

Canon Powershot SX40 HS


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2012, 13:04:56
Esse curso com o fotógrafo Helcio Peynado refere-se ao curso ministrado no bairro de campo Grande, eu possuo os valores.
Te responderei por MP.
Mas já posso te adiantar que é mais caro que o do Senac!


Caravana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2012, 14:14:24
Fiz esse curso no Senac e não gostei!! >:(
Não recomendaria a ninguém. :no:

Moro em Campo Grande e escuto falar muito bem do Helcio, não o conheço pessoalmente, mais com certeza será muito melhor do que o Senac.


Abs,


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2012, 22:26:45
Esse curso eu acho que seja muito básico.
Com um bom livro e pratica da pra entender tudo sobre essa parte básica de Iso, diafragma, exposição, etc.
Tem um curso no SENAC q parece ser um pouco mais interessante "fotografia: retratos, reportagem e eventos". É um curso de 60 horas, e o livro didático incluso no valor do curso é o novo manual de fotografia, livro muito bem comentado pela comunidade deste fórum.
Este curso de 60 horas esta custando 965 reais.

Mas pra quem quiser realmente se aprofundar mais na fotografia tem um curso no SENAC unidade centro, que e muito bem falado. É o curso de fotografo, com duração de 190 horas.

Também sou de campo grande, e to afim de fazer esse curso na unidade centro.


brunommoraes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2012, 15:34:15
Sobre o curso de Formação básica em fotografia, é um bom curso?
alguém conhece?

obrigado


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2012, 15:50:01
Também sou do Rj galera, eu ouvi falar do curso esfera de nova Iguaçu, tem boa estrutura e o aluno não precisa levar Dslr pois eles tem lá, algu conhece ??
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


dmso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2012, 14:00:02
Ae, galera! Também sou de CG.
Estou querendo iniciar no mundo fotográfico. Não profissionalmente. Mas sim um amador com bom conhecimento. Portanto, hobby, apenas.
E eu estava pensando em fazer esse curso no Senac-CG...
Mas ao ler, aqui, opinião ruim sobre este, estou declinando, por hora. Uma opção é comprar livros, manuais, e estudar em casa e ir para a prática no dia a dia, aprendendo com os erros. E uma outra opção, mas de curso, é este no Centro. Mas não decidi ainda. Alguém fez o curso? Sabe o valor e a qualidade do curso?
Abraços!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2012, 14:06:39
Eu não recomendo muito esses cursos, porque só ensinam tudo que você lê de graça na internet, não gaste seu dinheiro com isso, compre uns 2 livros sobre iluminação e composição e o resto da grana você junta pra uma lente fixa, u uma zoom clara genérica, ou quem sabe um flash generico de boa qualidade, e aí sim estuda do melhor jeito: NA PRÁTICA :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


dmso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2012, 23:21:10
Obrigado pela resposta, Rafael. Sobre os livros, quais você indicaria? O conhecimento que tenho é em razão da leitura de uma dezena de revistas que comprei até hoje.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2012, 23:24:24 por dmso »


aliceglass

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2016, 22:11:46
Sei que é uma postagem antiga, mas decidi responder pro caso de alguém pesquisar se vale a pena.
Fiz o curso de Introdução a Fotografia Digital no SENAC (RJ) e não recomendo a ninguém. Eles colocaram uma professora mais perdida que os alunos, mesmo quem não tinha noção nenhuma percebia que ela falava várias coisas erradas. No primeiro dia de aula ela meio que disse que quem tinha Canon ia ter que se virar, porque ela só tinha prática com Nikon (??) daí os que usavam Canon foram compartilhando informações (lê-se coisas que aprendiam na internet durante a semana), porque ela mal se dava o trabalho de pesquisar. Sem contar que nas 4 horas de aula ou ficava conversando sobre coisas aleatórias ou passava vídeos tirados do youtube (vídeos ensinando o que ela deveria ensinar, de canais como: Zona da Fotografia e Letra na Foto - que inclusive recomendo) o intervalo que era pra durar 15 minutos durava quase 1 hora. Dava pra perceber que ela pesquisava umas coisas na internet, anotava e levava pra escrever no quadro. Quando fazíamos perguntas ela enrolava e nunca respondia. As externas eram mal planejadas, chegávamos nos lugares e ela mandava a gente sair clicando coisas aleatórias (ou ficar tirando fotos dela). Quando fui questionar a coordenação, disseram que nada poderiam fazer pois a instrutora alegou estar seguindo o cronograma e que não poderiam me mudar de turma pois era um curso livre (investi 914 reais). Várias pessoas desistiram no meio do curso e no fim a maioria nem sabia o básico (ISO, diafragma, exposição, etc..) os que sabiam alegaram ter aprendido na internet. Um horror, me arrependi de ter investido meu dinheiro. Pode ser que em outras unidades tenha profissionais mais qualificados e que eu não tenha tido sorte.

conclusão: mais vale ficar em casa assistindo vídeos no youtube (ou fazer o curso numa escola de fotografia competente)

ah, e sobre o livro: ensina tudo, menos introdução a fotografia digital
« Última modificação: 20 de Junho de 2016, 22:45:36 por aliceglass »