Autor Tópico: fOTOGRAFIA TRAICIONAL  (Lida 3098 vezes)

marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Online: 28 de Junho de 2012, 00:38:13
Sou totalmente neófito em fotografia e mas de idade já não sou tão novo assim. Sempre gostei de fotografia.
Hoje no entanto convivo com uma dúvida que é a edição pós click.
Isto é coisa de velho ?  existe espaço para foto sem tratamento?
Agradeço as opiniões !
Marcelo
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 01:01:23 por marcelo.leme »
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


tonetto

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2012, 02:08:33
Eu gosto da edição. Acho que faz parte da fotografia. Só não edito minhas fotografias tiradas com filme, gosto delas sempre do jeito que foram fotografadas, com aquele ar de foto de filme, pode até ser doideira minha, hahaah


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2012, 07:45:07
Sou totalmente neófito em fotografia e mas de idade já não sou tão novo assim. Sempre gostei de fotografia.
Hoje no entanto convivo com uma dúvida que é a edição pós click.
Isto é coisa de velho ?  existe espaço para foto sem tratamento?
Agradeço as opiniões !
Marcelo

A foto eh sua, fera!!! Vc trata ela se quiser e se achar q precisa ou nao.

Sou bem desencanado com isso. Faço um tratamento bem simples: correçao de luz, de composiçao e as vezes, de cores. Mudar pra P&B, muito raramente. Efeitos como alterar contraste, dessaturar cores, vinhetas, molduras,... isso deixo pra quem entende e gosta de ediçao, o q nao eh meu caso.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2012, 09:24:57
Para mim a edição é inerente à fotografia. No filme, a "edição" fica no tipo de filme que voce compra, e no processo de revelação que realiza.

Na era digital, ou esta edição é feita pela fabricante da câmera (no software interno que edita os dados para transformar a foto em JPEG dentro da camera), o que na minha opinião é "sem graça", ou em em outro software no computador, onde vc decide foto a foto, qual o melhor contraste, saturação, claridade, e por aí vai.

Por isso eu digo, não existe foto "sem edição nenhuma". Cabe só a pessoa decidir onde que vai ter o desenvolvimento/revelação da imagem capturada no momento do click.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2012, 10:26:02
Tem um link interessante falando sobre isso

http://www.queimandofilme.com/2012/06/05/esquece-nao-existe-fotografia-sem-manipulacao-relaxa-e-aproveita/

Editado: Não li o post do Leandro aí em cima e postei a mesma coisa, em outras palavras :)
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 10:27:11 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2012, 14:00:09
Deixar a foto a cargo das configuraçoes da camera e das suas escolhas na hora do clique nao eh ediçao de imagens. Editar eh a famosa pós-produçao! Tem ferramentas simples nas proprias cameras ou se usa um Tablet ou PC/Mac para tal. Chamar "configuraçoes da camera" de ediçao eh forçar a barra!!!

Minhas cameras eu deixo em "Vivid". Estou editando antes da foto ser realizada??? :shock:
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 14:01:26 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2012, 14:34:21
Deixar a foto a cargo das configuraçoes da camera e das suas escolhas na hora do clique nao eh ediçao de imagens. Editar eh a famosa pós-produçao! Tem ferramentas simples nas proprias cameras ou se usa um Tablet ou PC/Mac para tal. Chamar "configuraçoes da camera" de ediçao eh forçar a barra!!!

Minhas cameras eu deixo em "Vivid". Estou editando antes da foto ser realizada??? :shock:

Pq eu selecionar o nivel de contraste, saturação e etc na camera, ou mesmo os modos criativos nas point and shoot não é edição, e eu fazer as mesmas coisas ao meu gosto no PC é edição?

Pq eu escolher a camera do fabricante X, que trata o balanço de branco de tal forma, em relação ao fabricante Y não é edição, e eu selecionar o balanço de branco no PC é?

Larga este preconceito e pensa na realidade das coisas. Edição de imagem é decidir os atributos básicos, para a finalidade que deseja, seja reproduzir exatamente a realidade que vc está vendo no momento (lembrando que o olho humano possui um alcance dinamico muito maior que qualquer camera), seja para algo mais criativo.

MANIPULAÇÃO de imagem já é outra história. Vide Playboy.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2012, 15:44:59
Acho q vc estah fazendo um erro semantico aih. A questao eh de portugues, e nao de fotografia.

Nao posso editar algo q nao existe ( seleciono WB em 5500k mas nao bati foto alguma ) e a palavra pós-produçao jah fala por si só ( após a imagem ser produzida ).

Fazer escolhas previas atraves de tipo de luz, configuraçoes, equipamentos, modelos, vestuario, adereços, maquiagem... acho q se encaixa na pre-produçao e produçao em si.

Se faz escolhas previas de muitas maneiras, inclusive de configuraçoes da maquina. Chamar isso de ediçao eu nao concordo, mas respeito e entendo seu ponto de vista. Preconceito eh um conceito pre-concebido. Se tenho uma ideia clara e te explico o porquê da minha opiniao, isso se chama conceito. Preconceito eh outra coisa...

Bato 2 fotos com pessoas diferentes. Me arrependo e bato um unica foto com as 2 pessoas. Se a terceira foto nao existisse, mas quisesse ambas as pessoas na mesma foto, teria q apelar para a pós-produçao.

A terceira foto com 2 pessoas faz parte da produçao. Isso nao eh ediçao, como no segundo caso. Fiz a escolha antes da foto ser realizada. Configurar uma camera antes de uma foto ser realizada eh uma escolha q influi no resultado final, mas para mim, nao configura ediçao. Podemos obter o resultado final de uma foto com luz direcionada ao assunto ( com cones num flash, por exemplo ) ou dodge n' burn. Um eh produçao, o outro, pós-produçao, mesmo o resultado final sendo o mesmo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2012, 15:57:39
Acho q vc estah fazendo um erro semantico aih. A questao eh de portugues, e nao de fotografia.

Nao posso editar algo q nao existe ( seleciono WB em 5500k mas nao bati foto alguma ) e a palavra pós-produçao jah fala por si só ( após a imagem ser produzida ).

Fazer escolhas previas atraves de tipo de luz, configuraçoes, equipamentos, modelos, vestuario, adereços, maquiagem... acho q se encaixa na pre-produçao e produçao em si.

Se faz escolhas previas de muitas maneiras, inclusive de configuraçoes da maquina. Chamar isso de ediçao eu nao concordo, mas respeito e entendo seu ponto de vista. Preconceito eh um conceito pre-concebido. Se tenho uma ideia clara e te explico o porquê da minha opiniao, isso se chama conceito. Preconceito eh outra coisa...

Bato 2 fotos com pessoas diferentes. Me arrependo e bato um unica foto com as 2 pessoas. Se a terceira foto nao existisse, mas quisesse ambas as pessoas na mesma foto, teria q apelar para a pós-produçao.

A terceira foto com 2 pessoas faz parte da produçao. Isso nao eh ediçao, como no segundo caso. Fiz a escolha antes da foto ser realizada. Configurar uma camera antes de uma foto ser realizada eh uma escolha q influi no resultado final, mas para mim, nao configura ediçao. Podemos obter o resultado final de uma foto com luz direcionada ao assunto ( com cones num flash, por exemplo ) ou dodge n' burn. Um eh produçao, o outro, pós-produçao, mesmo o resultado final sendo o mesmo.

Mad, realmente o problema é de português. Nos meus comentários acima, (pode ler de novo) eu falo em EDIÇÃO, e não em PÓS-PRODUÇÃO. Editar é escolher as características que quero na minha foto. Quando tiro em RAW, como a própria tradução, ela vem Crua, e a EDIÇÃO vai ter que ser PÓS click.

No caso de JPEG, a EDIÇÃO é pré-Click, com as escolha das configurações  possíveis em cada camera...e APÓS o click, o próprio software da camera aplica os padrões de fábrica dela.

Não sei se fui claro o suficiente antes...mas é por isso que acredito que a EDIÇÃO é inerente à fotografia, dentro, ou fora da camera.

Desculpe ter falado em preconceito, me exaltei!  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2012, 16:14:08
Mad, realmente o problema é de português. Nos meus comentários acima, (pode ler de novo) eu falo em EDIÇÃO, e não em PÓS-PRODUÇÃO. Editar é escolher as características que quero na minha foto. Quando tiro em RAW, como a própria tradução, ela vem Crua, e a EDIÇÃO vai ter que ser PÓS click.

No caso de JPEG, a EDIÇÃO é pré-Click, com as escolha das configurações  possíveis em cada camera...e APÓS o click, o próprio software da camera aplica os padrões de fábrica dela.

Não sei se fui claro o suficiente antes...mas é por isso que acredito que a EDIÇÃO é inerente à fotografia, dentro, ou fora da camera.

Desculpe ter falado em preconceito, me exaltei!  :ok:

Acho q ediçao eh algo inerente a fotografia digital. Nesse ponto, concordamos.  Mas vamos analisar o termo:

"sf (lat editione) 1 Ato ou efeito de editar. 2 Publicação de obra literária, científica ou artística. 3 Conjunto dos exemplares de uma obra, impressos na mesma ocasião."

Isso foi retirado do Michaelis on line. Editar, para mim, significa modificar. Soh posso modificar algo q existe.

Tratar um RAW, como no seu exemplo, eh claro q envolve ediçao. Configurar a maquina para q ela trate o RAW por vc e despeje o .jpg no cartao, acho q nao pode ser chamado de ediçao. A maquina tratou o RAW por vc, mas vc nao editou foto alguma. Sacou? Vc pode ateh dizer q a camera editou o RAW seguindo suas configuraçoes, mas configurar uma camera antes das fotos existirem foge ao conceito de ediçao.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2012, 16:25:16
Acho q ediçao eh algo inerente a fotografia digital. Nesse ponto, concordamos.  Mas vamos analisar o termo:

"sf (lat editione) 1 Ato ou efeito de editar. 2 Publicação de obra literária, científica ou artística. 3 Conjunto dos exemplares de uma obra, impressos na mesma ocasião."

Isso foi retirado do Michaelis on line. Editar, para mim, significa modificar. Soh posso modificar algo q existe.

Tratar um RAW, como no seu exemplo, eh claro q envolve ediçao. Configurar a maquina para q ela trate o RAW por vc e despeje o .jpg no cartao, acho q nao pode ser chamado de ediçao. A maquina tratou o RAW por vc, mas vc nao editou foto alguma. Sacou? Vc pode ateh dizer q a camera editou o RAW seguindo suas configuraçoes, mas configurar uma camera antes das fotos existirem foge ao conceito de ediçao.

Mad, discordo de você. Isso porque, por exemplo, na D7000, vc configura o nível de redução de ruídos que quer, a temperatura, tem o ajuste de claridade e contraste para ficarm melhor (esquecí o nome que está no menu), dentre outros tantos. Fotos sem edição é se vc trasformar o RAW em jpeg sem nenhum ajuste. O resto. No filme, o tipo de químico que usa, o tempo no revelador, o tempo nas retirada dele, da fixação... tudo altera a fotografia. Portanto, também tem pós produção. Exemplo? Vejas as fotos de Ansel Adams que parecem HDR. Tudo isso porque o cara além e ser um baita fotógrafo, era químico, e manipulava os reveladores como ninguém.

Claro, há manipulações de imagem que ultrapassam o normal, como apagra alguma coisa da foto, clarear em um ponto e escurecer em outro, esse tipo de coisa. Aí concordo que muda a imagem captada.  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2012, 16:36:37
Portela, vc estah certo em tudo o q disse e concordo plenamente. Configurar a camera nesses parametros q vc citou, modifica a foto em seu resultado final. Mas chamar isso de ediçao eh um erro de portugues. Entenderam onde quero chegar?

Se editar significa modificar algo, como posso modificar uma foto q ainda nao foi feita?

O lance de Adams, eh diferente pq a foto jah estah no negativo. Manipular os quimicos para se obter um "HDR da epoca" eh claro q eh ediçao. Selecionar ASA 200 num filme ASA 100 e zerar o fotometro, para deixar a futura foto de uma floresta, escura e soturna, nao eh ediçao, EMHO. Nao posso editar uma foto q ainda nao existe.
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 16:37:32 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2012, 16:55:15
Mas ela foi feita.

No instante que você aperta o disparador, a foto foi capturada. Ela esta sem edição do momento em que ela passa do sensor pro processador da câmera. Lá no processador, a câmera vai editar a imagem conforme você programou que ela fizesse.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2012, 17:08:37
Mudar ISO de 250 para 320 antes de bater uma foto, eh ediçao???? Se for, o conceito de ediçao de vcs tah bem amplo ou o meu estah bem restrito...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2012, 17:23:36
O iso não. Mas e as configurações de nitidez, contraste, saturação e matriz do jpg?