Autor Tópico: Sony Nex C3 x Nikon Coolpix P510 x outra sugestao??  (Lida 12103 vezes)

renatogregio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 28 de Junho de 2012, 00:49:06
Olá amigos,

Este é meu primeiro post no forum e preciso deixar claro que não conheço nada de cameras digitais e nem de como tirar fotografias com qualidade. Espero obter aqui a ajuda para escolher e comprar minha máquina e depois aprender a tirar o máximo da qualidade da mesma :)   .


em 2011 fiz uma grande viajem e levei a minha "super camera" Canon SD600. Que até então eu achava fantástica. Foi quando na viajem fiz um novo amigo que tinha uma camera Semi-Profissional e então não queria mais tirar fotos com a minha camera, só com a dele. Fotos como de um monumento a noite ( iluminado ) ou de lugares que eu queria ter o máximo de qualidade, a minha camera não servia.

Este ano irei fazer outra viajem, um mochilao, e como sei que esta não será a última viajem, gostaria de comprar uma camera que me desse qualidade para registrar os momentos e lugares que visitar.

Mas também não quero uma câmera muito grande, que seja difícil de carregar, por isso gostaria de mesclar uma camera compacta com a qualidade de uma semi-profissional. É possivel?

Então nesta busca iniciei olhando algumas cameras.

Sony Nex C3:
Na loja da FAst Shop, peguei na mão e impolguei com a Sony Nex C3, mas desanimei quando vi que ela não tem flash embutido( o que já vem na F3, ainda não disponivel no Brasil ), também não li criticas mito boas a respeito desta camera. 

Nikon Coolpix P510:
Vi esta camera em uma loja online e achei muito interessante o preço pelas funcionalidades oferecidas ( 16.1 MP, zoom optico de 42 x , etc etc etc) mas fiquei com receio se o produto realmente é bom pois esta bem abaixo do preço das cameras similares.


Gostaria então da ajuda de vocês que dominam o assunto, para me dizer qual das duas é melhor ou se têm outra dica para me dar dentro do que estou buscando. Lembrando que o preço é sempre um atrativo.

[ ]s


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2012, 08:28:28
Renato,

Esqueça o termo "semi-profissional". A SD600 é uma "compacta". A P510 é uma "superzoom", ou "bridge".
A Nex-C3 é a que eu menos conheço, mas se não me engano é uma "mirrorless", muito avançada, parece que já da 2ª geração da Sony nessa categoria.

Até onde sei, EMHO, essa mirrorless é, disparado, a melhor (e muito) dentre essas três que você citou.

Aguarde mais opiniões...

 :ok:


xakaboy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2012, 17:08:55
Ola Amigo,
Eu estou no mesmo barco que você, estou pesquisando uma câmera para bater umas fotos legais mesmo sendo um amador.
Como não tenho muita grana para gastar estou pesquisando câmeras de até U$ 450.
E estou gostando muito dessas.

1º Panasonic DMC-FZ150K - Ótimo Reviews e pessoal profissional falando muito bem dela (U$459)
2º Nikon Colpix P510 - Tive contato com a p500 e achei uma ótima câmera.(U$400)
3º Canon SX40 HS - Bons reviews, bom preço só achei o tamanho dela um pouco grande. mais parece ser um ótimo custo benefício (U$350)
4º Sony Cybershot DSC-HX100V - Vi alguns reviews e ela entrou na disputa tb, mais achei a mais fraca e todas.
5º Panasonic Lumix DMC-FZ47. - É uma FZ150K com menos recursos porém uma opção abaixo de U$300.


Queria pedir a ajudar de alguém com mais experiência para dar uma opinião entre essas câmeras ou quem sabe indicar outra no mesmo perfil.





renatogregio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2012, 11:42:07
Olá amigos,
Obrigado pelas respostas.

dei uma analisada nas cameras que citou, neste caso eu li o review das 3 cameras( Panasonic DMC-FZ150K, Nikon Colpix P510 e Canon SX40 HS). Gostei muito das 3. Ainda acho que a camera da Nikon tem algumas vantagens. As outras duas opções que citou eu descartei nas minhas escolhas.

Uma opção que esta me deixando confuso é justamente a funcionalidade de poder trocar as lentes na Sony Nex C3, porém por outro lado, ela não tem flash embutido, o zoom é de apenas 3x e li algumas criticas negativas sobre ela. Para nós que somos "leigos" no assunto, entendo que o flash embutido e a facilidade de configuração para cada tipo de foto é fundamental.

Então ainda nessa linha de camera com lentes intercambiaveis, eu vi a Nikon D3100, que é muito boa pelo que li no review dela, esta muito bem avaliada e o preço esta nesta faixa que estamos conversando.

De certa forma não sei qual a utilidade que teria para mim uma camera com a possibilidade de troca de lentes.

Vi que colocou os preços em dólar, no caso eu prefiro ja fazer cotações em real mesmo, pois prefiro comprar no brasil e ter a certeza de suporte e garantia do fabricante, mesmo que eu nunca precise usar ( assim espero), acho importante ter esta segurança.

Sabado irei em uma loja especializada em cameras, quero levar estas opções, ver as cameras e poder manusear.

No momento estou entre estas 5 opções:
- Canon PowerShot SX40 HS  ( Não sei se tem no brasil )
- Panasonic DMC-FZ150K
- Nikon Colpix P510
- Sony NEX C3
- Nikon D3100

aguardo novas sugestões :)
« Última modificação: 29 de Junho de 2012, 11:45:39 por renatogregio »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2012, 13:00:19
Coloque a canon t3 nessa sua lista ai, é a concorrente canon da nikon 3100, se você quer estudar mesmo fotografia é melhor comprar uma dslr(canon t3 ou nikon d3100) ou uma mirrorless que nem a nex ou, se conseguir achar a olympus e-p3.  Aconselho você a pegar uma mirrorless, muito mais compacta e com a mesma funcionalidade das outras, inclusive superzoom, se sentir falta de mais "zoom", é só comprar uma lente com distancia focal maior depois
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


renatogregio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2012, 13:52:05
Obrigado pelas dicas Adilson, dei uma lida aqui na Canon T3 que indicou e gostei das caracteristicas. O preço também esta na mesma faixa. vou colocar ela na minha lista para ver amanha. Já a Mirrorless da Olympus não achei em lojas online no brasil para ter uma base de comparação.

Sobre o padrão das cameras, qual a diferença entre uma Mirrorless e uma de "lentes intercambiaveis"?? No meu entendimento é a mesma coisa. Estou certo?


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2012, 14:51:27
Obrigado pelas dicas Adilson, dei uma lida aqui na Canon T3 que indicou e gostei das caracteristicas. O preço também esta na mesma faixa. vou colocar ela na minha lista para ver amanha. Já a Mirrorless da Olympus não achei em lojas online no brasil para ter uma base de comparação.

Sobre o padrão das cameras, qual a diferença entre uma Mirrorless e uma de "lentes intercambiaveis"?? No meu entendimento é a mesma coisa. Estou certo?

Sim, as mirrorless também possuem lentes intercambiáveis, a diferença está "basicamente", digo basicamente pq senão aqui uns vão me xingar  :D , no tamanho e numa peça. As DSLR (abreviação de Digital Sigle Lens Reflex) são câmeras que possuem um espelho antes do sensor que redireciona a imagem para um viewfinder ótico, dando assim a oportunidade de você ver exatamente o que vai ser captado no sensor. Esse espelho levanta na hora do click para deixar o caminho livre e o sensor poder realizar seu trabalho de captar a luz. A imagem vista pelo viewfinder é maravilhosa e muito precisa, por isso que os fotógrafos gostam tanto delas. As mirrorless não possuem esse espelho, possibilitando uma maior portabilidade, e como também tem o sensor menor(outra diferença), precisam de lentes menores(menor distância focal) para um mesmo ângulo de visão( o que é leigamente considerado zoom ). Atualmente as mirrorless(nesse caso olympus e-p3 e sony NEX) estão entregando qualidade de imagem igual ou superior às dslr, então para utilização amadora ou necessidade de mais portabilidade são uma ótima pedida pois são muito menores e mais leves que as DSLR, podendo ser acoplado um viewfinder digital na sapata de acessórios, a maioria possui todas as funções manuais que você encontra numa dslr, só que as vezes talvez com um acesso um pouco mais dificultoso, vai daí do tempo, prática, que você tem com a câmera e funções que mais acessa( que na maioria das vezes são por botões personalizáveis).
« Última modificação: 29 de Junho de 2012, 14:51:59 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2012, 16:33:55
compactas, mirrorless, reflex... categorias COMPLETAMENTE diferentes.
Como a maioria das câmeras em jogo são compactas, movi o tópico para a sala mais apropriada.
E se algum usuário notar que o tópico está na sala incorreta, peço que por favor utilizem a função DENUNCIAR AO MODERADOR, que a denúncia chegará aos moderadores, e o primeiro que estiver on, irá fazer a alteração necessária.  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2012, 16:35:37
E aos interessados em compactas, sugiro que dêem uma olhada mais minuciosa nessa sala, pois muitos dos modelos citados já foram discutidos, entre eles, a SX40 (tem um tópico ENORME aqui sobre ela), a FZ150 e a FZ47.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2012, 18:38:35
Acho que fica a critério do nosso amigo Renato denunciar ou não, se ele estiver mais interessando em saber sobra as mirrorless e reflex ele pede que movam o tópico de volta....

Bem dificil mesmo categorizar esse tópico...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


renatogregio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2012, 19:24:18
Obrigado pela ajuda pessoal.

Na verdade estou ficando bem empolgado com esta escolha pela camera certa. sempre gostei de fotografia e já estou pensando ate em fazer um curso de fotografia. Gostaria de entender a diferença entre uma lente 18-105mm e outra 18-55mm. Gostaria de saber o que essa diferença em números representa na prática quando eu tirar minhas fotografias.

[ ]s


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2012, 21:57:55
Gostaria de entender a diferença entre uma lente 18-105mm e outra 18-55mm. Gostaria de saber o que essa diferença em números representa na prática quando eu tirar minhas fotografias.

Os números indicam a variação de proximidade da imagem, a distância focal. Já usou um simulador de lentes?
Aqui você pode selecionar uma câmera, uma lente, uma imagem e brincar com as distâncias conforme a lente usada:

==> http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/

E é claro, cada lente possui suas características próprias de niidez, cores, distorções, aberração cromática, etc... Leia análises e críticas para cada modelo de interesse antes!

 :ok:


renatogregio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2012, 09:09:58
Muito bacana pessoal. fechei a compra da camera, obrigado a todos.
Com as opções em mãos, fiz a escolha pela CANON SX40 HS.

[ ]s


amandaliz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2012, 13:58:51
Boa Tarde a todos.

A principio, quero informar que entendo muito pouco de funções técnicas de uma câmera digital. Então, me considero leiga no assunto.
Quero uma câmera que eu possa levar pra qualquer lugar, para uma viagem, saída com os amigos, que tenha resistência, bateria durável, que me permita explorar o mundo da fotografia , e que acima de tudo, tenha uma boa qualidade de imagem, vídeo e áudio.

Encontrei essas duas câmeras, no valor do preço que eu quero pagar: Sony Nex-C3 e  a Nikon Coolpix P510.
A Sony me chamou atenção pelo seu design, peso , modos de fotografia, as edições que se pode fazer ali mesmo na câmera, e claro, as lentes intercambiáveis.
E a Nikon, me chamou a atenção pelo seu superzoom e não posso negar, a qualidade das imagens da Nikon sempre me atraiu.

Quero saber a ajuda de vocês, sobre qual câmera devo comprar e/ou a diferença entre elas.
Desde já, obrigado.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Agosto de 2012, 14:52:25
Se estão pelo mesmo preço, pegue a Sony NexC3, ela tem sensor APS-C e lentes intercambiáveis, proporcionando recursos e imagens muito superiores aos da Nikon.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/