Autor Tópico: Câmera fotográfic para eventos - até R$7.000,00  (Lida 1025 vezes)

Rodrigo®

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 28 de Junho de 2012, 14:06:05
Boa tarde amigos,
Esse é meu primeiro post aqui no fórum e gostaria de pedir uma indicação.

A câmera será utilizada principalmente em eventos que ocorrerão, na sua grande maioria, em local fechado (auditório). Fotos de pessoas em movimento (gesticulando, falando, entrega de certificados e palestras).

Preciso de uma câmera (de uso profissional ou semi-profissional) de fácil utilização, gostaria que um leigo conseguisse utilizar o básico dela (um recurso de auto foco legal, flash embutido além da possibilidade de instalar um externo e um modo automático que a deixe o mais parecida possível com uma câmera point-and-shot daquelas que se encontra no mercado), porém com opções de recursos avançados também. Alguns funcionários, provavelmente eu e mais um, farão um curso de fotografia rápido (de um mês +/-), além de já gostar (ler) sobre o assunto, porém ela também será usada por pessoas sem treinamento, daí a facilidade de uso sem abrir mão dos recursos.

O valor a ser gasto é de aproximadamente R$7.000,00 (claro, se for possível um equipamento de boa qualidade (boas fotos e boa qualidade de construção 9durável)) por um preço menor seria bom, esse é o valor máximo). Uma ressalva quanto ao custo: Só podemos cotar preços em empresa com CNPJ daqui do Brasil, registradas, etc, etc (acredito que isso deva encarecer um pouco, pois não temos a possibilidade de pegar com algum amigo que esteja viajando, ou preços em sites como o mercado livre.

Pelo que li em Reviews a Canon Rebel pareceu ser uma boa máquina,  minha impressão está certa?(principalmente quanto a facilidade de uso)
Os amigos tem alguma sugestão mais específica? Faltou eu dar alguma informação?

Obrigado pela atenção,
Rodrigo


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2012, 14:34:05
Rodrigo, eh vc q vai utilizar a camera? Pela maneira como pergunta, me parece q vc nao tem familiaridade com o assunto.

Que qualidade se deseja dessas fotos? Um qualidade profissional, com composiçao e iluminaçao corretos, acho q seria mais interessante em contratar um profissional, mesmo q a logo prazo, isso saia mais caro para vc/sua empresa.

Se qualidade nao eh prioridade, aih pode ser uma boa superzoom com sapata para flash externo ( FZ150 ou SX40 ). Elas sao faceis de operar e vc poe um bom flash externo acoplado nelas pq em auditorios, normalmente a luz eh fraca para fotografias. A lente zoom te darah a oportunidade de dar "aquele close" e torcer para o flash segurar a onda.

Um conjunto superzoom + flash externo + difusor te darah resultados q acho q vao te satisfazer, alem de ter modos automaticos mais apurados q uma reflex. Se quiser uma reflex, uma Rebel como a T3 ou T3i + 18-135mm + flash externo tb pode ser uma boa.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Rodrigo®

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2012, 15:14:38
Rodrigo, eh vc q vai utilizar a camera? Pela maneira como pergunta, me parece q vc nao tem familiaridade com o assunto.

Que qualidade se deseja dessas fotos? Um qualidade profissional, com composiçao e iluminaçao corretos, acho q seria mais interessante em contratar um profissional, mesmo q a logo prazo, isso saia mais caro para vc/sua empresa.

Se qualidade nao eh prioridade, aih pode ser uma boa superzoom com sapata para flash externo ( FZ150 ou SX40 ). Elas sao faceis de operar e vc poe um bom flash externo acoplado nelas pq em auditorios, normalmente a luz eh fraca para fotografias. A lente zoom te darah a oportunidade de dar "aquele close" e torcer para o flash segurar a onda.

Um conjunto superzoom + flash externo + difusor te darah resultados q acho q vao te satisfazer, alem de ter modos automaticos mais apurados q uma reflex. Se quiser uma reflex, uma Rebel como a T3 ou T3i + 18-135mm + flash externo tb pode ser uma boa.

Oi Mad, realmente não sou profissional da área e provavelmente serei um dos que irá utilizar a câmera (no meu caso pretendo fazer um curso, porém algumas pessoas que irão utilizar não farão).
O Flash externo é requisito obrigatório para uma qualidade aceitável? Esse não seria o caso do flash apontado para o teto né? (Vi alguns fotógrafos usando esse recurso).
E falando em qualidade, anteriormente utilizávamos uma empresa para a parte de foto. Quando venceu o último contrato decidiram que iriam utilizar pessoal da própria empresa para isso. (inclusive pela quantidade de eventos, alguns não são tão grandes para justificar uma equipe e gostariam que fossem registradas algumas imagens). Provavelmente será o esquema "vamos melhorando conforme for fazendo" rs.
Valeu pelas dicas!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2012, 15:47:09
Rodrigo, algumas considerações. Flash rebatido no teto, só se o teto for baixo. Teto de auditório não rola. Aliás, para ficar profissional, você vai precisar de um assistente com iluminação (que me corrijam os profissionais forum). Uma coisa não combina muito, amadorismo e trabalhos profissionais em auditórios. Essa situação de auditório, é bem complicada devido ao espaço e o pé diretio. Ei um evento que exige muito controle e conhecimento de iluminação. Se o auditório permitir seu acesso perto dos fotografados, ok, flash de sapata ajuda bem, mas se não, complica. Para fotos mais abertas, se a luz não estiver muito boa, vais precisar de iso alto e lente clara. Daí a T3 com lente com pouca abertura vai te deixar na mão.

Isso são só algumas colocações. O pessoal mais experiente e os profissionais pode te dar maior precisão nas informações. Mas a experiência da equipe e o investimento previsto não casam com o trabalho descrito. Repito, se for para ser profissional.  :ponder:


xianming

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2012, 10:54:40
mesmo q a logo prazo, isso saia mais caro para vc/sua empresa.