Autor Tópico: lENTES NIKON ANTIGAS  (Lida 2956 vezes)

marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.870
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Online: 28 de Junho de 2012, 14:20:33
Estou querendo voltar a fotografar, o que fiz de forma muito básica a alguns anos atrás, apesar de na época ter um equipamento razoavel, Nikon F , 1 lente 50 mm 1.4 e uma zoom 80-200 mm 4.5 . No entanto o custo para fotografar com filme e revelações era um fator limitante.  A era digital minimiza estes custos, e por isso estou pensando em adquirir um novo equipamento.
Uma informação que me ajudaria nesta decisão é saber se essas lentes atigas se adaptam as novas DSLR ou se adaptam mas tem limitações.
Obrigado
Marcelo
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2012, 14:43:47
Para usa-las plenamente nas Nikon atuais, seria interessante vc pegar uma camera q faz fotometria nesse tipo de lente mecanica. Aqui vai uma lista. Aih eh soh comprar o q teu bolso permite:

D200,D300,D300s,D7000 e todas as fullframes digitais Nikon.

Vale lembrar q todas as DX vao deixar a imagem um pouco ampliada e com menor angulo de visao q a sua antiga Nikon F. Isso eh devido ao sensor DX das 4 primeiras cameras q eu descrevi acima. Nao estranhe esse efeito, ok?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2012, 00:31:53
Estou querendo voltar a fotografar, o que fiz de forma muito básica a alguns anos atrás, apesar de na época ter um equipamento razoavel, Nikon F , 1 lente 50 mm 1.4 e uma zoom 80-200 mm 4.5 . No entanto o custo para fotografar com filme e revelações era um fator limitante.  A era digital minimiza estes custos, e por isso estou pensando em adquirir um novo equipamento.
Uma informação que me ajudaria nesta decisão é saber se essas lentes atigas se adaptam as novas DSLR ou se adaptam mas tem limitações.
Obrigado
Marcelo
Verifique se as lentes não são muito antigas, para que a baioneta não danifique sua camera. Algumas baionetas Nikon tem que ser adaptadas para cameras modernas. Se eu não me engano as lentes PRE AI da época da Nikon F. Lentes fabricadas após 1977, se não me engano, você pode utilizar conforme o post do Mad666


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2012, 00:54:41
O mount F eh de 1969. Essa dica aih eu nem sabia, mas tem na wikipedia:

" For example, many electronic camera bodies cannot meter without a CPU enabled lens, the aperture of G designated lenses cannot be controlled without an electronic camera body, and non-AI lenses (manufactured prior to 1977) can cause mechanical damage to later model bodies unless they are modified to meet the AI specification. Many manual focus lenses can be converted to allow metering with consumer Nikon bodies by adding a Dandelion chip to the lens."

Vivendo e aprendendo...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2012, 08:53:47
Estou querendo voltar a fotografar, o que fiz de forma muito básica a alguns anos atrás, apesar de na época ter um equipamento razoavel, Nikon F , 1 lente 50 mm 1.4 e uma zoom 80-200 mm 4.5 . No entanto o custo para fotografar com filme e revelações era um fator limitante.  A era digital minimiza estes custos, e por isso estou pensando em adquirir um novo equipamento.
Uma informação que me ajudaria nesta decisão é saber se essas lentes atigas se adaptam as novas DSLR ou se adaptam mas tem limitações.
Obrigado
Marcelo

Marcelo, depende do modelo do corpo digital que tens.
D7000 fotometra e aceita lentes mais antigas. Se não me engano, lentes a partir da série E, a partir de 1973 ou 74 (me disseram uma vez). Tenho uma 50mm série é de 1977 que funciona perfeitamente. Só sinto falta de foco bipartido para facilitar, afinal, estou meio cegueta.
A D90 não fotometra mas aceita. As demais DX da Nikon não aceitam.

No site da Nikon você tem a lista de lentes e o que funciona em cada série na descrição técnica das câmeras.
Segue link para a D7000, mas tem em todos os modelos.
http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Digital-SLR-Cameras/25468/D7000.html#tab-ProductDetail-ProductTabs-TechSpecs


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.870
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2012, 20:34:33
Obrigado a todos pelas dicas. Vou verificar o ano de fabricação e a compatibilidade no site da Nikon.
Marcelo
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2012, 08:55:13
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr