Autor Tópico: Dúvidas na abertura da minha Zenit E  (Lida 2767 vezes)

cacaut

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 24 de Junho de 2012, 20:20:46
Olá pessoal! :)

Minha Zenit E chegou da Ucrânia na quinta-feira e resolvi começar a brincar com ela ontem! Tá tudo certinho, fotômetro funcionando e tal. O problema é: fiquei confusa na hora da abertura do diafragma! A lente dela é a HELIOS-44-2.

O certo, pelo que sei, é em 16 estar com a 'cortininha' bem fechada, entrando pouca luz. E quando estiver em 2, não ter nada 'bloqueando' a entrada de luz.

Mas parece que a ordem está trocada nas minhas lentes! Vejam nas fotos. (Desculpem-me pela baixa qualidade, pois tirei com o celular)

Abertura em 2
http://i10.photobucket.com/albums/a139/Cacaut/2012-06-24200822.jpg

Abertura em 2,8
http://i10.photobucket.com/albums/a139/Cacaut/2012-06-24200952.jpg

Abertura em 5,6
http://i10.photobucket.com/albums/a139/Cacaut/2012-06-24200907.jpg

Abertura em 16
http://i10.photobucket.com/albums/a139/Cacaut/2012-06-24200849.jpg

Alguém poderia me explicar o porquê de estar assim? Está certo mesmo?
« Última modificação: 24 de Junho de 2012, 20:23:27 por cacaut »


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2012, 21:34:47
O porquê eu não sei , mas certo não está.  :shock:
Parece estar com o diafragma invertido pelo que vc mostrou.  :ponder:

abraços,
Herik


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2012, 09:41:09
É...

Acho que sua Zenit veio foi da China :hysterical:

Tá com o anel de abertura invertido.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2012, 16:54:20
Na minha opnião, montaram o anel da lente "ao contrário"....
Só levando pra alguém que revisa lentes para saber certo o que se passa!

Abraços,

Michel


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2012, 14:24:21
 :ponder: Pensando bem, pode ser até interessante eles estarem invertidos... Sempre achei estranho a abertura F2 ser a maior, por exemplo, e a F16 ser menor, rs. É  mais intuitivo.
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2012, 14:58:53
:ponder: Pensando bem, pode ser até interessante eles estarem invertidos... Sempre achei estranho a abertura F2 ser a maior, por exemplo, e a F16 ser menor, rs. É  mais intuitivo.

Isso acontece pois na verdade o correto é F1/2 até F1/16 entendeu... é lógica inversa.... quanto maior o divisor menor o resultado, é que o pessoal foi abreviando até falar f1.4, f1.8, f2, f8 até f32... Cada vez que voce da um f-stop a mais no obturador entrará metade da quantidade de luz que o f-stop anterior... quanto menor o numero maior a abertura tem lentes ditas "premier" que tem aberturas de 1.2 com distancia focal 50mm isso é uma lente muito clara, ou rapida como o pessoal costuma dizer...

Por exemplo... digamos que em F1/2 entre 50 blocos de luz, em F1/2.8 entrará 25 blocos, e assim vai.... lembrando que isso é só um exemplo, e sempre que "fechar" o obturador devera aumentar em um f-stop o tempo, ou seja se o ideal para f1/2 fosse 1/500 em f1/2.8 deverá ser 1/250 para compensar... Isso é desejavel alterar de acordo com o que deseja, se quer efeito bokeh ou se quer maior profundidade de campo... e ainda tem a questão da luz ambiente e ainda qual filme está usando...

Posso ter falado algo errado e os experientes podem me corrigir mas é mais ou menos por esse caminho...  :ok:
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


cacaut

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2012, 15:08:49
é... o jeito é levar para algum tecnico :(
Se alguem souber de alguém no rio de janeiro, seria de boa ajuda! ;)

Obrigada a todos pela ajuda! Poupei um filme do fracasso hehe
Maria Clara


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2012, 01:13:15
Obrigada a todos pela ajuda! Poupei um filme do fracasso hehe
Maria Clara

Dá pra usar a câmera tranquilamente.
Basta usar lembrar das aberturas correspondentes.
Por exemplo, quando estiver em f2, na realidade será f16... e por ai vai.

O resultado será o mesmo. Não prejudicará o filme...


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2012, 07:27:42
Dá pra usar a câmera tranquilamente.
Basta usar lembrar das aberturas correspondentes.
Por exemplo, quando estiver em f2, na realidade será f16... e por ai vai.

O resultado será o mesmo. Não prejudicará o filme...

Guga,

O seu raciocínio não está errado, mas ele não é nada prático. Imagine o que acontece quando dirigimos um carro. Viramos o volante no sentido horário e o carro vai para a direita, viramos no sentido anti-horário e o carro vai para a esquerda.

Não sei se a expressão cabe nesse contexto, ou se ela estaria correta aqui, mas vou chamar isso de REFLEXO CONDICIONADO, isto é, nós não "pensamos" para fazer essa manobra no trânsito a 40, 60 ou 80 KM/h.

Uma câmera fotográfica precisa ser a extensão dos olhos e do cérebro do fotógrafo. Quanto menos ela interferir na intenção, no objetivo, na imagem já formada na mente, tanto melhor. Logo, ter uma câmera cujo anel do diafragma funcione ao contrário do que deveria ser, xiiiiiii.... sei não, hein! Uma pequena – aqui, na verdade, bem grande – distração como essa pode comprometer seriamente o resultado.

Se fosse eu: MANDARIA CORRIGIR ISSO ANTES DE USAR A DANADA. Mas é só uma opinião, e, como tal, não vale nada.
-22.352971,-48.775582


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2012, 11:12:11
Guga,

O seu raciocínio não está errado, mas ele não é nada prático. Imagine o que acontece quando dirigimos um carro. Viramos o volante no sentido horário e o carro vai para a direita, viramos no sentido anti-horário e o carro vai para a esquerda.

Não sei se a expressão cabe nesse contexto, ou se ela estaria correta aqui, mas vou chamar isso de REFLEXO CONDICIONADO, isto é, nós não "pensamos" para fazer essa manobra no trânsito a 40, 60 ou 80 KM/h.

Uma câmera fotográfica precisa ser a extensão dos olhos e do cérebro do fotógrafo. Quanto menos ela interferir na intenção, no objetivo, na imagem já formada na mente, tanto melhor. Logo, ter uma câmera cujo anel do diafragma funcione ao contrário do que deveria ser, xiiiiiii.... sei não, hein! Uma pequena – aqui, na verdade, bem grande – distração como essa pode comprometer seriamente o resultado.

Se fosse eu: MANDARIA CORRIGIR ISSO ANTES DE USAR A DANADA. Mas é só uma opinião, e, como tal, não vale nada.

Realmente iria ter um trabalho redobrado.

Mas se tivesse com muita curiosidade para ver as fotos que a câmera faz, acho que valeria a pena  :D
Teria que tirar as fotos com bem muita calma, e pensando muuuito antes de fazer o clique...
Ou seja, tinha que ter uma curiosidade muuuuito grande, para valer o esforço :assobi:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2012, 11:38:46
Sou a favor de levar pra arrumar também.

Aí já fica certo e não tem erro (se tiver erro de fotometria, não vai poder culpar a lente :hysterical:).

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM