Autor Tópico: Receio de comprar uma SLR e não saber usar  (Lida 1987 vezes)

renatogregio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 30 de Junho de 2012, 08:36:46
Bom dia pessoal,

a algum tempo venho pensando e pesquisando qual camera comprar. Comecei pelas compactas, fui pegando gosto pela pesquisa, avancei para as Mirrorless e agora já estou nas SLR. De certa forma estou bem empolgado com a compra de uma Nikon D3100, que é uma boa SLR de partida para quem é leigo como eu e ainda vai aprender.

A questão é que pelo que percebi, a configuração para uma determinada foto é quase toda manual, não temos um modo automático como em cameras menores. E é justamente neste ponto que pega. Estou com receio de comprar(gastar uma boa grana) uma boa camera para um fotografo que só sabe usar compactas em modo automatico. Ou seja, medo de com uma "super camera" só tirar fotos ruins e desanimar, fazendo um investimento em um equipamento que em pouco tempo eu deixe de lado por desanimo.

Alguém ja teve este receio antes de comprar sua SLR? Podem me dar algumas dicas ?



Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2012, 10:01:40
Renato, seu receio é compreensível e elogiável, pois muitas pessoas compram equipamentos que não serão adequadamente usados por não os conhecerem bem. Uma câmera de entrada, como a 3100, é uma ótima escolha para você. Apenas para tranquilizá-lo, as DSLR também possuem modo automático, mas normalmente ele é pouco usado pelos fotógrafos mais avançados, que preferem ter um controle maior sobre o equipamento. Abç.


ElcioConceicao

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2012, 18:47:09
Olá Renato, eu parti direto para uma compacta superzoom, no caso uma canon SX 20, fui lendo nos fóruns, videos na internet, livos básicos que ensinam os controles manuais e treinando nesta maquininha até começar a perceber o limite dela para o que eu queria realizar, a escolha dela foi determinada pela possibilidade de utilizar um flash externo, o que só consegui após comprar a SLR.
Uma opção interessante é comprar uma SLR de uma geração anterior usada (acho que existem T2i com preços ótimos ... e já adianto que não tenho uma pra vender  :assobi: :assobi:), com uma lente do kit ou uma lente mais clara mas não fixa, se possível já investir num flash médio, minha lógica é a seguinte: o corpo da cam vc vai usar pra aprender e clicar sem dó, cometer erros e causar pequenos estragos (ou aprender como evitá-los mas, não sem palpitações  :D :D :D) enfim, as lentes e o flash já podem ser aproveitados em um corpo novo. Assim o investimento fica particionado e você não se 'congela' com um equipamento por muito tempo.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2012, 19:29:58
Se quiser aprender fotografia, compre uma DSRL, mesmo q usada. Existem aspectos na linguagem das cameras q superzoom q lentificam q atrasam seu aprendizado.

Entre uma FZ47 de 800,00 e uma Canon XT + 18-55mm do mesmo valor, fico com a segunda opçao, mesmo sendo um equipamento mais limitado em termos de lente. Quem começa por superzoom q e se dedica, em poucos meses quer trocar a camera. Isso eh fato!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


ElcioConceicao

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2012, 19:52:41
Quem começa por superzoom q e se dedica, em poucos meses quer trocar a camera. Isso eh fato!

Exato mad666, fiquei quatro meses "treinando" com a SX e já investi na minha DSLR, consegui manter a pequena como máquina de apoio, que carrego pra cima e pra baixo, mas na hora de usar... sempre me pergunto como conseguia tirar fotos com ela tudo parece mmmmuuuuiiito lento *rs


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2012, 20:56:19
Ateh a minha Olympus XZ-1 ( compacta premium ) eh lenta proximo da minha D90. :(

Se puder pagar pela D5100, eu recomendo: LCD articulavel, ISO "quebrado" ( nao tem soh os multiplos de 200 ), videos em fullHD@30fps, qualidade e resoluçao do LCD bem superior a D3100, HDR na propria camera, bracketing, seletive colours ( isso usei algumas vezes e adorei! )... Por apenas R$ 400,00 a mais, acho q vale a pena!

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2012, 21:03:05
Esquente a cabeça não. É o que mais tem por aí, gente que compra equipamentos caros e não sabem usar. Se tem tempo, disposição e curiosidade, compre uma. Senão compre uma boa compacta e seja feliz!
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, 22:35:11 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2012, 22:15:49
Esquente a cabeça não. É o que mais tem por aí, gente que compra equipamentos caros e não sabem usar. Se têm tempo, disposição e curiosidade, compre uma. Senão compre uma boa compacta e seja feliz!
x2


renatogregio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2012, 09:07:38
Obrigado pelas respostas e apoio pessoal.
Ontem fui na galeria da paulista e acabei comprando uma Canon SX40 HS. Não é uma SLR, mas pesei duas coisas coisas:

- Receio - Vou viajar em Setembro em um mochilão pela europa, 2 meses e meio acho que é pouco tempo para aprender a tirar o melhor desta camera, e a minha falta de conhecimento e inexperiencia podem acabar comprometendo os registros da viajem.

- Preço - Paguei R$850 na camera.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2012, 11:30:46
Beleza, ué... comprou uma camera bacana, não tem problema, se não tem segurança, é melhor ficar na compacta e fazer fotos legais que fazer cagada com DSLR, rsrsr, rellaxa, e boa viagem!
« Última modificação: 02 de Julho de 2012, 11:31:44 por Mike Castro »