Autor Tópico: Lente Macro de baixo custo  (Lida 6665 vezes)

fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Junho de 2012, 14:21:04
Senhores,
Gostaria de brincar um pouco com fotografia macro mas como não tenho grana sobrando, vou começar por uma de custo mais baixo. Pensei em comprar uma EF 50mm f/2.5 Compact Macro, mas em meus estudos aqui no forum, li o seguinte comentário:

"EF 50mm f/2.5 Compact Macro (U$299,99) - legal para macros. Mas é besteira comprar essa e a 1.8. Melhor a 1.8 + tubo de extensão"

Então.... eu tenho como ter a mesma qualidade de uma EF 50mm f/2.5 Compact Macro em uma lente 1.8 com tubo de extensão ?


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2012, 08:34:44
Gostaria de ajudar, mas nao sei nada sobre Canon... :(
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2012, 09:12:18
Definitivamente não! Quando se usa um tubo de extensão vc tem um foco mais difícil e, de maneira geral, as objetivas que são usadas com tal finalidade são mais escuras que as verdadeiras macros, embora vc pretenda usar uma 50mm f/1.8.


victorminarini

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2012, 17:32:01
Use uma lente invertida (com tubo ou sem), terá melhores resultados, porém, com foco manual.
Não há equipamento mais poderoso que sua criatividade.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2012, 23:22:23
Em função do custo muito baixo, eu ja estou encomendando um tubo extensor, sem auto foco. Se eu gostar dos resultados compro um com auto foco. Sobre de R$ 20 para R$ 100.


Sei do inconveniente da baixa luz (escurece ao menos 1 ponto), mas acho que vale arriscar. Pelo aprendizado.




O link abaixo nao é indicação. é apenas uma referencia para ilustrar.

http://www.ebay.com/itm/AF-Auto-Focus-Macro-Extension-Tube-For-NIKON-AF-AF-S-DX-FX-/220985546721?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3373c3d7e1#ht_624wt_941

sds
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2012, 00:12:26
Ok

Uma outra dúvida
daria certo colocar na frente de uma 18-55mm, uma lente 50mm f/1.8 invertida?
imitando a imagem do link abaixo:

http://www.flickr.com/photos/vangorkumphotography/5632806575/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2012, 11:16:05
Macro é uma das coisas que mais tem opções para fazer, sendo que normalmente a qualidade e o grau de dificuldade são inversamente proporcionais ao preço.

- Filtros Close-Up: Só para brincadeira mesmo. Estes filtros tem apenas um "vidro" e são incapazes de corrigir a forte distorção e aberração cromática gerada nas bordas. Pelo custo extremamente baixo no ebay e sites similares, vale como brincadeira.

- Lentes acopláveis (Raynox DCR-250): São semelhante aos filtros, mas são compostas por mais de um "vidro". A Raynox citada tem três elementos em dois grupos. A função destes elementos é corrigir as distorções e aberrações cromáticas. Tem um bom desempenho pelo preço (em torno de 60 dólares), dando um resultado semelhante àquele conseguido com uma lente invertida. Funciona melhor em teles, mas necessita de um pouco de prática até conseguir bons resultados.

- Lente invertida: Depois do close-up, é a solução mais simples que existe. Pode-se utilizar a lente invertida diretamente na câmera, através de um anel inversor, ou usar uma lente invertida na frente de outra. Eu particularmente não gosto, acho que o conjunto fica desbalanceado e o elemento traseiro da lente demasiadamente exposto.

- Tubos extensores simples: Não degradam a imagem e perdem pouca luz. Normalmente fornecem boa magnificação, mas o foco é bem complicado. Quando utilizado com lentes eletrônicas, deve-se utilizar alguns macetes (que funcionam na Canon, não sei nos outros mounts) para fechar o diafragma da lente e assim obter uma profundidade de campo maior. Uma alternativa é utilizar lentes antigas e adaptadores com o controle de diafragma no corpo. Eu uso esta opção com lentes M42 com adaptadores para Canon EOS. Os tubos extensores conseguem maior magnificação com lentes mais angulares, embora a distância de foco também seja menor.

- Tubos extensores com contatos: A única diferença é que os contatos permitem o controle do diafragma e assim consegue-se usar lentes eletrônicas comuns. O autofoco também é preservado, mas normalmente não se usa autofoco com macro de grande magnificação.

- Lentes macro: Lentes fabricadas para ter como principal função a fotografia macro, embora possam ser utilizadas para outros fins. Estas lentes normalmente tem ótima resolução de borda a borda, tem um especial cuidado na formulação óptica para deixar o plano focal realmente o mais plano possível e tem sistemas de foco bem apurados, o que muitas vezes faz com que foquem de forma mais lenta que suas irmãs não macro.

- Lentes MP-E (Canon): Essas são as específicas para macro, lentes de foco manual que conseguem magnificações da ordem de 5:1.

E sempre lembrando que para fotografia macro, um flash é quase imprescindível em função das pequenas aberturas utilizadas para se conseguir um DOF mais fundo. Um cord TTL para utilização do flash fora da sapata (para câmeras que não comandam o flash remotamente) é bastante recomendável.

Algumas macros:

Lente Mecânica M42 (Helios 44-M 58mm f/2.0) com tubo de extensão simples

Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr

Lente Mecânica M42 (Takumar 50mm f/1.4) com tubo de extensão simples

Chovendo, de novo por Alexandre.Schuster, no Flickr

Lente eletrônica (EF-S 55-250mm IS) com lente acoplável

Macro - Abelha por Alexandre.Schuster, no Flickr

Lente eletrônica (EF-S 18-55mm IS) com lente acoplável

Macro - Flor de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr

Lente mecânica (Takumar 135mm f/2.5) com lente acoplável


A maior magnificação que consegui, da ordem de 2.3:1 Lente mecânica (Takumar 135mm f/2.5) com tubo de extensão e lente acoplavel

Macro - Flor de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr

Mais algumas

Hibiscus - Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr


Sementes de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr


Borboleta - Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr

Abçs !!


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2012, 21:51:42
AlexandreS, parabéns pelo texto (foi uma aula) e pelas fotos. Adorei.

 :clap: :clap: :clap:

Sds
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2012, 10:18:54
Digo o mesmo
Eu estava precisando desta aula  :ok:
Obrigado!


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2012, 10:45:01
Uma última pergunta, por favor.
Estou tentado escolher entre

uma antiga Tokina AT-X 100mm f/2.8 com 1:2 (não é a versão PRO) R$ 900 usada (sem nenhum defeito)

ou uma canon 50mm 1:2.5 R$ 1100,00 nova

Sei que não é 1:1, mas é o que posso investir



jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2012, 17:11:06
Uma última pergunta, por favor.
Estou tentado escolher entre

uma antiga Tokina AT-X 100mm f/2.8 com 1:2 (não é a versão PRO) R$ 900 usada (sem nenhum defeito)

ou uma canon 50mm 1:2.5 R$ 1100,00 nova

Sei que não é 1:1, mas é o que posso investir

Eu compraria a 50mm f/2.5 macro e tubo de extensão. Ou então uma Pentax M42 Macro. Esta última mais barata, mas um pouco mais difícil de usar.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2012, 17:25:48
Eu tive um canon 50mm 2.5 macro (minha esposa a quebrou....  :aua: ) e digo que é a lente que mais gostei de ter até hoje. tenho um 100mm macro 2.8L, e assim que possível pego uma dessas 50mm de novo! Ótima lente! Imagem Impecável (embora nao seja 1:1)

A maioria das fotos desse album foram feitas com uma 50mm 2.5... Veja se gosta:

http://www.flickr.com/photos/varal_sp/sets/72157625202071285/

Abraço!
M. Rezende



fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2012, 11:02:23
Senhores, muito obrigado pelas respostas.

A canon 50mm 2.5 macro, que iria comprar, não tem para pronta entrega.

Tentei então postar um "Compro canon 50mm 2.5 macro" em Classificados, mas não tenho permissão ainda (sou novo no forum).

Então alguém pode me indicar algum site nacional confiável de venda ou alguém que esteja vendendo usada?

*Já procurei aqui no fórum, mas sem sucesso

Abraços!


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2012, 21:18:36
Fiz a compra :D
Tomei coragem e peguei uma 60mm. Agora é esperar chegar.

Obrigado a todos pela paciência e pelas dicas.
Podem fechar o tópico

Abraços


ninjasandro

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #14 Online: 02 de Julho de 2012, 18:25:44
Valeu pelas dicas.