Autor Tópico: Canon t2i x t3i x Nikon D5100 e lentes básicas?  (Lida 5456 vezes)

Amandaoliveeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 02 de Julho de 2012, 10:48:44
Pretendo me profissionalizar no ramo da fotografia, e ano que vem começo uma faculdade de fotografia. Aí que veio a dúvida, que câmera comprar? Andei pesquisando bastante e me decidi por pegar um corpo mais barato, e comprar algumas lentes básicas, pra depois investir em um corpo melhor. Fiquei entre t2i, t3i, e D5100. Qual seria melhor pra iniciar na fotografia?
E quais lentes comprar, pelo que vi uma 50mm e uma 75-300mm são boas pra começar, ou vocês teriam outras sugestões?


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2012, 12:06:14
Amanda,

Olha, em sua linha de pensamento, EMHO, eu começaria com um corpo de entrada, como T3 ou D3100, já que pretende substituí-lo depois.
Duas coisas são mais importantes nessa sua ideia: a marca e, é claro, as lentes.
Marca porque as lentes da Canon são um pouco mais acessíveis.
Sobre as lentes, aqui a coisa muda. Se optar pela Nikon, não compre lentes agora, fique só com a do kit (18-55mm) para aprendizado.
Isso porque as lentes Nikon para as câmeras de entrada precisam possuir motor de foco embutido, e por isso são caras. Mais tarde, quando pegar um corpo melhor, ele terá motor na câmera, e a grana investida nessas lentes vai por água abaixo.
Já na Canon, todas as lentes possuem motor de foco, e serão aproveitadas.
Então minha sugestão é:

a) Compre um kit D3100+18-55mm e começe o curso. Quanto puder, compre uma D7000 ou superior e aí sim invista nas lentes mais baratas (que não precisam de motor de foco embutido);

... ou ...

b) Compre uma T3 (se conseguir só o corpo, melhor) e invista já nas lentes. Quando puder, troque só o corpo.

Quanto aos tipos de lente, depende muito do que mais vai fotografar (o uso empregado). Se for pegar uma câmera full-frame no futuro, cuidado com as lentes que vai comprar agora, por causa do fator de corte. Diga suas intenções de uso que o pessoal aqui lhe ajuda.


 :ok:
« Última modificação: 02 de Julho de 2012, 12:11:12 por fs_isa »


Amandaoliveeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2012, 14:03:24
Amanda,

Olha, em sua linha de pensamento, EMHO, eu começaria com um corpo de entrada, como T3 ou D3100, já que pretende substituí-lo depois.
Duas coisas são mais importantes nessa sua ideia: a marca e, é claro, as lentes.
Marca porque as lentes da Canon são um pouco mais acessíveis.
Sobre as lentes, aqui a coisa muda. Se optar pela Nikon, não compre lentes agora, fique só com a do kit (18-55mm) para aprendizado.
Isso porque as lentes Nikon para as câmeras de entrada precisam possuir motor de foco embutido, e por isso são caras. Mais tarde, quando pegar um corpo melhor, ele terá motor na câmera, e a grana investida nessas lentes vai por água abaixo.
Já na Canon, todas as lentes possuem motor de foco, e serão aproveitadas.
Então minha sugestão é:

a) Compre um kit D3100+18-55mm e começe o curso. Quanto puder, compre uma D7000 ou superior e aí sim invista nas lentes mais baratas (que não precisam de motor de foco embutido);

... ou ...

b) Compre uma T3 (se conseguir só o corpo, melhor) e invista já nas lentes. Quando puder, troque só o corpo.

Quanto aos tipos de lente, depende muito do que mais vai fotografar (o uso empregado). Se for pegar uma câmera full-frame no futuro, cuidado com as lentes que vai comprar agora, por causa do fator de corte. Diga suas intenções de uso que o pessoal aqui lhe ajuda.


 :ok:
Quase certeza que vou pegar uma canon mesmo. Ainda não sei exatamente o que vou fotografar, o mais provável é esportes ou eventos, mas como disse ainda não tenho certeza de nada.
Muito obrigada pela resposta, realmente me ajudou!


rmlosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2012, 09:49:12
Já na Canon, todas as lentes possuem motor de foco, e serão aproveitadas.


mariossmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2012, 04:48:22
Aproveitando o tópico, gostaria de saber por que todo mundo diz que a lente do kit da canon (18-55mm) é uma merda. Pelas características dela não me parece, tampouco pelas fotos...

Claro que existem lentes muito melhores, mas do jeito que alguns falam parece até uma heresia você fotografar com uma lente dessas...


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2012, 10:14:46
MAriossmoura, a 18-55 do kit está longe de ser uma merda, mas ao se comparar com as outras superiores a diferença é gritante, principalmente nos quesitos abertura, distorção, nitidez e aberração cromática.... mas pra quem ta começando e não sabe nem o que é isso direito é uma ótima lente!  :ok:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2012, 11:15:29
O único ponto fraco da 18-55mm IS (respeitada sua categoria, claro) é sua construção, bem fŕagil. A óptica é muito boa principalmente até os 35mm, onde chega a ser mais nítida, mesmo em abertura total, que lentes bem mais caras. Perto dos 55mm ela fica mais soft, mas mesmo assim continua boa. O foco não é USM mas é relativamente rápido. E é escura como todas as zoom de custo mais baixo.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2012, 11:19:22
Amanda, não tem muito pra onde correr, é Canon ou Nikon. Como você pretende investir no futuro, sugiro Canon, as lente L realmente fazem a diferença para a Canon.

Se fosse ficar apenas com lentes básicas, aí a Nikon teria uma ligeira vantagem, mas na minha opinião, a grande maioria não concorda com isso.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2012, 13:12:33
Aproveitando o tópico, gostaria de saber por que todo mundo diz que a lente do kit da canon (18-55mm) é uma merda. Pelas características dela não me parece, tampouco pelas fotos...

Claro que existem lentes muito melhores, mas do jeito que alguns falam parece até uma heresia você fotografar com uma lente dessas...

Apenas vontade de malhar.....Só isso.

É uma lente muito boa quase de graça.

Têm dois problemas clássicos:
-Cabo flat, que pode ou não romper, e custa barato para arrumar e nunca mais dá problema.
-E é escura. Esse problema não tem jeito. É por isso que é o patinho feio.

Obviamente, vão ter bem melhores.


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2012, 13:35:09
é o que escreveram, vc for se profissionalizar... só tem canon e nikon
A nikon compensa se vc for usar lentes nikon. Senao vc vai pra canon e usa lentes canon
explico.
As lentes tem que ser precisas para nao dar distorcao, aberraçoes cromaticas entre outros. Para fotos de casamento..tanto faz...porque vc nao força a lente no limite (se vc for profissional de eventos...qq lente canon e nikon sera excelente. Sigma, Tamrom, Pentax todas atenderao)

O que significa usar no limite:
situaçoes de sombra que nao podem ser alteradas, movimentos noturnos, etc..
ex: Se sua profissionalizaçao for fotografar esportes e animais selvagens este ponto é legal:
- as teleobjetivas da Nikon são famosas por terem corrigido um problema de aberraçao cromatica que acontece acima de 300mm. Mas foi nos anos 70 e hoje outras tb tem (o que fez a marca ser apreciada por fotografos no mundo todo durante o vietnã)
- se for fotos noturnas de prédios e paisagens (qu nao dá pra por flash) a F 1:1.4 de 24mm é excelente
- com fotos submarinas a nikon saiu do mercado mas era famosa por ter fabricado as cameras de Jacques Cousteau nos anos 60 e por ter lentes específicas para usar embaixo dagua (que nao serverm fora dagua devido a refração ser outra). como eles saíram do mercado..nenhuma delas é muito indicada em especial...as maquinas sao vendidas bem caro no ebay até hoje
- A Nikon fez as cameras da NASA por anos (nao sei se ainda faz) e a Nikon F5 de filme do passado foi enviada ao espaço várias vezes e é a mesma da loja apenas mudando lubrificantes.
- a Canon faz cameras para astronomia
- A Nikon tem cameras para microscópios...

enfim o universo é muito grande quando se fala do mercado profissional...

mas para qualquer lugar que vc for...estas duas marcas Nikon  Canon conseguirao te acompanhar...
« Última modificação: 10 de Julho de 2012, 13:36:24 por LeicaÜberAlles »