Autor Tópico: Flash T20  (Lida 988 vezes)

Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 06 de Julho de 2012, 13:26:51
Fui tirar fotos do show de uns amigos esses dias com uma OM-10 e o flash T20, e por estupidez minha aparentemente super-expus todo o rolo, simplismente um kodak ectar100... :aua:
Acontece que eu tive lendo o manual depois e vi que a velocidade altomatica da camera com o flash é de 1/60, isso até usando o modo 'manual', e aberturas f4 e f8 (dependendo da proximidade)...
 Me ficou a duvida, como eu vou usar o flash para fotos com"ação", não vão vicar todas tremidas?! qual o uso do flash então, se a velocidade tem que ficar tão baixa quanto ficaria em uma abertura maior sem o tal do flash?!!  :aua: :aua:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2012, 13:48:40
Acho que, pra usar flash, com essa velocidade, tem que ser aberturas menores, tipo f/11, f/16.

Se a única luz no ambiente for a do flash, as fotos não ficarão tremidas, pq vai registrar só a luz do disparo.

Abcs

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2012, 17:46:39
Eu fiz umas fotos com minha yashica na terça feira usando um fuji superia 400 e o flash cs201 yashica, a camera tem um seletor para uso com flash, mas como a minha tem obturador do tipo de laminas copal e não de cortina permite usar o flash em qualquer velocidade, eu li isso em foruns gringos... e tirei as fotos usando o modo auto da maquina... teoricamente ela iria fotometrar para uma longa exposição, porém no momento que o obturador abre o flash dispara, sendo assim bastaria somente regular a abertura na medida correta para que a exposição seja correta, dependendo da distancia do assunto claro, vamos ver a "cagada" que eu fiz, e eu deixei o flash no auto também, porém eu coloquei ele entre o iso 400 e o 800, deixando a luz dele um pouco mais fraca... vamos ver o resultado ainda não acabei com o rolo, eita rolinho que ta durando esse... kkk!!! Além do resultado com o flash quero ver o resultado da camera em sí, muito ancioso pelos muitos comentarios que ouço de rangefinders e em exclusivo da electro da yashica com as lentes 50 1.7.....
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7