Autor Tópico: Indicação de máquinas  (Lida 2123 vezes)

GabrielaFP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 03 de Julho de 2012, 15:41:02
Olá pessoal, muito bom achar esse fórum..
Me desculpem criar um novo tópico para um assunto que já deve existir milhões, mas não consigo encontrar algo que realmente responda minhas duvidas, além de ler em grego muita coisa aqui.. rs

Bom, minha tia tem um estúdio e chamou eu e meu namorado que trabalhamos com publicidade, edição de imagem, etc, para trabalhar com ela, somos amantes da fotografia, porém, foi preciso inscrever-nos num curso de fotografia já que não manjamos nada... a proposta é ela ficar no estúdio, e nós atendermos a eventos externos (festas, casamentos, etc).

Gostaria de indicações de boas máquinas para eventos, me corrijam se eu estiver falando besteira mas precisarei de diferentes tipos de lentes também? Pretendo gastar até uns 2.000 reais.

Meu namorado está na AUS e volta no fim do mês, pretendo mandar o modelo para que ele traga de lá se for mais viável.

Eu não faço noção de qual máquina seria boa, mas ele me mandou esse link abaixo dizendo que é a que vai trazer para ele. Ela é boa para este caso tb? (eventos)
http://www.ebay.com.au/ctg/Nikon-D90-12-3-MP-Digital-SLR-Camera-Black-Kit-w-18-55mm-and-55-200mm-Lenses-/84954573?_dmpt=AU_Digital_Cameras&_pcategid=31388&_pcatid=100&_refkw=nikon+d90&_trkparms=65%253A12%257C66%253A2%257C39%253A1%257C72%253A5721&_trksid=p3286.c0.m14

Muito obrigada!!


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2012, 17:22:19
Gabriela,

Vou dar aqui uma sugestão. Vá com calma. Esse tipo de fotografia que vc se propõe a fazer (casamento) é, talvez, o mais desafiador e complicado. Exige MUITO conhecimento técnico e equipamento bom por causa das várias situações de luz e composição que vc precisa enfrentar (eu costumava usar uma macro, para os detalhes, uma zoom média clara para a recepção, uma zoom tele clara para a cerimonia e externas, e uma angular, além de flashs e corpo reserva). É claro que é possível, sendo um bom profissional, fotografar um casamento com duas lentes ou até mesmo uma, mas não é essa a prática.

Sem querer desencorajar, muito pelo contrário, digo que vc vai precisar, no mínimo, de um ano de muito estudo e prática pra conseguir dominar os conhecimentos necessários pra fotografar um casamento sem problema. Para ilustrar, segue uma matéria de um caso desastroso:

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2012/07/03/casados-se-casam-de-novo-para-refazer-fotos-apos-serie-de-borroes-453455.asp

Estúdio é uma fotografia mais fácil por ter condições de luz controláveis, mas tb requer preparo.
No Brasil, com orçamento de 2 mil reais e para os fins que vc quer, eu não consigo pensar em uma solução ideal. Simplesmente não dá. É mais fácil transformar água em vinho e alegrar a festa inteira.


Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2012, 18:44:42
Sem querer desencorajar, muito pelo contrário, digo que vc vai precisar, no mínimo, de um ano de muito estudo e prática pra conseguir dominar os conhecimentos necessários pra fotografar um casamento sem problema.

 :clap:  :clap:  :clap:


No Brasil, com orçamento de 2 mil reais e para os fins que vc quer, eu não consigo pensar em uma solução ideal. Simplesmente não dá.

x2

É bom multiplicar esse valor aí...
Casamento é complicadinho. Coisa que nem sonho em um dia me atrever a tentar. Muito longe disso.
E serviço contratado e não entregue (ou um resultado diferente do contratado) hoje em dia é caso de polícia mesmo. Muitos casos por aí...


GabrielaFP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2012, 10:26:19
Não pretendo pegar uma câmera e sair fotografando casamentos e cobrando por isso...
Pretendo começar assim como todos fotógrafos começaram... ou eles nasceram com a câmera e um dom na mão? O dom eu ainda vou descobrir se tenho.. rs... mas já estou inscrita para meu primeiro curso que inicia no fim do mês... se isso me custar 10 anos e eu começar a fotografar com 30 ok, de algum lugar eu tenho que começar e para isso basta minha força de vontade, e juntar mais grana para os equipamentos e comprar aos poucos!!!
Achei que aqui eu encontraria ajuda, mas isso é mais dificil do que eu imaginava!!!
Obrigada mesmo assim...  :ok:


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2012, 10:48:47
Gabriela, não se ofenda com os comentários, a galera aqui ajuda muito. Assunto de câmera aqui é complicado, mas cada região tem seu estilo e seu nivel de equipamento. Aqui na minha região tem fotografo que usa a D90 para fazer casamentos e já tem muito tempo. Compre a D90 mesmo com seu orçamento e fotografe bastante, e estude muito.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


GabrielaFP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2012, 11:23:41
Obrigada Edu!
Não me ofendi, precisava apenas de uma ajuda pois vou comprar e qualquer forma e estudar muito mesmo!!
Que é complicado eu sei, afinal é uma profissão, não estou ridicularizando a ponto de falar que vou comprar uma máquina e sair fazendo eventos e cobrando uma mixaria... pretendo estudar mesmo, tenho minha profissão já, e ralei mto por ela, pretendo começar a segunda e para isso farei o mesmo! Só fiquei com a impressão de que ofendi e não que fui ofendida!! rsrs

Mas muito obrigada mesmo, vou dar uma pesquisa nessa que vc indicou!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2012, 11:27:26
GabrielaFP, acredite, a galera já tá ajudando com os comentários postados.
Às vezes a gente quer uma resposta objetiva. Compre essa cam com essa lente mais esse flash e seja feliz.
Esse é, possivelmente, o tipo mais fácil de resposta que você vai encontrar.

Aparentemente você não manja de câmeras, lentes e flash e espera que alguém que entenda lhe dê a indicação... O que posso dizer é: não acredite em toda e qualquer indicação qque você receber... Estude por seus próprios meios o conjunto que melhor lhe atenderá. Como voc~e já tem o contato de uma profissional, porque não pede a indicação a ela? Mas te adianto que com 2k você não vai poder comprar equipo de ponta. Pense seriamente em comprar equipos usado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2012, 11:31:08
Gabriela, como o pessoal ja falou aqui não pense que conseguirá resultados satisfatórios sem no minimo um ano de prática e estudo, compre qualquer dslr de entrada, o importante agora é escolher o sistema, vi qie ja optou por nikon, a d90 é uma boa pedida pois ja vem com motor de foco e conseguirá economizar nas lentes. . . Com uma d90 e lente do kit vai ser muito dificil fotografar casamentos, é preciso no minimo um flash externo e uma lente mais clara, o ideal mesmo é uma full frame, um corpo de backup(de preferencia full frame tambem), dois flashes externos, umas 5 lentes, uma ultra ga, uma ga, uma mediana, uma medio tele e uma macro(pra decoração), muitas baterias,  cartões de memória, sombrinhas, fundo infinito, e paineis, e Muito estudo pra saber controlar tudo isso. . .

Agora com uma d90 com lente do kit vc ja pode fazer umas experiencias com book externo e ver como é complicada a coisa. . .

Boa sorte com a sua empreitada e qualquer coisa estamos aqui pra ajudar
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2012, 11:34:50
Gabriela,

Talvez se o seu texto sofresse uma pequena alteração, tipo:

"Preciso da indicação de uma máquina para eu fazer o curso e me aperfeiçoar. Futuramente, quero me profissionalizar em casamentos/eventos"

...ficaria mais fácil e possível lhe orientarmos.

A D90 é mais que suficiente pra você se desenvolver.
Mil desculpas se nossas respostas lhe deixaram desconfortável. Tenho um primo que é profissional em eventos e, principalmente, casamentos. Ele carrega mais de 30 mil reais nas costas quando sai para trabalhar. Por essa e outras, quando alguém fala em fotografar casamentos eu me assusto mesmo, ok?

Espero ter esclarecido um pouco, agora... e muita força no seu aprendizado. Passo longe de ser expert no assunto, mas tem muuitos feras por aqui que lhe ajudarão bastante.


 :ok:


GabrielaFP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2012, 11:49:01
Obrigada gente!!!

Sei bem que os profissionais carregam equipamentos caríssimos, mas como iniciante preciso apenas de uma câmera legal para ir me adaptando e desfazer das compactas... com o tempo e experiência posso aprimora-la... para aí no dia que começar a usar profissionalmente já ter bastante equipamentos e noção!

E é exatamente isso que farei, não vou pegar uma indicação e compra-la, vou comparar e pedir mais opiniões... no momento preciso da máquina para iniciar os cursos!!!

Desculpem a bagunça aqui!!  :doh:


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2012, 12:46:21
Gabriela,

Não tentei ofender você de maneira alguma. Sua pergunta deu a entender justamente o oposto do que vc está manifestando agora e minha preocupação era lhe evitar o transtorno de ver suas expectativas frustradas. Por mais difícil que possa parecer, a idéia de se comprar uma máquina e sair fazendo eventos é muito mais comum do que se imagina.

Esclarecido isso e já que vc também esclareceu quais suas intenções para o momento, não acho a d90 (900 dólares) uma boa máquina pra se comprar agora. Embora seja uma máquina fantástica, o sensor dela é um pouco ultrapassado. Eu indicaria a d5100 (680 dólares) ou, melhor ainda, a d3200 (640 dólares), que são câmeras mais baratas e com melhor qualidade de imagem, embora as funções do corpo não sejam tantas como na d90.

Aconselho um flash também, qua não precisa ser da mesma marca da câmera. Como a idéia é aprender, um flash manual seria mais indicado, e indico o Vivitar 285HV (80 dólares)
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2012, 20:56:13
Obrigada gente!!!

Sei bem que os profissionais carregam equipamentos caríssimos, mas como iniciante preciso apenas de uma câmera legal para ir me adaptando e desfazer das compactas... com o tempo e experiência posso aprimora-la... para aí no dia que começar a usar profissionalmente já ter bastante equipamentos e noção!

E é exatamente isso que farei, não vou pegar uma indicação e compra-la, vou comparar e pedir mais opiniões... no momento preciso da máquina para iniciar os cursos!!!

Desculpem a bagunça aqui!!  :doh:

Pega uma Nikon D3100 16mega pixel (saiu de linha há 1 mês e té em promoção em muitos lugares..chegou a D3200, 24Megapixel) ou D5100 16 MegaPixel (com LCD móvel). Se vc gostar de fotografia vai poder ir seguindo comprando lentes no futuro


GabrielaFP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2012, 10:56:34
Bom dia pessoal!
Obrigada a todos pelas respostas que me ajudaram muitooo, pesquisei todas as indicações de vcs, de outro site e da minha tia tb... não sei se fiz a coisa certa mas acabei comprando a 7D! O que acham dela?
Não me atrevi a usar ainda, comprei a capa e protetor, meu curso começa dia 29, vou usar só lá pq estou com medo de dar um treco nela! rsrs Foi um investimento doííído no bolso, o próximo passo é um flash melhor e lentes, mas isso vou com calma, tenho muito curso pela frente ainda.
Obrigada pela ajuda!!
Bjs


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2012, 10:15:48
Gabriela, bom dia.

Primeiramente venho dizer que ainda não comprei minha primeira câmera profissional. Mas eu fiz um curso básico de fotografia no Senac aqui em Franca, com uma câmera compacta. Sim, com uma câmera compacta e vários alunos tinham adquirido câmeras profissionais.
Quais as câmeras deles, de maneira geral: Canon T2i, Nikon D3000, Nikon D5100. Alguns tinham Nikon D90, D300(mas eram exceção). E a maioria com a câmera do kit (18-55).
Não sei qual o nível do curso que você irá fazer. Eu senti dificuldade? Sim, é claro. Mas o mais importante no meu caso foi aprender um pouco de técnica, exercitar olhar, entender conceitos de abertura, velocidade. E quando tínhamos saídas fotográficas eu usava as câmeras dos alunos para aplicar estas técnicas.

Nosso professor era muito experiente e uma coisa que não esqueço foi que ele disse que começar com uma lente mais limitada(ainda mais sendo um curso) não é ruim não, pois você será forçado a aprender tudo sobre ela, e ao se esgotar as possibilidades você está muito bom com as técnicas e saberá exatamente que tipo de expansão no equipamento será necessário para você.

Espero ter ajudado
Canon T3i + 18-55mm