Autor Tópico: [TUTORIAL] Pinhole  (Lida 46114 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 29 de Abril de 2006, 01:16:04
Desenhos e texto: Helder Viana :laughing:

Hoje damos tanta importância às novas tendências da fotografia digital e esquecemos que um dos maiores prazeres da fotografia é feita de qualquer material que se possa vedar, sem custar às inúmeras cifras que assustam nosso bolso. O resultado desse baixo custo somado a criatividade são fotos com poesia que você nunca verá igual. A essa técnica damos o nome de Pinhole (lê-se Pinrôu).

Preparando o terreno.
Acho que todas as escolas e livros que se propõe dar um curso sobre fotografia deveria começar pela Pinhole. Ela nos remete aos primórdios da fotografia, onde você tem a chance de aprender como a imagem se forma através da luz.
Leonardo Da Vinci que foi um gênio da pintura e estudou de diversas ciências, examinou o fenômeno da câmara escura e demonstrou que a mesma poderia (pode) ser usada para desenho.
A partir da Pinhole foi colocada uma lente biconvexa no lugar do furo. Sendo que a fotografia foi evoluindo até chegar câmeras digitais que vemos hoje.
 
Sobre a Pinhole.
Pinhole é um termo inglês que significa “buraco de agulha”. É uma câmera sem objetiva. Ela é construída a partir de um espaço todo vedado, possuindo apenas pequeno orifício por onde a luz passa, dando origem a imagem.
O diferencial da Pinhole está em sua ótica. A imagem feita pela mesma tem uma profundidade de campo infinita, dando um foco suave em todos os planos da imagem.
Qualquer objeto/espaço que possa ser vedado serve como câmara escura: caixas, latas, garrafas ou até mesmo seu quarto. É preciso apenas de um espaço (furo – feito pela agulha) para que a luz passe dando origem à foto.

Construindo uma Pinhole.
Material necessário:
- Agulha (ou um espinho).
- Tesoura.
- Fita adesiva (Durex, Crepe, Isolante)
- Papel alumínio.
- Algo para furar o corpo da sua câmera (furadeira, tesoura, estilete, etc.)
- O corpo da câmera: para escolher sua câmera é necessário que o corpo dela tenha tampa e possa ser vedado. Pode ser uma caixa (madeira, plástico, papelão), lata, etc.

No exemplo que vou usar escolhi uma lata (de leite Ninho 400g).



Passo 1:
Após escolher o corpo é necessário que se pinte o interior do mesmo com tinta (preto-fosco). Ou forrar com papel cartão (preto-fosco).
No exemplo vou pintar, pois fica meio chato fazer o desenho de um forro feito com papel cartão.



Passo 2:
Faça um furo do tamanho de uma moeda de 5 centavos em sua lata.



Passo 3:
Pegue o papel alumínio e faça um recorte cerca de 4x4cm (ele precisa ser maior que o furo feito na câmera, e que dê suporte a fita adesiva).
Pegue esse pedaço de papel alumínio e com a fita adesiva cole-o na lata, tampando o buraco feito anteriormente.
obs: deixe o papel alumínio de modo que o buraco da lata fique posicionado no centro do mesmo.



Passo 4:
É hora de fazer o furo. Faça com cuidado (no centro do papel alumínio).
Para saber qual o tamanho ideal do furo eu estou tentando disponibilizar um programa que faz o calculo do tamanho que o furo precisa ter (mas o rapidshare nao tá muito afim de papo, depois eu coloco).


Para essa lata que estou usando o furo ideal precisa ter em torno de 0,2 mm e 1 mm.
obs1: quanto menor a distancia entre o furo e o local na lata onde vai ficar o papel fotográfico (ou filme), menor será o furo.
obs2: algumas pessoas costumam usar uma lixa bem fina para tirar as rebarbas ao redor do furo feito pela agulha no papel alumínio.



Passo 5:
Agora você precisa construir o obturador da sua câmera. Pra isso você pode usar fita isolante ou construir uma espécie de janela (vale a criatividade).
obs: é preciso que a parte do obturador que vá ficar em contato com o furo seja preto e que não deixe passar luz pelos lados.

Na hora de fazer a foto você posiciona a camera e retira (ou puxa, empurra, sei lá, dependendo do mecanismo que você inventou) o obturador para a luz começar a entrar. Após o tempo desejado de exposição você coloca o mesmo (sem mover a camera).
Por exemplo: Digamos que no meu exemplo, como obturado eu use uma fita isolante. Então eu tenho que coloca-la de modo que vede a passagem de luz pelo furo da agulha, e só retiro na hora da foto. Depois da foto eu coloco a fita isolante e levo para sala escura e lá retiro o filme ou papel fotografico.

Passo 6:
Sua Pinhole está quase pronta. Só é preciso testá-la.
Coloque o papel fotográfico ou o filme dentro dela. Leve para um local onde o sol bata de forma direta e deixe-a por cerca de 3 minutos (não retire o obturador).
Esse teste serve para ver se está entrando luz em sua câmera.
Ao revelar o filme ou papel fotográfico é preciso que os mesmos apresentem resultados de quem não recebeu luz alguma. Se o filme ou papel fotográfico apresentaram indícios de quem recebeu alguma luz, é preciso que você faça a devida manutenção na mesma. Caso não tenha recebido luz alguma, ela está pronta!

O que você vai perceber é que dependendo do resultado que você queira, é preciso de uma determinada câmera construída com um determinado corpo que vai gerar fotos com características próprias.
Em 2005 quando participamos do Pinhole Day, a câmera da minha namorada tinha 4 furos (as imagens ficavam sobrepostas na parte que as dividia). O efeito era ótimo.
A forma como o papel é colocado na lata também influencia no resultado.
Colocando dessa forma (figura abaixo) a foto fica com estilo de grande-angular.



Na imagem acima é possível observar que o papel fotográfico ou filme deve ficar no lado oposto ao do furo.

Considerações sobre tempos de exposição.
As fotos com uma pinhole geralmente tem um exposição prolongada. Por isso, a importância da mesma estar em um local firme.
Dificilmente você chega ao resultado ideal logo nas primeiras fotos. Vá alternando os tempos da exposição para mais ou para menos.
Quanto maior a câmera ou quanto maior a distância do furo pro papel fotográfico ou filme, maior deve ser o tempo de exposição.
O tempo de exposição também está relacionado à quantidade de luz da cena que queremos fotografar.
Imagens noturnas necessitam de vários minutos de exposição.
O tempo de exposição do filme é muito menor que o tempo de exposição do papel fotográfico.
Esteja sempre atento, pois a cada instante a luz muda.

A Pinhole passa a ser um exercício muito importante a partir do ponto em que você precisa ter um olhar sensível a luz, pois é observado a mesma que você vai saber o tempo de exposição ideal, sem pra isso você perca algumas fotos.

Existe um modo de se fazer uma pinhole utilizando câmeras normais. Já tive oportunidade de ver as fotos com uma 10D, mas os resultados não eram bons. Ainda tem o risco de sujar o sensor. Existe outro método de se fazer sem retirar a objetiva, mas o resultado parece que fica pior ainda.

Pinhole e Belém...
Em Belém temos uma obra que se chama Urublues: é um mosaico de 5 x 2,5m, formado por imagens de 4x4cm, todas feitas com Pinhole por moradores da cidade e fotógrafos. O mosaico é o ver-o-peso visto de longe e de perto, pois cada foto de 4x4cm é uma visão do ver-o-peso, de cada pessoa que participou.
O nome Urublues vem da ave Urubu que é presente na aqui na região e o blues, estilo musical referente a origem, raízes.
Esse ano Belém vai celebrar mais uma vez o Pinhole Day (dia mundial da fotografia Pinhole).
Aqui em Belém contamos com a Associação Fotoativa que promove o evento. Com todo esse incentivo, Belém é a capital em que mais pessoas participam do evento no Brasil.
Lembro que ano passado caiu um toró (chuva muito forte). Mas não teve problemas, foi foto em baixo de chuva mesmo. Lembro que minha namorada me recrutou para pegar o guarda-chuva e proteger ela enquanto ela fazia foto (e nisso o guarda-chuva quase se arrebentando com a força da chuva).
Pra esse ano foi montada toda uma programação (oficinas de iniciação e construção de câmeras, exibição audiovisuais, mostras).
Dia 30/04 vai ser o esperado dia para se fazer a foto com as câmeras. Todas as fotos feitas com no dia 30 serão recolhidas na Fotoativa (é preciso fazer inscrição). Então será feita uma seleção para as que vão ser enviadas a galeria virtual WPPD (www.pinholeday.org). E depois outra seleção para as que vão fazer parte da exposição.

Ano que vem, bem que vocês podem fazer uma saída fotográfica até Belém no fim de semana do Pinhole Day (que é comemorado na última semana de abril), concerteza não vão se arrepender.  :laughing:

Quem nunca viu fotos feitas por uma Pinhole visite www.pinholeday.org

Locais que segundo o WPPD vão participar do PinholeDay
Imaginar Estúdio Fotográfico
Tel. (61) 3447-4259
Brasília

SESC Pompéia
Rua Clélia, 93
São Paulo

Faculdade Novo Milênio
Av. Santa Leopoldina, 840, Coqueiral de Itaparica
Laboratório de Fotografia
Vila Velha, Espirito Santo

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736
Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Escola de Belas Artes - UFMG
Campus UFMG - EBA
Pampulha
Belo Horizonte - Minas Gerais

CASA DA PHOTOGRAPHIA
Rua Euricles de Matos, 140
Rio Vermelho
Salvador, Bahia

Associação Fotoativa
Largo das Mercês, 19
Comércio
Belém, Pará
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 15:49:46 por Pictus »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2006, 01:32:47
Gostei do tutorial, valeu Helder

Não sei se vou tentar fazer, mas deu vontade.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2006, 01:56:51
No próximo perído da facul vou fotografar com uma caixa de sapato ;P

To com preguiça de fazer isso aí! uhAUHA


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2006, 02:08:28
Interessante mesmo!!! Mas, que trabalheira!!!  :laughing:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2006, 09:46:55
Que nada...
É só se reunirem que fica divertido.
É rápido também..


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2006, 13:47:29
Eu fiz já fotos com pinhole, é legal mas dá um trabalho imenso acertar a fotometria.  :giveup:  Perdi umas 7 fotos pra conseguir o tempo exato, mas no final o resultado é bem legal.

Depois fui lá pro laboratório PB revelar e ampliar, o legal é a surpresa da foto, vc nunca sabe como vai sair ou mesmo se vai sair algo.


 :bye1:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2006, 16:42:04
Muito legal o tutorial, parabéns...  :thmbup:  
Jack db - Floripa


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2006, 10:38:06
Ano passado foram cerca de 80 pessoas em belém (e isso já era um recorde).
Esse ano foram mais de 150 !!!! (quase o dobro do ano passado).
Amanhaceu chovendo em belém, mas eu fui assim mesmo.
Foi muito bom...

Deixem a preguiça de lado :laughing: e experimentem algo que a tecnologia de hoje nao vai lhes proporcionar...

As fotos de belém ainda nao foram pro ar, nem pra exposicao...
mas enquanto isso olhem algumas as fotos desse ano...
http://www.pinholeday.org/gallery/2006/index.php?id=236
http://www.pinholeday.org/gallery/2006/index.php?id=250
http://www.pinholeday.org/gallery/2006/index.php?id=252
http://www.pinholeday.org/gallery/2006/ind...&Country=Brazil
http://www.pinholeday.org/gallery/2006/ind...&Country=Brazil
http://www.pinholeday.org/gallery/2006/ind...&Country=Brazil
http://www.pinholeday.org/gallery/2006/ind...&Country=Brazil  
« Última modificação: 04 de Maio de 2006, 11:56:10 por helder84 »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2006, 11:17:00
Muito interessante, não conhecia este tipo de fotografia e de fato fiquei impressionado com as fotos.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2006, 10:19:56
Taí uma idéia pro interestadual.....  :mf_w00t2:  
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2006, 23:55:55
Assim que puder vou tentar fazer ela!!! :) !

Vários amigos fizeram (na faculdade)!! Mas nunca vi na prática!

De qualquer forma, excelente tópico Helder!! Parabéns!


Abraços!
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2006, 08:23:11
Valeu Guga!!

Abaixo a minha foto que tá no site do pinholeday e que foi pra exposição aqui em belém.
A minha foto é uma das menos gostei. Na exposição tem fotos excelentes!!!! Muito boas mesmo!!!!



Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2006, 15:58:06
Citar
Valeu Guga!!

Abaixo a minha foto que tá no site do pinholeday e que foi pra exposição aqui em belém.
A minha foto é uma das menos gostei. Na exposição tem fotos excelentes!!!! Muito boas mesmo!!!!

Caramba kra! Mt legal!!!

Estilo aquelas fotos antigas mesmo. É a história do passado vivendo no presente!

Abraços!
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2006, 21:29:50
Papel kodak N3 Câmara da lata de leite em pó - to rindo disso até agora..  :laughing:  
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


R3nan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 15:55:00
O papel fotográfico pode ser aquele que se usa pra imprimir fotos na impressora ou e um papel fotográfico especial?