Sim, aumenta. E quanto maior a "puxada", mais evidente fica a granulação. Veja: GRANULAÇÃO. No digital é RUÍDO, no filme é GRÃO.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A3o_%28fotografia%29
Braga, realmente o ruido no digital é diferente do analogico. Me chamem de louco, mas o ruído é diferente do analógico, de certa forma, o grão gerado pelo filme é mais "bonito".
nossa, só por analogia mesmo!!! ruído alto numa foto digital é horrível sempre... já o grão numa foto "analógica", mesmo que meio em excesso, e dependendo do contexto, é lindo!! (bom, eu acho né.. rs..)
Ilford Delta 3200, puxado pra ISO 6400 (a captura foi um pouquinho sub, e tive que subir no LR..)
Adorei esse esquema da puxada... amanhã mesmo vou comprar um ilford.
Legal esse tópico.
Braga, valeu pela explicação. Foste muito didático e explicou as coisas com calma. Quando vejo isso aqui no fórum tenho vontade de bater palmas e dar um abraço na pessoa. Então considere-se aplaudido e abraçado.
Não tenho muita experiência com filmes, mas atualmente gosto bastante do Superia 400. Quando preciso urgente e os Correios não ajudam, o Kodak Proimage 100 faz um excelente trabalho, mesmo. Gosto de COR, então no fim de semana coloquei um Ektar 100 e queimei ele rapidinho, mas confesso que ainda não sei se gostei ou não. O WB ficou puxado pro magenta. Em ISOs mais altos, tive uma experiência estranha com um Fuji Press 800. Vou confirmar ainda, mas acho eu que foi algum problema na digitalização do lab, pois o grão está muito mais pra ruído digital...
Resumindo: atualmente meus preferidos são o Superia 400 e o Proimage 100.
Abs.
cara, fiquei curioso pra ver alguns exemplos do Ektar 100 e desse proimage 100, tem como postar alguns exemplos ai pragente? abraço.
Segue algumas que fiz com um ilford Delta 3200:
O ruido ficou um pouco além do meu esperado, será que a revelação interfere nesse fator?