Autor Tópico: Lentes Pentax  (Lida 6274 vezes)

diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Online: 04 de Julho de 2012, 00:21:10
Pessoas,

Possuo uma Pentax MX que veio com uma lente SMC Pentax 1:1.4 50mm, com encaixe tipo baioneta. Adquiri recentemente um conjunto de 3 lentes, são elas:

Vivitar Auto wide-angle  1:2:.8 28mm
SMC Pentax-M Macro 1:2 50mm
Vivitar Auto Telephoto 1:2.8 135mm

Estou testando esses novos brinquedos e adorando! Mas, pensei que como eu já fiz um investimento nas lentes, gostaria de saber se, caso eu fosse adquirir uma digital da Pentax (estou pensando seriamente nessa possibilidade), se essas lentes da analógica, poderiam ser utilizadas na digital. Andei pesquisando e estou de olho numa Pentax K-r. Pelo que li na internet, elas servem sim, mas gostaria de saber de alguém que já testou na prática essa possibilidade.

Desde já agradeço a atenção, abs.
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2012, 11:11:21
Sim, sim , sim , sim ,sim ...  :ok:
Eu tenho um,a Pentax K-r e tenho 2 lentes de baioneta Pentax-K ( as minhas são 2 auto chinon uma 50 mm f1.7 e a outra 28mm f2.8 )
Mas qualquer lente Pentax ou de outra marca que seja de baioneta tipo pentax K servirá perfeitamente em qualquer câmera Pentax que vc adquirir, sem precisar usar adaptador.
Vc poderá fazer fotos em modo manual com elas ou usar o modo Av ( prioridade de abertura ) mas, nesse caso , com a lente na abertura max do diafragma ( por ex. se a lente for uma f2 então vc terá de usar ela em f2 somente nesse modo ) , senão a fotometria ficará errada .

saudações corinthianas !
Herik


Gastão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2012, 15:54:35
Sim, você pode usar qualquer lente SIGMA, TAMRON, CHINON, CARL ZEISS, TAKUMAR e, obviamente, PENTAX no sistema K que servirão na sua câmera digital. Isso, aliás, é uma das enormes vantagens da PENTAX, que manteve nas suas digitais o mesmo sistema das antigas analógicas. Esse sistema, o K, foi implantado em 1975 pela marca e desde então, mantém-se até hoje.
A Pentax tinha o sistema M42, antes do K, que eram as lentes de rosca.
Estão dizendo que a FULL FRAME da Pentax fará a leitura automática das lentes digitais, cropando o sensor para uso delas, Portanto, tanto as lentes FA (full frame) quanto as DA (digitais) serão utilizáveis na câmera full frame. É esperar prá ver!!!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2012, 23:56:29
A Pentax vai lançar alguma full-frame? Isso é notícia nova e recente ou apenas um pouco mais do mesmo?
-22.352971,-48.775582


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2012, 21:01:50
Sim, sim , sim , sim ,sim ...  :ok:
Eu tenho um,a Pentax K-r e tenho 2 lentes de baioneta Pentax-K ( as minhas são 2 auto chinon uma 50 mm f1.7 e a outra 28mm f2.8 )
Mas qualquer lente Pentax ou de outra marca que seja de baioneta tipo pentax K servirá perfeitamente em qualquer câmera Pentax que vc adquirir, sem precisar usar adaptador.
Vc poderá fazer fotos em modo manual com elas ou usar o modo Av ( prioridade de abertura ) mas, nesse caso , com a lente na abertura max do diafragma ( por ex. se a lente for uma f2 então vc terá de usar ela em f2 somente nesse modo ) , senão a fotometria ficará errada .

saudações corinthianas !
Herik

Herik,
Sim eu andei pesquisando e alguns "pentaxianos" também falaram que as lentes analógicas servem nas digitais, no entanto me aconselharam, ao invés de comprar uma Pentax K-r uma K7, que eu teria uma possibilidade mais profissional e tal... Ainda estou analisando as possibilidades. Mas valeu pela ajuda.
Saudações Rubro Negras, rs.
Bárbara

Sim, você pode usar qualquer lente SIGMA, TAMRON, CHINON, CARL ZEISS, TAKUMAR e, obviamente, PENTAX no sistema K que servirão na sua câmera digital. Isso, aliás, é uma das enormes vantagens da PENTAX, que manteve nas suas digitais o mesmo sistema das antigas analógicas. Esse sistema, o K, foi implantado em 1975 pela marca e desde então, mantém-se até hoje.
A Pentax tinha o sistema M42, antes do K, que eram as lentes de rosca.
Estão dizendo que a FULL FRAME da Pentax fará a leitura automática das lentes digitais, cropando o sensor para uso delas, Portanto, tanto as lentes FA (full frame) quanto as DA (digitais) serão utilizáveis na câmera full frame. É esperar prá ver!!!

Gastão,
Ótimo saber que vou poder usar as lentes na minha futura Pentax (ainda não decidi o modelo), rs. :doh: Quanto ao lançamento, tem se falado muito na  Pentax K30, que vai ser a sucessora da Pentax k-r.
Obrigada pela resposta!
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2012, 21:41:21
Herik,
Sim eu andei pesquisando e alguns "pentaxianos" também falaram que as lentes analógicas servem nas digitais, no entanto me aconselharam, ao invés de comprar uma Pentax K-r uma K7, que eu teria uma possibilidade mais profissional e tal... Ainda estou analisando as possibilidades. Mas valeu pela ajuda.
Saudações Rubro Negras, rs.
Bárbara

Com certeza tanto a K30 quanto a K7 (principalmente) estão um nível acima da K-r, que é o modelo entry level DSLR da Pentax. De qualquer forma , tudo o que eu falei sobre as lentes serve para todos os modelos  DSLR da Pentax.
Boas compras !


Leonã S. Flores

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2013, 12:42:12
Olá!

Alguém poderia me ajudar por favor?

Comprei uma NX1000 da Samsung e ela vem com lentes intercambiáveis. Estava querendo comprar uma lente mais barata e de melhor qualidade do que as da samsung. Por isso estou pensando em usar uma vivitar que achei no anúncio do ebay. Para isso eu vou precisar usar um adaptador na minha samsung para lentes pentax pk. Pergunta: Vivitar é uma coisa e pentax é outra? Estou procurando respostas, mas não consigo achar...

A lente é essa:

http://www.ebay.com/itm/Vivitar-100-300-MM-1-5-Close-Focusing-Auto-Zoom-Telephoto-Lens/171042284328?_trksid=p2045573.m2042&_trkparms=aid%3D111000%26algo%3DREC.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D27%26meid%3D9105922783532531184%26pid%3D100033%26prg%3D1011%26rk%3D2%26rkt%3D4%26sd%3D330957928798%26#shId

E o adaptador é este:

http://www.ebay.com/itm/Pentax-K-PK-Mount-Lens-to-Samsung-NX-NX10-NX-10-NX5-NX200-NX1000-Adapter-/130933779419?pt=US_Lens_Adapters_Mounts_Tubes&hash=item1e7c42ebdb


Obrigado.
Leonã


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2013, 09:43:33
A Vivitar faz lentes para inúmeras câmeras: canon, pentax, Nikon, minolta.. etc... alias é muito comum ela fazer a mesma lente mudando apenas o mount.
No anuncio não consegui identificar se é o mount é pentak.
Se quer uma lente vivitar procure pelo mount M42, acho que é mais fácil achar a lente e o adaptador. Mas se for pk, não há problema algum.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


pentax_br

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2013, 15:59:45
Por fim você migrou pra Digital ou continua só em filme? Se te interessar, estou me disfazendo da minha K-30 (cor preta, nenhum arranhão ou risco, novíssima e muito bem cuidada, com quase 6mil cliques).


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2013, 20:31:06
Por fim você migrou pra Digital ou continua só em filme? Se te interessar, estou me disfazendo da minha K-30 (cor preta, nenhum arranhão ou risco, novíssima e muito bem cuidada, com quase 6mil cliques).

Olá,
Migrei para a digital, peguei uma PENTAX K5 e estou adorando!
Mas ainda continuo nas analógicas também.
Valeu!
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5