Autor Tópico: Valores,a questão de sempre...  (Lida 4813 vezes)

Cla Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Online: 04 de Julho de 2012, 14:02:46
Olá!!
Há algum tempo tenho tentado me iniciar nessa vida de fotográfa,mas não me intitulo de jeito nenhum fotografa,não acho q já tenho merecimento para tanto...
Porém,morava em uma cidade,onde realizei alguns trabalhinhos,e depois mudei de cidade,onde fiquei 1 ano sem fotografar "cobrando". Ultimamente, tem surgido algumas oportunidades.
E essa semana perguntaram se eu fotografo casamentos, me disseram q era um casamento simples ,para poucas pessoas... Aí disse q nesse caso sim. A pessoa veio conversar comigo,perguntou o preço,perguntei quantas pessoas seriam... Ela respondeu : 200 a 300 pessoas... Bom,já não é um casamento tão pequeno né? Então,disse que como teria que levar um assistente (já tinha conversado com uma pessoa pra me ajudar), com TODAS as fotos entregues em DVD, um fotolivro com 30 páginas e ainda um pôster de 60x80, cobraria R$  600,00 ...
Eu ,sabendo que esse valor tá muiiiito abaixo do mercado,me doeu o coração pelos outros profissionais,mas quem sou eu pra cobrar mais não é?? E ainda pensei em ofertar um trash the dress pq eu quero fazer,pq eu estou começando,esses papos sem mto fundamento de iniciantes.Infelizmente não tenho auto confiança o suficiente pra encarar tudo, e sem experiência ainda...
Mas acontece q no dia seguinte ,a pessoa me liga e diz q o pai do noivo tinha conversado com um colega dele q é fotógrafo e este teria cobrado R$ 450,00 (!!!) pelo mesmo trabalho.Eu ainda questionei: com tudo?? DVD com todas as fotos,fotolivro?? Ela disse :tudo  a mesma coisa.Queria ver o q q vc pode fazer...  :shock:    !!!!!!!!
Fiquei indignada,pq este tal "fotógrafo" trabalha no mercado aqui na cidade há mais de 20 anos... e cobra R$450,00 por um casamento?? Achei um absurdo. Obviamente q as fotos dele não são excepcionais.As minhas ainda não tb... mas nem sequer flash externo ele usa... pq ele próprio,em um oportunidade q tive de conversar com ele,me disse q o flash externo era jogar dinheiro fora... (!!!!) Pensem na qualidade de fotos dele... fotos q todo mundo tira com qualquer compacta... é claro que não vou dizer iso ao cliente,mas q dá vontade dá...
Decidi dividir isso aqui pra ouvir outras opiniões...
Eu resolvi que não vou fazer leilão,não acho justo com o q pretendo dentro deste mercado.Vou dizer,esse é o meu preço,é o mínimo q posso te fazer.
A escolha é livre.
O que vcs acham???

Obrigada pela atenção de vcs!! rsrsrs
:) Clarice Costa


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2012, 15:10:20
Na boa....deixa ele pagar os 450,00

Em que cidade será o evento?
Vc faria por 600,00?!  Para levar um assistente e entregar um album?!

Em SP 600,00 é uma festa infantil...com album simples e apneas um fotografo. Essas festas tem em media 100 pessoas e duram no maximo 4 horas.

Abraço e boa sorte!
M Rezende




Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2012, 15:29:05
Meu Senhor Jesuis!!!!!  :eek: :eek: :eek:
Desculpa....
Assim... vou dar uma dica de intrometida ja que vc pediu...rs
Se nao esta segura em relação ao seu trabalho, sugiro vc começar como assistente de outro fotografo!!!
Esse valor que esta passando para o cliente nao tem lógica, muito menos o outro fotografo.
Complicado esse negócio de preços, ja surgiram vários tópicos em relação a isso e cada um acha uma coisa.
Eu penso o seguinte, vc precisa colocar na ponta do lápis tudo, como desgaste de equipamento, manutenção, transporte, alimentação, horas de trabalho fotografando, depois editando, álbum, diagramação, assistente...meuuu... tantas coisas q vc ta oferecendo que juro pra ti...vc vai pagar para trabalhar!!
Ou seja, em breve vc vai falir!!!
Reveja isso, estude, recicle, trabalhe como assistente e CONFIE no seu taco!!!
Valorize o que vc faz, isso tem que vir primeiramente de vc!!!

Abraços


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2012, 16:19:52
Cliente que pede desconto para mim não é o cliente que desejo. Primeiro ele vai pechinchar o preço, depois o número de fotos e daí por diante. No final, voce vai acabar pagando pra trabalhar. Também cobro sempre adiantado. Não tem essa de pagar alguma parcela só depois de receber o trabalho e gostar. Pergunta para essas pessoas o que elas acham se no fim do mes o chefe delas não pagar o serviço porque não gostou ou pedir um desconto no salário deles pra ver se aceitam.

600 reais é uma ida ao supermercado. Tudo bem que ninguem sobrevive comendo fotos, mas não da pra comparar o valor de uma album pra vida toda com uma ida ao supermercado. Bem, se querem apenas registrar porcamente um evento, que peçam pro tiozinho da familia pra fazê-lo com uma cybershot. Pelo menos é isso que eu faria se não tivesse grana pra gastar com fotografia.

Essa é a MINHA visão das coisas. Eu sou o primeiro a valorizar o meu trabalho. Se os outros não valorizam, não é problema meu. Há sempre uma parcela da população que valoriza o seu trabalho e paga por isso.

Já caí nessa de oferecer desconto, mas isso serve apenas se voce quer ampliar o seu portfólio. O cliente que paga pelo preço promocional vai deixar de paga-lo quando a promoção acabar. Por isso não faço mais esse tipo de coisa. Se eu precisar ampliar o meu portfolio em determinado assunto, eu prefiro fazer de graça.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2012, 17:35:09
Complicado, e esse lance de pedir desconto é triste mesmo...

Cada um tem seu valor, isso pra mim é indiscutível, indiferente do que cada um cobra, mas uma coisa é fato, cobre oq vc acha justo, não fique dando desconto que vá te deixar em calças curtas e passar aperto, por que no final a cobrança do cliente quanto ao resultado das fotos é igual, com ou sem desconto.

Eu não dou descontos tb, oq faço agora é mandar orçamento desmontado, no caso de ensaios...

Ensaio (minha mão de obra): R$ XXXX
Produtor: R$  xxx
Figurino:  R$  xxx
Maquiagem: R$  xxx
Cabeleireiro: R$  xxx
Álbum impresso: R$  xxx
Composite: R$  xxx
Total: R$ xxx

Dependendo da finalidade do trabalho não abro mão de nenhum dos itens, mas em alguns casos a pessoa pode escolher ter ou não o produtor, figurino por conta dela, maquiagem e cabelo tb, fechar sem album impresso, assim reduz o valor p/ o cliente mas o meu continua igual  :ok:

Pode de repente fazer isso tb, se a pessoa pedir desconto vc pode tirar o valor do album impresso por exemplo e se ela quiser depois faz por conta  :ok:
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 17:51:15 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2012, 18:01:17
Olá!!
Há algum tempo tenho tentado me iniciar nessa vida de fotográfa,mas não me intitulo de jeito nenhum fotografa,não acho q já tenho merecimento para tanto...
Porém,morava em uma cidade,onde realizei alguns trabalhinhos,e depois mudei de cidade,onde fiquei 1 ano sem fotografar "cobrando". Ultimamente, tem surgido algumas oportunidades.
E essa semana perguntaram se eu fotografo casamentos, me disseram q era um casamento simples ,para poucas pessoas... Aí disse q nesse caso sim. A pessoa veio conversar comigo,perguntou o preço,perguntei quantas pessoas seriam... Ela respondeu : 200 a 300 pessoas... Bom,já não é um casamento tão pequeno né? Então,disse que como teria que levar um assistente (já tinha conversado com uma pessoa pra me ajudar), com TODAS as fotos entregues em DVD, um fotolivro com 30 páginas e ainda um pôster de 60x80, cobraria R$  600,00 ...
Eu ,sabendo que esse valor tá muiiiito abaixo do mercado,me doeu o coração pelos outros profissionais,mas quem sou eu pra cobrar mais não é?? E ainda pensei em ofertar um trash the dress pq eu quero fazer,pq eu estou começando,esses papos sem mto fundamento de iniciantes.Infelizmente não tenho auto confiança o suficiente pra encarar tudo, e sem experiência ainda...
Mas acontece q no dia seguinte ,a pessoa me liga e diz q o pai do noivo tinha conversado com um colega dele q é fotógrafo e este teria cobrado R$ 450,00 (!!!) pelo mesmo trabalho.Eu ainda questionei: com tudo?? DVD com todas as fotos,fotolivro?? Ela disse :tudo  a mesma coisa.Queria ver o q q vc pode fazer...  :shock:    !!!!!!!!
Fiquei indignada,pq este tal "fotógrafo" trabalha no mercado aqui na cidade há mais de 20 anos... e cobra R$450,00 por um casamento?? Achei um absurdo. Obviamente q as fotos dele não são excepcionais.As minhas ainda não tb... mas nem sequer flash externo ele usa... pq ele próprio,em um oportunidade q tive de conversar com ele,me disse q o flash externo era jogar dinheiro fora... (!!!!) Pensem na qualidade de fotos dele... fotos q todo mundo tira com qualquer compacta... é claro que não vou dizer iso ao cliente,mas q dá vontade dá...
Decidi dividir isso aqui pra ouvir outras opiniões...
Eu resolvi que não vou fazer leilão,não acho justo com o q pretendo dentro deste mercado.Vou dizer,esse é o meu preço,é o mínimo q posso te fazer.
A escolha é livre.
O que vcs acham???

Obrigada pela atenção de vcs!! rsrsrs


Não sou fotografo profissional, mas sugira para essa pessoa dar uma olhada no portfólio desse fotografo de 450 reais, ver se agrada o estilo e gosta do trabalho dele, acho que pode-se avaliar muito o trabalho de um profissional pelo que ele já fez.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2012, 18:19:23
Esses dias passei por uma situação parecida, uma amiga da minha mãe ia casar e eles disseram pra mim que não tinham dinheiro pro fotógrafo, pediram pra mim dar uma ajuda, aí falei que nao dava pra fazer de graça pq tem todo um custo pra poder oferecer um trabalho descente, ainda mais q ia ter q comprar algumas coisas pra cobrir com descencia, principalmente comprar um rebatedor , mais cartoes de memoria e alugar uma camera backup... Falei pra ela q fazia sozinho por 500 reais, com um album simples dai 20x30(não gosto daqueles digitais) com 20 fotos editadas e o resto selecionado em Cd... Sabe o q ela me falou? Que tinha uma fotógrafa na cidade dela que falou q cobria por 7 reais a foto!  :eek:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2012, 18:28:48
R$ 450 ou R$ 600 pra um casamento não valem nem minha indignação :doh: :doh: :doh:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2012, 21:02:05
Cliente que pede desconto para mim não é o cliente que desejo. Primeiro ele vai pechinchar o preço, depois o número de fotos e daí por diante. No final, voce vai acabar pagando pra trabalhar. Também cobro sempre adiantado. Não tem essa de pagar alguma parcela só depois de receber o trabalho e gostar. Pergunta para essas pessoas o que elas acham se no fim do mes o chefe delas não pagar o serviço porque não gostou ou pedir um desconto no salário deles pra ver se aceitam.

600 reais é uma ida ao supermercado. Tudo bem que ninguem sobrevive comendo fotos, mas não da pra comparar o valor de uma album pra vida toda com uma ida ao supermercado. Bem, se querem apenas registrar porcamente um evento, que peçam pro tiozinho da familia pra fazê-lo com uma cybershot. Pelo menos é isso que eu faria se não tivesse grana pra gastar com fotografia.

Essa é a MINHA visão das coisas. Eu sou o primeiro a valorizar o meu trabalho. Se os outros não valorizam, não é problema meu. Há sempre uma parcela da população que valoriza o seu trabalho e paga por isso.

Já caí nessa de oferecer desconto, mas isso serve apenas se voce quer ampliar o seu portfólio. O cliente que paga pelo preço promocional vai deixar de paga-lo quando a promoção acabar. Por isso não faço mais esse tipo de coisa. Se eu precisar ampliar o meu portfolio em determinado assunto, eu prefiro fazer de graça.

 :clap: :clap: :clap: :ok:

Eh por aih mesmo!!!! Os mais mesquinhos acabam sendo os mais exigentes, os mais chatos, cheios de picuinhas... jogam na sua cara q estao pagando e querem qualidade... esse tipo de coisa!

Contrata serviços profissionais de fotografia quem pode. Quem nao pode, chama "o primo curioso q tem uma camera profissional" e fim de conversa, e se contenta com resultados como esses:

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2012/07/03/casados-se-casam-de-novo-para-refazer-fotos-apos-serie-de-borroes-453455.asp
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2012, 23:03:57
concordo com o q falaram ai pra cima...acho q o melhor eh começar como assistente de outro fotografo.....

e cobrar de acordo com o nivel do seu trabalho....sem ceder à essas choradeiras de cliente no preço heheh
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2012, 02:59:07
Noooosssaaaa que casos malucos. Todos passamos por isso, inclusive eu, mas fotografar pessoas é meu sustento, então sem chance de fotografar casamentos por este valor. Um valor minimo sugerido para casamentos sendo fotografo,iniciante é 1200,00, independente de suaregiao. Agora se nao se garante como fotógrafa, faca como alguem aqui disse, seja assistente ate se garantir.
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2012, 17:09:22
Noooosssaaaa que casos malucos. Todos passamos por isso, inclusive eu, mas fotografar pessoas é meu sustento, então sem chance de fotografar casamentos por este valor. Um valor minimo sugerido para casamentos sendo fotografo,iniciante é 1200,00, independente de suaregiao. Agora se nao se garante como fotógrafa, faca como alguem aqui disse, seja assistente ate se garantir.

Também concordo que 1200 reais é um bom valor Willian, estou penando aqui pra conseguir algum fotógrafo mais experiente pra começar como assistente ou segundo fotógrafo, principalmente em eventos que é a área que eu quero... o mercado aqui é MUITO fechado, to pensando sériamente em começar eu mesmo e botar a cara a tapa direto pq tá dificil arranjar alguem pra grudar e aprender, só propostas tristes daí onde vc paga pra trabalhar né, isso o pessoal faz de monte pra explorar... Depois reclamam q tão perdendo mercado pra "amadores" que cobram 1/3 do preço (coloco entre aspas pq tem uns q são MUITO melhores q muitos profissionais por aí).

Exemplo disso é uma moça aqui do meu condomínio, que tem fotografia como segunda profissão e eu admiro muito o portfólio dela, inclusive teve uma foto premiada também na associação que você participa Willian  :ok:

http://www.carolcosta.blog.br/wordpress/
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2012, 03:39:00
 :no: :doh:

Gente !! vcs me desculpem , mas então estou furando o olho de meio mundo, tiro fotos há muitos anos , desde o analógico , e não me considero jamais um profissional na fotografia , tenho muito que aprender , além de não viver da fotografia , somente aos finais de semana pego eventos, principalmente eventos infantis ...mas jamais cobrarei um valor baixo desse...

Posso estar fora de órbita, mas aqui na minha cidade (interior de SP)  ultimamente , aniversário infantil ou adulto eu vendo as fotos 15 x 21 à R $ 11,00 reais cada foto e no mínimo 100 fotos a pessoa tem que comprar...

Quando é album é muito maior o valor... e mesmo assim modestia parte) sempre aparece aniversários pra fazer... o que o Spider falou é verdade, primeiro de tudo temos que valorizar o nosso trabalho fotografico, e acho que realmente for colocar no papel , mesmo eu não me considerando um profissional, tenho sempre que me lembrar do valor dos equipamentos, manutenção , o quanto vc estuda ou estudou (curso pago) o quanto tempo fica na frente de um computador diagramando e corrigindo, transporte e aí vai...

Sei que não tem nada a ver , mas , outro dia fiquei indignado, precisei de um pedaçinho de madeira de 30cm para consertar uma base da máquina de costura de minha mãe , e o cara pegou um retalho na sucata , no lixo , da Marcenaria na minha frente e me vendeu a R$ 10,00 reais ... eu pensei : !!! Que isso !!! e as pessoas acham ruim quando cobro R$ 5 a 10,00 reais de uma foto !!  que na verdade é uma recordação eterna, um momento único, uma lembrança pra vida toda...

Pessoas que só falam: Quanto fica pra vc fazer as fotos.... ??? tente cair fora ou contornar a história mostrando a qualidade de seu trabalho...

Sinto muito pessoal , mas acho que temos que cobrar sim, é só se lembrar sempre e no mínimo do valor dos equipamentos fotograficos.

Desculpem , mas é o que eu penso , o que eu acho e se cobramos pouco , acabamos afetando as pessoas que vivem da fotografia (como muitos aqui) ... as pessoas acabam aceitando nosso valor e deixam de contratar fotógrafos melhores e mais experientes...afeta a classe inteira...


Até mais...





Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2012, 12:22:21
um fotolivro barato custa 200,um banner 50
sem gastar em transporte , telefone, etc, se o casamento for na sala da tua casa
voce ganharia espectaculares 350 contos, supondo que voce monta o album
senao tira 100, para alguma alma dadivosa diagramar o album.
ali voce faria um casamento por 250, na periferia de sao paulo
isso e pago para fazer um frila de ultima classe como fotografo2.
Isto e para voce ter referencias de valores.
abs.
entre profissionais aqui em SP
um frila e 400, diagramaçao 200/300,fora extras.
para 300 convidados eu levo 2 fotografos , 2 cinegrafistas=1600 de custo de frila.
« Última modificação: 10 de Julho de 2012, 12:24:21 por agalons »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2012, 12:34:49
Razad,
A Carol Costa tem a fotografia como segunda profissão?
Nao posso crer pelo quanto o trabalho dela tem sido bem falado, e tb pela quantidade de eventos que ela publica...
Tens certeza disso ?


Abraço,
M. Rezende