Autor Tópico: Lentes P/ Sensor Full Frame e APS-C  (Lida 8007 vezes)

leonardosferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Julho de 2012, 02:07:50
olá Pessoal Boa noite.

Gostaria de expor minha dúvida a fim de obter respostas uma vez que procurei e não as achei..
Como consigo diferenciar facilmente/ou não.. rs uma lente full frame 35mm e uma para APS-C ..

Estou analisando algumas oportunidades de compra de lente e verifiquei que o vendedor me informou que devido ao meu crop a lente full frame dele tamron 70-300 iria a 105-450 mm, ok..

também gostaria de saber se é uam lente boa.

F4-5.6
Linha Promaster

Desde j´aagradeço

abração


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2012, 10:19:40
Leonardo,

Até onde sei, as lentes Sony com a sigla DT são para câmeras APS-C - não podem ser utilizadas em câmeras full-frame.
O crop factor dos sensores Sony (DSLR) é de 1,5x - então a equivalência para 105-450mm está correta. Só que isso tem relação com os sensores e seus tamanhos, e nada a ver com as lentes, entende?

Quanto à lente específica (Tamron), não conheço. Mas procure alguns reviews dela no Google e veja as críticas, prós  e contras.

 :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2012, 10:22:09
Para alguns sistemas as respostas estão aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=72527.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leonardosferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2012, 13:33:47
Opa Fs_isa...

Tudo bem ?

Sim entendi que não esteja interligado é determinado pelo crop factor uma vez que a minha APS-C tenha o 1,5x
porém para mim aplicar este calculo devo ter ciência se a lente é full entende?
do contrário ela se comporta como uma lente normal com os valores marcados na própia lente mesmo..

eu gostaria de saber se existe alguma letra ou alguma marca (na) lente ou algo assim. que defina as lentes full e APS..

mas gostei da dica sobre DT.

Tenho uma tamron, conheço ela mais ou menos e algumas coisas me atende dentro do desejado, porém para este modelo não obtive respostas  suficientes, gostaria de um parecer de quem usa esse tipo de lente ou que tenha tido contato com alguma melhor enfim...

mas valeu a ajuda cara, muito obrigado!

Valeu MR.Hyde
estou vendo o tópico mencionado ..

abração a todos.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2012, 14:04:02
Sim entendi que não esteja interligado é determinado pelo crop factor uma vez que a minha APS-C tenha o 1,5x
porém para mim aplicar este calculo devo ter ciência se a lente é full entende?

Não, você tá confuso. Os números sempre fazem referência ao FF. O que muda é o ângulo de visão. Sugeriria a leitura desse tópico aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=58260.0



leonardosferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2012, 18:47:52
Então ok, vamos ver se entendi.
As lentes por padrão são projetadas para FF, e por isso a aplicação de fator de corte sobre elas é devido a câmera em uso ?

Por ex.
Uma lente 100-300 seria 150-450 mm ? num sensor APS-C?
A mesma lente porém com sensor FF seria 100-300 ?

ou

Cada lente é designada a um projeto diferente.
 Ex.

Lente Tamron 100-300 FF
Lente Tamron 100-300 APS-C

...

Gostaria de entender estas diferenças pois aparentou que:

Pela explicação será um valor fixo a todas, e apenas se aplica o fator de corte a elas.

e no tópico informado seria ao contrário

Teria lentes especificas...

Também permanecendo a dúvida gostaria de saber se estas lentes são comuns na maioria ou não...


Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2012, 19:23:46
Leonardo, vc tá fazendo uma salada mista danada... Tal qual meu conterrâneo Jack, the Ripper: "Vamos por partes!"

Objetivas são objetivas (dahh...) e não deixam de sê-lo por ser encaixada em uma cam FF ou cropada. Assim, uma 70-200 sempre será uma 70-200, sendo encaixada numa 1Ds MK III ou numa T3 (falo em sistema Canon que é o que uso, mas serve qualquer outro sistema). Continuam as mesmas características físicas dela como as distorções em barril ou almofada, as aberrações cromáticas e esféricas, o nível de contraste, a qualidade de definição, o tilt, o coma, a curvatura de campo e o desfoque, etc...
O que varia unicamente é a visada que teremos, ou seja, a imagem que é projetada diretamente no sensor é que não é idêntica quando mudamos a lente de uma cam FF para uma cropada. Mas isso não se dá em função da lente em si, mas do sensor que "enxerga menos". Na realidade a lente vai continuar entregando a mesma "quantidade" de imagem. Apenas o sensor, por ser cropado (=cortado), vai "abocanhar" menos imagem.

Outra coisa completamente diferente é se a objetiva foi projetada inicialmente para uma sensor APS-C (cropado) ou para APS (Full Frame). No sistema Canon as lentes projetadas para APS-C são identificadas pela sigla EF-S e por um pequeno quadrado junto ao encaixe do mount (veja o link que indiquei antes). E para APS pela sigla EF e um ponto vermelho próximo ao encaixe da baioneta.
Objetivas EF-S não se encaixam em corpos FF (na verdade até dá, mas não são todas, e se tem que fazer adaptações. Retirando partes da traseira de uma EF-S10-22mm Canon, dá para encaixar em FF).
Mas objetivas EF podem se encaixar tanto em corpos FF como em corpos APS-C.
Em todos os sistemas o mecanismo é o mesmo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2012, 19:56:53
No sistema Nikon, se a lente recebe a sigla DX, eh por que eh exclusiva para cameras cropadas. As lentes q nao recebem essa sigla, servem em ambos os tipos de cameras, mas como Hyde explicou acima: com menos angulo de visao e provocando uma pequena ampliaçao na imagem nas cropadas.
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, 19:57:20 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


leonardosferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2012, 00:25:24
Perfeitamente Explicado Pelos Senhores..

Muito obrigado !!!

Pelo que pude compreender agora finalmente rsrsrs..

Esse fator de crop se dá falando grosseiramente a um  enquadramento menor que um sensor FF..

No caso da lente 100-300 ir para uma lente 150-450, é em relação a isto e não zoom ...

a diferença que citou eu li algumas vezes o tópico e não localizei
porém seria esta?
http://www.maisnet.net/wp-content/uploads/2011/09/EF_EF-S.png

valeu e mais uma vez muito obrigado pela ajuda / esclarecimento e PACIÊNCIA !!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2012, 00:35:50
(...)

No caso da lente 100-300 ir para uma lente 150-450, é em relação a isto e não zoom ...
(...)


Parece que vc tá entendendo...
Mas atenção: Não é a lente que "vai". Ela não se transforma em outra DF por mudar de cam cropada para cam FF. É a imagem na cropada que é "menor", por isso parece mais aproximada. Em termos simplórios dá para pensar em modificação de DF mas sempre tenha em mente que o que muda é o ângulo de visão.

Perfeitamente Explicado Pelos Senhores..

(...)
a diferença que citou eu li algumas vezes o tópico e não localizei
porém seria esta?
http://www.maisnet.net/wp-content/uploads/2011/09/EF_EF-S.png

valeu e mais uma vez muito obrigado pela ajuda / esclarecimento e PACIÊNCIA !!


Essa aí é parte traseira da lente.
Perceba que tem uma parte negra em plástico bem no fundo da lente que se projeta para dentro do corpo quando ela está encaixada.
Essa parte, se colocada a objetiva em uma cam FF, pode bater no espelho.
Aí reside a diferença (e impossibilidade de uso em FF) das lentes EF e EF-S (no sistema Canon).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino


leonardosferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2012, 18:27:36
valeu pessoal realmente consegui entender um pouco mais...

muito obrigado mesmo..

abraço


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2014, 13:41:58
O que eu não entendi muito bem é o seguinte: Uma lente EF-S por exemplo a Canon 17-55 2.8 que é projetada para cropadas, ela vai me dar uma imagem em reais 17mm ou 27.2mm (17mmx1.6=27.2mm) ???
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2014, 13:50:22
O que eu não entendi muito bem é o seguinte: Uma lente EF-S por exemplo a Canon 17-55 2.8 que é projetada para cropadas, ela vai me dar uma imagem em reais 17mm ou 27.2mm (17mmx1.6=27.2mm) ???

O valor nominal é sempre em 35mm, ou seja, a lente tem 17mm, mas em APS-C vai ser equivalente a 27mm :ok:


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2014, 13:55:44
Ok, muito obrigado chumbinho.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT