Autor Tópico: Compra de equipamento analógico.  (Lida 10280 vezes)

lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #30 Online: 03 de Agosto de 2012, 14:06:40
Ola pessoal, muito obrigado por resposponder e consequentemente me ajudar.

Achei uma nokon F80 por 400.00 no ML, estou quase comprando rs...

Quanto a lente, qualquer lente que eu comprar para a D5100 tem que ser DX? sendo assim todas minhas fotos ficaram com a vinheta... como vcs disseram, umas mais outras menos...

Ou eu poderia comprar outras lentes sem ser DX que fotografaria normal tanto na analogica quando na D5100?

Desde já agradeço a todos.
eu gosto da Nikon , mas essa sacanagem de tirar o motor de foco do corpo é muito chato.. aconselho voce pegar uma como motor no corpo e assim terá todas as lentes AF ao seu dispor , as antigas tem um bom valor e qualidade maravilhosa

para essa câmera as AF-S são necessárias para ter o Foco Automático


abaixo as lentes Compatíveis com suas limitações:

AF-S, AF-I: Suporta Todas as Funções
 
AI-P NIKKOR: Suporta Todas as Funções, Exceto Fotometria por Matriz de Cores 3D II

As Lentes IX NIKKOR Não Podem ser Usadas

Não-CPU: Pode ser usada no modo M, porém o Fotômetro não Funciona; a Telemetria Eletrônica pode ser usada se a Abertura Máxima for f/5.6 ou Mais Rápida

Outras AF NIKKOR (exceto lentes para F3AF): Suporta Todas as Funções, Exceto Fotometria por Matriz de Cores 3D II

AF NIKKOR tipo G ou D: Suporta Todas as Funções Exceto Foco Automático

PC NIKKOR tipo C: Suporta Todas as Funções, Exceto Foco Automático e Alguns Modos de Disparo

outra coisa ...se quiser eu tenho uma F4 pelo mesmo valor dessa F80.


Bacaxi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #31 Online: 03 de Agosto de 2012, 14:43:04
eu gosto da Nikon , mas essa sacanagem de tirar o motor de foco do corpo é muito chato.. aconselho voce pegar uma como motor no corpo e assim terá todas as lentes AF ao seu dispor , as antigas tem um bom valor e qualidade maravilhosa

para essa câmera as AF-S são necessárias para ter o Foco Automático


abaixo as lentes Compatíveis com suas limitações:

AF-S, AF-I: Suporta Todas as Funções
 
AI-P NIKKOR: Suporta Todas as Funções, Exceto Fotometria por Matriz de Cores 3D II

As Lentes IX NIKKOR Não Podem ser Usadas

Não-CPU: Pode ser usada no modo M, porém o Fotômetro não Funciona; a Telemetria Eletrônica pode ser usada se a Abertura Máxima for f/5.6 ou Mais Rápida

Outras AF NIKKOR (exceto lentes para F3AF): Suporta Todas as Funções, Exceto Fotometria por Matriz de Cores 3D II

AF NIKKOR tipo G ou D: Suporta Todas as Funções Exceto Foco Automático

PC NIKKOR tipo C: Suporta Todas as Funções, Exceto Foco Automático e Alguns Modos de Disparo

outra coisa ...se quiser eu tenho uma F4 pelo mesmo valor dessa F80.

Isso voce fala na D5100 ou na F80?

Caso seja na F80, como se comportaria se fosse na F4?

A sua F4 esta funcionando? precisa de algum reparo? marcas apenas de uso (se houver)? sem marcas de tombo ou coisa parecida?

Obrigado. (acho que já estou sendo chato com tantas perguntas rsrsrs, mas tenham paciência comigo..rsrsrsrs_)



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 03 de Agosto de 2012, 15:07:00
A F4 por esse preço é um bom negócio.

QUanto às lentes vamos lá, tentando complementar o que o Lee disse:

As lentes DX e FX ou de filme, todas, não vão dar vinheta na D5100. As lentes DX, todas, vão dar algum tipo de vinheta na de filme.

A razão disso é que o espaço entre o fundo da lente e o sensor são diferentes no caso das cameras DX.

Se vc for comprar lentes novas da Nikon, que sejam as G (sem anel de abertura) ou AF-S e AF-I, essas lentes vão funcionar na D5100, pois, essas lentes têm nelas o motor de AF. Mesmo que elas sejam lentes pra quadro inteiro (FF ou FX). Essas lentes com motor interno, e, sem anel de abertura, vão funcionar na F4, porém, como elas não tem o anel de abertura, esta passa a ser controlada pela camera, mas no caso deste modelo, não tem um dial para isso, dai que ela só funciona nos modos onde a camera controla sozinha a abertura (P e S).

No caso da F80, ela é um modelo de 1999, nessa época já existiam as lentes com motor interno e sem anel de aberura, por isso que ela é compatível com estas lentes. Na verdade, a F80 é uma versão "pobre" da F100 - corpo de plástico, jeito mais "amador".

Outra coisa, as lentes AF-D (sem motor de foco), funcionam com autofocus na F4, F100, F80... na D5100 não, pois ela não tem motor de foco no corpo.

A sua escolha deve se dar pelo tipo de lentes que vc pretende comprar. Se vc for comprar lentes AF-D (a 50mm antiga, a 28mm, 135mm, 80-200 f2.8 e por ai vai das lentes "antigas"), tenha em mente que vc não vai poder usá-las 100% na D5100. E também pelo tipo de fotografia que vc vai fazer... se vc quer usar filme pra valer, ai vale a pena investir e tal, tipo, se vc quer explorar isso como meio de expressão ou hobby, poxa legal. Agora, se for só por curiosidade, compra qualquer corpo barato, pois vc pode daqui a um tempo enjoar ou sei lá... filme envolve revelação, digitalização, ampliação, fora que tá uma porcaria pra achar filme, hoje fui na Capovilla deixar uns cromos pra revelar e a geladeira deles tinha pouca coisa e tudo caro... então dá uma pensada...

Quanto aos controles manuais na transição da superzoom pra D5100, eu não conheço a outra mas a D5100, em termos de ergonomia, pra usar como deve se fotografar, eu pessoalmente acho muito ruim. É uma camera que eu achei bem dificil de mexer... mas enfim, é uma opinião pessoal (de quem passou por uma N8008, D80, D7000 e NEX-7)...


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #33 Online: 03 de Agosto de 2012, 16:09:33
perfeito lsd !! :ok:  é isso ai

...minha opinião é melhor pegar uma digital com motor no corpo...
e para saber da minha F4 é só olhar nos classificados aqui do fórum..lá voce pode ver as peças a venda , tanto as minhas ou de outros membros aqui do fórum, vale a pena dar uma olhada geral

meu link http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73097.new#new


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 03 de Agosto de 2012, 16:31:58
Tem nada haver com o modelo das lentes.

Lentes DX e FX são para Nikon cropadas e FF (nessa ordem), né?

O DOF é uma soma de fatores: abertura, tamanho do frame, distancia para o objeto focado.

Aconcelho dar uma lida aqui

Abcs

Dimi,

é claro que a informação está lá no link que vc citou aqui. Mas o principal quesito vc deixou de mencionar que é a distância focal da objetiva.

Pegue tudo o que vc falou (abertura, tamanho do frame e distância para o objeto focado) e coloque em diferentes objetivas. O resultado será completamente diverso uma da outra.

Por exemplo, tudo igualzinho numa lente 85mm e outra 24mm. O DOF não tem nem comparação entre as duas situações.
-22.352971,-48.775582


Bacaxi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #35 Online: 03 de Agosto de 2012, 22:53:09
kkkkk puxa vida, pesquisei, pesquisei e pesquisei antes de comprar a D5100 (e claro cheguei a conclusão de que seria a melhor para mim, erroneamente) e ainda faço "cagada".  :aua: :aua: :aua: :aua:kkkkk

Mas agora ja esta paga e para ser entregue... não tenho o que fazer  :no:

Quanto a analógica, ja tive uma Olympus e uma yashica (todas automáticas não dlsr) e sempre me deu um comichão de entender um pouco mais sobre a fotografia pura.

Eu inclusive tive a sorte de conhecer a pessoa certa essa semana que se dispôs e me ensinar a revelar e ampliar.

Então o melhor negocio (para eu não ter que vender a câmera que nem chegou ainda e consequentemente perder dinheiro) é eu ir de F80 e investir em lentes G, AF-S e AF-I, pois assim eu consigo utiliza de modo pleno as funções tanto das duas câmeras quanto as das lentes, e sem as vinhetas... me corrijam se falei besteira.

Apenas para informação eu gosto de fotografar paisagens (com minha FZ35 sempre no manual) e estou começando a participar de exposições destas fotos.

Também estou estudando (por conta) como fotografar retratos e monumentos, aff muita coisa neh, mas isso me da uma paz de espirito muito grande, esqueço de mim, e do mundo quando saio para fotografar kkkkk

Ainda quanto as lentes, estas citada acima, caso eu troque de maquina um dia eu continuarei a utiliza-las sem problemas (com base nos corpos das maquinas atuais superiores a D5100)?

Escolhi Nikon justamente por ela permitir esta abrangência das lentes para analógicas e digitais, mas pelo visto, apesar de ter estudado muito, não foi suficiente. kkkkk

Não que eu esteja descontente, mas terei que pensar em uma solução, afinal dinheiro ta dificil ara todo mundo.

douglasarruda, lsd e Lee oliveira, de coração, muito obrigado pela paciência

 E aguardo mais ajuda, se possivel, diante dessas informações sobre como eu podeira otimizar na compra de novas lentes..

Abração a todos.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 03 de Agosto de 2012, 23:11:14
Se vc decidiu que quer a F80 e a D5100, pronto, compra lentes que tenham motor nelas (AF-I, AF-S e G), e se possível que não sejam DX. Assim vão funcionar nas 2 sem problemas.


Bacaxi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #37 Online: 03 de Agosto de 2012, 23:17:50
kkkk decidi não, decidimos, graças a vocês não faço mais "cagadas", lendo assim da a impressão de que eu faria cagada comprando a F4, porém não é minha intenção, pois é uma excelente maquina, é que tenho o orçamento muito, mas muito apertado, para se ter noção, sou estudante de graduação, tenho bolsa de IC e dou aulas, senão não sobrevivo kkkkkk, para adquirir a D5100, foram longos 12 meses de economias e foi todo o dinheiro kkkkk a analogia e futuras lentes daqui alguns meses também, (ou se alguém tiver  bondade de me presentear kkkkk).

Mas a vida é assim mesmo, vamos nos ajudando que chegamos lá.

Abração a todos.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #38 Online: 03 de Agosto de 2012, 23:19:04
kkkkk puxa vida, pesquisei, pesquisei e pesquisei antes de comprar a D5100 (e claro cheguei a conclusão de que seria a melhor para mim, erroneamente) e ainda faço "cagada".  :aua: :aua: :aua: :aua:kkkkk

Mas agora ja esta paga e para ser entregue... não tenho o que fazer  :no:

Quanto a analógica, ja tive uma Olympus e uma yashica (todas automáticas não dlsr) e sempre me deu um comichão de entender um pouco mais sobre a fotografia pura.

Eu inclusive tive a sorte de conhecer a pessoa certa essa semana que se dispôs e me ensinar a revelar e ampliar.

Então o melhor negocio (para eu não ter que vender a câmera que nem chegou ainda e consequentemente perder dinheiro) é eu ir de F80 e investir em lentes G, AF-S e AF-I, pois assim eu consigo utiliza de modo pleno as funções tanto das duas câmeras quanto as das lentes, e sem as vinhetas... me corrijam se falei besteira.

Apenas para informação eu gosto de fotografar paisagens (com minha FZ35 sempre no manual) e estou começando a participar de exposições destas fotos.

Também estou estudando (por conta) como fotografar retratos e monumentos, aff muita coisa neh, mas isso me da uma paz de espirito muito grande, esqueço de mim, e do mundo quando saio para fotografar kkkkk

Ainda quanto as lentes, estas citada acima, caso eu troque de maquina um dia eu continuarei a utiliza-las sem problemas (com base nos corpos das maquinas atuais superiores a D5100)?

Escolhi Nikon justamente por ela permitir esta abrangência das lentes para analógicas e digitais, mas pelo visto, apesar de ter estudado muito, não foi suficiente. kkkkk

Não que eu esteja descontente, mas terei que pensar em uma solução, afinal dinheiro ta dificil ara todo mundo.

douglasarruda, lsd e Lee oliveira, de coração, muito obrigado pela paciência

 E aguardo mais ajuda, se possivel, diante dessas informações sobre como eu podeira otimizar na compra de novas lentes..

Abração a todos.

agora relaxa e só fique mais atento as lentes que você realmente for usar mais...vi que voce citou sobre gostar de fotografar paisagens..mas seria do tipo com grande angular ou com tele ..eu gosto de usar tele para paisagens (bom no caso de tele são as com estabilizador,VR ou IS no meu caso de Canon), pego imagens longe , e tem muitos que preferem as GA...de uma pesquisada nas lentes mais confortáveis para seu uso... e nesse caso a F80 ou a F100 seria mais indicado mesmo...eu não uso Nikon digital, usei sempre Nikon na era analógica , mas com digital eu passei para Canon, mas uso muitas lentes Nikon na minha Canon..gosto da nitidez da Nikon...mas eu não posso te falar muito sobre as digitais Nikon..só sei que a F80 seria equivalente uma digital FF..então acho que as lentes tem de ser as FX ...na verdade voce pode até usar as Nikon manuais que tem um otimo resultado e da para comprar por preços mais em conta , só vai ser manual..mas tem uma qualidade muito bacana..de uma estudada
.


Bacaxi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #39 Online: 03 de Agosto de 2012, 23:31:17
Acredito que usarei tanto grande angular quanto as teles... rsrss (sou guloso) tudo deende da inspiração do dia...

tenho algumas fotos em http://www.flickr.com/photos/robertodocarmo/ e http://www.flickr.com/photos/robertosdocarmo/ não estão la grande coisa mas ja melhorei bastante, estas são de quando comecei a fotografar, a uns 2 anos atras.

E quanto a não ter o auto foco, acredito que não seria de todo ruim, pois assim nos força ao aprendizado... pode se tornar algo positivo.. vou pensar com uito carinho nesta parte.. obrigadão. (acho que eu escrevo demais kkkkk)


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 04 de Agosto de 2012, 00:07:02
Ah vai ow com bolsa de IC dá pra vc comprar bastante coisa, até as minhas lentes  :assobi: claro dependendo da IC... quando eu tava na graduação eu queria muito uma bolsa.................... mas enfim.

Eu gosto de fotografar paisagem, comprei uma Tokina 12-24 f4, mas comprei na época pra usar na minha D80, quando eu tinha a minha ainda. Muito legal de usar, e na de filme ela serve (é AF-D), mas ai pra não ter vinheta tenho que usar entre 18-24, ocorre que, os 18mm dela são equivalentes ao que seriam os 12mm na DX, então dá certinho... e é uma lente excelente, muito nítida, eu adoro...