Autor Tópico: Compra de equipamento analógico.  (Lida 10285 vezes)

romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Online: 07 de Julho de 2012, 01:26:55
Já estou querendo adquirir uma analógica a algum tempo, mas tenho muitas duvidas.
Quero uma com todos recursos manuais, como na Pentax K1000.
Penso em alguma como a propria K1000, ou a Canon AE-1. Também tenho interesse em Nikon e Zenit.
Não entendo muito das analógicas, ainda. Conto com a ajuda de vocês!  :snack:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2012, 11:10:00
Esqueci de citar a Olympus também!  :D
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2012, 04:35:15
Oi !
As cameras de filme dependem muito da qualidade das lentes (ok, as digitais também mas a digital vc arruma a imagem com os processadores internos das proprias cameras...)
Então quem tá lendo já sabe o que eu vou te dizer...No mercado de usados é tudo tão barato que vc deve comprar NIKON de olho fechado e colocar uma lente NIKKOR 50mm F 1:1.4 (tem que ser Nikkor, da Nikon). A lente no mercado de usados de São Paulo é entre 600 a 900 reais e a camera depende do estado dela tb... pega uma F3 ou F2. (usada tem por uns 1000)

Se você seguir meu conselho conseguirá tirar fotos em movimento e noturnas de excelente qualidade. Nivel profissional.

Qualquer outra tentativa vai te deixar frustrado e vc vai considerar que filme já era e vai largar a camera antes de revelar o quinto filme... deixar de exposição na sala...depois no quarto..numa caixa e enfim ...vender ela em 1-2 anos depois ...

As outras marcas são boas tambem, mas no mercado de usados a diferenca de preco nao sera tao grande assim...


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2012, 04:41:22
Ah ! Não esquece que é F 1:1.4 e NÃO pode ser F 1:4 hehe..

Para usar manual vc vai ter que fazer um curos e comprar um fotometro !!! (usa a sua digital como fotometro se der hehe. (se ela for de bom nivel ela tem um excelente fotometro)..eu só uso digital como fotometro..até hoje...)

Ainda brinco com vc..se vc nao gostar (mesmo depois de ter feito um curso)..e o material que vc pegar for sem riscos e de boa conservação ...eu e qq loja compro tudo de volta de vc porque sempre tem colecionador de nikon por aparecendo por aí... ( eu nao tenho loja)


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2012, 05:15:41
Eu sei que fui meio radical mas eu sou meio assim..hehe
E olha que a lente que te passei é a mais BARATA de nivel profissional para fotos noturnas e bem...

eu penso assim..se todo mundo arranja grana para gastar num I-Phone..e tal..bem..se vc quiser aalgo bom mesmo..vc arranja o valor
se vc nao tiver toda a vontade..aí fica caro..senao nao sera caro....
pior a grana é a parte mais facil da historia..pq aprender a entender uma maquina MANUAL vai depender de muito boa vontade
lembre-se que fotografo era profissao...(hoje não é bem assim..a profissao consiste mais em ir a comapo de futebol/casamento..em estar a disposicao do que asaber utilizar o equipament..pq o equipamente é simples de tudo !!! Antes era dificil pacas ser fotografo !! E assim sera com qualqer maquina MANUAL)
muito dificil mesmo..pq vc tem que conversar com a maquina..vc tem que entender a lingua dela pq ela nunca entendera a sua lingua..já a digitais sao o oposto..as digitais literalmente falam o idioma de qualquer pessoa. E tem processadores inteligentes e um olho eletronico muito mais preciso que de muita gente...


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2012, 14:03:25
Putz, outro detalhe é o modelo do filme e quem vai revelar...
Fuji PRO por exemplo é melhor que outros Fiju..Kodak Portra é melhor que kodak comum...(e mais caros claro)

quem revela muitas vezes escanea (SCAN) o negativo e imprime em uma impressora padrão ! (as mesmas que impreimem fotos digitais !!!)
este tipo de impressão (e nao de revelação) faz com que a qualidade do filme seja restrita a qualidade da impressora que está imprimindo a imagem !!! (pq nada foi revalado além do negativo...a impressão foi feita por meios eletronicos e em maquina computadorizada....e nao por meios quimicos....)


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2012, 14:15:24
Resumindo o que o amigo falou:

Compre uma câmera dessas, de filme e faça os testes. Importante encontrar um bom local para revelar pois os minilabs tem deixado químicos velhos e vencidos. Isso detona a revelação.

Não acho que necessite de um curso pra aprender a fotografar com filme e, comprando uma câmera com fotometro, basta aprender a utilizá-lo.

Lembre-se também, que o DOF de uma camera de filme é menor, por causa do tamanho do frame.

Olympus OM-1, Pentax K1000 ou Canon AE-1. Tanto faz.

São todas mecânicas, de excelente qualidade, construção refinada e lentes afiadas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2012, 21:21:23
Resumindo o que o amigo falou:

Compre uma câmera dessas, de filme e faça os testes. Importante encontrar um bom local para revelar pois os minilabs tem deixado químicos velhos e vencidos. Isso detona a revelação.

Não acho que necessite de um curso pra aprender a fotografar com filme e, comprando uma câmera com fotometro, basta aprender a utilizá-lo.

Lembre-se também, que o DOF de uma camera de filme é menor, por causa do tamanho do frame.

Olympus OM-1, Pentax K1000 ou Canon AE-1. Tanto faz.

São todas mecânicas, de excelente qualidade, construção refinada e lentes afiadas.

Abcs

Entendo, eu vi as Nikon mas não  vou ter quase R$ 2000,00 pra investir em uma Nikon F + lente 50mm f/1.4.
Queria mesmo algumas dessas que você citou, tenho até R$ 600,00 pra comprar, isso basta?
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2012, 22:19:36
Entendo, eu vi as Nikon mas não  vou ter quase R$ 2000,00 pra investir em uma Nikon F + lente 50mm f/1.4.
Queria mesmo algumas dessas que você citou, tenho até R$ 600,00 pra comprar, isso basta?

Sim. Tinha uma AE-1 nos classificados.

No ebay também consegue achar coisas boas.

Boa sorte.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2012, 23:38:15
Sim. Tinha uma AE-1 nos classificados.

No ebay também consegue achar coisas boas.

Boa sorte.

Abcs

Eu vi mas o cara desistiu da venda, eu se tivesse uma daquelas também desistiria haha, é linda demais.
Dei uma olhada no ebay mas não tenho cartão internacional, o jeito é me arriscar no ML
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2012, 00:55:38
Se vc pegar uma lente menos clara, f1.8 ou f1.7 já vai te ajudar muito. Pentax e Nikon vão ter a vantagem de depois se vc levar a coisa a sério e ir comprando boas lentes, vai poder usá-Las numa Dslr (foi o que eu fiz).

Nesse preço que vc falou, vc pode achar uma K1000 mesmo.

Filme, volta e meia vc consegue comprar vencido por preços menos ruins. Mas pra filme ainda na validade, o preço desanima mesmo comprando fora.

Pra começar vc pode comprar uma caixa de Kodak Proimage (ainda vende?), filme bom e "barato".

Pra revelar dê uma olhada nos tópicos que falam dos laboratórios, há alguns que eram razoáveis e estão cada vez pior... Eu levaria na Capovilla ou na Photo&cia.


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2012, 09:48:04
Ah, sempre lembre que os Megapixels estão no filme e não na máquina ! (o que é obvio mas a gente esquece na hora de pagar pelo filme !!)

A fotografia profissional de jornal, futebol e casamentos hoje é 100% digital

Mas cinema continua usando muito filme (mais de 90% dos casos com certeza) e as máquinas de projetores de cinema de shoppings (uns 90% também) usam filme 35mm e olha a ampliação que dá ! absurda a quantidade de pontos na tela ! principalmente se você sentar na primeira fila (para fins técnicos de observar definição)

agora, claro, este tipo de filme que Hollywoood filma, não se consegue pagar nem achar por aí. Só usei o exemplo para vc ter uma idéia de que o filme que estiver dentro da máquina é até mais importante que a máquina ! (para fotos paradas, sem movimento, a lente e o filme são os ponstos mais importantes..a máquina só servira como ligação entre eles)


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2012, 07:41:28
Oi !
As cameras de filme dependem muito da qualidade das lentes (ok, as digitais
também mas a digital vc arruma a imagem com os processadores internos das proprias cameras...)
Então quem tá lendo já sabe o que eu vou te dizer...No mercado de usados é tudo tão barato que vc deve comprar NIKON de olho fechado e colocar uma lente NIKKOR 50mm F 1:1.4 (tem que ser Nikkor, da Nikon). A lente no mercado de usados de São Paulo é entre 600 a 900 reais e a camera depende do estado dela tb... pega uma F3 ou F2. (usada tem por uns 1000)
eu também particularmente gosto da Nikon , usei Nikon direto na era analógica, mas não menosprezo as Pentax e nem as Olympus , Yashica também tem boas lentes .. a Nikkor 50mm f/1.4 realmente é boa , mas no resultado entre custo e beneficio eu não faria tanta questão, já que a diferença de valor de uma 1.4 para uma 1.8 subiu muito , mas só por causa da descoberta desas lentes para as digitais..na película o resultado final não vale essa diferença do valor


Se você seguir meu conselho conseguirá tirar fotos em movimento e noturnas de excelente qualidade. Nivel profissional.
Qualquer outra tentativa vai te deixar frustrado e vc vai considerar que filme já era e vai largar a camera antes de revelar o quinto filme... deixar de exposição na sala...depois no quarto..numa caixa e enfim ...vender ela em 1-2 anos depois ...
LeicaÜberAlles, não entendi essa colocação?.. voce esta dizendo que se ele não

pegar uma câmera Nikon com uma lente Nikkor 50mm f/1.4 ele vai ficar frustrado?  é isso?


Ah ! Não esquece que é F 1:1.4 e NÃO pode ser F 1:4 hehe..
Nikkor 50mm f/4 só conheço a Nikkor EL para ampliador ou a rara zoom Nikkor 25-50mm f/4 Ai-s, essa tem uma nitidez muito boa


Para usar manual vc vai ter que fazer um curos e comprar um fotometro !!! (usa a sua digital como fotometro se der hehe. (se ela for de bom nivel ela tem um excelente fotometro)..eu só uso digital como fotometro..até hoje...)
na verdade curso eu aconselho para que usa digital ou analógica e realmente que "FOTOGRAFAR" de verdade , e um bom curso que você aprenda tudo que se tem de manual para usar em uma câmera (Analógica ou Digital)
sobre o fotometro,  todas as câmeras manuais que foram citadas aqui até agora tem bons fotômetros TTL, funcionam muito bem.



Resumindo o que o amigo falou:
Compre uma câmera dessas, de filme e faça os testes. Importante encontrar um bom local para revelar pois os minilabs tem deixado químicos velhos e vencidos. Isso detona a revelação.
isso infelizmente é uma grande verdade e se for fazer uma impressão ou ampliação peça que p papel seja igual a química , se for química Kodak use papel kodak , ser for química Fuji use papel Fuji


Não acho que necessite de um curso pra aprender a fotografar com filme e, comprando uma câmera com fotometro, basta aprender a utilizá-lo.
se for realmente interessado e fizer uma boa leitura com bons livros você pode realmente aprender, o que interessa é estudar


Lembre-se também, que o DOF de uma camera de filme é menor, por causa do tamanho do frame.
realmente também não entendi ?? a profundidade de campo é normal..1.4 é 1.4  , 2.8 é 2.8 !
 você quis dizer distancia focal de um APS-c para uma Full-Frame??


Olympus OM-1, Pentax K1000 ou Canon AE-1. Tanto faz.
São todas mecânicas, de excelente qualidade, construção refinada e lentes afiadas.
realmente, também estou de acordo



Entendo, eu vi as Nikon mas não  vou ter quase R$ 2000,00 pra investir em uma Nikon F + lente 50mm f/1.4.
Queria mesmo algumas dessas que você citou, tenho até R$ 600,00 pra comprar, isso basta?
não precisa de gastar tudo isso e nem ir para Ebay..aqui mesmo no classificados do fórum você vai achar algumas câmeras..eu mesmo estou vendendo algumas e tem outros membros daqui vendendo..

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73097.0



Se vc pegar uma lente menos clara, f1.8 ou f1.7 já vai te ajudar muito. Pentax e Nikon vão ter a vantagem de depois se vc levar a coisa a sério e ir comprando boas lentes, vai poder usá-Las numa Dslr (foi o que eu fiz).
praticamente todas você vai poder usar as lentes manuais em uma DSLR com adaptadores ,  as digitais da Canon para mim são as melhores para isso , já que fotometram com todas as lentes (Nikon, Pentax, Olympus, M42, Yashica..etc..) e não precisam de elemento ótico no adaptador, só não aconselho as Minoltas nem as Canon antigas (FD/FL)  pois dependeriam de elemento ótico nos adaptadores


Nesse preço que vc falou, vc pode achar uma K1000 mesmo.
e outras também

Filme, volta e meia vc consegue comprar vencido por preços menos ruins. Mas pra

filme ainda na validade, o preço desanima mesmo comprando fora.
aqui no Rio voce acha normalmente ainda



Citação de: LeicaÜberAlles link=topic=73124.msg720970#msg720970

date=1341838084
Ah, sempre lembre que os Megapixels estão no filme e não na máquina ! (o que é

obvio mas a gente esquece na hora de pagar pelo filme !!)
desculpa, mas também não entendi o Megapixel com película??

Citação de: LeicaÜberAlles link=topic=73124.msg720970#msg720970

date=1341838084
Mas cinema continua usando muito filme (mais de 90% dos casos com certeza) e as máquinas de projetores de cinema de shoppings (uns 90% também) usam filme 35mm e olha a ampliação que dá ! absurda a quantidade de pontos na tela ! principalmente se você sentar na primeira fila (para fins técnicos de observar definição)agora, claro, este tipo de filme que Hollywoood filma, não se consegue pagar nem achar por aí. Só usei o exemplo para vc ter uma idéia de que o filme que estiver dentro da máquina é até mais importante que a máquina ! (para fotos paradas, sem movimento, a lente e o filme são os ponstos mais importantes..a máquina só servira como ligação entre eles)

você pode sim usar a mesma película do cinema que para fotografia são os vulgarmente chamados de "Slides" ou outros nomes como, Cromos , Filmes Reversíveis, Transparências, etc. que na verdade são Películas Positivas  (E-6)..

aqui voce acha esses filmes nas casas especializadas
com essas fotos voce pode fazer grandes ampliações sem perdas da qualidade


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2012, 08:25:23
Lee, sobre o DOF foi exatamente essa comparação.
O romerod tem uma câmera APS-C. Para uma FF o DOF é diferente.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2012, 21:02:16
Lee, sobre o DOF foi exatamente essa comparação.
O romerod tem uma câmera APS-C. Para uma FF o DOF é diferente.

Abcs
Caramba, legal isso né ? Sabe nunca tinha pensado nisso! Mas depois que vc falou  ficou claro..pq a APS-C (Nikon DX) usa mais o centro da lente e por isso sofre menos com DOF que uma Full Frame (Nikon FX)...
muito interessante mesmo !

Quanto a fotômetros, enfim vc tem razao ! Eu pensei que a intenção dele era mais pegar algo profissional e cobrir os defeitos das máquinas anos 60-70. E exagerei...Bem, vc percebeu..hehe... Nos anos 70 era normal andar com fotometro para fotos complicadas. Fazia parte do kit "fotografo" porque os fotometros internos das máquinas nao eram tão bons para fotos de artistas em palcos por ex (pela iluminacao sobre o artista e baixa iluminacao fora dele)..ou bater foto de um animal numa entrada de caverna durante o dia..ou no meio de folhas... Bem e até os anos 90 era comun ter fotometros profissionais com mira (300 dolares no Brasil) que te davam a medição mais correta no ponto. Principalmente para os amantes de "cameras manuais". Isso pq o fotometro das máquinas manuais ia muito na média da iluminação e nao corretamente no ponto...Apesar de já existitem Nikon F4 e Nikon F5 (na metade final dos 90)..mas o "povo da manual" nao queria elas...

Bem enfim, vc percebeu e eu tb...eu fiz uma indicação muito profissional e exagerada.. vc tem razao...a intenção dele é mais curtir fotogrfia sem exagerar tanto... o fotometro interno atende 90% dos casos ou até mais
« Última modificação: 11 de Julho de 2012, 21:35:57 por LeicaÜberAlles »