Autor Tópico: Compra de equipamento analógico.  (Lida 10305 vezes)

vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2012, 23:47:58
Vale lembrar que cameras slrs da decada de 70 até quase metade dos anos 80 usavam fotometria do tipo spot central e não parcial, a parcial só foi possivel com o avanço eletronico, e matricial então só no fim dos anos 90... as primeiras slrs que surgiram todas tinham medição do fotometro central...

A Yashica do meu pai é assim, eu bati uma foto da minha noiva de contra luz com ela, o que eu fiz, foi fotometrar centrado nela, depois reenquadrar a cena e bater a foto...
E eu confio totalmente no fotometro, pois ele foi elaborado em cima da regra sunny16, a minha electro35 é totalmente sunny16 não tem porque desconfiar do fotometro...

Então vou te corrigir, maquinas SLR manuais dos anos 70 em sua grande maioria é com medição central, exemplo a Yashica FX-D do meu pai, as ultimas que sairam com medição parcial e matricial como nas quase digitais Nikon e canon dos anos 2000...

Fotometro externo era realmente necessário quando se usava cameras de médio formato, aquelas grandes cameras onde não tinha nada de eletronica embarcada, poucas MF sairam com fotometro, rangefinder e slr as que tem fotometro pode confiar que vai de boa...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2012, 13:39:28
Vale lembrar que cameras slrs da decada de 70 até quase metade dos anos 80 usavam fotometria do tipo spot central e não parcial, a parcial só foi possivel com o avanço eletronico, e matricial então só no fim dos anos 90... as primeiras slrs que surgiram todas tinham medição do fotometro central...

A Yashica do meu pai é assim, eu bati uma foto da minha noiva de contra luz com ela, o que eu fiz, foi fotometrar centrado nela, depois reenquadrar a cena e bater a foto...
E eu confio totalmente no fotometro, pois ele foi elaborado em cima da regra sunny16, a minha electro35 é totalmente sunny16 não tem porque desconfiar do fotometro...

Então vou te corrigir, maquinas SLR manuais dos anos 70 em sua grande maioria é com medição central, exemplo a Yashica FX-D do meu pai, as ultimas que sairam com medição parcial e matricial como nas quase digitais Nikon e canon dos anos 2000...

Fotometro externo era realmente necessário quando se usava cameras de médio formato, aquelas grandes cameras onde não tinha nada de eletronica embarcada, poucas MF sairam com fotometro, rangefinder e slr as que tem fotometro pode confiar que vai de boa...

Sim, já expliquei, e repito, já entendi que fui muito exigente na especificação acima porque eu quiz sugerir o melhor possivel que existiu no mercado dos anos 60-70.

Como disse minha intenção foi das melhores possiveis para orientar e nao para gerar polêmica.

Foi um erro até porque o objetivo me parece que era mais se divertir com fotos e até usar filmes vencidos para economizar grana (como sugerido acima)

Quanto a sua percepção/experiencia sobre os fotometros internos x externos. Desencana. Não se preocupe. Já concordei que o fotometro interno da câmera atenderá 90% dos caos ou mais dentre os que o colega deve quer fotografar.

O meu objetivo e o objetivo do tópico não é discutir fotometros.

Apenas passei a minmha opinião de experiência pessoal e de meu pai, que como fotografo de campo nos anos 60-70, nunca saia de casa sem um fotometro externo (que eram vendidos até com bolsinhas menores especiais e iam presos na corda de couro das máquinas).

Agora entendo que cada um tenha uma opinião particular sobre fotometros externos.

Não tive a intenção de desmerecer os fotometros internos das Nikons F2 e F3 dos anos 60. Se eles te atendem bem, fique com eles. (e já concordei que eles atende 90% dos casos ou mais, com já coloquei tb).

Na minha experiência, os fotometros internos das Nikons F2 e F3 são péssimos (e de qualquer máquina anos 60-70) para medicão de ponto são ruins e medem uma média. E são muito inferiores aos fotometros dos anos 90 (dos que custavam cerca de 300 dolares, como expliquei).

Mas vc nao precisa concordar. foi só uma opinião baseada na minha experiencai pessoal e nisto cada um terá asua porque cada um fotografa coisas diferentes em situações diferentes.

E chega de falar de fotometro que já to confuso ! Imagina quem está lendo !

de volta ao tópico, por favor !

valeu !

por exemplo achei muito legal a observação sobre o Depth Of Field das APS-C contra as Full Frame ! foi legal e nunca tinha pensado nisso !

Achei esse assunto muito mais interessante para alguem que está entrando no mercado de filmes do que ficar discutindo se fotometros internos são ou nao melhores que externos !
Legal mesmo ! Muito mais legal e chega de falar de fotometro neste tópico ! por favor ! usa o interno e pronto ! não tá mais aqui quem falou ! hehe)
« Última modificação: 12 de Julho de 2012, 13:47:57 por LeicaÜberAlles »


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2012, 15:00:13
Sobre a profundidade de campo ( Depth of field - DOF) que é um assunto complexo..
nessa caso das FF x APS-C o que muda é o corte que a APS-C vai dar já que o sensor é menor, voce pode fazer um teste, tire uma foto com tripé e uma 50mm 1.8 em uma câmera FF e depois tira a mesma foto sem mudar nada ,só o corpo da câmera para uma APS-C..coloque o resultado na tela ..voce vai notar que por causa do corte da APS-C a sensação é que voce vai estar usando uma semi-tele em vez de uma normal , mas é só por causa do corte , a profundidade em relação desfoque dado em relação ao diafragma usado é a mesma..

Importante :
a citação do dimigobbo esta correta porque a profundidade de campo não é diretamente relacionado com fundo desfocado

estou resumindo meu ponto de vista tirado de conversas ,teste e leitura..
« Última modificação: 12 de Julho de 2012, 15:02:12 por lee oliveira »


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2012, 20:42:20
Sobre a profundidade de campo ( Depth of field - DOF) que é um assunto complexo..
nessa caso das FF x APS-C o que muda é o corte que a APS-C vai dar já que o sensor é menor, voce pode fazer um teste, tire uma foto com tripé e uma 50mm 1.8 em uma câmera FF e depois tira a mesma foto sem mudar nada ,só o corpo da câmera para uma APS-C..coloque o resultado na tela ..voce vai notar que por causa do corte da APS-C a sensação é que voce vai estar usando uma semi-tele em vez de uma normal , mas é só por causa do corte , a profundidade em relação desfoque dado em relação ao diafragma usado é a mesma..

Importante :
a citação do dimigobbo esta correta porque a profundidade de campo não é diretamente relacionado com fundo desfocado

estou resumindo meu ponto de vista tirado de conversas ,teste e leitura..

Legal isso do DOF né ?

dimigobbo me fala...isso acontece em cameras DX tanto se eu usar lentes FX e DX ? Pelo meu entendimento eu diria qu esim...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2012, 21:29:08
Legal isso do DOF né ?

dimigobbo me fala...isso acontece em cameras DX tanto se eu usar lentes FX e DX ? Pelo meu entendimento eu diria qu esim...

Tem nada haver com o modelo das lentes.

Lentes DX e FX são para Nikon cropadas e FF (nessa ordem), né?

O DOF é uma soma de fatores: abertura, tamanho do frame, distancia para o objeto focado.

Aconcelho dar uma lida aqui

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2012, 22:16:51

Aconcelho dar uma lida aqui


Muito bom esse site, não conhecia, quando estiver com tempo vou ler com calma , valeu a dica :ok:


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #21 Online: 13 de Julho de 2012, 18:57:55
Tem nada haver com o modelo das lentes.

Lentes DX e FX são para Nikon cropadas e FF (nessa ordem), né?

O DOF é uma soma de fatores: abertura, tamanho do frame, distancia para o objeto focado.

Aconcelho dar uma lida aqui

Abcs

Legal ! entao era o que eu tinha entendido mesmo ! Valeu !


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #22 Online: 13 de Julho de 2012, 20:25:48
Tem nada haver com o modelo das lentes.

Lentes DX e FX são para Nikon cropadas e FF (nessa ordem), né?

O DOF é uma soma de fatores: abertura, tamanho do frame, distancia para o objeto focado.

Aconcelho dar uma lida aqui

Abcs

Excelente site ! tô me divertindo ! E ele fala no final que serve para macro tb !! Muito legal !
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, 20:27:17 por LeicaÜberAlles »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #23 Online: 15 de Julho de 2012, 23:40:04
Por isso que médio formato são as mestres do bokeh!!!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


alcaloide

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo...
Resposta #24 Online: 19 de Julho de 2012, 14:00:44
Entendidos,

ola!  :D

Tenho uma Canon Rebel 2000 analogica, novissima, quase sem uso desde que foi comprada, guardada no vacuo( :eek:) - coisas se guardam no vacuo! - e estava querendo vender, ja que estou querendo comprar uma camera digital full frame e possuo uma rebel xti...

Sabem quanto poderia pedir nela?

Agradeco e peco desculpas se estiver poluindo o topico.  :(


Bacaxi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #25 Online: 03 de Agosto de 2012, 00:45:25
Ola pessoal, tudo bem?

Eu adquiri recentemente uma Nikon D5100, e gostaria de adquirir uma Nikon analógica que seja compatível com as lentes que irei comprar futuramente para a digital (primeiramente apenas a lente do Kit da D5100 uma 18-55mm) e não sei qual modelo comprar.

Vocês poderiam me ajudar e escolher um modelo (que no seja caro, din din tbm esta curto)?

Obrigado e bons clicks a todos.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 03 de Agosto de 2012, 01:09:13
Entendidos,

ola!  :D

Tenho uma Canon Rebel 2000 analogica, novissima, quase sem uso desde que foi comprada, guardada no vacuo( :eek:) - coisas se guardam no vacuo! - e estava querendo vender, ja que estou querendo comprar uma camera digital full frame e possuo uma rebel xti...

Sabem quanto poderia pedir nela?

Agradeco e peco desculpas se estiver poluindo o topico.  :(
Eu chutaria entre 150 e 300 reais no máximo... dá uma olhada quanto pedem no Mercado Livre.

Ola pessoal, tudo bem?

Eu adquiri recentemente uma Nikon D5100, e gostaria de adquirir uma Nikon analógica que seja compatível com as lentes que irei comprar futuramente para a digital (primeiramente apenas a lente do Kit da D5100 uma 18-55mm) e não sei qual modelo comprar.

Vocês poderiam me ajudar e escolher um modelo (que no seja caro, din din tbm esta curto)?

Obrigado e bons clicks a todos.

Se vc vai comprar lentes AF-S e G, e com VR, e quiser usá-las num corpo de filme, pra poder aproveitar tudo (o VR inclusive), só usando a F6, F5, F100 e F80. No caso da F80 as lentes antigas da Nikon vão funcionar com algumas limitações. Outros modelos, como a F4, F801, vão funcionar com essas lentes, mas apenas nos modos P e S, e sem o VR. A F90x talvez funcione com as AF-S. Todas essas cameras (exceto a F80) estão com preço inflacionado, se vc comprar nos EUA, talvez compense.

Mesmo uma FE, FM, FM2, FM10, vão funcionar com as lentes novas, porém, com limitações. Ou funciona apenas no manual, ou apenas na menor abertura da lente. Sugiro ler isso: http://www.kenrockwell.com/nikon/compatibility-lens.htm


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:34:20
Se vc vai comprar lentes AF-S e G, e com VR, e quiser usá-las num corpo de filme, pra poder aproveitar tudo (o VR inclusive), só usando a F6, F5, F100 e F80. No caso da F80 as lentes antigas da Nikon vão funcionar com algumas limitações. Outros modelos, como a F4, F801, vão funcionar com essas lentes, mas apenas nos modos P e S, e sem o VR. A F90x talvez funcione com as AF-S. Todas essas cameras (exceto a F80) estão com preço inflacionado, se vc comprar nos EUA, talvez compense.

Mesmo uma FE, FM, FM2, FM10, vão funcionar com as lentes novas, porém, com limitações. Ou funciona apenas no manual, ou apenas na menor abertura da lente. Sugiro ler isso: http://www.kenrockwell.com/nikon/compatibility-lens.htm

Lembrando que a 18-55 é uma lente DX, ou seja, numa camera de filme vai causar o mesmo efeito que em uma camera digital full-frame, que seria isso:

(tirado de http://www.penmachine.com/2008/08/camera-works-crop-factors-35-mm)
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 08:35:59 por douglasarruda »
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Agosto de 2012, 09:24:42
Exato! As lentes DX, dão essa vinheta. Algumas mais, outras menos... eu tenho uma Tokina 12-24 que a partir de 18mm até 24mm não tem vinheta, mas as outras lentes que eu tenho aqui, todas dão.

Mas claro, uma 24-70 f2.8 vai ficar legal...


Bacaxi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2012, 13:55:30
Ola pessoal, muito obrigado por resposponder e consequentemente me ajudar.

Achei uma nokon F80 por 400.00 no ML, estou quase comprando rs...

Quanto a lente, qualquer lente que eu comprar para a D5100 tem que ser DX? sendo assim todas minhas fotos ficaram com a vinheta... como vcs disseram, umas mais outras menos...

Ou eu poderia comprar outras lentes sem ser DX que fotografaria normal tanto na analogica quando na D5100?

Outra coisa, minha D5100 não chegou ainda, eu tenho uma Lumix FZ35, sei que ela não é uma SLR, porém contém alguns controles manuais, estes controles são muito diferentes entre estas duas cameras (a FZ35 e a D5100)? e quanto a qualidade, mudara muito (o muito que digo é algo perceptível, bater o olho e ver a diferença)?

Desde já agradeço a todos.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 14:02:41 por Bacaxi »