Autor Tópico: CANON G1X SERVE PRA TIRAR FOTO EM ESTÚDIO?  (Lida 5270 vezes)

LUCIENE123

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Online: 07 de Julho de 2012, 11:12:06
Bom dia, amigos...
Tenho um estúdio e trabalho com a câmera Canon T2i, estou querendo comprar a G1x pra levar para uma viagem, um aniversário de família ou amigos, uma praia, enfim... pra não sair por aí com a T2i, a pergunta é: Se por acaso eu quiser tirar alguma foto com a G1x no estúdio, ela vai me servir?

Desde já agradeço aos que colaborarem com a minha dúvida :ponder:.

Obrigada! :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2012, 11:42:47
Funcionar ela, vai, desde que você consiga fazê-la disparar os flashs do estúdio, creio que com um rádio flash dê, ou um contato PC na sapata dela.

Mas é longe do ideal...

[]s


LUCIENE123

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2012, 13:19:20
Verdade, com certeza não terei a mesma qualidade da DSLR, né?!

E o que vc me diz da Canon S100?!  Aí no caso só pra tirar fotos de viagens e pra qdo eu for em algum lugar, usá-la. Nada de estúdio rsrsr nem flash externo ela suporta rsrs


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2012, 14:15:12
Olha, posso estar enganado, mas pelo que lembro dos reviews que vi, a G1X tem qualidade quase tão boa quanto as DSLR APS-C, inclusive o ISO alto não é muito pior do que T2i/T3i/60D/7D, o que já é esperado visto que seu sensor também não é muito menor. É maior do que o sensor das micro 4/3, por exemplo.

Além disso, ela tem sapata para flash externo, o que vai possibilitar através de um rádio flash disparar flash's remotos ou os de estúdio.

O único porém é a lente, que por ser uma zoom fixa tem suas limitações. Mas dependendo do que vc pretende fazer, arrisco a dizer que dá para fazer sim.

Já a S100 embora seja uma compacta premium, continua sendo uma compacta. Tem uma qualidade de imagem excelente dentro da sua categoria até em função do sensor de 1/1.7", mas não dá para comparar com a G1X que tem sensor de 1.5". Só olhando o comparativo entre o tamanho dos sensores já dá para ter uma idéia.



« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 14:17:00 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2012, 14:27:56
Olha, posso estar enganado, mas pelo que lembro dos reviews que vi, a G1X tem qualidade quase tão boa quanto as DSLR APS-C, inclusive o ISO alto não é muito pior do que T2i/T3i/60D/7D, o que já é esperado visto que seu sensor também não é muito menor. É maior do que o sensor das micro 4/3, por exemplo.

Além disso, ela tem sapata para flash externo, o que vai possibilitar através de um rádio flash disparar flash's remotos ou os de estúdio.

O único porém é a lente, que por ser uma zoom fixa tem suas limitações. Mas dependendo do que vc pretende fazer, arrisco a dizer que dá para fazer sim.

Já a S100 embora seja uma compacta premium, continua sendo uma compacta. Tem uma qualidade de imagem excelente dentro da sua categoria até em função do sensor de 1/1.7", mas não dá para comparar com a G1X que tem sensor de 1.5". Só olhando o comparativo entre o tamanho dos sensores já dá para ter uma idéia.

Concordo plenamente.. entendendo as limitações dela acho que é bem possível usar... até hoje não tive oportunidade de testar pra valer, mas já peguei ela nas mãos em 2 oportunidades e gostei das prévias apresentadas. Realmente o resultado em ISO elevado é bem legal.

Sobre o uso em estúdio, com um rádio flash acho que não terá problema.

Hoje ela tá na casa dos 800 dolares no exterior, mas hora que der uma baixadinha troco minha G12 por ela..
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 14:28:35 por Luciano.Queiroz »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2012, 18:29:05
Acho que a maior limitação de uma G1-X ou até de uma G12 em estúdio nem está na qualidade. Mas sim na rapidez de focalização, precisão de foco e "pegada". Creio que ela seja bem mais lenta que qualquer DSLR para focalizar, a focalização não deve ser tão precisa quando numa DSLR e a gravação do arquivo DEVE ser mais lenta também...

Em qualidade de imagem realmente acredito que a linha G da Canon não deixe a desejar para um uso não muito exigente.

[]s


LUCIENE123

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2012, 18:58:16
Essa G1X é uma tentação!!! Pq tão cara  :(

Na verdade quero uma câmera pra viajar e tirar lindas fotos, pensei na Canon S100 e na G1X, pelo preço tão alto da G1X, pensei em aproveitá-la no estúdio pra uma emergência, por ex: caso a T2i dê um pane inesperado rsrs por isso fiz a pergunta. Agradeço aos que estão me ajudando!

Vocês são 10  :clap:
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 19:03:42 por LUCIENE123 »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2012, 21:32:05
Considere a G12 que custa metade do preço da G1X e é "muito boa" também. ;)

[]s


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2012, 22:11:15
Acho que a maior limitação de uma G1-X ou até de uma G12 em estúdio nem está na qualidade. Mas sim na rapidez de focalização, precisão de foco e "pegada". Creio que ela seja bem mais lenta que qualquer DSLR para focalizar, a focalização não deve ser tão precisa quando numa DSLR e a gravação do arquivo DEVE ser mais lenta também...

Em qualidade de imagem realmente acredito que a linha G da Canon não deixe a desejar para um uso não muito exigente.

[]s

Ah.. isso não tenha dúvida.. Modo sequencial mesmo, a minha G12 não faz 2 fotos por segundo.. deve fazer umas 5 em 3 segundos, apesar da Canon dizer que faz 2...

Outra coisa.. Acoplar um flash externo nela fica terrível pra segurar na mão.. funciona, mas não é prático...

Acho que a vantagem dela é pra quem tem uma DSLR e quer uma câmera menor pra carregar em mais lugares.. Nisso acho essa linha G imbatível... Mais ou menos como a Luciene escreveu, uma câmera "levar para uma viagem, um aniversário de família ou amigos, uma praia, enfim... pra não sair por aí com a T2i."

A G12 nesse quesito de praticidade acho até melhor porque entrega uma baita qualidade em Raw se não precisar forçar o ISO, é mais barata e bem menor que a G1X, sendo mais fácil carregar na bolsa ou até num bolso mais largo... A G1X já é meio grandinha pra esse propósito.

Na G12, se usar com flash externo por exemplo é legal colocar um tubo adaptador nela, que fixa na baioneta da câmera.. assim dá pra segurar com a mão esquerda nesse tubo, sem encostar na lente e ter maior firmeza.. sem ele a pegada é bem ruim com o peso do flash.
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 22:15:40 por Luciano.Queiroz »


LUCIENE123

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2012, 23:35:55
Luciano, entre a G12 e a S100, pra tirar fotos no sentido que já citei acima: viagem, praia, festas, enfim... vc indicaria qual das 2?


LUCIENE123

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2012, 23:47:24
Nesse site a S100 ganha da G12, mas acho que vc tem a G12, então pode me informar com mais propriedade rsrs

http://snapsort.com/compare/Canon-S100-vs-Canon_PowerShot_G12


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2012, 09:35:37
Não conheço essa S100, mas acho que são pra propósitos diferentes..

Essa análise que vc pegou é um tanto tendenciosa, quer mostrar que a S100 é "melhor" que a G12 a todo custo, colocando só os lados positivos.. mas deixando as vantagens da G12 meio que em segundo plano, como sapata de flash externo, controle de compensação EV, controles totalmente acessíveis como numa DSLR, etc..

Sei lá, sem nunca ter visto uma S100 de perto eu fico com a G12...

Você que usa DSLR usa a G12 do mesmo jeito... pra usar a S100 muda muito o esquema, vai ter que ficar entrando no menu pra mudar exposiçAo, velocidade, etc..


LUCIENE123

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2012, 10:11:37
Ai Jesus...

Fiquei louca, agora rsrs acho que vou acabar comprando essa G12. Minha vontade meeeesmo é comprar a G1x, mas a danada tá cara d++++

 :ponder:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2012, 12:10:23
Ai Jesus...

Fiquei louca, agora rsrs acho que vou acabar comprando essa G12. Minha vontade meeeesmo é comprar a G1x, mas a danada tá cara d++++

 :ponder:

O melhor preço que vi da G12 ultimamente, no Brasil:

http://www.brasiltronic.com.br/camera-digital-canon-powershot-g12-10-mp-zoom-otico-5x-is-p858/

Só para estimular. :D

[]s


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2012, 12:16:15
Ah, acho que para quem está acostumado com um DSLR uma diferença relevante entre a G12 e a S100 é o visor ocular. É difícil e sofrido fotografar olhando em telinha de LCD depois de acostumar com os oculares das reflex. Claro, esse ocular da G12 deve ser bem pobrinho e com um bom paralaxe, mas ainda assim deve ser mais gostoso que fotografar "via LCD".

[]s