Autor Tópico: Desespero... Minha lente Canon 85mm 1.8 caiu na água...  (Lida 9266 vezes)

vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2012, 16:07:13
Calma galera agua doce não é acido não, se fosse agua salgada aí sim, pois além das particulas de sal que PODEM comprometer o funcionamento da lente o meio acido criado pelo sal na agua sim causa uma oxidação precoce...

Agua doce não tem esse "poder" graças ao bom Deus, senão dias de umidade acima de 50% nossas maquinas nem funcionavam mais... Vale lembrar também que todo circuito impresso de eletronica de boa qualidade recebe tratamentos anti-oxidação, são varias camadas de verniz que recebem para evitar os intemperes do tempo. Isso é uma coisa tão boba hoje em dia no mundo da eletronica que até celular chines é a prova desse tipo de situação.

Casos claros disso é o que o pessoal aqui mesmo disse de celulares, querem dispositivos mais sensíveis que celulares que na sua maioria das vezes caem LIGADOS... uma lente fora da camera que cai num lago só tomou um banho, a parte mais critica é mecanica e não elétrica... no mais é só esperar secar por alguns dias, colocar no saco de arroz como disseram é uma recomendação muito boa pois realmente funciona...

A ideia de mandar a lente submersa para mim foi a pior... a melhor coisa a fazer é deixar numa estufa se for possivel, qualquer local pequeno (uma caixa, armario ou aquario) com uma lampada incandescente de 50W já serve de estufa, deixar por alguns dias e depois colocar por mais uns 2 dias num saco de arros fechado ou numa vasilha... isso já deve ser suficiente para extrair toda umidade prejudicial a lente...

Depois disso pode ser colocada na maquina sem problemas e fazer testes, se ver que a lente não responde corretamente aí sim terá de ser enviada a assistencia técnica junto com uma carta descrevendo o acidente ocorrido, e os procedimentos adotados e o que aconteceu ao colocar a peça na camera. Aí eles irão fazer uma limpeza na mesma.
Na minha opinião tem conserto sim... tranquilo... se fosse minha eu mesmo abriria e faria limpeza, se a lente for de vidro basta limpar com a ajudad e um cotonete e um pouco de benzina, fazendo movimentos circulares do centro para a extremidade da lente como a benzina evapora rapido não deixa reziduos... depois só montar e pronto...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


robson.r.silva

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2012, 20:43:11
Fora a parte eletronica, que com agua doce provavelmente não foi afetada, ficaria mais preocupado com possivel sujeira que possa ficar na parte otica da lente e que precisaria ser desmontada para limpeza.
Se eu estivesse na sua condição, no Para e sem assistencia técnica e com a possibilidade do custo+frete ficarem maior que o valor da lente, arriscaria eu mesmo desmonta-la, o que não é muito complicado para uma pessoa habilidosa.
Boa Sorte