Autor Tópico: consigo me virar só com a 50mm 1.8 ?  (Lida 3118 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Online: 09 de Julho de 2012, 09:37:08
Bom dia,

Estou em busca da minha primeira DSLR, gosto bastante de fotografia e tenho estudado e treinado o básico (iso/abertura/velocidade) com minha Canon SX150is que apesar de compacta de controles manuais e zoom de 12x

a princípio pensei bastante na T3, obviamente pelo preço, já que meu uso é amador/hobby, e pelo que li não teria grande diferença na qualidade final das imagens comparando com a T2i/T3i, apesar dessas terem mais megapixels

enfim, vi o lançamento da T4i e me chamou a atenção, embora muita gente diga que não tem muita diferença na qualidade final das fotos comparando a T2i e a T3i (que a mudança maior seria o visor articulado), e que também não teria grande diferença na qualidade final das fotos comparando a T3i e a T4i (que a maior mudança é o Touchscreen e o autofoco em video), chegando-se a conclusão de que não tem muita diferença notável entre elas para fotos

mas...  lendo alguns reviews e análises mais detalhados, percebi que na T4i tem alguns coisas que possam fazer diferença sim, como o novo processador Digic5, menos ruído nas fotos, ISO até 12.800 (25.600), 5 imagens por segundo, HDR, ..)

enfim, achei a T4i melhor, apesar de muitos dizerem que é só perfumaria, mas pelo valor ficaria complicado pegar uma pois o ideal seria com 18-135 STM para aproveitar o range (gosto de zoom, uso bastante o de 12x da minha cam) e também pelo autofoco silencioso da lente STM

e a minha opção (por questão de valores) seria então pegar uma T2i com 18-135mm, mais uma lente 50mm 1.8 para retratos com desfoque, tendo um range bom, com imagens boas pra quem está entrando nas DSLR, etc

mas.. me surgiu uma dúvida, revendo as melhorias da T4i, que seria pegar só o corpo da T4i com a 50mm 1.8
acho que ficaria num valor equivalente... vcs acham que eu conseguiria me virar sem lente do kit, só com ela?

a maioria das minhas fotos são da minha filha de 5 anos (acho q nesse caso daria), e de viagens/passeios
então gostaria de além de retratos tirar fotos de paisagens, e alguns detalhes dos lugares que costumo conhecer (pratos típicos, cultura, etc)

a 50mm limita muito isso? a que distância vou ter que ficar dos elementos fotografados?
consigo tirar foto de um prato de comida em um restaurante com ela?
consigo tirar foto de uma paisagem com a 50mm ?
se for tirar foto de corpo inteiro de 3 pessoas, por exemplo, quanto de distância vou ter que ficar para conseguir enquadrar elas?

sobre o video, gosto de filmar minha filha as vezes, mas costumo bem mais tirar foto do que filmar

indecisão...
não quero me arrepender de pegar a T2i com 18-135 pelo range e depois pensar que poderia ter pego a T4i se a 50tinha daria conta
ou me arrepender de pegar a T4i e achar que fiquei limitado demais pelo 50tinha e que teria que pegar uma lente kit e q a t2i 18-135 seria melhor

o texto é grande, mas a dúvida também...
obrigado quem puder ajudar

« Última modificação: 09 de Julho de 2012, 09:46:14 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2012, 09:44:11
a 50mm limita muito isso? a que distância vou ter que ficar dos elementos fotografados?
consigo tirar foto de um prato de comida em um restaurante com ela?
consigo tirar foto de uma paisagem com a 50mm ?
se for tirar foto de corpo inteiro de 3 pessoas, por exemplo, quanto de distância vou ter que ficar para conseguir enquadrar elas?

Vou responer as que eu sei... :assobi:

1 - Pelo menos a 50cm do objeto fotografado. Se quiser um retrato, quase um metro ou mais (pra pegar mais busto).
2 - depende. se tu quiser ficar em pé a hora que o prato chegar. :D
3 - conseguir consegue, mas o ângulo de visão dela é muito fechado e pode ser que não fique tão aberto quanto vc queira. nesse caso, já que vai comprar a camera com kit, use a 18-55mm em 18mm e ficará satisfeito.
4 - 3 pessoas, de corpo inteiro, mais ou menos, uns 4m ou mais! :hysterical: Para o que vc quer, acho melhor pegar uma 35mm.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2012, 10:01:45
o problema é que pra pegar a T4i, iria pegar só o corpo, sem a lente do kit, só com a 50mm 1.8, quem tem ela, usa a 18-55 em qual situação?

estou pendendo mais para essa opção mesmo do que a T2i com kit
« Última modificação: 09 de Julho de 2012, 10:08:55 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2012, 15:21:41
Rapaz....
Eu uso pouco a 18-55mm. Mais quando preciso de uma GA mesmo.

Estava me acostumando com a 50mm f/1.8 e agora utilizo a 18-55mm em 35mm. Fixa. Nem mexo no anel de zoom. Pra me acostumar com a distancia focal.

Você vai sentir falta de uma zoom GA.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2012, 19:22:53
Brupikk, pra fotos em interiores é essencial GA, eu sou mais vc pegar um corpo da T3 mesmo, com a 18-55 e a 50mm, e quem sabe um flash externo, lembre-se q vc também tem que gastar com cartões de memória(bota 250 pila pra 2 classe 10 de 16gb) e uma bolsa(100 reais).

Se ficar realmente inseguro pela falta de zoom pela uma 55-250, mas nunca deixe de investir em lentes pra pegar um corpo maior...

Respondendo à sua pergunta: Dá pra tirar fotos com a T4i e a 50mm? Dá, esses dias fotografei uma festa de são joão inteira só com ela, pq queria fazer uma experiência(lamentável) sem o uso do flash, mas limita MUUUITO, é essencial ter GA, principalmente pra fotos de pessoas, em interiores.
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2012, 13:28:03
Os recursos novos da T4i são perfumaria.
Redução de rúido melhor que as APS-C anteriores só em JPG, em razão do motor novo.
Auto foco no modo de vídeo? Se a pessoa extender o braço, o foco sai do rosto e vai para a mão.
Ou seja os videomakers que procurarem qualidadade vão continuar usando foco manual.
Touchscreen? Pra quê? Só for para melecar o LCD todo com gordura dos dedos.
Todos os pontos de foco CROSSTYPE? Só uso o central e esse já era CROSSTYPE.
No seu lugar EU compraria uma T3i corpo + flash 430Ex2 + 50mm 1.8, sai por R$2698 no NELSON NAKAMURA. Fará fotos muito melhores do que com apenas o kit da T4i que está saindo por volta de R$2500.
Eu já fiz um aniversário infantil só com T2i e 50mm 1.4, mas o cerimonial era amplo então o zoom foi nas pernas. Dá para fazer muita coisa só com 50mm. Já li relato na internet de gente que fotografou um casamento inteiro só com a cinquentinha. Aliás, a cinquentinha esmerilha a 18-55 em qualidade ótica.
Deixo aqui meus R$0,02.

Abraços,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


everton.pessoa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2012, 14:51:16
Os recursos novos da T4i são perfumaria.
Redução de rúido melhor que as APS-C anteriores só em JPG, em razão do motor novo.
Auto foco no modo de vídeo? Se a pessoa extender o braço, o foco sai do rosto e vai para a mão.
Ou seja os videomakers que procurarem qualidadade vão continuar usando foco manual.
Touchscreen? Pra quê? Só for para melecar o LCD todo com gordura dos dedos.
Todos os pontos de foco CROSSTYPE? Só uso o central e esse já era CROSSTYPE.
No seu lugar EU compraria uma T3i corpo + flash 430Ex2 + 50mm 1.8, sai por R$2698 no NELSON NAKAMURA. Fará fotos muito melhores do que com apenas o kit da T4i que está saindo por volta de R$2500.
Eu já fiz um aniversário infantil só com T2i e 50mm 1.4, mas o cerimonial era amplo então o zoom foi nas pernas. Dá para fazer muita coisa só com 50mm. Já li relato na internet de gente que fotografou um casamento inteiro só com a cinquentinha. Aliás, a cinquentinha esmerilha a 18-55 em qualidade ótica.
Deixo aqui meus R$0,02.

Abraços,

Adam

qual esse site do Nelson ?
achei legal esses preços, fiquei super interessado.. .
Sou do Recife, se tiver algum representante melhor...


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2012, 15:41:46
Nelson.nakamura@uol.com.br

Faz uma cotação com ele.  :ok:
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2012, 15:41:48

Tirar fotos de corpo inteiro de 3 pessoas com uma 50mm?

Acho que vai precisar de uns 6 ou 7 metros.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2012, 16:25:18
nelsonnakamura (@) uol.com.br

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2012, 18:52:58
nelsonnakamura (@) uol.com.br

Obrigado pela correção, Hyde.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2012, 20:29:53
A 18-135 STM, segundo dizem até aqui, terá o foco mais suave e silencioso se comparado à 18-135mm IS USM, contudo a Canon Tb já deu a entender que ele será mais lento. Sabidamente a 18-135 não tem um foco dos mais rápidos. Se a STM for ainda mais lento que a USM é bem complicado para determinadas situações que exijam mais agilidade no foco. A tecnologia STM foi preparada para vídeo. Eu aguardaria até saírem as primeiras impressões de usuários sobre ela para selecioná-la para fotografia e não vídeo.
1- Sim. É perfeitamente possível se virar só com 1 lente. É uma questão adaptativa. Tem gente que consegue, tem gente que não...
2- Limita um pouco. Por ser uma lente prime você fica restrito a uma única DF e isso pode atrapalhar algumas tomadas, ou perdendo partes da foto por não conseguir enquadrar ou precisando cropar para retirar objetos/partes indesejáveis que seriam possíveis de serem evitados se a lente fosse uma zoom.
Para vídeo a T4i é melhor que as antecedentes. Pode pegar ela com a 50tinha e depois fazer uma economia para pegar a 18-135mm STM para filmagens (com a recomendação de se ouvir as impressões das primeiras cobaias para decidir se vale a pena ou não). Ou alternativamente, pegar a T4i e pegar uma lente analógica para exercitar o foco manual. Muitos profissionais fazem isso, mas geralmente fazem tomadas curtas (de poucos segundos) e depois criam o clique na edição. Se esse é um estilo de filmagem que lhe agrada, pode valer à pena. Se não, espere a 18-135 STM.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Calebe

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2012, 09:00:06
eu tenho uma 50mm 1.8 e sofro um pouco pra tirar fotos do busto pra baixo


airtoncostajunior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2012, 09:19:35
Eu tenho uma 28-135 e uma 50mm 1.4 vou ser sincero com vc, a 50mm seja 1.8, 1.4 ou 1.2, vc vai precisar de uma lente zoom junto, pra retratos e principalmente eventos. Abraços