Autor Tópico: Fotos Fail  (Lida 4240 vezes)

diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Online: 09 de Julho de 2012, 23:23:01
Sei lá... Que tal esse tópico para colocarmos as fotos que saíram ruins? Talvez com a ajuda dos mais experientes possamos descobrir o motivo do erro?

Estou encucada com algumas fotos que saíram com uma mancha preta, tipo assim:

1.

2.

Pq aconteceu isso em algumas fotos e só em um dos filmes que revelei? Será que era algum defeito do filme? :shock: Foi algum erro meu?  :aua: Ou talvez na revelação? >:(

Bem aguardo comentários e mais fotos fail... Afinal, nem tudo saí como gostaríamos...
abs,
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2012, 23:33:20
Tenho um negativo aqui para mandar revelar e escannear... vamos ver no que vai dar rs

Mas de cara terão fotos "erradas". Tirei algumas fotos com a fisheye que é feita para câmeras digitais (cropadas), então terão uma vinheta enorme.
Eu não entendo nada sobre analógicas, mas acho que talvez possa ser um problema na cortina.
Vamos aguardar os mais experientes darem um parecer  :ok:


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2012, 23:45:15
Tenho um negativo aqui para mandar revelar e escannear... vamos ver no que vai dar rs

Mas de cara terão fotos "erradas". Tirei algumas fotos com a fisheye que é feita para câmeras digitais (cropadas), então terão uma vinheta enorme.
Eu não entendo nada sobre analógicas, mas acho que talvez possa ser um problema na cortina.
Vamos aguardar os mais experientes darem um parecer  :ok:

Pois é Pedro,
Sou iniciante em fotografia e comecei pelas analógicas, rs. Sempre saem algumas fotos "erradas" ou tortas, ou fora de foco sub ou superexposta, mas consigo, mesmo com o pouco conhecimento que tenho descobrir o que eu errei... Para da próxima vez, ficar mais atenta e não repetir o "erro"... Mas essas manchas pretas, sinceramente não tenho a mínima ideia do que possa ser... Vamos esperar os mais experientes.
=)
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2012, 09:25:05
Isso costuma acontecer, pelo menos comigo, no primeiro frame da Trip 35.

Como ela é menor, faz mais fotos por filme (38 fotos num rolo de 36), mas a primeira sempre fica assim.

Isso aí, aconteceu ao longo do rolo ou foi só no primeiro frame, como eu disse?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2012, 10:17:30
Dimi acredite, eu fiz isso na yashica FXD do meu pai, o primeiro frame saiu assim pois metade dele foi exposto na hora de inserir o rolo na maquina... meu pai sempre carregava a maquina no escuro para aproveitar esse pedaço inicial.... eu consegui mais 2 frames na FXD do meu pai também, porém por erros meus eu perdi alguns frames, mas consegui 34 fotos "boas" e perdi acho que 4... 1 desse jeito aí... e outras 3 erro meu...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2012, 12:22:29
Isso costuma acontecer, pelo menos comigo, no primeiro frame da Trip 35.

Como ela é menor, faz mais fotos por filme (38 fotos num rolo de 36), mas a primeira sempre fica assim.

Isso aí, aconteceu ao longo do rolo ou foi só no primeiro frame, como eu disse?

Abcs

Dimi,

Isso aconteceu nas primeiras e nas últimas fotos... E apenas em um dos rolos, nos outros não teve nada parecido. Muito estranho.
abs
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2012, 12:25:20
Dimi acredite, eu fiz isso na yashica FXD do meu pai, o primeiro frame saiu assim pois metade dele foi exposto na hora de inserir o rolo na maquina... meu pai sempre carregava a maquina no escuro para aproveitar esse pedaço inicial.... eu consegui mais 2 frames na FXD do meu pai também, porém por erros meus eu perdi alguns frames, mas consegui 34 fotos "boas" e perdi acho que 4... 1 desse jeito aí... e outras 3 erro meu...

Vrsilva
Ah eu não tenho esse "cuidado" de colocar o filme no escuro não... Sei que é errado, mas sei lá a perda é pequena (na minha opinião). Vou tentar colocar os próximos no escuro e ver se consigo te rum melhor aproveitamento no filme.
abs.
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2012, 12:29:40
Aí é que está.

As vezes tira-se mais do rolo do que necessita pra colocar na camera. Eu tiro a primeira leva, travo no mecanismo, fecho a tampa, só aí passo até chegar no 1.

Na minha Praktica, depois que comecei a fazer isso, são 36 fotos cravadas por rolo. Na Trip ainda esqueco e ficam 38 e meia. :doh:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2012, 09:33:13
Eu também faço parecido, na minha electro35 eu peguei o rolo, encaixei ele no carretel que avança o filme, puxei o cassete do filme até a posição dele e coloquei, travei o rebobinador em cima do cassete, fecho a tampa e puxo com a alavanca de avanço e já bato a foto que desejo, claro que repito ela umas 3 vezes... eu não fico enrolando o filme até deixar os furinhos em cima e em baixo da pelicula, o carretel conseguindo puxar o filme para mim já é suficiente, pois a tampa faz muito bem o papel de manter o filme alinhado... meu primeiro rolo acho que perdi umas duas poses, pois fui seguir conforme manda no manual da maquina e só me lasquei...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2012, 00:52:57
Olá pessoas,

Muito decepcionada :shock: com a minha primeira experiência com a Olympus trip 35... Usei Filme Fujicolor 200, revelação e escaneamento feito em minilab. Apesar não gostar de minilabs, pois a qualidade é duvidosa, já revelei fotos com a Pentax MX e não saíram assim tão ruins, o que pode ter acontecido? Será problema da câmera? Bati as fotos no automático, sem regular abertura de diafragma, será que pode ter sido isso? Abaixo algumas fotos (??) da Trip 35...





Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2012, 21:32:45
Pode ser luz infiltrando pela tampa traseira, como é uma camera antiga, a vedação talvez nem esteja mais presente... Como também pode ser exposição demais... a trip 35 pelo que me lembre tem velocidade maxima do obturador de 1/250 o que pode ser pouco para um filme de asa200, experimenta um asa400, talves seja isso... mas vale a pena levar a maquina para uma geral... fica como nova...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2012, 10:21:27
Pode ser luz infiltrando pela tampa traseira, como é uma camera antiga, a vedação talvez nem esteja mais presente... Como também pode ser exposição demais... a trip 35 pelo que me lembre tem velocidade maxima do obturador de 1/250 o que pode ser pouco para um filme de asa200, experimenta um asa400, talves seja isso... mas vale a pena levar a maquina para uma geral... fica como nova...

Se fosse infiltração de luz ia velar as fotos (ia ficar aquela mancha amarelada/branca sem nada). Mas acho que vale a pena levar pra um CLA pra deixar ela redondinha.

Antes de queimar mais um filme, faça isso e troque o lab se possível.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2012, 16:06:52
Sei lá... Que tal esse tópico para colocarmos as fotos que saíram ruins? Talvez com a ajuda dos mais experientes possamos descobrir o motivo do erro?

Estou encucada com algumas fotos que saíram com uma mancha preta, tipo assim:

1.

2.

Pq aconteceu isso em algumas fotos e só em um dos filmes que revelei? Será que era algum defeito do filme? :shock: Foi algum erro meu?  :aua: Ou talvez na revelação? >:(

Bem aguardo comentários e mais fotos fail... Afinal, nem tudo saí como gostaríamos...
abs,
Bárbara

se me botarem uma arma na cabeça e mandarem eu responder por probabilidade
eu te digo que vc esta usando um filtro com problemas pelo angulo que a luz do sol entrou no momento da foto. E se o mano me torturar com maquininha de choque pedindo mais informações além dessa que eu te dei eu diria o seu filtro é um polarizador. Retire ele e fotografe novamente antes de assasinar o carinha do laboratório.
se eu estiver errado vc me desculpe porque estou deduzinfdo com poucas informações. Mas o efeito acontece quando se usa filtros polarizadores em situacoes que o angulo de luz nao é favorável
« Última modificação: 28 de Julho de 2012, 16:12:25 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2012, 16:18:16
esses riscos parece que o filme está 'raspando'...  :ponder:
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2012, 20:42:53
se me botarem uma arma na cabeça e mandarem eu responder por probabilidade
eu te digo que vc esta usando um filtro com problemas pelo angulo que a luz do sol entrou no momento da foto. E se o mano me torturar com maquininha de choque pedindo mais informações além dessa que eu te dei eu diria o seu filtro é um polarizador. Retire ele e fotografe novamente antes de assasinar o carinha do laboratório.
se eu estiver errado vc me desculpe porque estou deduzinfdo com poucas informações. Mas o efeito acontece quando se usa filtros polarizadores em situacoes que o angulo de luz nao é favorável




Rapaz aí que estão, não usei filtro algum nessas fotos (com a tarja preta)... Acho que foi algum defeito do filme, pois não tive mais essas manchas aparecendo novamente...
Abs,
Bárbara
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 20:48:35 por diasb »
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5