Autor Tópico: "DESAFIO EM CONJUNTO" Tratamento Digital  (Lida 49945 vezes)

arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #60 Online: 21 de Março de 2005, 16:11:08
Minha tentativa:



Na verdade eu queria colocar uns pedaços de carro... sangue pra tudo que é lado... uma platéia desesperada... mas meus dotes em photoshop não estão tão aguçados ainda... então, optei pela limpeza no asfalto e pelo crescimento das plantinhas....

Valeu


André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #61 Online: 23 de Março de 2005, 00:06:47
Está aí a minha palhinha também...  :rolleyes:

« Última modificação: 23 de Março de 2005, 00:07:08 por André Duarte »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #62 Online: 23 de Março de 2005, 00:39:11
Poxa legal galera, vejo que todo mundo gostou de editar a estradinha hehehehe!
Vamos comentar agora para propor um novo desafio?
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #63 Online: 23 de Março de 2005, 07:57:34
Minha vez de lançar um desafio! Quem se habilita?



André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #64 Online: 23 de Março de 2005, 09:21:41
Só pra não passar batido, gostaria de dizer como foi feita a minha manipulação na foto da estrada. Primeiro eu selecionei a grama com o comando calculations, e fiz o mesmo com a faixa branca e o asfalto, apliquei saturação, sharpness em cada camada, fiz uma seleção, abri um layer e apliquei a cor verde para a grama e coloquei essa camada em soft light, ajustei a opacidade... fiz o mesmo com a camada do asfalto aplicando a cor cinza azulado, na faixa só fiz um ajuste no levels, pra deixá-la mais clara. Depois de tudo isso mesclei as camadas, apliquei o filtro high pass, sharpness e ajustei os levels. É isso, o espaço de cor do meu photoshop é calibrado (e está mal calibrado) pra impressão, uso padrão de cor cmyk, quando tiro de lá da uma diferença, as cores ficam mais escuras, na próxima foto vou me atentar pra isso.  Gostei muito do tratamento que o Saulo deu pra foto. Saulo coloca aí o caminho das pedras pra gente. Vamos compartilhar conhecimento, pois esse é o objetivo do tópico!  ;)

Abraços!!  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #65 Online: 23 de Março de 2005, 09:38:33
Qual é o objetivo desse tratamento que vc está propondo?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #66 Online: 23 de Março de 2005, 10:42:24
A foto é bem velhinha, está com muitos defeitos, o objetivo é limpar a imagem e devolver a ela as características originais. Fazer a reconstrução da foto.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #67 Online: 23 de Março de 2005, 10:48:37
Citar
Primeiro eu selecionei a grama com o comando calculations, e fiz o mesmo com a faixa branca e o asfalto

Como utilizar o calculations para seleção?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #68 Online: 23 de Março de 2005, 11:42:51
Nossa, esse foi mancada, para fazer largado eu perdi uns 40 min.
Putz restauração não dá pra colocar como desafio heheheheheheh!

Tá ai minha participação.



Mal ai, mas não tive muita paciência para ficar dando retoques. hehehehe!
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #69 Online: 23 de Março de 2005, 13:39:59
primeiro você precisa analisar a imagem pra saber se calculations resolve o seu problema, no caso da foto da estrada as cores são bem definidas, cinza para o asfalto, branco para a faixa e verde para a grama. Vai em channels e vê onde a parte da imagem que você quer aparece mais, ou onde ela aparece menos, pois você pode fazer a seleção e inverter depois. Em RGB eu acho meio confuso, prefiro jogar pra cmyk, é mais fácil identificar as cores, geralmente eu nem vou em channel. Depois de fazer isso vá em calculations. clica na opção MASK e vai mexendo nos canais até a parte que você quer selecionar ficar mais evidente e com melhor contraste em relação ao resto da imagem. quando achar que tá legal seleciona a opção de blending que mais estoura a imagem, deixando ela com a maior contraste possível. dá um ok. Pronto, você vai estar trabalhando agora em um channel alpha. Pegue as fermentas dodge tool pra clarear partes que queira clarear, e burn tool para as partes que deseja escurecer.

abaixo a imagem com as etapas, calculations, dodge e burn e a seleção.

« Última modificação: 23 de Março de 2005, 13:40:45 por André Duarte »


Saulo villa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #70 Online: 23 de Março de 2005, 14:15:26
Salve André!

Gostaria de agradecer a você e a todos pelos elogios e toques e de me desculpar por não ter postado o caminho que me levou aos tratamentos. Eu acho mais complicado explicar o que eu faço do que fazer... Acabo não me preocupando em ordenar o que fiz primeiro ou o caminho exato pra chegar no resultado, trabalho automaticamente. Mas acho que uma coisa é importante dizer, Eu me preocupo em desmembrar as imagens, tanto em cores como no exemplo do calculations, como em áreas ou até quadrantes. Nocaso da estrada eu tentei separar textura de cor: tirar saturação da estrada num momento e no seguinte tentar uniformizar a textura com noise fraco em mutiply, por exemplo. Acabou ficando um pouco manchado de qualquer modo.

Bom! Vou pegar a próxima foto e tentar organizar o processo em etapas, pra ver se consigo explicar de uma forma bacana o que eu fiz, e compartilhar erros e acertos com vocês!  
Um mundo fora e outro olhos adentro[size=8]


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #71 Online: 23 de Março de 2005, 17:01:04
Valeu pela explicação... vou tentar alguma coisa com o calculations!!! Mas obrigado pela paciência e pelos exemplos!!!

Valeu


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #72 Online: 23 de Março de 2005, 17:03:24
Aí Leo... muito boa a sua restauração... utilizou a ferramento clone???


Saulo villa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #73 Online: 23 de Março de 2005, 17:17:53


Taí a menininha!

Eu tive problemas com as texturas, principalmente da roupa, por isso usei o blur simples para quebrar o matte do papel e a compressão do jpeg, já que eu ia usar o healing para retocar e a textura podia manchar... Usei um brush pequeno (3 a 10px) amaciado a 75% para limpar os pontos danificados... Alguns pedaços do cabelo eu copiei e colei outros tive que inventar... Depois disso rolou um stamp a 10% para suavizar algumas manchas... Separei luzes e sombras em layers diferentes para ter mais liberdade de ajustar os contrastes sem perder preenchimento... dupliquei uma camada com noise e usei USM para puxar os contornos de volta, deixei um pouco transparente pra não forçar demais... Flatten e levels prum último ganho de luz... Tirei muito da cor porque  ajudava as manchas, mas acabei deixando um pouco de sépia pra justificar a falta de um contraste mais definido...

No geral foi isso... Espero que dê pra entender o processo...
« Última modificação: 24 de Março de 2005, 10:03:55 por Saulo villa »
Um mundo fora e outro olhos adentro[size=8]


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #74 Online: 23 de Março de 2005, 18:23:03
Tiro meu chapeu pra você Saulo...

Estou me matando aqui... o negócio fica feio na parte do cabelo!!! É complicado demais ali....

Valeu
« Última modificação: 23 de Março de 2005, 18:23:48 por arguejo »