Autor Tópico: Posso publicar fotos de artistas no meu site?  (Lida 3312 vezes)

Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Online: 14 de Julho de 2012, 16:15:35
Estou desenvolvendo meu site....Posso publicar fotos de artistas nele para divulgar meu trabalho de cobertura de shows e espetáculos ou devo pedir a autorização um à um antes?

No caso eu não irei comercializar as imagens publicadas no site...elas servirão apenas como portfólio digital para a divulgação dos meus serviços.
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 16:16:24 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2012, 18:49:57
Vc teve autorização expressa da organização do evento para fazer as capturas?
Os eventos foram em praça pública ou evento fechado com pagamento de ingresso?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2012, 19:02:49
Alguns foram com autorização (e credencial), outros tirei da platéia......
Alguns foram em praça pública e gratuitos.... outros tinham que pagar ingresso...

Resumindo: teve de todos os tipos heheheh quais eu posso, quais não posso?
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


andrerosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2012, 20:05:45
O ideal é você ter as devidas autorizações. Ainda que você não vá comercializar as imagens, elas estão lá com finalidade comercial pois está divulgando o seu trabalho. É o mesmo que você colocar as fotos num folder e sair por aí distribuindo.

Sim, a foto é para portifólio, mas muito fotógrafo confunde. Você pode usar toda e qualquer foto que fizer em seu portifólio, desde que ele seja impresso e sem distribuição. Você o usa para mostrar à um cliente ou numa entrevista para emprego. Nestes casos você não vai precisar de autorização nenhuma.

A partir do momento que você torna pública uma imagem de uma pessoa, ainda que para portifólio, uma autorização é necessária. E publicar uma foto na web é torná-la pública. Alguns casos não precisam de autorização, quando por exemplo a foto é em local público e retrata as pessoas em manifestações públicas. Desde que essa imagem não exponha as pessoas a situações constrangedoras.

Se você tem como pedir autorização, é melhor, vai evitar muita dor de cabeça.

Abraços


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2012, 11:24:44
 tratando-se de pessoas públicas ,acredito q naõ encontrará problemas ! puxe o zoom e desfoque tudo q indique local, ou pessoas participantes do show. Caso encontre algum artista q se incomode,basta tirar a foto do site,mas acho improvável,pois o q elas mais querem é aparecer.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2012, 12:29:17
Se o evento é público, e vc vai publicar as fotos sem intenção comercial, não tem problema. Presume-se que o artista, quando em apresentação pública, abre mão de certa parte de sua privacidade. É diferente de vc fotografar o mesmo cara fazendo compras no supermercado (ou seja, ele em uma situação em que não está no exercício da profissão) ou então uma pessoa comum.

Se vc estava credenciado para fazer as fotos, quase certeza que também não. Me baseio em fotos de automobilismo, já fotografei para sites de automobilismo, com claro cunho comercial (as fotos, além da evidente promoção do site, eram para venda) e fiz fotos do Wilson Fittipaldi por exemplo.

Agora se vc compra um ingresso para ver um show, usa uma super tele para tirar a foto do baixista tirando caca do nariz e coloca a venda na internet (e nesse caso, acho que nem precisa colocar a venda já que vc está expondo a pessoa), aí é encrenca. Daqui a pouco o super fotógrafo-advogado Hyde dá um parecer mais abalizado.
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 12:33:07 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2012, 20:42:40
EU???? Oxiiii.... Advogado sim. Mas não super... Muito menos super fotógrafo... rs

Bem...
Resumão:
Se teve autorização expressa da organização para fazer capturas: Sem problemas publicar e comercializar.
Se o evento foi público: Sem problemas em publicar e comercializar.
Se o evento foi privado e vc não tinha autorização: Nem captura era para ter sido feita. O pagamento de ingresso de show não dá presunção de direito à captura das cenas, apenas a assistir o show.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2012, 20:23:23
Muito obrigado pelas opiniões, galera!! Agora tô mais tranquilo em publicá-las.....

Segue o link das fotos: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.191631124249207.50493.100002069629385&type=3&l=4ff3f8eecf

Em breve colocarei meu site no ar...
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental