Autor Tópico: Ergonomia das cameras  (Lida 7743 vezes)

juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Julho de 2012, 10:31:47
Apesar de eu ser "novo" nesse forum e na arte da fotografia, ja trabalho há algum tempo com filmagens, e notei que "um" dos fatores cruciais para a compra de um equipamento fotografico além da principal duvida (CANON ou NIKON?) é a ERGONOMIA ( a facilidade de manuseio do equipamento). Bom, particularmente acho que esta questão deve ser avaliada de forma mais pessoal que as demais pelo seguinte motivo, como é um equipamento de uso "pessoal" e continuo, seja para hobby ou trabalho, com o tempo o usuario vai criando uma certa afinidade, se acostuma com o corpo do equipamento independentemente de marca ou caracteristicas fisicas.;
O que estou querendo dizer é que eu ja passei e certamente todo mundo vai passar por essa duvida, pois quando começei com meu trabalho tive muita dificuldade na compra de meus primeiros equipamentos sempre com aquela "pulga atraz da orelha" ( Sera que compro JVC ou SONY?) pois ambos apresentavam facilidades de manuseio diferentes o que se tornou irrelevante com o passar do tempo, pois você se aconstuma com o equipamento e deixa de pensar ( sera que se eu tivese comprado "tal marca" eu teria mais agilidade de mexer na camera?).;
Certamente a CANON e a NIKON se preocupam muito com a qualidade de seus equipamentos e os fotografos ficarão muito satisfeitos com a escolha independente de marca, pois ambas cumprem muito bem a promessa de qualidade de seus equipamentos.

« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 11:06:43 por juliocesarmoura »
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2012, 10:37:54
Sei que vai dar "pano para manga", mas NADA se compara com a ergonomia das Canon.
Tenho mãos grandes e escolhi a 7d pela pegada. (Daí não fiquei com a 60d)
A Mark III encaixa como uma luva.
Con lentes leves, seguro com apenas uma mão, numa boa.
Mas o ideal é ir na loja e tentar cada uma.
ABS.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2012, 11:29:29
Pois é, isso é uma questão bem pessoal, porém varios "iniciantes" no assunto tem dificuldade em escolher seus primeiros equipamentos;
eu tambem apesar de ouvir falar muito bem das facilidades de manuseio das cameras NIKON comprei uma CANON T3 e mandei vir mais uma 60D, o que eu quis dizer é que o fator facilidade de manuseio se tornou irrelevante a medida que eu me acostumei com a camera, e certemente se eu tivese optado por uma NIKON tambem estaria muito satisfeito porque as duas marcas são otimas,e você so se adapta ao equipamento usando;
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2012, 11:43:42
Ah, esqueci de mencionar.
Só uso com grip.
Minhas mãos grandes sentem muito mais conforto com o grip. :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2012, 11:45:01
Realmente as Canon tem uma pegada muito confortável, o disparador também tem uma ergonomia bem melhor que as outras marcas.

Não que as outras marcas não tenham boa ergonomia, sendo modelos da Nikon, Sony e Pentax até comparáveis na pegada, ou dependendo do modelo até melhores, mas na questão do disparador, a Canon realmente está à frente.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2012, 11:53:50
Isso vai de se acostimar com o equipamento;
Bom  se alguem comprar uma CANON, NIKON, PENTAX ou LEICA e não se acostumar com o corpo e o disparador da camera que compre uma TEKPIX e seja feliz!:hysterical:
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2012, 11:57:43
Honestamente, acho a mesma coisa entre Nikon e Canon.

A 7D tem excelente ergonomia mas a sua concorrente, a D300s tb tem.
As cameras de entrada ( D3100, D5100, T3 e T3i e a nova T4i ) todas pecam por falta de ergonomia: o grip da mao direita eh pequeno, o q torna a camera mais leve e menor.

As Fullframes, se parecem tb ( 5DMark III e a D800/D700 ).

Agora, entre a D7000 e a 60D, fico com a D7000 pelos 2 dials e por ter corpo em liga de magnesio, como a 7D e as D300s/D300.

Tem se comparar camaras concorrentes para se chegar a um tipo de conclusao. E ergonomia varia de pessoa para pessoa: uma mocinha de 50kg se sente bem segurando uma T3, mas na minha mao, ela fica sem ergonomia pelo grip "pequeno".
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2012, 12:11:46
Honestamente, acho a mesma coisa entre Nikon e Canon.

A 7D tem excelente ergonomia mas a sua concorrente, a D300s tb tem.
As cameras de entrada ( D3100, D5100, T3 e T3i e a nova T4i ) todas pecam por falta de ergonomia: o grip da mao direita eh pequeno, o q torna a camera mais leve e menor.

As Fullframes, se parecem tb ( 5DMark III e a D800/D700 ).

Agora, entre a D7000 e a 60D, fico com a D7000 pelos 2 dials e por ter corpo em liga de magnesio, como a 7D e as D300s/D300.

Tem se comparar camaras concorrentes para se chegar a um tipo de conclusao. E ergonomia varia de pessoa para pessoa: uma mocinha de 50kg se sente bem segurando uma T3, mas na minha mao, ela fica sem ergonomia pelo grip "pequeno".

Mad, a D7000 não tem corpo em magnésio como a 7D e as D300, ela tem dois plates de magnésio (superior e traseiro) em um chassi de plástico. A 60D tem chassi inteiramente em alumínio, revestido de policarbonato. Tem um longo tópico falando sobre isso acho que lá na área das Canon. E a 60D também tem dois dials, além de ser ligeiramente maior. http://camerasize.com/compare/#7,100

Mas eu acho que todas são muito semelhantes, tanto na questão de ergonomia quando na questão de robustez. Como já disse no outro tópico, até hoje só vi um relato de uma câmera que quebrou a carcaça, lá no DF. Deve acontecer com uma em cada milhão.

Eu gosto de duas coisas na Canon. Uma é o fato de que na 60D por exemplo, vc faz tudo com a mão direita. Dificilmente precisa tirar o olho do viewfinder ou  tirar a mão esquerda da lente, seja para trocar o ISO, modo de fotometria, modo de foco, qualquer coisa. Outra é que nos menus, não existe "rolagem". Vc abre uma aba do menu e todas as opções daquele menu aparecem na tela, não existem opções escondidas que para serem acessadas vc tem que rolar o menu para baixo ou para cima.

Mas também é tudo uma questão de hábito. Eu me acostumei muito rápido porque vim de uma superzoom Canon S5 e algumas coisas, menus e símbolos (e conceitos também) eram os mesmos, então a adaptação foi instantânea. Mas se tivesse optado por Nikon na época, com certeza estaria tão acostumado quanto, apenas levaria mais tempo.


« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 12:15:35 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2012, 12:19:38

Mas eu acho que todas são muito semelhantes, tanto na questão de ergonomia quando na questão de robustez. Como já disse no outro tópico, até hoje só vi um relato de uma câmera que quebrou a carcaça, lá no DF. Deve acontecer com uma em cada milhão.

Eu gosto de duas coisas na Canon. Uma é o fato de que na 60D por exemplo, vc faz tudo com a mão direita. Dificilmente precisa tirar o olho do viewfinder ou  tirar a mão esquerda da lente, seja para trocar o ISO, modo de fotometria, modo de foco, qualquer coisa. Outra é que nos menus, não existe "rolagem". Vc abre uma aba do menu e todas as opções daquele menu aparecem na tela, não existem opções escondidas que para serem acessadas vc tem que rolar o menu para baixo ou para cima.

Mas também é tudo uma questão de hábito. Eu me acostumei muito rápido porque vim de uma superzoom Canon S5 e algumas coisas, menus e símbolos (e conceitos também) eram os mesmos, então a adaptação foi instantânea. Mas se tivesse optado por Nikon na época, com certeza estaria tão acostumado quanto, apenas levaria mais tempo.
Tomara que as minhas cameras durem um bom tempo :assobi:
Concordo com você AlexandreS;
de tanto que você mexe na camera você se familiariza com o equipamento independente de marca.
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2012, 12:22:55
Além disso, ergonomia também tem muito a ver com o uso que vc vai fazer da câmera.

Na XSi, coloquei um grip principalmente para ter os botões funcionais para fazer fotos na vertical, já que na época minha esposa estava grávida e fazia muitas fotos assim (e só quem já fez uma sessão de fotos desse jeito sabe como um conjunto de botões posicionado na vertical faz falta).

Hoje, uso a 60D e a XSi ficou basicamente para fotos de rua. Retirei o grip e para mim, ficou ótima assim. Pequena e mais leve, ideal para sair para caminhar e clicar.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2012, 12:32:14
Na epoca comprei uma filmadora Sony HXR-MC2000 mesmo todos dizendo que as JVC tinham mais facilidades de manuseio, depois que comprei teve um evento onde eu precisaria de 2 filmadoras e peguei uma JVC emprestada de um amigo, onde percebi que a JVC era realmente mais facil de mexer, mas agora estou tão acostomado com a minha que quando pego alguma outra filmadora fico ate meio que sem jeito para manusea-la.
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2012, 12:38:21
Esse negoócio de grip é tão esquisito que, quando estou na rua, mesmo com o grip, me pego usando a câmera como se estivesse SEM o grip.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
É a bendita força do hábito.
Eu viro a mão e apoio a câmera no polegar da canhota.
 :aua: :aua: :aua:
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 12:47:42 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2012, 12:44:17
Particularmente me sinto desconfortavel com grip, apesar que quase nunca tiro fotos na vertival;
só se mais alem ele venha a acalhar  :snack:
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2012, 12:54:51
Lordakner, quando usava o grip as vezes acontecia também. Vc fica com cara de bobo, clicando todo torto com todos os botões ali, a disposição......

Júlio, em câmeras pequenas como as de entrada, se vc vai usar a câmera na mão por muito tempo, o grip ajuda. Por exemplo, na XSi meu dedo mingo fica para fora da câmera, com o tempo vc vai cansando. Com o grip, vc pega a câmera "por inteiro". Depois de umas duas horas segurando a cam, a pegada melhor começa a fazer diferença. E se vc for fazer fotos retrato, também faz diferença. Na 60D não tenho grip, mas sábado fiz uma sessão externa e no fim do dia já estava com o pulso doendo de segurar a cam atravessada....

Quando comprei o grip para a XSi fiz um review que está no Youtube. http://www.youtube.com/watch?v=pdlHlH5DcXM

O grip, embora xing-ling, é totalmente operacional e hoje, passados uns tres anos, continua funcional. Só que como disse antes, para fotografar na rua, não tem porquê. Aí, a cãmera mesmo com uma pegada menos confortável, se torna melhor de usar sem o grip porque vc tira uma foto, pendura a câmera no pescoço ou no ombro, daqui a pouco pega a câmera e faz outra. Além disso, quando saio para fotografar assim, uso lentes fixas ou angulares de range pequeno, que são leves. Aí o conjunto fica leve e pequeno.


« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 12:58:31 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2012, 14:36:25
Realmente o Grip ajuda MUITO, foi uma decisão complementar quando optei em levar a t3i em relação à 60d, a pegada da 60d era muito melhor, mas no meu caso o grip na T3i resolveu o problema e economizei uma grana que pode ser investida em lentes e acessórios...afinal sou iniciante e não desenvolvi todo o potencial nem mesmo da minha T3i...única coisa que sinto falta é o lcd na parte de cima, mas não morro por causa disso também...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr