Autor Tópico: Ergonomia das cameras  (Lida 7751 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2012, 17:16:10
Acho q grip soh faz sentido para mim se vc acha q 1 bateria cheia nao eh sufiente para a sessao de fotos ou se vc vai bater muitas fotos no modo retrato, como num book ou algum evento. Vc ganha ergonomia mas perde em peso extra. Tem se pesar aih o custo x beneficio do seu grip.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2012, 17:30:40
Acho q grip soh faz sentido para mim se vc acha q 1 bateria cheia nao eh sufiente para a sessao de fotos ou se vc vai bater muitas fotos no modo retrato, como num book ou algum evento. Vc ganha ergonomia mas perde em peso extra. Tem se pesar aih o custo x beneficio do seu grip.

Tem outra situação também, quando vc usa lentes mais longas e pesadas. O grip com as baterias, embora aumente mais ainda o peso do conjunto, faz um balanceamento melhor da câmera.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Julho de 2012, 17:53:12
Tem outra situação também, quando vc usa lentes mais longas e pesadas. O grip com as baterias, embora aumente mais ainda o peso do conjunto, faz um balanceamento melhor da câmera.

Fazer foto na vertical com ua 70-20 é fogo, com o grip a situação melhora bastante...

O peso nem é tão alto assim, eu ainda não comprei o grip porque tive outras prioridades, mas logo quero o meu...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 16 de Julho de 2012, 18:41:47
Voltando ao assunto, quando aposentei a SRT-201 e decidi comprar uma SLR com foco automatico eu fui de Canon, em 1998 não pesquisei muito e não tinha muita duvida, as Nikon e Pentax (as minhas primeiras opções) eram muito mais caras... Uma coisa sempre me incomodou nas Canon, o dial atras do disparador... Não investi em lentes na época pois era universitário pois o tempo e $$$ para fotografar eram muito curtos, voltei a fotografar por acidente, literalmente, um amigo precisou vender sua D40 e eu comprei, o dial que sempre me incomodou na Canon estava em uma posição muito mais confortável na D40; logo em seguida apareceu uma oportunidade de começar a investir em lentes e como a Nikon me agradou, acabei ficando. Hoje tenho uma D700 e não troco por Canon por nada, o conforto da D700 frente as D40, 7D ou mesmo a 5D II que temos no estúdio é muito superior para mim. Não quero catequizar ninguém, mas achonque cada um deveria segurar uma câmera antes de comprar e tentar acessar todas as funcionalidades para ver se a câmera casa com a sua mão!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 16 de Julho de 2012, 19:10:45
Ergonomia é pagada e acesso fácil aos botões e funções.
Nesse sentido, acho que nas cam de entrada a Nikon tem uma pegada um pouquinho melhor para quem tem mãos grandes. Para quem tem mãos médias/pequenas tanto faz Canon quanto Nikon.
Já acesso fácil aos botões e funções reputo a Canon bem melhor. É claro que sempre tem um fator adaptativo aí. Um usuário de longo tempo do sistema Nikon nem se lembra mais da dificuldade que foi ele "internalizar" a posição dos botões.
Mas para o iniciante no mundo DSLR o acesso aos botões que propõe a Canon é muito melhor, EMHO.
P. ex., vejam o depoimento do rbpope quanto ao posicionamento do dial atrás do shutter na Canon... Já peguei algumas Nikon na mão e senti muito a falta desse dial ali.
E concordo com o colega que falou lá em cima sobre a posição do disparador na Canon. Ergonomicamente falando, ele é bem mais confortável que o sistema Nikon.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Julho de 2012, 23:13:40
Mad, a D7000 não tem corpo em magnésio como a 7D e as D300, ela tem dois plates de magnésio (superior e traseiro) em um chassi de plástico. A 60D tem chassi inteiramente em alumínio, revestido de policarbonato. Tem um longo tópico falando sobre isso acho que lá na área das Canon. E a 60D também tem dois dials, além de ser ligeiramente maior. http://camerasize.com/compare/#7,100



Alexandre, não tenho preferência por nenhuma das marcas, já tive canon, atualmente tenho nikon, por uma questão de economia quando comprei a minha. Mas fui conferir no site da canon a 60D, porque quando a ví em miami, tinha visto só 1 dial. E realmente, no site da canon ela só tem um dial, acima do botão de disparo.  :shock:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #21 Online: 17 de Julho de 2012, 10:17:27
Portela, em todas as Canon's o segundo dial é um disco na traseira que é acessado pelo polegar. Fica muito fácil vc mexer em algum parâmetro (abertura, velocidade, compensação de exposição, compensação do flash) sem nem tirar o olho do viewfinder.

E este dial também serve para correr as fotos durante a visualização.

É assim desde a 60D



até a 1D X.  :ok:





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2012, 11:04:20
E a questão das lentes e flashes? Lentes modernas vem com "varios botões", isso influencia na questão ergonomica das lentes ou vocês acham que isso não influencia? Pra mim acho que isso deve influenciar pelo menos nas lentes zoon, pois deve ser mais confortavel trabalhar com uma lente com USM do que com uma sem USM.
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #23 Online: 17 de Julho de 2012, 11:24:33
 :no:
Não se fica mudando botão de lente pra lá e pra cá o tempo todo.
Aí nem sei se há estudo de ergonomia para isso. Para o anel de zoom e anel do tambor, sim. Mas para botão, chavinhas??? Dúvido!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #24 Online: 17 de Julho de 2012, 12:06:08
Conheço 2 chaves seletoras em lentes Nikon: a do VR e a do foco automatico.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Julho de 2012, 20:26:30
Portela, em todas as Canon's o segundo dial é um disco na traseira que é acessado pelo polegar. Fica muito fácil vc mexer em algum parâmetro (abertura, velocidade, compensação de exposição, compensação do flash) sem nem tirar o olho do viewfinder.

E este dial também serve para correr as fotos durante a visualização.

É assim desde a 60D



até a 1D X.  :ok:



Saquei, este tem na minha sx20... mas entendí dial como algo com um disco estilo o de cima.  :D :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #26 Online: 18 de Julho de 2012, 21:22:03
Recentemente tive a oportunidade de experimentar a D4 e a 1D! Eu ainda prefiro o estilo da Nikon ao da Canon!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 18 de Julho de 2012, 21:35:30
Eu acho que é questão de costume mesmo. Em termos de pegada, acho a minha câmera excelente (Pentax K20D + grip). Já usei 7D, D300s, 5D MkII e sinceramente não as achei melhores do que a minha. Mas tem alguns pontos que ela fica devendo, como na opção de utilizar outro botão como AF em vez do disparador, nisso a Canon ganha mesmo (a Nikon não sei).
As alpha700 e A77 da Sony também parecem ser bem confortáveis em termos de pegada...


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #28 Online: 18 de Julho de 2012, 22:32:43
Pow o cara podia dar uma limpadinha no lcd antes de tirar essa foto da 60d heim :D

Fico curioso pra saber como é a pegada dessas mirrorless menores, deve ser bem estranho no começo né?

 :snack:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 18 de Julho de 2012, 23:47:26
Pow o cara podia dar uma limpadinha no lcd antes de tirar essa foto da 60d heim :D

Fico curioso pra saber como é a pegada dessas mirrorless menores, deve ser bem estranho no começo né?

 :snack:
Eu tinha uma NEX 5n e era bem bacana!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr