Autor Tópico: Ergonomia das cameras  (Lida 7718 vezes)

juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 19 de Julho de 2012, 09:42:12
Por isso que eu digo: a ergonomia inicial se torna irrelevante depois que o cara se acostuma com a camera  :ponder:
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2012, 00:04:08
Por isso que eu digo: a ergonomia inicial se torna irrelevante depois que o cara se acostuma com a camera  :ponder:

Vai nessa!!! Pega uma Nex e bota uma tele objetiva pra ver o q ocorre... Fica um conjunto totalmente desbalanceado.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Julho de 2012, 08:36:12
Vai nessa!!! Pega uma Nex e bota uma tele objetiva pra ver o q ocorre... Fica um conjunto totalmente desbalanceado.

Eu quis dizer somente em relação ao corpo acho que não tinha sido bem especifico
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 20 de Julho de 2012, 08:46:50
Pow o cara podia dar uma limpadinha no lcd antes de tirar essa foto da 60d heim :D

Fico curioso pra saber como é a pegada dessas mirrorless menores, deve ser bem estranho no começo né?

 :snack:

Razad, tenho uma Lumix GF3, e a pegada é realmente estranha. Me ajeitei com ela fazendo da lente um ponto de pegada com a mão esquerda, a direita realmente apoia bem pouco a câmera. É uma troa, portabilidade ótimo, qualidade e ergonomia piores.

Há modelos com ergonomia pior ainda que essa GF3, exemplos da Nikon 1J1 e da Olympus EPM1, nessas a pegada é quase exclusivamente pela lente.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #34 Online: 20 de Julho de 2012, 11:21:54
Estava lendo o que escreveram sobre o grip..

Se a câmera é leve, por exemplo uma de entrada com lente 18-55 até vai.. mas pra mim, colocou uma lente um pouco mais pesada a coisa complica um pouco..

No meu caso, tenho um problema meio crônico no pulso.. qualquer DLSR pra mim, sem grip, faz pressâo num local da mão que em pouco tempo começo a sentir uma fisgada que começa no pulso e chega quase no cotovelo..

Dias atrás fizemos uma saída fotográfica onde decidi levar a 5D sem o grip pra aliviar peso..  percebi que prefiro segurar 5kg se for necessário do que aguentar essa dor, que nem é tão grande assim, mas que incomoda muito...

Raramente coloco 2 baterias no grip.. sempre tenho uma no grip e outra carregada pronta pro uso..

E falando sobre a ergonomia, acho que sou tão acostumado com Canon que quando pego Nikon acho muito estranho.. não acho ruim, mas estranho..


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 20 de Julho de 2012, 11:54:45
Estava lendo o que escreveram sobre o grip..

Se a câmera é leve, por exemplo uma de entrada com lente 18-55 até vai.. mas pra mim, colocou uma lente um pouco mais pesada a coisa complica um pouco..

No meu caso, tenho um problema meio crônico no pulso.. qualquer DLSR pra mim, sem grip, faz pressâo num local da mão que em pouco tempo começo a sentir uma fisgada que começa no pulso e chega quase no cotovelo..

Dias atrás fizemos uma saída fotográfica onde decidi levar a 5D sem o grip pra aliviar peso..  percebi que prefiro segurar 5kg se for necessário do que aguentar essa dor, que nem é tão grande assim, mas que incomoda muito...

Raramente coloco 2 baterias no grip.. sempre tenho uma no grip e outra carregada pronta pro uso..

E falando sobre a ergonomia, acho que sou tão acostumado com Canon que quando pego Nikon acho muito estranho.. não acho ruim, mas estranho..

Tenho a mesma sensção. :ok:
Acostumei, desde a primeira Canon que usei e quando fui testar uma Nikon não consegui fazer os ajustes necessários.

Quando ao grip ainda não senti falta ou necessídade, mas estranho bastante quando pego uma camera com. Peso, tamanho e tudo o mais. Acostumei sem e não pretendo comprar um. Acabou a bateria, troca e já era.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 20 de Julho de 2012, 19:38:34
Eu ja não me acerto mais com a pegada das compactas mesmo  :hysterical:
Ja em questão ao grip ele melhora um pouco a pegada, mas pra mim por enquanto ele só me ajudaria caso precisar tirar muitos retratos , duas baterias ou talvez para fazer um balanço com alguma lente grande
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #37 Online: 21 de Julho de 2012, 01:02:50
Penso da mesma maneira sobre grip. Fora isso, para mim, eh peso morto.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #38 Online: 25 de Julho de 2012, 14:14:52
Experimentei uma Nikon D80 c/ Grip com 2 baterias, Flash SB-800 c/ 5ª Pìlha e lenete 70-200 f.28, acho que devia chegar perto dos 5KG! Não sei como o cara aguentava tirar fotos com aquilo o dia todo! aff!

Gosto da minha N65 de filme!, não pesa nada! heheh =), a não ser qdo coloco a lente da Zenit com adaptador! dai fica um pouquinho mais pesada!.

Abraços!,

Michel


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 25 de Julho de 2012, 14:20:47
Experimentei uma Nikon D80 c/ Grip com 2 baterias, Flash SB-800 c/ 5ª Pìlha e lenete 70-200 f.28, acho que devia chegar perto dos 5KG! Não sei como o cara aguentava tirar fotos com aquilo o dia todo! aff!

Gosto da minha N65 de filme!, não pesa nada! heheh =), a não ser qdo coloco a lente da Zenit com adaptador! dai fica um pouquinho mais pesada!.

Abraços!,

Michel

A N65 realmente é show!!! A N80 também, acho que era até mais leve...
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


fabiohj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • Você é aquilo que pensa ser
    • Flicker
Resposta #40 Online: 25 de Julho de 2012, 14:54:47
A melhor pegada é da Sony w290!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Eu fiquei muito acostumado com a 60D. Quando usei a W290 que tenho em casa, a primeira coisa que fiz foi tentar encostar o rosto. Hehe! Muito estranho compacta e sem viewfinder.
Acho que tudo é questão de costume e preferência. Eu gosto muito da 60D pela pegada, mas já fiz uma cobertura de um evento de 4 horas e meu pulso ficou doendo 2 dias.
Canon 60D - Tamron 17-50mm f/2.8 - Canon 50mm f/1.8 II - Canon 18-200mm f/3.5-5.6 - Youngnuo YN 565EX

www.flickr.com/photos/fabiohj