Autor Tópico: Filmando com lentes analógicas  (Lida 2773 vezes)

mateus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Online: 16 de Julho de 2012, 17:28:26
Então, tenho uma Canon T3, ela não possui nenhum ajuste manual para vídeo.
Se eu for filmar com uma lente FD e setar a abertura na própria lente, funcionaria?

Valeu


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2012, 17:34:35
 :no:

Primeiro: lente FD em camera EOS só com anel adaptador;
Segundo: a lente precisa ter o foco e aberturas manuais pra você conseguir mexer nisso.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mateus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2012, 13:06:17
:no:

Primeiro: lente FD em camera EOS só com anel adaptador;
Segundo: a lente precisa ter o foco e aberturas manuais pra você conseguir mexer nisso.

Abcs

Eu sei. A minha dúvida é, como a cam seta automaticamente a abertura, obturador, etc, etc.
Por exemplo, se eu setasse 2.8 de abertura na lente, se ela não fotometraria de forma errada, ja que os outros controles ela faz automaticamente.


Ernest

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
    • Roda Filmes
Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2012, 02:58:26
Olá Mateus .

Não só na linha FD mais em todas as lentes mecânicas que usam um sistema de alavancas e pinos mecânicos a camera seta automaticamente a abertura com a abertura maior da lente porque o diafragma fica na abertura máxima e fecha na hora do disparo, depois você regula no anel da lente porem na camera ficara com a abertura fixa na tela com a maior abertura.

Eu utilizo uma lente de rosca M42 com pino em uma canon com anel adaptador e claro, ela tem a abertura máxima de 1.4  a cemera seta automaticamente para 1.4 logo eu escolho a abertura na lente mais na camera ainda fica 1.4 .

Veja este post do forum tem até uns link para un videos otimos!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64736.0

Até .
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, 03:20:07 por Ernest »
Filmmaker - Editor - Músico e compositor .

http://www.rodafilmes.com.br/


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2012, 16:15:51
Adaptadores FD para EF com foco infinito tem elemento ótico que degrada bastante a imagem. Acho besteira se o objetivo for fazer vídeo com qualidade, se for só por diversão vai fundo, porque lentes manuais tem uma pegada muito mais gostosa pra fazer vídeo.

A câmera faz a fotometria com a lente na abertura máxima para fotos, para vídeos vc tem ideia boa da exposição olhando pelo live view do LCD, não tem mistério. É só a câmera estar setada pra funcionar sem lente. A câmera nem sabe que lente vc ta usando pra fotometrar na abertura maior, nem qual é a abertura que a lenta esta.
Mas em câmera sem controle manual de vídeo, quando vc mexe na abertura, a câmera compensa para exposição automática,  daí é só controlar a exposição pelo compensador de exposição em EV + ou -, até chegar no ponto ideal, e a abertura manual da lente vc usa pra controlar a profundidade de campo.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2012, 16:20:37
Se o controle do compensador de exposição também não funcionar em modo vídeo, outra manha é tentar usar o travador de exposição "exposure lock", vc aponta a câmera e faz a fotometria automática em lugares com menos ou mais luz do que o lugar que vc quer filmar, trava a exposição e retorna pro quadro, eu fazia isto com a GF1 antes de hackear. Enfim, modo vídeo não tem segredo de fotometria, o que vc olha no monitor é o que esta sendo gravado.