Autor Tópico: Canon 24-70mm  (Lida 11420 vezes)

eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #30 Online: 13 de Setembro de 2012, 09:20:30
Exatamente! É uma lente beeeem genérica! Para mim não serve.

Mas fico feliz em ver o pessoal amando a lente. Melhor assim. Enquanto isso recebo dezenas de e-mails por mês perguntando que lentes eu uso, pois os desfoques das minhas fotos é "diferente" :)

É que o pessoal não está acostumado a ver desfoque forte em GA, tipo o da 24mm 1.4 e da 35mm 1.4. Nem da 85mm 1.2, 135mm F2. Mas da 24-70mm e 70-200mm, todo mundo já está acostumadíssimo.

Eu vejo a 35mm 1.4 como uma lente genérica bem melhor do que a 24-70. É mais difícil de usar, pois tem que andar para frente e para trás. Mas os resultados ficam em outro nível também... :)

Estou falando de fotografia de eventos, mais especificamente de casamentos, que é a minha área.

abs,

Vini

Meu velho, se aqui fosse Facebook curtiria sua postagem! :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #31 Online: 13 de Setembro de 2012, 10:26:04
Tudo na vida tem aspectos positivos e negativos:
A 24-70 te coloca à disposição um range muito amplo; porém não dá para comparar a superioridade óptica de uma prime. Vai do que você necessita!
Eu fotografo com uma 50mm 1.2 da Nikon, 85mm 1.4 e 135 DC f/2 - A qualidade é incomparável com as outras lentes que eu também possuo: a trindade da Nikon! Mas se você ver uma foto da 14-24; 24-70 e 70-200mm Continua sendo uma qualidade absurdamente boa!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #32 Online: 13 de Setembro de 2012, 13:40:30
Exatamente! É uma lente beeeem genérica! Para mim não serve.

Mas fico feliz em ver o pessoal amando a lente. Melhor assim. Enquanto isso recebo dezenas de e-mails por mês perguntando que lentes eu uso, pois os desfoques das minhas fotos é "diferente" :)

É que o pessoal não está acostumado a ver desfoque forte em GA, tipo o da 24mm 1.4 e da 35mm 1.4. Nem da 85mm 1.2, 135mm F2. Mas da 24-70mm e 70-200mm, todo mundo já está acostumadíssimo.

Eu vejo a 35mm 1.4 como uma lente genérica bem melhor do que a 24-70. É mais difícil de usar, pois tem que andar para frente e para trás. Mas os resultados ficam em outro nível também... :)

Estou falando de fotografia de eventos, mais especificamente de casamentos, que é a minha área.

abs,

Vini

Poxa mas com o arsenal "humilde" que voce tem pode snobar a 24-70 tranquilo...rs

Brincadeiras a parte, tenho um pergunta que pode ser até tosca, mas como é sua logística para cobrir casamentos com as fixas?
Digo, tudo é uma dança sincronizada mas podem existir os imprevistos e acontecer alguma cena onde você esteja limitado pela lente fixa, sem espaço para "correr" para frente ou para trás...rs..
Já ocorreu isto com você?
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 13:41:01 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #33 Online: 13 de Setembro de 2012, 18:57:27
Lembra da foto da família real? Uma foto genércia, mas impecável na sua execução. Vejo este range, 24-70, nesta mesma situação. É para o social. E deve ser usada para fotos impecáveis nos mínimos detalhes. Agora se vamos conseguir executá-las.....

Concordo que a foto da família real é genérica e bem executada.

Mas continuo achando a 24-70mm sem graça. Eu faço social. Faço fotos protocolares de pais e padrinhos num casamento. Todas elas com a 35mm 1.4 e algumas com a 24mm 1.4. Os resultados me agradam mais do que quando eu fazia com a 24-70mm, pois essas fixas são mais nítidas e têm menos distorção e aberrações, especialmente em aberturas como F3.5 / F5.6 que é o que eu uso para essas fotos. E são mais leves! E de quebra, essas mesmas fixas me permitem fazer outras fotos muito interessantes que a 24-70mm não me permitiria, pois é 2.8.

Claro que a pecinha que está atrás da câmera é mais importante, mas equipamento adequado é fundamental.

24-70mm, 24-105m etc em casamentos, aniversários, etc, para mim é para quem tem preguiça ou muita insegurança. Ou ainda, mas para quem curte mesmo só fazer fotos sem graça. Tem gosto para tudo...

abs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #34 Online: 13 de Setembro de 2012, 19:00:20
Meu velho, se aqui fosse Facebook curtiria sua postagem! :ok:

 :ok: :ok: :ok:


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #35 Online: 13 de Setembro de 2012, 19:14:40
Poxa mas com o arsenal "humilde" que voce tem pode snobar a 24-70 tranquilo...rs

Brincadeiras a parte, tenho um pergunta que pode ser até tosca, mas como é sua logística para cobrir casamentos com as fixas?
Digo, tudo é uma dança sincronizada mas podem existir os imprevistos e acontecer alguma cena onde você esteja limitado pela lente fixa, sem espaço para "correr" para frente ou para trás...rs..
Já ocorreu isto com você?

Putz, não estou esnobando mesmo. Só questionando um pouco. A 24-70mm é ótima! A versão II deve ser ainda melhor, mais nítida, etc.

Mas continuo batendo na tecla de que é uma lente que rende fotos genéricas. Obviamente existem centenas de excelentes fotógrafos fazendo fotos maravilhosas com essa lente e até com lentes "ruins", coisa que talvez eu nunca conseguiria fazer com o melhor equipo do mundo.

Mas para mim, uma lente 1.4 (ou até mesmo uma fixa 2.8) rende muito mais do que essas zoom padrão. 24-70mm é lente de kit "melhorada".

A fixa te obriga a andar, abaixar, levantar, colocar a camera do chão, etc. Ela tira vc da comodidade, força a composição. Especialmente as fixas GA/Normal. Fixas como 85mm, 135mm já entregam um resultado mais genérico, com cara de 70-200mm. Obviamente nada se compara a dramaticidade do desfoque em 1.2, por exemplo. Fora a utilidade prática disso, em situações com pouca luz.

Quanto à logística, não tem mistério: trabalho com 2 corpos, 90% do tempo com 35mm 1.4 e 85mm 1.2. Tenho uma bolsa que fica no meu cinto com a 24mm 1.4. As vezes uso a 135mm e a 45mm TS, mas uso pouco essas duas.

Arrisco a dizer que precisaria somente da 35mm 1.4 e mais nada. Mas gosto da 85mm e da 24mm.

Quando eu trabalhava com uma câmera, eu tinha 2 bolsas no meu cinto, uma com a 85mm e outra com a GA (na época, uma 16-35mm). A 35mm 1.4 ficava direto na camera e ia revezando com essas.

Esse lance de você ficar encurralado acontece somente com fotos posadas, quando um grupo pede uma foto meio que de surpresa. Daí eu pedia um segundo para eles, trocava de lente e fazia a foto. Nunca tive problemas.

Na cerimônia, making of e outros momentos é possível ir trocando de lente numa boa. Em alguns momentos críticos, como entrada da noiva, troca de alianças, etc, o lance é fazer com a 35mm. Se precisar de zoom, chega mais perto. Ou espera o assunto chegar mais perto (entrada da noiva, por exemplo) :)

Fora que eu sempre trabalho em 2 fotógrafos. Então um cobre o outro....

abraços


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 13 de Setembro de 2012, 20:34:34
Eu queria a 24-70 . . .  mas não tenho verba, to indo pra 24-105.... 1.2 apenas de abertura perdido, e ganho de is, range e economia. a 24-70 é superior, mas fazer o que né :/
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #37 Online: 13 de Setembro de 2012, 22:28:45
Eu queria a 24-70 . . .  mas não tenho verba, to indo pra 24-105.... 1.2 apenas de abertura perdido, e ganho de is, range e economia. a 24-70 é superior, mas fazer o que né :/

Apenas 1.2 perdido? 1.2 o quê? Tu falas da diferença entre o F2.8 e o F4? Como tu medes esses 1.2? Qual o significado para ti? Tu sabes o que isso quer dizer em termos de ótica? Não é "apenas", meu caro... É o dobro de luz que entra num F2.8 (um círculo com raio de 1/2.8 tem o dobro de área de um círculo de raio 1/4)... Além da questão da profundidade de campo bem menor em F2.8: o desfoque é bem mais bonito! Desculpe se soou grosseira a colocação, mas 1.2 nesse caso é uma diferença que faz uma senhora diferença! Abraço!
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 22:30:13 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #38 Online: 13 de Setembro de 2012, 23:16:19
Putz, não estou esnobando mesmo. Só questionando um pouco. A 24-70mm é ótima! A versão II deve ser ainda melhor, mais nítida, etc.

Mas continuo batendo na tecla de que é uma lente que rende fotos genéricas. Obviamente existem centenas de excelentes fotógrafos fazendo fotos maravilhosas com essa lente e até com lentes "ruins", coisa que talvez eu nunca conseguiria fazer com o melhor equipo do mundo.

Mas para mim, uma lente 1.4 (ou até mesmo uma fixa 2.8) rende muito mais do que essas zoom padrão. 24-70mm é lente de kit "melhorada".

A fixa te obriga a andar, abaixar, levantar, colocar a camera do chão, etc. Ela tira vc da comodidade, força a composição. Especialmente as fixas GA/Normal. Fixas como 85mm, 135mm já entregam um resultado mais genérico, com cara de 70-200mm. Obviamente nada se compara a dramaticidade do desfoque em 1.2, por exemplo. Fora a utilidade prática disso, em situações com pouca luz.

Quanto à logística, não tem mistério: trabalho com 2 corpos, 90% do tempo com 35mm 1.4 e 85mm 1.2. Tenho uma bolsa que fica no meu cinto com a 24mm 1.4. As vezes uso a 135mm e a 45mm TS, mas uso pouco essas duas.

Arrisco a dizer que precisaria somente da 35mm 1.4 e mais nada. Mas gosto da 85mm e da 24mm.

Quando eu trabalhava com uma câmera, eu tinha 2 bolsas no meu cinto, uma com a 85mm e outra com a GA (na época, uma 16-35mm). A 35mm 1.4 ficava direto na camera e ia revezando com essas.

Esse lance de você ficar encurralado acontece somente com fotos posadas, quando um grupo pede uma foto meio que de surpresa. Daí eu pedia um segundo para eles, trocava de lente e fazia a foto. Nunca tive problemas.

Na cerimônia, making of e outros momentos é possível ir trocando de lente numa boa. Em alguns momentos críticos, como entrada da noiva, troca de alianças, etc, o lance é fazer com a 35mm. Se precisar de zoom, chega mais perto. Ou espera o assunto chegar mais perto (entrada da noiva, por exemplo) :)

Fora que eu sempre trabalho em 2 fotógrafos. Então um cobre o outro....

abraços

Bem legal a descrição da sua experiência, agora deu para visualizar o cenário com as fixas.
Fico imaginando o peso de 2 corpos + as fixas + a 24mm na bolsa...+ flash .... + todo o resto de equipamento pendurado no corpo... não precisa nem malhar na academia rs... :-)

Valeu  :ok:
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #39 Online: 14 de Setembro de 2012, 01:26:49
Bem legal a descrição da sua experiência, agora deu para visualizar o cenário com as fixas.
Fico imaginando o peso de 2 corpos + as fixas + a 24mm na bolsa...+ flash .... + todo o resto de equipamento pendurado no corpo... não precisa nem malhar na academia rs... :-)

Valeu  :ok:

2 corpos + lentes fixas (fixas geralmente são menores/mais leves) + 24mm na bolsinha no cinto fica leve.

Uso uma alça dupla parecida com essa:

http://www.blackrapid.com/product/camera-strap/dr1/

Não uso grip nas câmeras e nem flash nas cameras.

Acho que o meu kit fica mais leve do que o do pessoal mais tradicional, que usa uma camera com grip + 24-70mm e/ou 70-200 + flash em cima da camera com baterry pack e se bobear usam lightsphere/rebatedor no flash.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #40 Online: 14 de Setembro de 2012, 08:50:10
2 corpos + lentes fixas (fixas geralmente são menores/mais leves) + 24mm na bolsinha no cinto fica leve.

Uso uma alça dupla parecida com essa:

http://www.blackrapid.com/product/camera-strap/dr1/

Não uso grip nas câmeras e nem flash nas cameras.

Acho que o meu kit fica mais leve do que o do pessoal mais tradicional, que usa uma camera com grip + 24-70mm e/ou 70-200 + flash em cima da camera com baterry pack e se bobear usam lightsphere/rebatedor no flash.

Saquei.
Puxa não usa flash de jeito nenhum?
Acho que nunca estive em um casamento onde o fotografo não utilizava flash... curioso.  :ok:

Bacana a alça dupla, parece ser bem prática  :ok:
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #41 Online: 14 de Setembro de 2012, 11:05:06
Saquei.
Puxa não usa flash de jeito nenhum?
Acho que nunca estive em um casamento onde o fotografo não utilizava flash... curioso.  :ok:

Bacana a alça dupla, parece ser bem prática  :ok:

Making of, decoração e cerimônia, sem flash nenhum. Quando está muito escuro, mas muito escuro mesmo, eu coloco um led na cerimônia, a 45 graus iluminando os noivos.

Mini ensaio do casal, feito após a cerimônia, uso luz disponível no ambiente e/ou led.

Na festa eu uso flash, mas nunca em cima da câmera. Ou na mão do assistente, ou em tripés que ficam nas laterais da pista de dança.

abraços


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 14 de Setembro de 2012, 12:18:35
Apenas 1.2 perdido? 1.2 o quê? Tu falas da diferença entre o F2.8 e o F4? Como tu medes esses 1.2? Qual o significado para ti? Tu sabes o que isso quer dizer em termos de ótica? Não é "apenas", meu caro... É o dobro de luz que entra num F2.8 (um círculo com raio de 1/2.8 tem o dobro de área de um círculo de raio 1/4)... Além da questão da profundidade de campo bem menor em F2.8: o desfoque é bem mais bonito! Desculpe se soou grosseira a colocação, mas 1.2 nesse caso é uma diferença que faz uma senhora diferença! Abraço!


Claro que sim, concordo contigo, 1.2 de abertura, faz diferença sim, na profundidade nem se compara, eu sei disso.
Digo que essa diferença pode ser preenchida com iso, velocidade, alguma coisa, dai o cara não tem 4 pau pra pagar numa 24-70.

Orçamento, não deu, e ai, corre pra onde da, que no meu caso está sendo a 24-105. Claramente que quando eu tiver condições eu vou pra 24-70, já usei e a lente mais foda que já usei, eu a desejo, mas enquanto não tenho, vou por uma 24-105 que é mais preferivel que uma 24-135 3.5-5.6 né? HUAShuaUHSaHUSHUAshuAHUShuASHUSHU
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #43 Online: 14 de Setembro de 2012, 13:17:22
É, sei como é! Tô pedindo 3300 na minha 24-70. Já é salgado! O brabo mesmo é quando o sujeito encuca em querer usar as primes, que são mais caras ainda... Para fazer o range dela, com umas 4 primes, o cara gasta o dobro (ou mais) em lentes! Mas a 24-105 é legal sim, ainda mais numa FF, que o DOF fica mais legal (mesmo em F4).

Só uma correção: não diga "1.2 a mais de abertura"! A abertura F/2.8 é o dobro da F/4! Entra o dobro de luz. Essa grandeza não é escalar! Por exemplo, tem muuuita diferença de 2.8 para 4, mas não teria grande diferença entre F/11 e F/12.2 (se fosse possível). Nesse ponto, tu nem notaria a diferença, pois é insignificante (menos de 1/3 de ponto de luz nessa altura).

Bom ler sobre esses números para entender... Mas grosso modo, cada número na sequência a seguir é a metade da abertura anterior (e entra metade da luz): F/1, F/1.4, F/2, F/2.8, F/4, F/5.6, F/8, F/11, F/16, F/22, ... (e tem os quebrados a cada 1/3 de luz entre um e outro, o que faz que existam os F/3.5, F/5.0, etc). Entendeste?
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #44 Online: 14 de Setembro de 2012, 21:22:02
Sakco, sobre F-number e todos parâmetros que são técnicos acho que já passou da hora de as empresas usarem de abstração, muito comum em linguagem de programação.
No início entendo, eram feitas para profissionais, mas agora muito mais hobbistas e gente nova quer usar mais recursos manuais, então é desnecessário esses números, só atrapalham.
Deveriam colocar em escalas lineares. 1 ponto de luz, 2 pontos, etc.
Com certeza vai aumentar o número de pessoas interessadas em aprender, pois muitas desistem rapidamente qdo alguém fala que esse número é dado pela divisão de blá blá blá.
Em tudo é assim. Uma pessoa para operar um raio-x não precisa saber da desaceleração dos elétrons, e sim que tem que usar uma escala (potência) menor para uma criança e sem fazer cálculos.
Velocidade a mesma coisa. Não ajuda em nada a pessoa saber a fração exata do segundo e sim quantas vezes aquela velocidade é mais ou menos rápida.
Vai facilitar, e muito, para memorizar, por exemplo, diferenças entre congelar e não uma cachoeira, a diferença na escala de velocidade que congela uma pessoa andando de uma parada.