Autor Tópico: Focagem manual  (Lida 1079 vezes)

imamso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 13 de Julho de 2012, 07:55:00
ola bom dia,
sou uma... bem... '' fotografa amadora'' , não sei se me poderei considerar como tal, talvez me possa considerar por mais uma amante da fotografia, e como pouco experiente tenho certas duvidas que talvez me possam responder, nao sei se foi o topico mais aconselhado mas foi aquele que eu mais enquadrei...

eu tenho uma canon 600D e por vezes coloco em modo manual, e quero eu propria fazer a focagem e nao consigo, que erro estou a cometer? eu sei que o modo manual nao e igual a focagem maual, mas nao sei como conseguir fazer a focagem manual :s sera que me podem ajudar? obrigada :D


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2012, 01:24:25
ola bom dia,
sou uma... bem... '' fotografa amadora'' , não sei se me poderei considerar como tal, talvez me possa considerar por mais uma amante da fotografia, e como pouco experiente tenho certas duvidas que talvez me possam responder, nao sei se foi o topico mais aconselhado mas foi aquele que eu mais enquadrei...

eu tenho uma canon 600D e por vezes coloco em modo manual, e quero eu propria fazer a focagem e nao consigo, que erro estou a cometer? eu sei que o modo manual nao e igual a focagem maual, mas nao sei como conseguir fazer a focagem manual :s sera que me podem ajudar? obrigada :D

imamso, por coincidência eu vi a sua pergunta.

Primeiramente sugiro sempre buscar ajuda no fórum da Canon aqui mesmo no Mundo Fotográfico. Veja:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=34.0

Agora em resposta a sua dúvida, você está considerando duas formas de fotografar. E está usando de forma equivocada cada recurso disponível.

Uma coisa é fotografar em "Modo Manual". Esse modo é ajustado no dial da sua câmera (um botão redondo que fica em cima). Existem vários modos, e por isso, você vai ter bastante dificuldade no início usando o modo manual. Esta parte dos modos é referente a eletrônica da câmera que poderá te assistir na fotografia, ou fazer a fotografia "totalmente automática" ou ainda deixar que você escolha os parâmetros.

Outra coisa é você decidir por usar o foco manual. O foco manual não é aconselhável na maioria dos casos. Sendo mais comum em filmagens. Ocorre que o foco manual pode te confundir. Há lentes que parecem que está tudo no foco, mas não está. E há lentes que ao movimentar o anel de "zoom" (na verdade o termo correto é distância focal) já vai te mostrar que está fora de foco.
Ou seja, para fotografar com a lente em manual, é preciso conhecer sobre profundidade de campo e conhecer a distância correta do objeto a ser fotografado. É isso que a lente exibe naqueles números gravados em uma escala.

Veja este tópico no link abaixo. Ele te dará algumas informações e te levará a pesquisar outras.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73385.0

Se falei alguma coisa errada, algum colega me corrija.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2012, 19:46:49
Isso já foi respondido no corpo de outro tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70674.msg722974#msg722974

Repetindo: Não tá soltando a travinha de AF/MF na lente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova