Autor Tópico: Petrobrás leva rasteira  (Lida 6855 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #30 Online: 03 de Maio de 2006, 01:47:29
Citar
Inclusive os próprios Bolivianos estão protestando até mesmo com greve no setor.
Eles próprios estão com medo do desemprego e da fuga do capital estrangeiro do país.
Quero saber agora quem investe na Bolívia daqui pr[a frente...
Bom, até bem pouco tempo atrás a maioria dos bolivianos apoiava essa ação. Ele foi eleito dizendo que faria isso.

Agora um parêntese: como colocou o Gustavo, acho interessante ver esses atuais populistas que governam anguns países da América Latina brigando. Antes de chegarem ao poder, eram todos "companheiros", pregavam a "união das esquerdas internacionais", etc. Agora que cada um "pegou o seu", o papo mudou...


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #31 Online: 03 de Maio de 2006, 02:16:33
Na boa, este cara não dura um ano no poder, a bolívia vai quebrar. Em Sta Cruz de La Sierra, que é aonde estão os empresários bolivianos, já se fala em tornar-se um protretorado brasileiro. Os americanos não vão deixar surgir um novo chaves numa região produtora de coca, eles aprenderam a lição no afeganistão... O brasil deveria mobilizar o exército na fronteira,  garanto que em uma semana o discurso mudava, não vai acontecer, talvez seja melhor assim, a incopentencia do lula será mais evidente que nunca a alguns meses da eleição, espero que desta vez ele se enterre e não saia mais....

U$ 1,5 Bi para se livrar desta incopetente mistura de Stalin e Getúlio é até aceitável...


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #32 Online: 03 de Maio de 2006, 07:55:20
O Gurizinho, digo, Garotinho chamou o Lula de covarde. Será que ele está certo?
Não acredito que o Brasil receba a refinaria de volta. Pelo menos não em perfeitas condições de funcionamento.
Pelo que me lembro, o Brizola, no RS, encampou nos anos 60 o que hoje é a CEEE...
Uma vez um Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon encampou o Brasil e passou a se chamar simplesmente Dom Pedro I. Mas parece que pagou caro...
O grande medo de alguns, era que Lula não honrasse os compromissos (FMI) de governos anteriores. Ele cumpriu.
Era de se esperar que o governo boliviano fizesse a mesma coisa.
« Última modificação: 10 de Maio de 2006, 03:30:47 por nelson161 »
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #33 Online: 03 de Maio de 2006, 08:08:30
Citar
Inclusive os próprios Bolivianos estão protestando até mesmo com greve no setor.
Eles próprios estão com medo do desemprego e da fuga do capital estrangeiro do país.
Quero saber agora quem investe na Bolívia daqui pr[a frente...
Os que protestam são abafados pelos 80% a favor, é um pais de miseraveis.
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Zurcoten

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.153
  • Sexo: Masculino
  • A VIDA É IMAGEM CONSTANTE.
    • http://www.flickr.com/photos/zurcoten
Resposta #34 Online: 03 de Maio de 2006, 08:28:25
O mensalão não abalou o Lula, mas se ele não tomar uma atitude firme contra a atidude do Morales ele despenca nas pesquisas.
Será que o Morales estava cheio de coca quando tomou essa atitude? :laughing:
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 08:29:09 por Zurcoten »
ZURCOTEN[/size][/font]


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #35 Online: 03 de Maio de 2006, 08:40:10
Não li o resto do tópico, mas lembrem-se que a Petrobrás surgiu de um ato semelhante. Acho que esta ação é uma estratégia para negociar, senão não teria estabelecido o prazo de 180 dias.
Eliverto Scherer<br /><br />


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #36 Online: 03 de Maio de 2006, 09:14:01
Citar
Não li o resto do tópico, mas lembrem-se que a Petrobrás surgiu de um ato semelhante. Acho que esta ação é uma estratégia para negociar, senão não teria estabelecido o prazo de 180 dias.
É isso aí!

O governo boliviano soltou o bode na sala para poder negociar em bases interessantes para eles, o governo brasileiro deve ter inteligência para agir, esse não é o caso de se colocar o exercito na fronteira e sim de saber usar a diplomacia. Bravatas não levam a nada!

O Brasil hoje em dia é altamente dependente do gás boliviano, assim como a Bolívia é altamente dependente das exportações de gás ao Brasil.

Podem apostar que não haverá desabastecimento no Brasil, o que importa agora é saber o tamanho do imposto que esse gás irá pagar e a situação da Petrobrás (extração de gás e petróleo e refino do petróleo), mas as importações continuarão normalmente.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #37 Online: 03 de Maio de 2006, 09:19:46
Citar
Estão dizendo que agora a Bolivia é que vai prder, pois o maior cliente é o Brasil, que nada, os caras aumentaram o imposto para 82% sobre o gas.
É importante ressaltar que esse imposto está sendo pago pela Petrobrás pela prospecção do gás e não pela venda do gás ao Brasil. E isso só até as empresas renogociarem os contratos, é muito importante usar a inteligência nessa hora, radicalizar só irá beneficiar ao Morales.

Acho engraçado a imprensa ficar "jogando' para a opinião pública que o Lula deveria ser mais "enérgico", a mesma imprensa que sempre o acusou de radical.


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #38 Online: 03 de Maio de 2006, 09:39:19
Apesar do Evo Morales, ter usado essa ação como plataforma de campanha, o Lula, também não sabia disso.

Moçada, vcs não estão percebendo que o buraco é mais embaixo. O show do indio não é coisa de louco nem de bobo. Essa crise expõe a fragilidade da matriz energetica nacional.

O indio não é bobo pq ele sabia que fizesse o confisco, não sobraria a petrobrás outra opção senão acatar sua decisão e chorar na OMC. Ele sabia que teriamos que pagar o pato. Porque não há outra fonte de energia viável em larga escala disponível a curtissimo prazo. O gás da bacia de Santos, só daqui a quatro anos, isso se houver investimentos pesados com base na urgencia.

E essa bola já está cantada desde 2003, quando o governo boliviano anterior, aumentou os preços do gás.

Na minha ótica o governo Lula cometeu três falhas:

1- Praticamente não houve de investimento em geração de energia. Continuamos na mão de Sao Pedro e agora de um indio doidão filiado a "via campesina".

O mais interessante é que, para nossa sorte, a imprensa americana vê somente a propaganda oficial da petrobrás. Isso para contrapor os aumentos e dependicia dos EUA em fontes localizadas em paises do oriente médio, russia e no Hugo Tchaves.

Mas sabemos que nossa autonomia, continua sendo campanha eleitoral e propaganda para acionistas.

2- Dar enfase e focar em parcerias comerciais e estratégicas na america do sul. Ora,  o Mercosul já nasceu morto. Os outros paises da america do sul são instáveis demais. E sobretudo, estão interessados e precisam de resultados a curto prazo, por isso rompem qualquer acordo sempre que for necessário. Tabaré Vasquez, já avisou que vai mandar o Mercosul para aquele lugar.

3- O Lula acreditou demais no seu carisma e na ilusão de liderança regional. Como disse a Lucia Hipolito ontem no GloboNews, o Lula chama os outros presidentes de companheiros. Companheiros são do partido ou colegas de bar, amigos de pelada no final de semana. Presidentes não são companheiros, nações não são governadas na base do companheirismo. Eles tem os problemas deles e compromissos diferentes dos nossos.

Por incrivel que pareça, o Indio foi se consultar com Fidel antes de anunciar o confisco. A liderança é outra.

De novo o que me impressiona é a falta de reposta. Lembrem-se da aftosa: no momento em que se constatou a contaminação, no dia seguinte o Paraguay fechou as fronteiras com soldados armados. E as porras das vacas vieram de lá.

Cabe lembrar que o Lula, perdoou uma divida que Bolivia tinha. Afinal quem defende os interesses do nosso país?

Agora, my friends, como sempre é chorar o prejuizo. O ponto é que não vai haver falta de gas, mas façam os calculos, entre as poucas industrias que exportam algumas dependem de gás para tocar seus fornos. Se as coisas já não  andavam boas devida a valorização do dolar, agora vão ter aumento de custo e amargar o prejuizo de ter investido na conversão de fonte de calor. Mais fatores para um desempenho industrial mediocre. Desemprego?

Outra coisa, garanto para vcs que esse prejuizo que não vai ser pago pelos acionistas da Petrobrás. Adivinha quem vai pagar?....

A proposito, em quem vcs vão votar... ahahahah....
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 09:44:24 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #39 Online: 03 de Maio de 2006, 10:08:17
a opção estratégica pelo gás boliviano vem bem antes do governo Lula.


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #40 Online: 03 de Maio de 2006, 10:33:20
Citar
a opção estratégica pelo gás boliviano vem bem antes do governo Lula.
De fato, só que não era para ter parado aí. Estrategia é considerar e investir em outras opções. E cá entre nós, o Lula investiu num politico que declaramente ia melar.
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 10:34:49 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #41 Online: 03 de Maio de 2006, 10:40:41
Citar
Citar
a opção estratégica pelo gás boliviano vem bem antes do governo Lula.
De fato, só que não era para ter parado aí. Estrategia é considerar e investir em outras opções. E cá entre nós, o Lula investiu num politico que declaramente ia melar.
Eu prefiro esperar para ver, acho que isso é um jogo político do Morales para renegociar os contratos em bases melhores, vamor ver no que dá essa renegociação.

 


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #42 Online: 03 de Maio de 2006, 11:29:56
Citar
Citar
Citar
a opção estratégica pelo gás boliviano vem bem antes do governo Lula.
De fato, só que não era para ter parado aí. Estrategia é considerar e investir em outras opções. E cá entre nós, o Lula investiu num politico que declaramente ia melar.
Eu prefiro esperar para ver, acho que isso é um jogo político do Morales para renegociar os contratos em bases melhores, vamor ver no que dá essa renegociação.
Renegociar? O Moralles avisou que quem vai negociar é a YPFB, que já tabelou que Brasil vai pagar US$3.23 e Argentina US$3.18 (não lembro qual unidade BTU ou KBTU). Então eles vão suibr em US$3.00, porque temos que entender que as nossas empresas geram lucro sobre sofrimento do povo boliviano.

E ele não vai voltar atrás, pq  não se convoca o exercito para voltar atrás. E sobretudo, se o Brasil não comprar dele vai comprar de quem?

Não acredito em negociar nesses termos.
 

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #43 Online: 03 de Maio de 2006, 11:46:14
A coisa realmente está feia, mas ainda acho que uma solução vai ser encontrada, agora que é ridículo ver essas pseudo-esquerdas na América Latina é

Tudo soa falso, tudo parece estranho...
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #44 Online: 03 de Maio de 2006, 11:56:18
Bom eu não sei detalhes da negociação (e nem se ela realmente existe), mas realmente o Brasil precisa do gás boliviano, sem ele vai haver prejuízos enormes, mas a miserável Bolívia precisa ainda mais das nossas importações.