Autor Tópico: Melhor opção para fotos macro - Até R$ 1.500,00  (Lida 4648 vezes)

macamba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Online: 16 de Julho de 2012, 23:13:58
Pessoal, estou também buscando algo melhor que as compactas, investindo um pouco mais.

Vou lançar um site especializado, onde teremos fotos de pratos culinários. Ou seja, fotos "macro" com satisfatória qualidade, realçando a cor e textura dos alimentos.

Afora isso, nada demais: fotos da família, viagens.
E é claro: vídeos em HD 1080p com um bom zoom.

Minha possibilidade de investimento: entre R$ 1.500,00 a R$ 1.600,00 no máximo.

Após alguns dias de pesquisa, algumas "candidatas": Nikon D-3100, Sony Nex-5n, Lumix Fz150, Canon T3i e Fuji Hs20. (sei que algumas dessas são compactas)

Diante destes requisitos, qual câmera vcs me recomendariam? Detalhe: gostaria de mais à frente poder adquirir outras lentes.

Quanto ao modo macro: uma lente 18-55mm me atenderia, ou teria que comprar algo mais específico?

Desde já, obrigado pela colaboração ;)


macamba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2012, 23:20:50
Ressaltando: não busco uma qualidade "PROFISSIONAL" das fotos macro, e sim algo satisfatório, bonito, diferenciado em relação a fotos comuns.


macamba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2012, 12:14:49
Aproveitando ainda a o lapso de respostas, queria mais algumas dicas sobre boas fotos de pratos culinários.

Tipo: lente, exposição, abertura, uso do flash, etc etc.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2012, 14:23:39
Macamba, poosso te adiantar que a fotografia de culinária é um dos gêneros mais complexos e delicados da fotografia.

É um ramo bastante exigente e que demanda um conhecimento específico sobre fotografia e sobre culinária bastante complexo.

Das câmeras que você sugeriu eu ficaria entre as DSLR Nikon D3100 e Canon T3i.

Como sugestão, faça um curso sobre esse tipo de foto antes de tentar soluções caseiras.

Fotografia de Comida (WS em todo o país):
https://www.facebook.com/fotografiadecomida

Especialização na Escola FullFrame em SP:
http://www.fullframe.com.br/cursos/especializacao/producao-culinaria-para-fotografia-e-video/

[]s


macamba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2012, 15:23:18
Para iniciar neste segmento com uma qualidade satisfatória, uma lente 18-55mm me atenderia, ou teria que comprar algo mais específico?


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2012, 17:31:06
Não costumo tirar fotos macro, ja tirei algumas com lentes CANON 65mm e SIGMA Sigma 105mm
Acho que com uma SIGMA 105mm f/2.8 você terá um resultado bom em relação custoxbeneficio para fotos macro
geralmente as cameras vem com lente kit 18-55mm, na minha opinião optaria por juntar um dinheiro a mais e compraria uma macro para o trabalho e deixaria a 18-55 mais para as fotos do dia-a-dia.
« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 17:41:21 por juliocesarmoura »
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2012, 18:12:42
Macamba, talvez sua pergunta não esteja bem formulada em virtude de desconhecimento ou então de estar acostumado com a linguagem usada pelas câmeras compactas.

Embora existam algumas "variantes" no conceito em virtude dos sensores cropados, a princípio macro é quando vc alcança magnificação de 1:1, ou seja, a grosso modo, quando vc "enche a tela" com algo do mesmo tamanho do sensor. Como uma APS-C Canon como a T3i tem um sensor de 22mm de largura, uma lente macro legítima te dará a possibilidade de vc fazer uma foto enchendo o monitor com algo de 2cm de largura. Posso estar enganado, mas acho que isso não é necessário para fotografia culinária, a não ser que vc queira mostrar as fibras de um bife ou as nervuras de uma folha de alface :) Claro que uma lente macro tem outras qualidades como um plano focal mais "reto" gerando melhor nitidez de borda em fotografias muito próximas, autofoco mais preciso, etc.. Mas o que quero dizer é, será que vc realmente quer fazer fotos macro ???

A lente do kit da T3i, a 18-55mm IS (versão I, se for a versão II teria que pesquisar), tem capacidade de magnificação de aproximadamente 1:3. Vc conseguirá encher o quadro com algo de 6cm de largura por 4cm de altura. Veja se isso não é suficiente para o tipo de foto que vc precisa. Uma lente fixa com um conjunto de tubos extensores com contatos também é uma boa alternativa.

Na real, acho que como o dondon colocou, a técnica é o mais complexo. Vc terá que saber lidar muito bem com profundidade de campo e iluminação para conseguir fazer boas fotos. Acho, por exemplo, que apenas a câmera e lente não te darão bons resultados sem um conjunto de bons flash's e modificadores de luz.

Abçs
« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 18:15:24 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2012, 18:17:58
Still de alimentos requer preparaçao especial do prato a ser fotografado e sacar de iluminaçao em estudio. Vah aprender uso do flash externo e deixe a lente para depois. Se inverter as coisas, a porca torce o rabo e vc faz um trabalho mediocre com o equipamento apropriado.

Uma 80-200mm 2.8 nao eh cara e eh uma lente muito versatil. Uma 85mm 1.8 tb pode ser util para nao ficar em cima do prato na hora de fotografar detalhes.

Ateh uma 55-200mm VR seria legal no seu caso.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2012, 18:40:36
Não sei se o still para fotografar pratos culinarios é o mesmo para fotografar outros objetos mas num outro topico aqui no forum tem um link onde ensina a fazer um still caseiro e de qualidade ( http://brandao.fot.br/mesa )
Procure conversam com alguem que ja trabalha com isso pra tirar algumas duvidas que você possa ter em questão de iluminação, tecnicas e equipamentos usados, se não daqui a pouco você investe um monte de dinheiro em equipamentos e acessorios e depois percebe que poderia fazer o mesmo trabalho gastando a metade que você gastou
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


macamba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2012, 19:05:49
Em primeiro lugar, obrigado pelas dicas.

Bom, como disse antes, não busco fotos culinárias "profissionais", até porque serão fotos utilizadas em um site WEB, em tamanho reduzido.

Ou seja, nada de fotos estilo "banco de imagens", pois quero apenas fotos bonitas, diferenciadas em relação a câmeras domésticas comuns.

Quero apenas destacar a cor e textura dos alimentos,  dando mais "vida" e garantindo uma visualização (na web) com qualidade "satisfatória".

Neste sentido, será que uma compacta premium resolveria meu problema?

Ou seria melhor investir numa DSLR de entrada, com uma lente minimamente apropriada??

« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 19:06:55 por macamba »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2012, 22:32:10
Com essa grana, iria de D3100.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2012, 22:49:04
Em primeiro lugar, obrigado pelas dicas.

Bom, como disse antes, não busco fotos culinárias "profissionais", até porque serão fotos utilizadas em um site WEB, em tamanho reduzido.

Ou seja, nada de fotos estilo "banco de imagens", pois quero apenas fotos bonitas, diferenciadas em relação a câmeras domésticas comuns.

Quero apenas destacar a cor e textura dos alimentos,  dando mais "vida" e garantindo uma visualização (na web) com qualidade "satisfatória".

Neste sentido, será que uma compacta premium resolveria meu problema?

Ou seria melhor investir numa DSLR de entrada, com uma lente minimamente apropriada??

É aqui onde justamente mora o "perigo". Não é a câmera, seu sensor, nem a objetiva e sua capacidade de magnificação que vão dar à imagem isso que você precisa, o "belo registro de texturas, cores e vida dos alimentos". Isso você obtém com conhecimento, controle e prática de iluminação (geralmente flash's nesse gênero fotográfico) e pré-produção dos pratos adequada assim como a pós-produção da imagem.

Se a imagem vai para a web ou para uma revista ou cardápio, nem importa muito. Assim como não importa a resolução do sensor... Basta ter uma câmera razoável.

Até poderíamos aqui listar algumas técnicas básicas de fotografia e equipamentos nesse gênero, mas esbarramos em dois problemas. O primeiro é que o investimento ultrapassaria sua verba, e o segundo é que  há realmente um trabalho na preparação e montagem dos alimentos que ultrapassa o universo da fotografia e esbarra na culinária em si.

Entenda, para "fotos caseiras",  basta uma mesa do lado de uma janela onde entre a luz do sol, uma placa de isopor, um tripé uma câmera.

Para ter esse resultado "diferenciado" que você pretende o investimento em equipamento e em tempo de aprendizado é bem maior e mais complexo.

Compre a câmera, estude um pouco sobre fotografia básica e depois faça um curso específico (como esses que indiquei acima), lá você vai aprender e perceber quais são os equipamentos necessários e fará investimentos conscientes.

[]s


macamba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2012, 00:54:08
Ok então, estamos avançando. Vou procurar seguir estes passos, até porque vou ser remunerado neste serviço e mais à frente poderei investir em outros acessórios e lentes.

Em confirmando a compra da D3100, qual lente inicial e qual flash vocês me sugeririam, para começar a peleja?

Gostei da dica da luz natural/placa de isopor. Como deve ser feita a utilização da placa de isopor, neste caso?


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2012, 08:24:44
A D3100 vem com uma 18-55mm VR. Ela te permite bater a uns 35mm do objeto e em 55mm, isso deve ser suficiente inicialmente. Sobre o flash, pega um SB600/SB700 ou um YN560EX se a grana tiver curta.

"Como deve ser feita a utilização da placa de isopor, neste caso?"

Estude sobre luz artificial e tecnicas em estudio q essa resposta aparece facil, facil...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


macamba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2012, 10:41:51
Achei um flash Yn-460 por um preço muito bom no ML.... seria uma boa também?