Autor Tópico: Olympus OM-1  (Lida 2231 vezes)

romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Online: 17 de Julho de 2012, 03:49:56
Então, queria saber se ela câmera é semelhante a Canon AE-1 e Pentax K1000.  :snack:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2012, 07:55:33
Semelhante em que?
Ela é uma ótima camera. Não conheça a Canon, mas a OM-1 é toda manual, assim como a Pentax K1000.
O único problema é a bateria do fotometro que é difícil de achar, mas tem algumas que são convertidas para usar com baterias mais comuns (LR44).
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2012, 08:58:10
Todas essas 3 são manuais somente, a diferença da olympus é que ela tem o "dial" de seleção de velocidades como se fosse na lente, é um anel como o de abertura, porém no corpo da maquina, para uma maquina manual eu acho isso simplesmente fantástico pois voce não precisa tirar a camera do olho ou então segurar a maquina com a mão esquerda enquanto gira um dial na parte superior como nas outras duas... não que isso seja ruim, alias tanto a canon como a pentax são cameras maravilhosas também, mas essa caracteristica da olympus é no minimo inovadora e é uma coisa que quem tem sabe que faz diferença.
Outro ponto pra Olympus é seu tamanho bem reduzido e as lentes de qualidade estraordinária, o problema que as lentes ficaram caras pois o pessoal está muito a procura delas, principalmente as 50/1.4 e 50/1.2 para usar nas cameras do sistema micro 3/4...

Nessa lista ainda da para incluir as yashicas FX-3 2000 super que é toda manual também, e a FX-D que seria o modelo top da yashica na época, ela já possui modo de prioridade de abertura que agiliza bastante, o fotometro dela é MUITO preciso sendo com medição central pontual, o botão de disparo não é mecanico como essas outras, ele é magnetico de funcionamento MUITO suave e a yashica tem lentes 50/1.4 também porém de raridade muito grande, sendo muito mais comum achar a 50/1.7 que é a que meu pai tem na FXD dele...
As yashicas também possuem um corpo MUITO compacto e LEVE... Chega a ser incomodo para quem não tem mãos pequenas, as minhas que não são grandes nem pequenas chega a ser um pouco ruim a "pegada" na camera de tão compacta que são... por outro lado pesa pouco no pescoço...

Ponto negativo que eu vejo nas yashicas FXD é que por ser de botão de disparo magnetico o cabo remoto é especifico para yashica/contax e muito dificil de se encontrar hoje em dia, meu pai tem não só o cabo como o winder/grip originais... A FX3 já é de botão disparador igual as demais, podendo colocar o famoso cabo propulsor que é rosqueado diretamente no botão, sendo muito facil de econtrar na internet e até mesmo em alguma loja, aqui mesmo eu achei um com o conduite de tecido bem chique...

Mas é isso aí... dessas eu ficaria com a olympus pela facilidade de ainda encontrar lentes para elas, a qualidade das lentes são indiscutuveis, comparadas até com lentes summicron da leica... fora o viewfinder da OM-1 que tem 97% de visão do que vai sair na foto, é o VF com maior cobertura de uma SLR da época as outras são sempre menos... isso significa que vc encherga 97% da imagem que vai sair no papel na hora de revelar.... SIM voce não vê tudo que vai sair no papel pelo VF, só as cameras rangefinder permitem isso...

Mas é isso aí, se tiver uma olympus OM1 de facil acesso e com lente 50/1.8 pelo menos vale muito apena... aqui na cidade tem uma bem conservada e eu to pensando em pegar ela, e tem outra pentax k1000 com lente 50/1.4 que também me torce o nariz... mas eu estou dando preferencia para a oly.... só estou esperando aliviar meu $$$... e quero curtir mais minha yashica também...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2012, 09:18:38
Cameras mecanicas parecidas
Zenit 12 XP (tanque de guerra);
Praktica MTL (50, 3, 5b - são 3 modelos diferentes);

Tem outras, mas aí vai de quanto vc quer gastar.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2012, 14:33:31
Valeeu galera, duvida esclarecida! :worship:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2012, 21:13:25
Falando em OM-1, preciso de uma bateria do fotometro da minha OM-1, alguém tem pra vender? 

abc!
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2012, 21:34:27
Falando em OM-1, preciso de uma bateria do fotometro da minha OM-1, alguém tem pra vender? 

abc!

Já tentou procurar no ebay, mercado livre?

Qual o modelos da bateria?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:02:42
Já tentou procurar no ebay, mercado livre?

Qual o modelos da bateria?

Abcs

No ebay tem. Comprei algumas há um tempo pra colocar na minha Praktica.
É essa aqui http://www.ebay.com/itm/2-WEIN-CELL-MRB625-PX625-PX13-BATTERY-1-35V-Dial-35-2-340-WEINCELL-MERCURY-FREE-/170854161321?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27c7b39ba9

Comprei desse vendedor mesmo
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 23:03:59 por douglasarruda »
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:09:39
A Olympus OM-1 considero a melhor câmera de filme que tenho atualmente, é compacta, construção sólida, clique macio e muito nítida. Melhor que ela, considero uma Nikon FE que tive, me arrependi de ter vendido, apesar de ter sido por uma boa causa.

Abraços,

Michel