Autor Tópico: Ajuda com cartão de memória - problema ao baixar arquivos  (Lida 4578 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 17 de Julho de 2012, 15:41:18
Pessoal, estou com um probleminha aqui.

Comprei cartão novo pra câmera CF e fiz umas fotos final de semana de um evento. Mas cometi o engano de não formatar o cartão novo antes de usar e imagino que esse possa ser o problema.

Conclusão. As fotos estão no cartão, é possível visualizá-las pela câmera. É possível até uma rápida visualização no computador também, mas quando tento copiar ou abrir as fotos o computador desconecta o cartão automaticamente.

Tentei colocando o cartão através de um leitor e também ligando a câmera pelo USB e nada.

Alguém tem alguma dica de como conseguir baixar essas fotos? Não quero ficar tentando à toa pra evitar um problema pior.


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2012, 17:28:03
Bem, parecido com um cartão SD, mas, na máq, nem no pc consegui ver...mas, mostrava "peso" q tinha arqs...estava perdido qdo um colega falou para mim usar um "leitor" bem feinho q veio com ele... e funcionou, não sei se o seu veio...já escutei falar tb q não deve ficar tentando a toa...mas, no seu lugar partiria para "recuperar" as fotos como tivesse sido "formatado" já usei  é o SoftAmbulance Photo Undelete, funciona e recuperou as fotos em RAW e jpeg gerado pelo visor da câmera, qdo vc baixa o demostrativo da net, o programa já te permite ver...baixar só comprando, só não sei qdo programa acionar seu cartão se ele vai desconectar... Boa sorte!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2012, 21:45:10
Bom, após inúmeras tentativas consegui recuperar os arquivos...
A única coisa que funcionou aqui foi ligar a câmera pelo USB, e sem mandar abrir o cartão consegui após 3 tentativas copiar todo o conteúdo e jogar no computador.. Toda hora que tentava isso dava erro e interrompia a cópia.

Mas enfim. Será que o problema foi mesmo por não formatar antes de usar como penso??

Depois de ter copiado os arquivos formatei pela câmera, tirei umas fotos e o problema continuou...

Fiz então uma formatação completa pelo computador, formatei de novo na câmera, fiz uns testes e parece ter solucionado.

Será que é um cartão em que eu possa confiar daqui pra frente? De qualquer forma vou ficar meio com a pulga atrás da orelha com ele por um tempo. Esse foi o primeiro uso dele.

É um CF Transcend 32Gb 400X . Comprado nos EUA, Original. Pelo menos não acredito que seja pirata por causa da embalagem que veio... se for pirata é dos melhores..rs..

Já usei SD Transcend por muito tempo (e uso até hoje numa filmadora) e nunca tive problema. Uso também um CF transcend 32Gb 133X e da mesma forma nunca tive problema..
« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 21:48:21 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2012, 22:04:03
Luciano, tente uma formatação de baixo nível na própria cam.
Depois mantenha ele em standby para coisas importantes. Tire umas fotos descompromissadas e baixe elas. faça isso várias vezes até ter certeza que o problema desapareceu.

Ah, a cada vez que baixar, faça a formatação de baixo nível.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2012, 13:30:29
Luciano, se eu não me engano a Transcend dá garantia vitalícia para os produtos dela, dá uma olhada, pode demorar um pouco mas acho que dá pra tu trocar com eles...

Acabei de comprar 4 cartões de 8gb Transcend classe 10 com a memorytec, deve chegar hj, tomara que não dê problema   :aua:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2012, 15:00:40
Luciano, se eu não me engano a Transcend dá garantia vitalícia para os produtos dela, dá uma olhada, pode demorar um pouco mas acho que dá pra tu trocar com eles...

Acabei de comprar 4 cartões de 8gb Transcend classe 10 com a memorytec, deve chegar hj, tomara que não dê problema   :aua:

é, não sei... vou consultar o manual de garantia que veio na embalagem...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2012, 20:18:52
Luciano, tente uma formatação de baixo nível na própria cam.
Depois mantenha ele em standby para coisas importantes. Tire umas fotos descompromissadas e baixe elas. faça isso várias vezes até ter certeza que o problema desapareceu.

Ah, a cada vez que baixar, faça a formatação de baixo nível.
hyde, o que e uma formataçao de baixo nivel???
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2012, 20:33:28
Ângelo, no sistema Canon tem a formatação, vamos chamar de simples, que acredito (se for igual a HD de computador) ele só apaga o "endereço" do arquivo de imagem gravado no cartão. Assim a cam (ou qualquer outro dispositivo) não consegue encontrar o arquivo porque ele foi "apagado", mas na verdade apenas se apagou o endereçamento para o dispositivo conseguir encontrar o local exato dentro do cartão onde estão os dados do arquivo de imagem (ou arquivos de dados, se for RAW). Tanto assim que se vc souber usar esses programas de recuperação de dados tem como encontrar muitaaaaa coisa num cartão formatado (ou HD). Já li relatos que o pessoal da polícia técnica da PF consegue ler cartões formatados ou até 25 vezes.

E tem tb a formatação de baixo nível que além de apagar o "endereço" do arquivo, apaga todos os dados do cartão. Esse é de fato formatação. O outro é só apagar os arquivos.
Ao menos na minha T3i tem essa opção (acredito que em todo o sistema Canon tb tenha). Nos outros sistemas não sei se essa opção existe.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2012, 14:23:28
Ângelo, no sistema Canon tem a formatação, vamos chamar de simples, que acredito (se for igual a HD de computador) ele só apaga o "endereço" do arquivo de imagem gravado no cartão. Assim a cam (ou qualquer outro dispositivo) não consegue encontrar o arquivo porque ele foi "apagado", mas na verdade apenas se apagou o endereçamento para o dispositivo conseguir encontrar o local exato dentro do cartão onde estão os dados do arquivo de imagem (ou arquivos de dados, se for RAW). Tanto assim que se vc souber usar esses programas de recuperação de dados tem como encontrar muitaaaaa coisa num cartão formatado (ou HD). Já li relatos que o pessoal da polícia técnica da PF consegue ler cartões formatados ou até 25 vezes.

E tem tb a formatação de baixo nível que além de apagar o "endereço" do arquivo, apaga todos os dados do cartão. Esse é de fato formatação. O outro é só apagar os arquivos.
Ao menos na minha T3i tem essa opção (acredito que em todo o sistema Canon tb tenha). Nos outros sistemas não sei se essa opção existe.
como eu uso nikon, nunca prestei atençao nisso, tal vez nem tenha
abs.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2012, 18:04:55
Acho que na 5D não tem isso não Hyde.. só tem um tipo de formatação...

mas fiz pelo computador essa formatação completa (levou uns 15 minutos pra completar) e parece ser o que resolveu...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2012, 18:24:41
Acho que na 5D não tem isso não Hyde.. só tem um tipo de formatação...

mas fiz pelo computador essa formatação completa (levou uns 15 minutos pra completar) e parece ser o que resolveu...

 :shock:

Estranho. A lógica me diz que na 5D (Ehhh belezura, tá de FF, heim?!?!) deveria ter. Devem ter implementado essa opção depois do lançamento da 5D então.
Em todo caso, já li relatos que não se deve formatar via PC porque as instruções de formatação do PC e da cam são diferentes e pode ocontecer de depois a cam não reconhecer o cartão. Por isso só formato via cam.
Mas se deu certo, tá valendo.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2013, 10:30:44
Reavendo o tópico pra colocar novidades...

Depois de muito tempo quebrando a cabeça tinha até desistido e abandonado esse cartão (transcend CF 32GB 400x) numa gaveta e estava até pra comprar outro cartão.. Mas um dia estava meio à tôa e resolvi escrever pra Transcend pra saber sobre a garantia vitalícia que eles oferecem...

Bom, os problemas na transferência com o cartão continuavam... Ele gravava normalmente fotos e vídeos na câmera, mas na hora de passar pro computador com leitor de cartões ele ejetava automaticamente e não deixava a transferência ocorrer..

Eis a resposta que recebi dia 02/05/2013 da Transcend, um dia depois que escrevi pra eles.:

"Dear Customer,

First of all, many thanks for your letter.

May I know your card reader is the same our transcend product ?
As we know, sometimes problem is voltage instability from card reader.

 
About your CF card has lifetime warranty, If the problem is still not solved, please kindly take the product with receipt to the original retailer and ask for a repair or replacement service. To obtain services from an authorized Transcend partner, please refer to Global Partners nearest in your region."


Ainda fiquei meio cabreiro um tempo e fiquei utilizando somente pra testes.. tinha medo de fazer alguma foto importante e acabar perdendo por causa dos problemas...

Então a conclusão que cheguei depois de 2 meses de testes e meio.. Todas as vezes que eu tentava passar os arquivos era por meio de Leitor de Cartões.. Quando dava o erro, mesmo conectando a câmera diretamente o problema persistia. Imagino que alguma deficiência na manutenção da voltagem pelo USB corrompia alguma coisa e dava esse problema.

Depois da resposta deles, todas as vezes que fui transferir não utilizei mais o leitor, somente a câmera conectada diretamente. Não gosto muito desse procedimento pois sempre tive medo de estragar algo na câmera, e sempre li que a transferência via leitor era melhor pra proteger o equipamento. O fato é que os problemas com o leitor utilizando a transferência direta via câmera simplesmente sumiram e tudo está normal.... Todos os motivos me levam a crer que o problema está mesmo é nos leitores que utilizei..

« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 10:33:05 por Luciano.Queiroz »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2013, 11:28:38
Bom saber que a Transcend respondeu certinho e que a garantia vitalícia, embora meio complicado para nós brasileiros que compram a maioria das coisas fora, funciona.

A propósito, acho interessante fazer o cadastro no site e registrar o cartão. Até para ter certeza que ele não é pirata.

Para fazer o registro primeiro é necessário criar a conta, o link é esse aqui

http://br.transcend-info.com/Member/Register.asp?Ufrom=MENU&LangNo=50&Func1No=3&Func2No=206

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2013, 11:50:55
Bom saber que a Transcend respondeu certinho e que a garantia vitalícia, embora meio complicado para nós brasileiros que compram a maioria das coisas fora, funciona.

A propósito, acho interessante fazer o cadastro no site e registrar o cartão. Até para ter certeza que ele não é pirata.

Para fazer o registro primeiro é necessário criar a conta, o link é esse aqui

http://br.transcend-info.com/Member/Register.asp?Ufrom=MENU&LangNo=50&Func1No=3&Func2No=206


fiz isso lá também..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2013, 16:50:03
Às vezes não é problema de voltagem no USB. Pode ser que a extensão do USB que vc plugou dê o problema. Extensões longas tendem a perder parte da carga no trajeto. Quando mais longa a extensões mais carga se perde e podem ocorrer problemas.
Meu MP3 não carrega na extensão, mas carrega quando plugo diretamente na porta USB.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova