Autor Tópico: Mirrorless - primeiras fotos!  (Lida 9838 vezes)

fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 25 de Julho de 2012, 09:16:41
fernando, eu vejo vcs falando que o foco é rápido e tals, mas é mesmo? inclusive com pouca luz? minha experiência é com SLR canon de penúltima geração (t2i, 50d) e o foco por detecção de contraste é medonho de lento (embora preciso).

a única coisa que eu vi foi um vídeo que o liberal colocou, mas era de uns 'playmobil' com o fundo branco, ai até eu no MF rsrsrs.

Oi b0fh, o foco pelo touch da GF3, por exemplo (serve para G3, G5, GX1 e GH2), é instantâneo, você pressiona e ela foca imediatamente. Fiz muitas fotos à noite com ela e a 14mm f2.5, e com o touch é até mais rápido que o autofoco pelo disparador, pois ele não fica procurando um ponto, ele simplesmente foca onde você aponta com o dedo.

Em mesmas condições de luz e considerando o foco pelo disparador, qualquer DSLR atual da Canon, Nikon e Sony é mais rápida que as mirrorless, sem dúvidas. O que a mirrorless traz é portabilidade e discrição, com a contra-partida do foco por contraste.
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 09:23:31 por fvanzela »
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #76 Online: 25 de Julho de 2012, 11:16:37
A EOS-M tem foco híbrido, contraste + fase, em uma solução muito interessante onde pixels do sensor de imagem são utilizados para fazer a detecção de fase. Provavelmente será o futuro dos sistemas de foco em Live-view já que o sistema por contraste simples apresenta algumas restrições para os quais ainda não foi encontrada solução e que são inerentes ao modo como este sistema de foco funciona.
Como já postei antes, a Nikon já usa algo semelhante na sua mirroless (que dizem ter o foco rapidíssimo) e a Canon lançou este modelo de sensor hibrido na T4i, sendo aproveitado agora na EOS-M. Não sei se realmente é rápido nesta primeira implementação, acredito que com lentes STM seja ao menos melhor do que o mostrado no vídeo.

Quanto ao touch, vou escrever o que li em outro fórum. Imagina vc alterando a abertura nessa câmera, via touch screen, com o sol batendo no lcd e com uma mão ainda por cima.... Se alguém achar que isso é melhor do que dials e botões dedicados....
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 11:26:41 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 25 de Julho de 2012, 13:05:54
A EOS-M tem foco híbrido, contraste + fase, em uma solução muito interessante onde pixels do sensor de imagem são utilizados para fazer a detecção de fase. Provavelmente será o futuro dos sistemas de foco em Live-view já que o sistema por contraste simples apresenta algumas restrições para os quais ainda não foi encontrada solução e que são inerentes ao modo como este sistema de foco funciona.
Como já postei antes, a Nikon já usa algo semelhante na sua mirroless (que dizem ter o foco rapidíssimo) e a Canon lançou este modelo de sensor hibrido na T4i, sendo aproveitado agora na EOS-M. Não sei se realmente é rápido nesta primeira implementação, acredito que com lentes STM seja ao menos melhor do que o mostrado no vídeo.

Quanto ao touch, vou escrever o que li em outro fórum. Imagina vc alterando a abertura nessa câmera, via touch screen, com o sol batendo no lcd e com uma mão ainda por cima.... Se alguém achar que isso é melhor do que dials e botões dedicados....

Realmente AlexnadreS, pra quem tem o hábito de fotografar em Av, Tv e M, essa não é a câmera.

E o foco dela, se for igual ao da T4i, é muito mais lento em live view que as m4/3, e muito muito mais lento que a nikon V1. Se a Nikon lançar uma tele clara para essa V1, vai ter muita gente usando isso em nível profissional para esportes, é muito rápida mesmo!

A Canon lançou uma câmera para colocar exatamente entre a T3 e as compactas, por isso não poderia ser muito boa para não roubar vendas. Poderiam lançar uma coisa muito melhor? Sim, poderiam, existe tecnologia e recursos pra isso, e essa câmera com certeza já existe internamente na Canon. Porque não fizeram? Porque querem vender essa primeiro e uma melhor daqui um ano, é a única razão mais plausível além da não-canibalização da linha Rebel.

 Acho já que estão levando ao extremo essa questão de sistema dedicado, seria um mercado muito melhor para nós que fotografamos se tivéssemos um único padrão de mount e TTL por exemplo, podendo mudar a marca dos corpos e ficando com as lentes. O sistema m4/3 mostra claramente isso, pois mesmo sendo um sistema inferior e com limitações, está sim aumentando muito nos últimos meses. E se a tendência da Leica de entrar nesse formato se concretizar, será a virada para esse sistema, repetindo, mesmo sendo um sistema com limitações.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #78 Online: 25 de Julho de 2012, 20:13:24
Se a Canon fizesse uma camera misturando a G1X e a DSLR seria perfeito!
Uma G1X com o EOS mount seria uma opção mais em conta para quem sonha com uma Leica M9. Quando escutei que a Canon teria uma mirrorless sonhei com uma mistura dessas.
Mas de qq maneira, essa EOS-M é interessante porém cara.

Eu ainda sonho com uma G1X que troca lente...


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 26 de Julho de 2012, 12:57:01
Se a Canon fizesse uma camera misturando a G1X e a DSLR seria perfeito!
Uma G1X com o EOS mount seria uma opção mais em conta para quem sonha com uma Leica M9. Quando escutei que a Canon teria uma mirrorless sonhei com uma mistura dessas.
Mas de qq maneira, essa EOS-M é interessante porém cara.

Eu ainda sonho com uma G1X que troca lente...

Era o que todo mundo estava esperando Gustavo, ninguém imaginava uma NEX cover como fizeram...
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #80 Online: 28 de Julho de 2012, 10:51:32
Hands on

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Sa_9kNAMcIw

Que porcaria esse negócio de touch screen. Quando muito, útil para definir o foco na filmagem, e só.

Eu gostei.

Rápido prático e como sempre, a Canon sabe fazer algo intuitivo.

Isso mostra que "botões" não significa praticidade e rapidez no manuseio.

Já vi tudo. Se tinha gente dizendo que dava para fazer fotos profissionais com um Iphone, vai ter muito profissional usando a EOS-M para fotografia profissional.


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #81 Online: 28 de Julho de 2012, 11:47:50
Sem dúvida que essa câmera gera ótimas fotos, ainda mais usando lentes L. Mas será que esse visor funciona bem com mta luz, tipo dia de sol na praia por exemplo? Acho que falta o viewfinder. De resto acredito que os botões podem ser substituídos por touchscreen. Se tivesse viewfinder, teria que ter botões tb para não ter que ficar tirando a câmera da cara para mudar configuração da foto.

Alguém tem alguma foto produzida por ela?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #82 Online: 28 de Julho de 2012, 13:09:21
Essa câmera vai ser um canivete suiço para quem já tem um DSLR Canon. É assim com a minha V1...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #83 Online: 28 de Julho de 2012, 13:22:45
Essa câmera vai ser um canivete suiço para quem já tem um DSLR Canon. É assim com a minha V1...

É isso que estive pensando.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #84 Online: 29 de Julho de 2012, 08:54:36
Eu achei este vídeo bastante interessante. Só fiquei com 2 dúvidas ainda:
a) o fator de crop será 1.6?
b) o que precisa ser feito para usar as lentes das DSLR canon?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #85 Online: 29 de Julho de 2012, 09:05:16
A solução da Nikon foi um adaptador que mantém o AF e o controle da abertura, a única limitação é que o AF só funciona como AF-S. Se a Canon fizer algo semelhante, ou melhorado, será muito bom!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #86 Online: 29 de Julho de 2012, 11:10:51
A solução da Nikon foi um adaptador que mantém o AF e o controle da abertura, a única limitação é que o AF só funciona como AF-S. Se a Canon fizer algo semelhante, ou melhorado, será muito bom!

As lentes Canon EF são AF (exceto as especiais, como as tilt-shift). Pelo que dá pra ver e o que eu li, o adaptador EOS -> EOS-M manterá os controles, foco e tudo o mais.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM