Autor Tópico: Escola de fotografia (profissionalizante?)  (Lida 1514 vezes)

N_DELLA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Online: 19 de Julho de 2012, 10:17:49
Bom dia a todos!

Sou nova aqui no fórum e tentarei ser breve nos meus questionamentos.

Depois de quase dois anos de pesquisa (mesmo!), estou na reta final para me iniciar no mundo da fotografia. Há 1 ano atrás, quando decidi que queria abandonar minha profissão (professora de história :O) e viver de fotografia começou a jornada. Me sustento sozinha e tive de me planejar para esse início. Fui trabalhar como camareira em navio única e exclusivamente para juntar a grana que eu precisava para quitar minhas dívidas aqui no Brasil, comprar minha primeira câmera e voltar com o dinheiro para fazer os cursos.
Depois de 9 meses estou em terra há 3 dias e agora preciso definir a escola.
Pesquisei MUITO, inclusive neste fórum a respeito de escolas em São Paulo. Tinha decidido pela Focus mas não me senti segura e desisti. Existem outros nomes: Fullframe, ABRA, etc etc etc...

Mas existe um agravante. Grana. Sei que não é da noite para o dia que vou me tornar uma profissional e nem com um simples curso. Mas  preciso manter minhas contas e continuar com esse sonho. Por isso, preciso decidir por um curso relativamente curto, de no máximo uns 6 meses (por enquanto), pois tenho a oportunidade de voltar para o navio como fotógrafa, juntar mais grana e ir me especializando de verdade.
Que curso me daria condições de ir para o navio em seis meses? Já que a exigência é extremamente baixa e lá não se faz fotografia, apenas se tira fotos...

Não consigo me decidir pela escola e o tempo está passando....

Podem me ajudar?

Grande abraço!!!
"Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu e as pessoas que amou." Ansel Adams


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2012, 13:54:14
Putz, acho que não existem nenhuma escola com cursos de 6 meses...

Faça um básico e depois os de especialização em pessoas e eventos, que é o que você vai encontrar no navio.

Quando voltar pense numa graduação ou um curso profissionalizante mais extenso.

[]s


N_DELLA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2012, 14:45:47
Opa, isso mesmo que estava pensando!!
Mas meu problema está sendo a própria escola.
O que acham da Escola São Paulo (Escola e não Arte São Paulo) e ABRA? Estou entre as duas...
"Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu e as pessoas que amou." Ansel Adams


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2012, 14:52:17
Putz, acho que não existem nenhuma escola com cursos de 6 meses...

Faça um básico e depois os de especialização em pessoas e eventos, que é o que você vai encontrar no navio.

Quando voltar pense numa graduação ou um curso profissionalizante mais extenso.

[]s

Tô com o Dondon... faça um básico e depois eventos e retratos.... mas o melhor curso durante e depois do básico é treinar e pesquisar.
só com a prática mesmo pra conseguir excelência em um prazo mais curto.
Boa sorte.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2012, 14:58:44
Fez MUITO bem em desistir da Focus.


teles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Teles
Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2012, 15:06:20
Já pensou em aula particular?

Sei que pode sair um pouco mais caro, contudo ainda acho ser a melhor preparação que você pode ter em um tempo tão curto.
Dê uma olhada com o pessoal, às vezes alguém daqui tenha tal habilidade e disponibilidade para te ajudar nisso.

Boa sorte!   :ok:
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, 15:07:07 por teles »
Anderson Teles
Nikon D7100 / AF-S DX Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR / Tokina 28-70mm f/2.8 AT-X / Nikon Nikkor Lente para Nikon F - 50mm - F/1.8 / Lente Rokinon 8mm F/2.8 Fisheye / / Fuji X10


BuiSP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2012, 00:53:28
Ola amiga,td bem???

Da uma olhada na I.I.F. instituto internacional de fotografia..na vila madalena......

Te digo isso pq estou nessa mesma situacao,inclusive do navio!!!!!!!!

tem curso comecando em agosto.......

espero ter ajudado!!!
ate logo


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2012, 08:55:44
No seu caso, eu acho complicado essa questão de em 6 meses querer se tornar "profissional"..
Penso eu que dificilmente nos tornamos profissionais pelo diploma, eu mesmo me formei agora em Design Gráfico mas
não me sinto anexo como profissional no mercado, talvez por falta de experiência, intende? Tive uma matéria isolada de
fotografia no 3o semestre, foi aí que descobri que gosta de fotografar. Aprendi o básico ali, mais fui aprender e sentir que poderia me tornar um dia fotógrafo, estudando sozinho... pesquisando na internet, lendo livros e revistas. Indico a revista Fotografe digital, e o livro luz, ciência e magia da editora photos.. aprendi bastante coisa assim, sem falar a galera aqui do fórum.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 08:56:45 por gruggio »


N_DELLA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2012, 13:54:58
Gruggio, estou com vc em absolutamente tudo!! Não tenho a cara de fazer um curso de 6 meses e dizer que sou profissional. Aliás, para ser profissional em fotografia vou levar um tempo bemmm grande!
Mas preciso trabalhar..rs e o navio pode me proporcionar essa inserção no mundo da fotografia e me dar a grana que preciso pra investir nisso depois... Quero fazer um tecnólogo!!!

Buisp - vc tmb ja trabalhou a bordo? E quer voltar como fotógrafo,é isso? Será que da tempo de voltar pra próxima temporada? rsss
Vou dar uma olhada lá sim.. vc já se decidiu? Qnd decidir me avisa..rs
Estou perdida e os rumos estao mudando. Estou vendo trabalho em terra na área de hotelaria, e as empresas pedem que eu me matricule num curso de turismo ou hotelaria. Acho que vou ter que me matricular e fazer cursos livres de fotografia..rs Estou me enrolando cada vez mais...
Pensei em me matricular no tecnólogo de fotografia na UNIP e dizer pra empresa que to fazendo hotelaria..hahahaha
"Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu e as pessoas que amou." Ansel Adams


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2012, 18:46:32
Gruggio, estou com vc em absolutamente tudo!! Não tenho a cara de fazer um curso de 6 meses e dizer que sou profissional. Aliás, para ser profissional em fotografia vou levar um tempo bemmm grande!
Mas preciso trabalhar..rs e o navio pode me proporcionar essa inserção no mundo da fotografia e me dar a grana que preciso pra investir nisso depois... Quero fazer um tecnólogo!!!

Buisp - vc tmb ja trabalhou a bordo? E quer voltar como fotógrafo,é isso? Será que da tempo de voltar pra próxima temporada? rsss
Vou dar uma olhada lá sim.. vc já se decidiu? Qnd decidir me avisa..rs
Estou perdida e os rumos estao mudando. Estou vendo trabalho em terra na área de hotelaria, e as empresas pedem que eu me matricule num curso de turismo ou hotelaria. Acho que vou ter que me matricular e fazer cursos livres de fotografia..rs Estou me enrolando cada vez mais...
Pensei em me matricular no tecnólogo de fotografia na UNIP e dizer pra empresa que to fazendo hotelaria..hahahaha

ahahhaahah quantos caminhos a seguir!! Mais é isso ai Della, escolhe um caminho e segue com raça.. fotografia requer prática, isso é, sair por ai e clicar... ler muito, estar sempre em busca de conhecimento, novas técnicas. Tive um professor de Teoria da Cor, que sempre dizia que pra um cara se tornar foda no que faz, requer 10 mil horas de trabalho/pesquisa, ou contato com o trampo de alguma forma...