Autor Tópico: Pinhole....  (Lida 5179 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 03 de Maio de 2006, 01:44:01
Dae gentes.

Pois me surgiu uma incerteza.
A lata (ou qualquer caixa) escura usada na Pinhole é considerada uma câmera? É considerada uma câmara? É considerada "nenhum das duas opções"?


É que eu tava lendo uma chamada pra uma (futura) matéria daquele Louco, que dizia assim:
"No último domingo (30/04) aconteceu a versão 2006 do Internacional Pinhole Day, um dia dedicado à fotografia pinhole, que é uma forma de captar imagens sem uso de câmeras, bastando apenas um objeto que sirva de câmara escura para que a foto seja feita diretamente no papel fotográfico ou filme."

Enfim: o que difere uma câmera de uma câmara? :denken:

EDIT:
O Helder colocou um ótimo artigo sobra Pinhole ali na outra sessão. Vale a pena ler, tira muitas dúvidas:
Pinhole - pelo furo da agulha
« Última modificação: 04 de Maio de 2006, 11:43:41 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2006, 02:04:00
Acho que apenas detalhes diferenciam, Xiru, já que os princípios são os mesmos. Lente, obturador, cortina (cuja função é realizada pelo adesivo ou tampa na pinhole), uma "câmara" com vedação mais precisa, por seals, coisas assim. Mas basicamente os princípios não mudam, creio eu.
Nikon/Panasonic Gear


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2006, 02:08:53
Pois é.. também acho muito semelhante. Queria entender  o "limite" entre uma e outra. O que torna uma "câmara" em uma "câmera". Será, por exemplo, o componente ótico?
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2006, 02:27:51
Pra mim é câmera sim... Uma câmera rústica, mas o conceito tá ali. Acho que o cara se atrapalhou no texto, só isso.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2006, 08:45:30
A origem está no termo em latim 'camera obscura' (sala ou  quarto escuro), Uma das versões era literalmente uma quartinho portátil com um pequeno orifício (pinhole) em uma das paredes, e lá dentro os pintores copiavam paisagens e até fisionomias projetadas em uma tela. A técnica era um segredo de estado na época do Renascimento. No caso do texto deveria ser 'sem o uso de lentes'
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 08:46:26 por eliverto »
Eliverto Scherer<br /><br />


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2006, 08:59:07
Eu comecei a me interessar mais pelo assunto, depois que surgiu uma pequena abertura na janela do meu quarto, onde consigo ver uma imagem meio desfocada na parede de manhã. Só não tapei o buraco porque é justamente o princípio da câmera escura.
Acredito que sou o úníco do MF que tem uma pinhole tamanho gigante.
Estou pensado em construir uma pinhole digital. Não é loucura, não. A idéia é fixar a máquina numa caixa. No lugar do filme o ccd.
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2006, 09:36:00
Citar
Eu comecei a me interessar mais pelo assunto, depois que surgiu uma pequena abertura na janela do meu quarto, onde consigo ver uma imagem meio desfocada na parede de manhã. Só não tapei o buraco porque é justamente o princípio da câmera escura.
Acredito que sou o úníco do MF que tem uma pinhole tamanho gigante.
Estou pensado em construir uma pinhole digital. Não é loucura, não. A idéia é fixar a máquina numa caixa. No lugar do filme o ccd.
vc pode fazer uma coisa parecida... pega a sua DSLR e coloca a tampinha que vem pra ficar quando a maquina está sem lente nehuma, e faz um furinho nela. Está aí sua pinhole digital.
"Film is not dead, it just smells funny."



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2006, 09:45:32
Vamos lá...

É claro que a pinhole é uma câmera, é uma câmera escura.

A Pinhole digital é facílima de fazer. Basta usar uma tampa de reflex furada. Vai sujar o CCD, mas depois limpa-se.
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2006, 09:47:11
Citar
Eu comecei a me interessar mais pelo assunto, depois que surgiu uma pequena abertura na janela do meu quarto, onde consigo ver uma imagem meio desfocada na parede de manhã. Só não tapei o buraco porque é justamente o princípio da câmera escura.
Acredito que sou o úníco do MF que tem uma pinhole tamanho gigante.
Estou pensado em construir uma pinhole digital. Não é loucura, não. A idéia é fixar a máquina numa caixa. No lugar do filme o ccd.
Nelson:

Em um apartamento que morei a fechadura de um dos quartos funcionava do mesmo modo, e projetava na parede do corredor a imagem invertida do que havia fora da janela do quarto em dias muito luminosos.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2006, 09:48:08
Opa Ivan, legal tê-lo de volta!
abraço e bom retorno!

alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2006, 10:03:57
A minha idéia era fixar a tampinha numa caixa e acoplar a máquina.
Mas após os comentários do Alberto e do Ivan vou colar um fole numa tampinha que tenho de reserva. Acho que fica mais fácil para ajustar o foco.
E para não entrar poeira colar um vidro no furo.
Valeu Ivan. Então não sou o único a ter uma pinhole gigante.
Bom retorno ao fórum.
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2006, 14:48:32
É, eu sempre considerei a pinhple uma câmera também. Daaí lendo aquilo me surgiu, comoeu disse, uma "incerteza", porque anes havia a certeza. Aí decidi perguntar aqui, pois já tava achando que era uma certa implicância já "inconsciente" com o Louco. ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2006, 17:28:45
Citar
A minha idéia era fixar a tampinha numa caixa e acoplar a máquina.
Mas após os comentários do Alberto e do Ivan vou colar um fole numa tampinha que tenho de reserva. Acho que fica mais fácil para ajustar o foco.
E para não entrar poeira colar um vidro no furo.
Valeu Ivan. Então não sou o único a ter uma pinhole gigante.
Bom retorno ao fórum.
O segredo de ter uma imagem nítida é a perfeição do círculo do furo e a espessura do material. Para ficar realmente bom deve ser feito um furo maior e esse furo maior, em material qualquer, ser fechado com um outro material (por exemplo, uma chapa fininha de alumínio) no qual seja feito um furo muito perfeito. Bordas imperfeitas do furo prejudicam a nitidez.

Não existe foco. Tudo está em foco. Não existe foco porque não existe lente. O que você pode variar é a distância focal afastando e aproximando o furo, mas isso não fará as coisas mais focadas ou menos, você sempre tem a mesma nitidez em toda a profundidade, e aliás isso é o interessante.

Lembre-se que quando afastamos o furo a abertura relativa muda, isto é, o mesmo diâmetro do buraco significará f22 em uma distância focal mas se afastado pode significar f48, f64, etc.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2006, 18:10:14
esses dias peguei um programa pra "projetar" uma pinhole.

Você coloca o tamanho da midia, a distancia focal, o tamanho do furo e ele calcula o f/stop, dando o tempo de exposição.

Era engraçado ver resultados do tipo f/300, f/600.... :laughing:

E nada de formatos absudos, era pra papel fotografico, e furos de menos de 1mm (tamanho de uma agulha).

E até encontrei uma fabrica nos states que fazem filtro de metal no diametro da rosca da lente, com furos feitos a laser! Coisa fina, ehehehe


Quanto a idéia que o Alberto disse, eu fiz. Retirei a lente, coloquei um pedaço de papel preto no lugar da lente e fotografei. Como era a noite, dentro do meu quarto, tive que fazer uma expo de 45min, mas vazou luz :(

Depois fiquei com preguiça de tentar de novo :P

Eu mostrei pro Groba, Alex, Alberto e fernando o resultado. Fica legal, diferente da foto comum. Principalmente aquela parte preta onde vazou luz...fica BEM diferente :risada2:  
« Última modificação: 03 de Maio de 2006, 18:13:10 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2006, 19:00:42
Posta aqui pra gente ver, Tales  :thmbup: